1.6 não é mais silencioso

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

1.6 não é mais silencioso

Mensagempor rappers em Seg Jun 25, 2012 13:14

meu 1.6 etorq está chegando aos 33.000km e está apresentando os sintomas de "carro velho" rsrs...

o motor está começando a ficar com o ronco mais pesado, como se a descarga estivesse furada.. só que o barulho é do proprio motor... é normal isso? ele era tao silencioso antes.. agora dentro do carro estou ouvindo o barulho do motor.

algumas sugestoes? ja troquei o filtro de ar da revisao de 30mil tudo normal.. velas trocadas tambem.

como podemos deixar esse motor lindo com o "silencio" q era com 0 km? existe a possibilidade?

OBS: dentro do painel(onde fica o volante, encima do radio) está começando a tremer muito, e parece que tem alguma peça solta pois faz um barulho chato... ja viram alguma coisa dessa?

rappers
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Luciano
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Prata Bari
Apelido do Punto: Bruxa

Re: 1.6 não é mais silencioso

Mensagempor Scorpio em Seg Jun 25, 2012 21:40

Com o passar da quilometragem o material responsável pela absorção do ruído no escapamento, normalmente lã de vidro, vai se desprendendo e o carro fica mais barulhento.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio
Moderador
Moderador

Apelido do Punto: Punto

Mensagempor shadowcps em Ter Jun 26, 2012 21:11

rappers, dá para tentar explicar melhor o tipo de barulho por exemplo, se parece o de uma máquina de costura (tec-tec-tec áspero) ? Se for algo assim, pode ser desgaste da correia metálica do comando de válvulas, que parece uma corrente de bike e, com o movimento dela pelas engrenagens, pode ser que os elos ou (mais provável) os dentes das engrenagens estejam desgastados e, por isso, o barulho. Nada grave e é só trocar as engrenagens ou corrente. Mas pode sim ser barulho de catalizador também, que fica junto ao motor.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
shadowcps
Moderador
Moderador

Nome: Sidnei
Punto: Sporting
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Freddie Mercury

Mensagempor Scorpio em Ter Jun 26, 2012 21:24

Tucho hidráulico travado até pode, mas corrente!!! O carro tem só 30.000 Km.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio
Moderador
Moderador

Mensagempor shadowcps em Ter Jun 26, 2012 21:34

sim, considerei isso mas sinceramente, com a demanda acelerada (espera) dá pra confiar em controle de qualidade sério ? é uma possibilidade como tucho.

shadowcps
Moderador
Moderador

Mensagempor Scorpio em Ter Jun 26, 2012 21:58

Se houvessem problemas crônicos na corrente de sincronismo dos e-torq já teriam aparecido relatos na net.
Além do que, nunca vi um motor com corrente de comando ter problemas de desgaste aos 30.000 Km, só se for um caso isolado.
Scorpio
Moderador
Moderador

Mensagempor shadowcps em Qua Jun 27, 2012 10:35

então Scorpio: justamente por isso iniciei a opinião pedindo se possível, que ele tentasse explicar melhor o ruído. Foi só uma sugestão de onde procurar, só isso... (;;))

shadowcps
Moderador
Moderador

Mensagempor rappers em Qua Jun 27, 2012 12:01

o barulho vem embaixo depois do motor... tipo seguindo a descarga ai no meio do carro..

nao é tec tec tec nao. o ronco ta mais grosso... quando acelera vc ouve que o som to motor ta mais "grave" ... como se tivesse colocado um filtro de ar esportivo e um escapamento pra deixar com o ronco mais forte.

se fosse descarga furada, nao seria no fundo, perto do escapamento?

to achando que é o catalisador tambem... pois tinha um corsa classic e tava com esse barulho masi grave, trocou o catalisador e melhorou.
rappers
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Luciano
Apelido do Punto: Bruxa

Mensagempor Rauser em Qua Jul 31, 2019 16:07

Tópico velho, mas eu tenho o seguinte lema, se pode ajudar alguém ainda, eu posto.

Meu Punto Essence peguei em 2015 e to com ele até hoje, na época que peguei usado achei um carro silencioso, mas realmente com o tempo os barulhos foram piorando, do proprio funcionamento do motor. Achava que o motor tava começando a dar problemas, mas não me importei tanto nesse ponto. Esse ano comecei a notar um barulho na partida, tipo uma pequena batida e junto com outros ruidos que fui pesquisando e acabei achando o problema, coxins do motor! O carro virou outro! O funcionamento do motor tá muito suave, esse barulho "grave" que comentaram aí pra cima, fazia no meu. Antes eu tinha colocado coxins paralelos, foi a pior coisa que fiz, o carro ficou um lixo, pior que Kombi velha! Na mesma semana tive que encomendar direto na FIAT os originais e a diferença é gritante! Dentro do carro ficou tudo mais silencioso, o giro do motor sobe suave, até algumas vibrações de acabamento que faziam ruido ao acelerar, sumiram ou atenuaram uns 90%. Tinha vibração no painel, na porta e todos praticamente sumiram, na lenta não sinto nada vibrar no carro, nem o volante e antes tava vibrando. Como peguei o carro já usado, eu não tinha parametro pra comparar, mas hoje o carro tá mais silencioso que há 4 anos atrás. Tão achando seus Puntos barulhento no funcionamento e não é escape, não é nada com motor, troque os coxins, mesmo que não estejam 100% rompidos. TEM QUE SER ORIGINAL FIAT!
Rauser
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Rauser

Mensagempor lucassmenezes em Qua Nov 06, 2019 18:24

Qual a media de duração destes coxins?

Meu fechou mes passado 40 mil k mas ja tem seus 8 anos. Sempre comigo. Essence também.
lucassmenezes
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Nome: Lucas

Voltar para Manutenção, Mecânica & Preparação