Homocinética?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Homocinética?

por Hank Moody » Qui Jul 25, 2013 2:20 pm

Saudações galera!

Não sou de postar muito, mas este forum me ajudou na escolha do meu carro e estou (até agora) feliz com ele. Bom, sábado aconteceu um problema e gostaria de compartilhar com vocês e também saber a opinião técnica.

Estava indo do Tatuapé para a Vila Olímpia. Peguei o viaduto Jaceguaí para acessar a Av. 23 de Maio, sentido bairro e foi aí que tudo aconteceu. Segue o link do google maps abaixo, o acidente aconteceu no ponto B do mapa:

Acesso a Av. 23 de Maio, saindo do viaduto Jaceguaí - São Paulo - SP

Era meia noite e estava chovendo, eu estava bem devagar até porque a visibilidade para fazer curva em descidas ruim no punto. Como são duas faixas e não havia outro carro descendo comigo, fica a curva tangenciando para ficar mais aberta ainda.

Bem no meio da curva, o carro começou a deslizar e foi direto na guia. Até aí pensei que não tinha sido nada demais, pois estava devagar. Aí chegou um cara no vidro, com uma coisa prateada na mão... Pensei fo-deu!

O cara ofereceu ajuda, achei estranho e tentei sair com o carro, mas consegui andar só 20 metros, o pneu furou. O cara venho atrás e disse que ia ajudar, mas ia querer uns trocados. A coisa prateada na mão dele era uma chave de roda.

Coloquei o triangulo na pista, liguei pra seguradora, avisei o cara que não tinha um puto no bolso e que tinha chamado a seguradora.

Aí outro carro faz a mesma coisa, depois outro... Ficaram 3 carros parados, o meu punto e mais duas merivas na mesma situação... Então apareceram mais 4 caras com chaves de roda na mão pra ajudar... Achei estranho os caras com a chave de roda, parecia que já estavam esperando acontecer.

Depois um Corsa rodou na curva, desceu de ré e quase me atropelou, destruiu o meu triângulo e bateu de leve no guincho, que já estava com meu carro em cima.

Quando entrei no guincho pra ir embora, o cara me disse que haviam outros 2 guinchos particulares ali na 23, antes do acesso que peguei, como se estivessem esperando acontecer.

A conclusão que chego, pelo número de carros que bateram na guia naquele ponto, pelos caras com chave de roda na mão já esperando e também os guinchos esperando é que jogaram algo na pista, como óleo ou graxa. Então, fiquem espertos caso passem por este ponto.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Homocinética?

por Hank Moody » Qui Jul 25, 2013 2:26 pm

Agora por que postei no forum de manutenção? Segue abaixo:

Levei ao meu mecânico de confiança e ele identificou que entortou a bandeja, seria necessário trocar a bandeja, pivô da bandeja e também a bieleta. Talvez seria necessário também trocar a ponta da homocinética, lado roda, mas só saberíamos depois de levantar o carro e trocar as peças.

Como ele havia me dito, as peças que citou estavam condenadas, fez a troca no dia que deixei o carro e já está pode andar novamente. Mas ao acelerar com o carro esterçado, ele estrala. Então o mecânico me disse que seria necessário substituir a ponta do homocinética.

Apesar de ser um mecânico muito competente e em quem confio, pois já utilizo os serviços dele a anos e alguns até gratuitos por não se tratar de problemas mecânicos, gostaria de saber se acham que é mesmo a homocinética. E também qual a marca da homocinética original do Punto E-torq 1.6 2011 e onde posso encontrar pra comprar.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Homocinética?

por Febezza » Qui Jul 25, 2013 4:38 pm

Se estiver fazendo fazendo de estralo( tec tec tec) ao andar e esterçar é a homocinética
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador