Alinhamento Dinâmico
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Alinhamento Dinâmico
Pessoal,
Nos últimos anos, sempre que posso, levo os meus carros para alinhar em lojas que tenham o equipamento SUN Visualiner 3D, pela sua precisão e por não depender muito da competência do alinhador.
Na revisão dos 10 mil km do Blackmotion, após passar pela concessionária levei para o alinhamento num sábado. A loja estava cheia, o atendente me disse que o balanceamento era desnecessário caso não estivesse sentido nenhuma vibração ou indicativo de problemas semelhantes. Concordei, pois apenas eu dirijo o carro e não há vibrações percebidas até os 200 km/h.
Disse então que faria o balanceamento e o rodízio dos pneus. Acompanho sempre os procedimentos e tenho um alinhador de minha preferência, que me atendeu neste caso. Para minha surpresa, as medidas indicavam um possível buraco afetando a geometria do lado direito: eixo traseiro ligeiramente rotacionado para a direita (muito pouco e com convergência total no ideal), roda dianteira direita ligeiramente recuada e necessitando de ajuste na cambagem também.
Autorizei os ajustes: eixo traseiro bastou afrouxar e reapertar os parafusos de fixação para entrar no gabarito; roda dianteira direita foi regulada na cambagem e cáster, sendo que a dianteira esquerda foi recuada um pouco para ficar idêntica à direita no cáster.
O alinhador sempre testa o carro. Fiz o rodízio depois, onde dei a contra-ordem para que os rodízio fosse em linha, como manda o manual, e não em xis como ordenou o atendente.
O alinhamento ficou perfeito. O único comportamento ruim que o carro tinha, que era exigir correções suaves nas freadas extremamente fortes em alta velocidade, foi corrigido.
O volante ficou um pouco torto para a direita. Voltei na segunda-feira, antes do trabalho, e pedi a correção. O alinhador me ouviu primeiro, com humildade, quando eu disse: "acredito que você não observou atentamente a posição do volante, a coluna é ligeiramente na diagonal em relação ao motorista e as alavancas de comando atrás do volante não formam um eixo exatamente horizontal e eu quero o volante na vertical pela minha visão de motorista".
Ele pegou as chaves de boca para regular as varetas de direção e saiu para novo teste com o carro. Voltou uns cinco minutos depois e disse que estava correto agora. Perguntei se não colocaria o carro na máquina de alinhamento novamente. Ele disse que não era necessário: "o problema era que o rodízio foi feito depois do teste que eu fiz; na máquina fazemos o alinhamento estático e depois dirigimos o carro para fazer o alinhamento dinâmico, pois pneus com algum desgaste tocam o solo de maneira desigual além da folga da direção hidráulica que influenciam na forma com que os pneus comunicam ao volante a posição de equilíbrio; ajustamos igualmente alongando e encurtando as varetas da direção para corrigir o volante"
Não falei mais nada. Toda a explicação tinha fundamento param mim.
Testei o carro, ficou 100%, agradeci e fui embora.
Continuarei cliente com certeza!
Nos últimos anos, sempre que posso, levo os meus carros para alinhar em lojas que tenham o equipamento SUN Visualiner 3D, pela sua precisão e por não depender muito da competência do alinhador.
Na revisão dos 10 mil km do Blackmotion, após passar pela concessionária levei para o alinhamento num sábado. A loja estava cheia, o atendente me disse que o balanceamento era desnecessário caso não estivesse sentido nenhuma vibração ou indicativo de problemas semelhantes. Concordei, pois apenas eu dirijo o carro e não há vibrações percebidas até os 200 km/h.
Disse então que faria o balanceamento e o rodízio dos pneus. Acompanho sempre os procedimentos e tenho um alinhador de minha preferência, que me atendeu neste caso. Para minha surpresa, as medidas indicavam um possível buraco afetando a geometria do lado direito: eixo traseiro ligeiramente rotacionado para a direita (muito pouco e com convergência total no ideal), roda dianteira direita ligeiramente recuada e necessitando de ajuste na cambagem também.
Autorizei os ajustes: eixo traseiro bastou afrouxar e reapertar os parafusos de fixação para entrar no gabarito; roda dianteira direita foi regulada na cambagem e cáster, sendo que a dianteira esquerda foi recuada um pouco para ficar idêntica à direita no cáster.
O alinhador sempre testa o carro. Fiz o rodízio depois, onde dei a contra-ordem para que os rodízio fosse em linha, como manda o manual, e não em xis como ordenou o atendente.
O alinhamento ficou perfeito. O único comportamento ruim que o carro tinha, que era exigir correções suaves nas freadas extremamente fortes em alta velocidade, foi corrigido.
O volante ficou um pouco torto para a direita. Voltei na segunda-feira, antes do trabalho, e pedi a correção. O alinhador me ouviu primeiro, com humildade, quando eu disse: "acredito que você não observou atentamente a posição do volante, a coluna é ligeiramente na diagonal em relação ao motorista e as alavancas de comando atrás do volante não formam um eixo exatamente horizontal e eu quero o volante na vertical pela minha visão de motorista".
Ele pegou as chaves de boca para regular as varetas de direção e saiu para novo teste com o carro. Voltou uns cinco minutos depois e disse que estava correto agora. Perguntei se não colocaria o carro na máquina de alinhamento novamente. Ele disse que não era necessário: "o problema era que o rodízio foi feito depois do teste que eu fiz; na máquina fazemos o alinhamento estático e depois dirigimos o carro para fazer o alinhamento dinâmico, pois pneus com algum desgaste tocam o solo de maneira desigual além da folga da direção hidráulica que influenciam na forma com que os pneus comunicam ao volante a posição de equilíbrio; ajustamos igualmente alongando e encurtando as varetas da direção para corrigir o volante"

Não falei mais nada. Toda a explicação tinha fundamento param mim.


Testei o carro, ficou 100%, agradeci e fui embora.

Continuarei cliente com certeza!

- Piloto de Atari
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- Registrado em: Ter Set 20, 2011 4:32 pm
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Re: Alinhamento Dinâmico
Li o relato inteiro esperando uma pergunta, que nunca chegou uhauhahua
Tem um lugar aqui na cidade que sempre levo pra alinhar e balancear e também confio bastante no serviço deles, nunca empurraram nada desnecessário.
Tem um lugar aqui na cidade que sempre levo pra alinhar e balancear e também confio bastante no serviço deles, nunca empurraram nada desnecessário.
Vitimas do SPO|RTING:
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
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Re: Alinhamento Dinâmico
mrdebien, onde é essa loja?
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Re: Alinhamento Dinâmico
Senna Pneus, no SIA. O alinhador da minha preferência tem o apelido de "Tim". Alinhamento da convergência dianteira + balanceamento das quatro rodas = $50. O serviço que eu relatei ficou em $140 ($20 o eixo traseiro, $60 a cambagem dianteira e $60 o cáster). Vale pechinchar mais...
- Piloto de Atari
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Re: Alinhamento Dinâmico
Thanxs, man!
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