Problemas na partida e tremendo na lenta

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Problemas na partida e tremendo na lenta

por isrel.ramos » Qua Out 14, 2015 11:57 am

Bom dia! antes de tudo peço desculpas caso já exista um tópico sobre esse assunto, pesquisei e não encontrei nada relativo.

Tenho um punto atracttive 2011, com 120 mil km rodados.

Faço sempre as devidas manutenções nele, conforme o manual (mas não utilizo a concessionária, devido ao alto valor).

Comecei a perceber que o mesmo não estava ligando na primeira vez, sempre na segunda partida apenas, independente do momento que eu ligava ele. Efetuei a troca da bateria e o problema persistiu, porém somente pela manha (ou quando o motor está frio, um com um tempo relativo sem dar a partida), ele só liga na segunda partida. Coloquei a bateria da mesma marca e amperagem de fabrica (Moura 60A).

Percebi também que ele começou a tremer na lenta, principalmente quando está com o motor frio. Fui na mecânica fiz a troca do filtro de óleo, de combustível, limpeza de bico, troca das velas, troca dos coxins e o problema em grau menor, mas continua acontecendo.

Agora o mecânico me disse que o provável problema é na junta do cabeçote e teria que fazer a retifica, pois parece que a vedação do cabeçote não está em perfeito estado.

Alguém já passou por isso?

Infelizmente na minha cidade eu não encontrei ainda uma oficina de total confiança e a concessionaria é quase impossível devido ao alto preço praticado.

Moro em Tangará da Serra - MT.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Problemas na partida e tremendo na lenta

por rgapski » Qua Out 14, 2015 12:37 pm

Foi feito teste de compressão dos cilindros para verificar se existem diferenças entre eles?
Como o mecânico chegou a esta conclusão?

Se com o teste de compressão dos cilindros forem obtidos valores bem próximos entre si e dentro dos valores adotados pela montadora, não há qualquer problema no cabeçote.
Não deixe abrirem o motor sem fazer este teste na sua frente.

Acho que 120k km rodados não é tanto assim pra ter problemas de compressão.
A não ser que o carro já tenha superaquecido...

Se a compressão estiver boa em todos os cilindros, pode ser problemas com os cabos de vela (eles também tem vida útil, assim como as velas), bobina, bicos injetores, sensor de temperatura, sondas, etc... São inúmeras variáveis.

De qualquer forma, seu carro deve ser bem avaliado para apontar com precisão o problema dele...
Não adianta buscar "palpites" no fórum, pois isso pode só te levar a troca de peças desnecessárias.

Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Problemas na partida e tremendo na lenta

por jpromero » Qui Out 15, 2015 9:21 am

Com o comentário perfeito do Raphael, só posso acrescentar que o motor 1.4 exige regulagem periódica da folga das válvulas, a cada 30 mil km aproximadamente.

Confira isso também.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador