Punto em longas viagens, falha sinistra!
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Punto em longas viagens, falha sinistra!
Boa tarde galera!
Venho por meio deste solicitar a ajuda dos nobres colegas sobre um problema no meu Punto que está me tirando o sono. Já levei em mecânicos e também não conseguimos descobrir o que é.
Meu punto é um ELX 1.4, GASOLINA, ano 2008.
Vou direto ao ponto: O primeiro detalhe é que a falha só acontece em viagens de longa distância, tipo acima de 150km de distância. Na cidade e em viagens curtas, nada acontece. Após percorrido este percurso, vamos supor que eu estou na estrada a 80km/h em 5ª marcha. Ando um trajeto longo nesta velocidade e nesta marcha. Agora, vamos supor que eu vá ultrapassar algum outro veículo, ou tenha que diminuir marcha por algum outro motivo. Ao diminuir a marcha, soltar o pé da embreagem e pisar no acelerador, acontece o seguinte com o carro:
1 - Primeiro, um solavanco, como se eu pisasse no freio;
2 - Juntamente com isso, o carro perde rotação e eu não consigo mais acelerar, mesmo com o pé no fundo;
3 - Segundos depois, a luz da injeção acende, a luz do óleo acende, a luz da temperatura acende, o ponteiro da temperatura e o ponteiro da rotação vão ao máximo;
4 - O painel mostra uma mensagem de "Líquido radiador" . - "Pare o carro". - "Desligue o motor".
Tudo isso acontece junto, em questão de 3 segundos.
Depois que isso acontece, eu simplesmente troco a marcha novamente (por exemplo, se eu estava em 5ª e diminui para 4ª, diminuo novamente para a 3ª), acelero novamente e tudo volta ao normal!!! Em questão de 5 segundos novamente!!! Como se nada tivesse acontecido!!! A aceleração volta, os ponteiros da rotação e da temperatura voltam ao normal, as luzes apagam e a mensagem do painel some.
Este erro, porém, é muito intermitente, obviamente não são todas as vezes que eu diminuo marcha que acontece. Por exemplo, este final de semana fui à praia, 200 km de ia e 200 km de volta, 6 horas de viagem, e esta falha aconteceu 5 vezes durante todo o percurso.
E outra! Não é apenas diminuindo a marcha! Subindo marcha também! Por exemplo, estava andando dentro do centro da praia, a 20km por hora em 2ª marcha. Acelerei um pouco mais e passei a 3ª marcha e a falha aconteceu também! Voltei para a 2ª marcha e em 5 segundos tudo volta ao normal!
Já levei no mecânico, passamos o scanner e não há nada registrado, como a falha é muito rápido, acho que não dá tempo de registrar nada na injeção. Também já trocamos o sensor da temperatura, e nada!
Alguém tem uma luz? Obrigado!!!
Venho por meio deste solicitar a ajuda dos nobres colegas sobre um problema no meu Punto que está me tirando o sono. Já levei em mecânicos e também não conseguimos descobrir o que é.
Meu punto é um ELX 1.4, GASOLINA, ano 2008.
Vou direto ao ponto: O primeiro detalhe é que a falha só acontece em viagens de longa distância, tipo acima de 150km de distância. Na cidade e em viagens curtas, nada acontece. Após percorrido este percurso, vamos supor que eu estou na estrada a 80km/h em 5ª marcha. Ando um trajeto longo nesta velocidade e nesta marcha. Agora, vamos supor que eu vá ultrapassar algum outro veículo, ou tenha que diminuir marcha por algum outro motivo. Ao diminuir a marcha, soltar o pé da embreagem e pisar no acelerador, acontece o seguinte com o carro:
1 - Primeiro, um solavanco, como se eu pisasse no freio;
2 - Juntamente com isso, o carro perde rotação e eu não consigo mais acelerar, mesmo com o pé no fundo;
3 - Segundos depois, a luz da injeção acende, a luz do óleo acende, a luz da temperatura acende, o ponteiro da temperatura e o ponteiro da rotação vão ao máximo;
4 - O painel mostra uma mensagem de "Líquido radiador" . - "Pare o carro". - "Desligue o motor".
Tudo isso acontece junto, em questão de 3 segundos.
Depois que isso acontece, eu simplesmente troco a marcha novamente (por exemplo, se eu estava em 5ª e diminui para 4ª, diminuo novamente para a 3ª), acelero novamente e tudo volta ao normal!!! Em questão de 5 segundos novamente!!! Como se nada tivesse acontecido!!! A aceleração volta, os ponteiros da rotação e da temperatura voltam ao normal, as luzes apagam e a mensagem do painel some.
Este erro, porém, é muito intermitente, obviamente não são todas as vezes que eu diminuo marcha que acontece. Por exemplo, este final de semana fui à praia, 200 km de ia e 200 km de volta, 6 horas de viagem, e esta falha aconteceu 5 vezes durante todo o percurso.
E outra! Não é apenas diminuindo a marcha! Subindo marcha também! Por exemplo, estava andando dentro do centro da praia, a 20km por hora em 2ª marcha. Acelerei um pouco mais e passei a 3ª marcha e a falha aconteceu também! Voltei para a 2ª marcha e em 5 segundos tudo volta ao normal!
Já levei no mecânico, passamos o scanner e não há nada registrado, como a falha é muito rápido, acho que não dá tempo de registrar nada na injeção. Também já trocamos o sensor da temperatura, e nada!
Alguém tem uma luz? Obrigado!!!
- Piloto de Atari
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- Registrado em: Ter Nov 04, 2014 8:13 pm
- Localização: caxias
Re: Punto em longas viagens, falha sinistra!
Gabriel boa tarde man!
Primeiramente, seja bem vindo ao clube
Meu amigo.. cabrero esse seu problema.. os motivos podem ser muitos.. mas pela peculiaridade dos fatores eu ariscaria dizer que pode haver (eu disse pode haver) um problema nos cabos principais da bateria (polos positivo/negativo)... digo isso pois meu primo q tem um Fiat Idea 1.8 (GM) 2010 com 150 mil km's rodados teve um problema parecido.. no caso dele o carro ficava com o painel todo doido e apagava.. se estivesse em movimento ele apagava e depois ligava sozinho
No caso dele ele havia substituído a bateria a uns meses atrás.. e no momento da instalação o "oreia seca" forcou os bornes e os cabos rompendo parcialmente o cabo negativo.. e com a utilização do carro (vibração do motor.. variação de temperaturas e solavancos) esse cabo rompeu e ficou parcialmente encostado.. e dependendo do uso do carro hora acontecia o problema ou não.
Seria bem vinda uma visita ao auto elétrico para identificar esse seu relato
Boa sorte e nos mantenha informados!
Abraços.
Primeiramente, seja bem vindo ao clube

Meu amigo.. cabrero esse seu problema.. os motivos podem ser muitos.. mas pela peculiaridade dos fatores eu ariscaria dizer que pode haver (eu disse pode haver) um problema nos cabos principais da bateria (polos positivo/negativo)... digo isso pois meu primo q tem um Fiat Idea 1.8 (GM) 2010 com 150 mil km's rodados teve um problema parecido.. no caso dele o carro ficava com o painel todo doido e apagava.. se estivesse em movimento ele apagava e depois ligava sozinho

No caso dele ele havia substituído a bateria a uns meses atrás.. e no momento da instalação o "oreia seca" forcou os bornes e os cabos rompendo parcialmente o cabo negativo.. e com a utilização do carro (vibração do motor.. variação de temperaturas e solavancos) esse cabo rompeu e ficou parcialmente encostado.. e dependendo do uso do carro hora acontecia o problema ou não.
Seria bem vinda uma visita ao auto elétrico para identificar esse seu relato

Boa sorte e nos mantenha informados!
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