Trinca na caixa Quente e no coletor de ar da Turbina Tjet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Trinca na caixa Quente e no coletor de ar da Turbina Tjet

Mensagempor helbertcoelho em Seg Ago 28, 2017 18:08

Boa tarde pessoal, meu nome é Helbert sou de BH e tenho Tjet 2012. "55mil KM" (Terceiro ou quarto dono) e gostaria de retomar o assunto da Trinca na caixa Quente e no coletor de ar da Turbina Tjet.

Recentemente tive um problema com o esticador da correria que quebrou e empenou valvula do motor e tive maior prejuízo.
Mas durante o desmonte do carro o mecânico me mostrou uma trinca na caixa quente e no coletor de ar da turbina.
Antes ouvia rumores que este problema se aplicava somente a quem alterava as configurações da turbina, porem após a pesquisa que fiz e lendo os tópicos daqui, mesmo quem não alterou ou comprou a peça original teve novamente o problema da trinca. Ao que tudo indica a fiat não resolveu o problema nos recalls e realmente este se tornou um problema cronico juntos aos Tjet.
A boa notícia é que encontrei na internet empresas que desenvolveu estas peças com maior resistência.
E estou para testar.
Gostaria saber se tem mais alguém que também teve ou tem alguém que testou outras soluções. Estou a comprar estas peças que estão com preço ótimo. Visto que na Fiat somente a caixa de ar junto a turbina "não vende separada" custa em torno de 6 mil reais, fora o coletor.
Vou postar aqui o resultado, mas falando com os fornecedores eles disseram que desenvolveram as soluções com liga de níquel que expande e contraí com a alteração da temperatura sem ocorrer trincas.

helbertcoelho
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Helbert
Punto: T-Jet
Cor: Azul Vitality

Re: Trinca na caixa Quente e no coletor de ar da Turbina Tje

Mensagempor BrotherArthur em Sex Set 08, 2017 08:43

coletor beep turbo, ótimo substituto custo x beneficio! (R$700,00 ~ 800,00)

agora quanto a turbina, ou mercadolivre / desmanches, ou vai ter que usar outro modelo...
aproveita e manda um UP, tem turbina completa custando em torno de R$1500,00
Punto T-Jet 2014/14 Branco
(X) Filtro HRE | (X) Downpipe | (X) Molas Eibach | ( ) Swap Turbina MP R384-3 | ( ) Bicos Deka 60 | ( ) Remap Over
BrotherArthur
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Arthur
Cor: Branco Banchisa

Mensagempor Febezza em Sáb Set 09, 2017 00:02

Ninguém sabe ao certo se esse problema das trincas tem a ver com erro de projeto, má qualidade de material ou choque térmico.

Só sei que meu ex punto 2014, até lá seus 24.500km sendo desde dos 1.500km com remap, downpipe nao apresentava trincas. Sempre fui bem criterioso com relação ao tempo pra desligar o veículo após o uso tanto civilizado como esportivo.

Essa questão da tronca veio a tona nos videos do ADG da Hight Torque, apareceram em Bravos T-Jet e com isso o pessoal começou a verificar e foi-se aumentando os casos, mas engraçado que, nos modelos GG são menos frequentes do que nos Evo.

Os que estão em garantia, a Fiat tem concedido a troca em garantia das peças. Há relatos de mesmo após a troca houve novamente trincas e outros casos em que até presente momento não havia trincado.
Febezza
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: João
Cor: Vermelho Modena
Apelido do Punto: Red-turbe

Mensagempor helbertcoelho em Qua Set 13, 2017 17:59

Comprei o coletor e turbina IHI reforçadas segundos os revendedores do mercado livre. Estou testando as peças vou postar aqui os resultados. Por enquanto um investimento de quase 2500,00, caro mas nada comparado aos 6mill só da Caixa quente/turbina e mais uns 2 a 3 mil do coletor na FIAT. Se eu fosse único dono do carro processava a Fiat ou eles iam ter que trocar toda vez que trincasse. Claro,.. seguindo as recomendações e cuidados que ao meu ver não impedem a longo prazo o aparecimento da trinca.
helbertcoelho
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor renanrick em Seg Jan 15, 2018 13:22

Amigos, boa tarde.

Desculpe estar revivendo o tópico mas entrei pra essa lista de pessoas com o coletor ou caixa quente trincados, helbertcoelho poderia por favor disponibilizar os tais links onde encontrou as peças com valores mais acessíveis.

Ou caso mais alguem tenha algum local que comercialize ficarei grato.
renanrick
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: RENAN RICARDO MARCOL
Cor: Branco Kalahari

Mensagempor Febezza em Qui Jan 18, 2018 03:09

O coletor você pode procurar pelo "alternativo" da Beep turbo, "melhor" que original no quesito que não irá ocorrer trincas e o valor bem mais barato. Agora a turbina irá encontrar recondicionado e/ou alternativas. Pode ser que ache em grupos do T-jet alguma nova no qual a pessoa comprou e não utilizou.
Febezza
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: João
Cor: Vermelho Modena
Apelido do Punto: Red-turbe

Mensagempor helbertcoelho em Sex Fev 02, 2018 17:04

Boa tarde, comprei a turbina na Altech Turbo. IHI mesma da original. Nova. Uso a mais de 6meses e estou muito satisfeito.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 3-nova-_JM
helbertcoelho
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor leandrosucesso em Qui Abr 04, 2019 08:53

helbertcoelho escreveu:Boa tarde, comprei a turbina na Altech Turbo. IHI mesma da original. Nova. Uso a mais de 6meses e estou muito satisfeito.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 3-nova-_JM

Bom dia amigo, blz?
Tive problemas na caixa quente da minha turbina também, e estou pensando e comprar uma dessa marca Altech Turbo.
E queria a opinião de alguem que comprou dela e esta usando. Vc ainda está com ela? ta tudo certinho ?
Abraços.
leandrosucesso
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Leandro
Apelido do Punto: Tjet

Voltar para Manutenção, Mecânica & Preparação