Da Oficina : Punto Sporting
9 mensagens
|Página 1 de 1
Da Oficina : Punto Sporting
(22-07-08) – Se houve um modelo que balançou o mercado nacional em 2007, podemos dizer que ele foi o Fiat Punto. Lançado no Brasil em agosto do ano passado, o hatch, que se chama Grande Punto na Europa, livrou a montadora italiana da crise pela qual passava no Velho Continente e ainda alçou a marca à liderança entre os hatches “meio-médios”, categoria que inclui ainda modelos como o Volkswagen Polo e o Citroën C3.
Para analisar a fundo a mecânica e os diversos recursos do carro fabricado em Betim, MG, a equipe do Oficina Brasil dissecou a versão top de linha, a Sporting Flex 1.8. Acompanhe a seguir importantes dicas para a manutenção do modelo, que, em breve, estará em sua oficina.
Motor
O sistema de partida a frio deste modelo possui o filtro e a válvula de três vias ao lado do corpo de borboleta, próximos do reservatório. Eles estão bem acessíveis, o que facilita a manutenção. As correias do motor não apresentam dificuldade em caso de troca, pois a localização contribui com a praticidade tanto na desmontagem quanto na montagem.
Algumas características deixam evidente que o motor possui a mesma base dos utilizados em alguns veículos Chevrolet: a válvula termostática que fica ao lado da engrenagem do comando das válvulas, os cabos das velas de ignição e a tampa do cabeçote. Vale lembrar que o acordo feito entre GM e Fiat para compartilhamento das unidades 1.8 já não vale mais. No sedã Linea, derivado do Punto, a fábrica italiana estreará um novo propulsor 1.9 de 130 cv.
Uma das novidades desse veículo está no catalisador: a peça é acoplada ao coletor de gases do escapamento. A sonda lambda está bem visível e com fácil acesso. Um ponto negativo do Fiat é não possuir o protetor de carter. Com isso, na parte inferior uma mangueira do sistema de arrefecimento fica exposta e pode ser danificada. Um protetor frontal na parte inferior do veículo poderia anular a possibilidade de um incidente com facilidade.
Outro ponto que chamou atenção dos consultores foi a tubulação de refrigeração do motor. Ela também serve como um suporte para a tubulação (flauta) das válvulas injetoras (bicos) e para o revestimento do motor. Como é tradição nos modelos da Fiat, o Punto é equipado com o sistema Drive By Wire. Já conhecido pela maioria dos reparadores, o acelerador eletrônico proporciona precisão nos sinais elétricos e resposta rápida para o condutor.
Bem protegido, o filtro de combustível está localizado entre a carroceria e a caixa de estepe, contendo uma peça que o resguarda, enquanto a unidade de comando (central do motor) fica no painel de fogo. Fácil de ser removido, o filtro de óleo pode ser retirado facilmente por baixo do carro. O cânister, responsável por limitar a quantidade de vapores de gasolina liberados no meio ambiente, está localizado atrás do pára-lama traseiro direito.
Câmbio
No caso da troca de embreagem, o reparador precisa deslocar o quadro do motor, pois esse processo lhe dará espaço na hora da remoção do câmbio. O Punto contém o sistema de acionamento da embreagem hidráulico, eliminando a regulagem do pedal e melhorando a condução do veículo após muitos quilômetros rodados.
Suspensão Dianteira
Para maior segurança, o Punto possui reforço em suas bandejas inferiores da suspensão, aumentando a resistência destes componentes. O conjunto do Fiat contribui na condução, pois o veículo possui firmeza em obstáculos e em manobras bruscas. Uma das novidades deste item está no reforço das bandejas inferiores.
Suspensão Traseira
A suspensão traseira com rodas semi-independentes possui eixo de torção. Os amortecedores longos não são problema na hora da troca, pois há bastante espaço em caso de intervenção mecânica destes componentes.
Freios
Com discos ventilados na dianteira e tambores com sapatas autocentrantes na traseira, este modelo providencia precisão na utilização do freio, mesmo sem o sistema ABS, que é opcional.
Impressões ao dirigir
O Fiat Punto é um carro feito para quem gosta de dirigir. Com uma relação de direção bem direta, ele aponta a frente ao menor comando da direção e dá uma sensação gostosa de “pilotagem” para quem está em seu comando. Outros pontos muito positivos são a posição de dirigir e a suspensão do modelo, que assegura um excelente comportamento sem abandonar o conforto.
O ponto negativo fica por conta dos motores. Enquanto o 1.4 de 85 cv com álcool é subdimensionado para o carro e deixa o motorista na mão quando ele precisa de mais potência – em uma ultrapassagem, por exemplo –, o 1.8 de 114 cv é antiquado e gasta muito combustível pela potência que desenvolve. Fora isso, o Fiat trata bem com seus bancos superconfortáveis e ergonômicos e ainda brinda o motorista com um volante de ótima “pegada”.
Fonte : Jornal Oficina Brasil
Para analisar a fundo a mecânica e os diversos recursos do carro fabricado em Betim, MG, a equipe do Oficina Brasil dissecou a versão top de linha, a Sporting Flex 1.8. Acompanhe a seguir importantes dicas para a manutenção do modelo, que, em breve, estará em sua oficina.
Motor
O sistema de partida a frio deste modelo possui o filtro e a válvula de três vias ao lado do corpo de borboleta, próximos do reservatório. Eles estão bem acessíveis, o que facilita a manutenção. As correias do motor não apresentam dificuldade em caso de troca, pois a localização contribui com a praticidade tanto na desmontagem quanto na montagem.
Algumas características deixam evidente que o motor possui a mesma base dos utilizados em alguns veículos Chevrolet: a válvula termostática que fica ao lado da engrenagem do comando das válvulas, os cabos das velas de ignição e a tampa do cabeçote. Vale lembrar que o acordo feito entre GM e Fiat para compartilhamento das unidades 1.8 já não vale mais. No sedã Linea, derivado do Punto, a fábrica italiana estreará um novo propulsor 1.9 de 130 cv.
Uma das novidades desse veículo está no catalisador: a peça é acoplada ao coletor de gases do escapamento. A sonda lambda está bem visível e com fácil acesso. Um ponto negativo do Fiat é não possuir o protetor de carter. Com isso, na parte inferior uma mangueira do sistema de arrefecimento fica exposta e pode ser danificada. Um protetor frontal na parte inferior do veículo poderia anular a possibilidade de um incidente com facilidade.
Outro ponto que chamou atenção dos consultores foi a tubulação de refrigeração do motor. Ela também serve como um suporte para a tubulação (flauta) das válvulas injetoras (bicos) e para o revestimento do motor. Como é tradição nos modelos da Fiat, o Punto é equipado com o sistema Drive By Wire. Já conhecido pela maioria dos reparadores, o acelerador eletrônico proporciona precisão nos sinais elétricos e resposta rápida para o condutor.
Bem protegido, o filtro de combustível está localizado entre a carroceria e a caixa de estepe, contendo uma peça que o resguarda, enquanto a unidade de comando (central do motor) fica no painel de fogo. Fácil de ser removido, o filtro de óleo pode ser retirado facilmente por baixo do carro. O cânister, responsável por limitar a quantidade de vapores de gasolina liberados no meio ambiente, está localizado atrás do pára-lama traseiro direito.
Câmbio
No caso da troca de embreagem, o reparador precisa deslocar o quadro do motor, pois esse processo lhe dará espaço na hora da remoção do câmbio. O Punto contém o sistema de acionamento da embreagem hidráulico, eliminando a regulagem do pedal e melhorando a condução do veículo após muitos quilômetros rodados.
Suspensão Dianteira
Para maior segurança, o Punto possui reforço em suas bandejas inferiores da suspensão, aumentando a resistência destes componentes. O conjunto do Fiat contribui na condução, pois o veículo possui firmeza em obstáculos e em manobras bruscas. Uma das novidades deste item está no reforço das bandejas inferiores.
Suspensão Traseira
A suspensão traseira com rodas semi-independentes possui eixo de torção. Os amortecedores longos não são problema na hora da troca, pois há bastante espaço em caso de intervenção mecânica destes componentes.
Freios
Com discos ventilados na dianteira e tambores com sapatas autocentrantes na traseira, este modelo providencia precisão na utilização do freio, mesmo sem o sistema ABS, que é opcional.
Impressões ao dirigir
O Fiat Punto é um carro feito para quem gosta de dirigir. Com uma relação de direção bem direta, ele aponta a frente ao menor comando da direção e dá uma sensação gostosa de “pilotagem” para quem está em seu comando. Outros pontos muito positivos são a posição de dirigir e a suspensão do modelo, que assegura um excelente comportamento sem abandonar o conforto.
O ponto negativo fica por conta dos motores. Enquanto o 1.4 de 85 cv com álcool é subdimensionado para o carro e deixa o motorista na mão quando ele precisa de mais potência – em uma ultrapassagem, por exemplo –, o 1.8 de 114 cv é antiquado e gasta muito combustível pela potência que desenvolve. Fora isso, o Fiat trata bem com seus bancos superconfortáveis e ergonômicos e ainda brinda o motorista com um volante de ótima “pegada”.
Fonte : Jornal Oficina Brasil
Editado pela última vez por mkk em Qua Jul 23, 2008 12:56 am, em um total de 1 vez.
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 802
- Registrado em: Sex Mar 21, 2008 12:05 am
- Localização: Sao Paulo
Sem comentários!
É um Punto e não se fala mais!
Conforto acima de tudo!
É um Punto e não se fala mais!

Conforto acima de tudo!

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
Matérias como essa essa me dão a certeza de ter feito uma boa escolha...
Não ligo para detalhes menores, como consumo, pq gosto de andar nele do jeito que me dá prazer, assulerando...
Não ligo para detalhes menores, como consumo, pq gosto de andar nele do jeito que me dá prazer, assulerando...
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 879
- Registrado em: Seg Abr 07, 2008 7:34 pm
- Localização: Barra do GarçasMT
CAPRA escreveu:Matérias como essa essa me dão a certeza de ter feito uma boa escolha...
Não ligo para detalhes menores, como consumo, pq gosto de andar nele do jeito que me dá prazer, assulerando...
AHaha...
Faz tempo que não ouvia isso...
Pois ASSULERA meu fi!

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
Re: Da Oficina : Punto Sporting
Só faltou um detalhe, no texto diz que ABS é opcional e não é... rsrs No Sporting é de série.
Abraço!
Dan
Abraço!
Dan
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 107
- Registrado em: Qua Set 03, 2008 11:15 pm
- Localização: São Paulo
Re: Da Oficina : Punto Sporting
mkk escreveu:(22-07-08) – Se houve um modelo que balançou o mercado nacional em 2007, podemos dizer que ele foi o Fiat Punto. Lançado no Brasil em agosto do ano passado, o hatch, que se chama Grande Punto na Europa, livrou a montadora italiana da crise pela qual passava no Velho Continente e ainda alçou a marca à liderança entre os hatches “meio-médios”, categoria que inclui ainda modelos como o Volkswagen Polo e o Citroën C3.
Impressões ao dirigir
O Fiat Punto é um carro feito para quem gosta de dirigir. Com uma relação de direção bem direta, ele aponta a frente ao menor comando da direção e dá uma sensação gostosa de “pilotagem” para quem está em seu comando. Outros pontos muito positivos são a posição de dirigir e a suspensão do modelo, que assegura um excelente comportamento sem abandonar o conforto.
...o Fiat trata bem com seus bancos superconfortáveis e ergonômicos e ainda brinda o motorista com um volante de ótima “pegada”.
Fonte : Jornal Oficina Brasil
Se a Quatrocalotas lê isso eles choram, vão dizer que o Gol tem bancos formato medicinais que previne a disfunção sexual...

- Coordenador Regional
- Mensagens: 3309
- Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:11 am
- Localização: Caxias do Sul / Florianópolis
Re: Da Oficina : Punto Sporting
DiogoDZ escreveu:mkk escreveu:(22-07-08) – Se houve um modelo que balançou o mercado nacional em 2007, podemos dizer que ele foi o Fiat Punto. Lançado no Brasil em agosto do ano passado, o hatch, que se chama Grande Punto na Europa, livrou a montadora italiana da crise pela qual passava no Velho Continente e ainda alçou a marca à liderança entre os hatches “meio-médios”, categoria que inclui ainda modelos como o Volkswagen Polo e o Citroën C3.
Impressões ao dirigir
O Fiat Punto é um carro feito para quem gosta de dirigir. Com uma relação de direção bem direta, ele aponta a frente ao menor comando da direção e dá uma sensação gostosa de “pilotagem” para quem está em seu comando. Outros pontos muito positivos são a posição de dirigir e a suspensão do modelo, que assegura um excelente comportamento sem abandonar o conforto.
...o Fiat trata bem com seus bancos superconfortáveis e ergonômicos e ainda brinda o motorista com um volante de ótima “pegada”.
Fonte : Jornal Oficina Brasil
Se a Quatrocalotas lê isso eles choram, vão dizer que o Gol tem bancos formato medicinais que previne a disfunção sexual...
hIUAHsiuhuaishiUAHISahsiou
Xenon 8K / Trio EROS
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=7816
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=7816
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 156
- Registrado em: Qui Ago 28, 2008 2:49 am
- Localização: Aracaju-SE
9 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 8 visitantes