Barulho de arranhão aumenta de acordo com velocidade. Será p

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Barulho de arranhão aumenta de acordo com velocidade. Será p

por gustavoguri » Qua Set 10, 2008 5:42 pm

Pessoal,

Achei muito estranho encontrar outro proprietário de Punto que recebeu o carro quente na entrega (em outro Fórum). Comigo também foi assim. Será que existe alguma recomendação sinistra quanto a isso?

Quando a 'moça' foi mostrar o motor na hora da entrega, notei que o motor estava bastante quente. Estranhei bastante. Será que isso ocultaria algum barulho/problema do carro?

Pois bem, peguei o carro e rodei legal durante uns 3 dias, sem notar anomalia alguma. O único problema foi um barulhinho chato que vem do banco traseiro (que fica atrás do passageiro). Andei no banco traseiro e notei que o barulho vem daquela trava do banco, mas isso é tranquilo de resolver.

Pra minha surpresa, depois de alguns dias notei um barulho estranho vindo do motor. Eu ainda não tenho certeza se vem exatamente do motor, pois de fora (com os vidros abertos) não dá pra escutar o barulho. Com os vidros fechados, o barulho esquisito fica nítido. É como se algo estivesse arranhando conforme aumenta-se a velocidade do carro. Se eu coloco em ponto morto e acelero, não tem barulho.

O engraçado é que no meu caso o barulho NÃO aparece quando o carro está frio, mas sim quando ele está quente.

Fiquei bastante preocupado, mas o barulho não está sempre presente. Ele aparece de vez em quando, mas sempre quando o carro já está quente.

Ontem minha esposa viajou com o carro e notou que fazendo curvas para a direita o barulho aparecia com toda força e quando fazia curvas para a esquerda o barulho sumia... Como já vi reclamações de caixa de direção, eu estou suspeitando que o problema esteja nela.. A minha esposa 'acha' que o problema é em uma das rodas, mas opinião de mulher não é muito confiável... Se fosse problema na roda, de fora o barulho seria maior... Eu suspeito da caixa de direção e vocês? Aguarda uma ajuda.

P.S.: Alguém sabe como resolver esse barulho chato na trava do banco traseiro?

Detalhe: O meu Punto é 2008/2009
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Barulho de arranhão aumenta de acordo com velocidade. Será p

por gordao » Qua Set 10, 2008 5:53 pm

gustavoguri escreveu:P.S.: Alguém sabe como resolver esse barulho chato na trava do banco traseiro?

Vaselina normalmente resolve.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por elton » Qua Set 10, 2008 7:43 pm

Muito provável que seja a caixa de direção mesmo ou o que acho menos provável por se um punto novo, o retentor do rolamento.
Tente passar um wd40 no retentor do rolamento e veja se o barulho some ou desaparece...
Punto ELX 1.4 Vermelho Alpine
Tópico do meu carro
Administrador
Administrador

por gustavoguri » Qui Set 11, 2008 9:01 am

Rapaz, se eu soubesse onde exatamente fica o detentor de rolamento... hehehe.. Não entendo tanto de carro assim.. Sou apaixonado por carros, mas não sou daqueles fissurados por mecânica, minha praia é Computador.. hehe..

Quanto a direção: Em manobras de estacionamento, ré, etc. a direção está perfeita. Inclusive fiz aquele teste de girar o volante e ficar andando em círculos em piso ruim.. Não deu nenhum estalo. Também não dá nenhum estalo quando faço curvas. O barulho aparece cada vez menos, com menor frequência... Vou esperar mais um tempo pra ver se ele fica mais frequente, pois do jeito que tá nem o pessoal da concessionária vai saber o que é...

Quanto ao banco, coloquei fita isolante no pino do banco traseiro e o barulho sumiu. Espero que por um longo tempo.

elton escreveu:Muito provável que seja a caixa de direção mesmo ou o que acho menos provável por se um punto novo, o retentor do rolamento.
Tente passar um wd40 no retentor do rolamento e veja se o barulho some ou desaparece...
Piloto de Atari
Piloto de Atari