LEDS Nos Faroletes sem Acusar no painel (RESOLVIDO)

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

LEDS Nos Faroletes sem Acusar no painel (RESOLVIDO)

por rodrigokbcra » Ter Jan 18, 2011 12:06 am

Bom galera é isso mesmo, como vcs eu passei muita raiva com este problema de não poder colocar leds no farolete (meia luz) pq acusava no painel e ficava aquela mensagem chata de conferir luzes e tal.

Mais agora seus problemas acabaram..... Eu tenho a solução simples, barata e facil de fazer.

Eu mesmo fiz, basta vc colocar 1 relé auxiliar para cada LED que for usar no mesmo chicote da lâmpada que for substituida pelo LED; Não precisa puxar fio positivo da bacteria (bateria) todos os fios nessessarios para esta ligação esta no chicote que vai para a lâmpada; vou tentar explicar como se faz: A mais ou menos 30cm do soquete do soquete da lâmpada vc corta o fio positivo, sinal de 12v que vem da chave de farolete ai vc liga no relé na posição 30 fazendo um jumper com o 86 os dois são positivos, dai vc descasca o fio terra que está indo para a lâmpada e liga o 85, sobrou a saida para acender a lâmpada ou LED que é o 87, é só ligar ele no fio que vai para a lâmpada que vc cortou no inicio da instalação, pronto num vai mais acusar no painel.

Muito facil de fazer, com o minimo de conhecimento da pra fazer em casa mesmo, se vc tiver duvida peça a algum eletricista para fazer pra vc.
Só lembrando uma coisa, qualquer alteração no sistema eletrico pode perder a garantia do veiculo.

No meu eu não fiz por causa da garantia, mais fiz no punto de um amigo meu que ficou show D+

http://img25.imageshack.us/i/releauxiliaracionado.gif/
http://img522.imageshack.us/i/releaux4pinos.jpg/

Gasto do projeto.

20,00 2 LEDS
14,00 2 relés

Se alguem quiser acrecentar algo, fique a vontade.
Sporting 1.8 16v dual logic
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: LEDS Nos Faroletes sem Acusar no painel (RESOLVIDO)

por AraujoJr » Ter Jan 18, 2011 2:07 am

Solução interessante!
Na verdade o CB é enganado pelo circuito fechado da bobina do relé (85/86) que fica em paralelo com o LED, uma vez que o LED pro CB é sempre um circuito aberto pois nao existe contato entre o anodo e o catodo dele.
PORÉM NÃO EXISTE NECESSIDADE ALGUMA DE CORTAR O CHICOTE ORIGINAL!!
A idéia é usar a bobina do relé pra enganar o CB, então nao precisa usar o circuito de contato do relé (30/87) a chave de comando da lanterna já faz esse trabalho, não é preciso colocar outra chave em série.
Basta fazer uma derivação do fio positivo do chicote original e ligar no 86, e manter o fio original inteiro indo direto para a lampada. No fio negativo pode-se fazer outra derivação e ligar no 85, conforme a figura do primeiro post, porém sem cortar o chicote original a figura fica assim:
Imagem

Usem conectores profissionais da 3M para fazer a derivação, eles fazem um corte bem pequeno no PVC do fio sem rompê-lo, e podem ser retirados sem praticamente afetar a isolação.
Imagem
Imagem
NUNCA CORTEM OU SANGREM UM FIO DO CHICOTE ORIGINAL, vc pode comprometer a isolação!!
Usem tb terminais fêmea para a conexão nos pinos do relé, de preferencia terminais isolados.

Mas o IDEAL mesmo seria comprar o soquetes W5W macho e fêmea, e plugando a fêmea no soquete original todas as derivações seriam feitas nos fios adicionais, e não nos fios originais., ou então comprar logo dois "CANCELLERS"
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 5w-t10-_JM
Eles fazem exatamente oq esse desenho esquemático mostra, só que ja estão prontos e é só plugar! :wink:

PS: na segunda figura do primeiro post diz : "entrada de corrente 12V" (~X()
Por favor né?!?! corrente se mede em AMPÉRES!!!, e o que entra não é corrente, e sim tensão 12Vcc!!
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por rodrigokbcra » Ter Jan 18, 2011 10:32 pm

É Junior, perece ser mais pratico e confiavel da forma em que vc demonstrou, vc já testou? Se sim, beless pq desta forma eu animo a fazer no meu (pq ainda esta na garantia) qualquer coisa seria so desmanchar e ficaria orig de novo.

Quanto a entrada de corrente de 12v na segunda figura num fui eu, já achei pronta na net e nem percebi o erro, mais ta valendo. Um braço.
(=D>)
Sporting 1.8 16v dual logic
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ferranda » Ter Jan 18, 2011 10:37 pm

Deu certo porque a bobina do rele consome proximo a 5w.
O Sistema do CB está lendo o consumo do rele como se fossem as lampadas.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por marcelaum » Ter Jan 18, 2011 11:20 pm

no meu carro foram ligados os leds em paralelo(ou em serie,nao sei ao certo a diferença entre um e outro)junto com as lampadas originais do carro,ou seja meu motor fica iluminado hahahahaha a noite ate ajuda a procurar alguma coisa......

ae carica qual a diferenca de ligacao em serie e em paralelo,tanto nas lampadas como em som?
fico perdidao qdo vao montar som no meu carro,e vejo que os caras nem sempre sabem a diferenca que pode dar se ligar de um ou de outro jeito.apenas instalam..da uma luz ae irmao (:D) (:D)
Rodas Aro 18 Rx Motorsports,Molas Eibach,Emblemas Abarth,Filtro Esportivo,Escape Esportivo,
Painel de Fibra de Carbono,Dvd Pioneer 5289Bt,kit 2 vias Focal Acess,Coaxiais Eclipse
2 Subwoofers Bravox Uxp 10" 400rms,Banda 4.8 DE 600rms stereo e Taramps 2.7 de 2000rms Mono
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Scorpio » Ter Jan 18, 2011 11:35 pm

A lâmpadas (led ou filamento) do carro são sempre ligadas em paralelo.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por AraujoJr » Qua Jan 19, 2011 3:03 am

rodrigokbcra escreveu:É Junior, perece ser mais pratico e confiavel da forma em que vc demonstrou, vc já testou? Se sim, beless pq desta forma eu animo a fazer no meu (pq ainda esta na garantia) qualquer coisa seria so desmanchar e ficaria orig de novo.

Quanto a entrada de corrente de 12v na segunda figura num fui eu, já achei pronta na net e nem percebi o erro, mais ta valendo. Um braço.
(=D>)

Nao fica na bronca nao, eu sei que tu nao errou na corrente de 12V hahah

Nao testei nao, só analisei a solução. A grande jogada é o consumo da bobina enganando o CB, portanto vc nao precisa usar o contato do relé, nao faz diferença.
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por AraujoJr » Qua Jan 19, 2011 3:24 am

marcelaum escreveu:no meu carro foram ligados os leds em paralelo(ou em serie,nao sei ao certo a diferença entre um e outro)junto com as lampadas originais do carro,ou seja meu motor fica iluminado hahahahaha a noite ate ajuda a procurar alguma coisa......

ae carica qual a diferenca de ligacao em serie e em paralelo,tanto nas lampadas como em som?
fico perdidao qdo vao montar som no meu carro,e vejo que os caras nem sempre sabem a diferenca que pode dar se ligar de um ou de outro jeito.apenas instalam..da uma luz ae irmao (:D) (:D)

É dificil definir, pois é uma coisa bem visual, mas poderia ser:

Ligação série: quando as cargas estão ligas uma em seguida da outra, ou seja, o final de uma carga ligada no inicio da outra e assim por diante. Entao quando alguma delas queima, todas desligam pois o circuito é interrompido. E a resistencia total é dada pela soma da resistencia de cada uma.

Ligação paralelo: quando as extremidades das cargas estão ligadas sempre no mesmo ponto, ou seja, o inicio de todas as cargas estao ligadas no mesmo ponto, e os finais tb todos ligados em outro ponto. Dessa forma se uma carga queima ela só interrompe o circuito dela, as outras continuam funcionando. E a resistencia total é dada pelo "produto da soma" dos valores da resistencia de cada uma (total = A.B.C / A+B+C)

Visualmente fica mais facil entender:
Imagem
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por AraujoJr » Qua Jan 19, 2011 3:47 am

Só pra completar, o CB tb pode ser enganado com um resistor no lugar do relé, na verdade o resistor faria o mesmo papel da bobina do relé.
A lampada tem 5W...em 12V pra dissipar 5W um resistor teria que ter 28.8 ohm, o valor comercial acima mais próximo é 27 ohm (vermelho/violeta/preto), que dissiparia entao 5,3W. Ou então com um de 33 ohm (laranja/laranja/preto) que dissiparia 4,4W...se funcionar com esse melhor que o de 27 ohm.
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ferranda » Qua Jan 19, 2011 8:53 am

Só o que me preocupa um pouco, é o repique de tensão que o rele causa quando desarmado. (situação de indutor)
Pensaria seriamente em colocar um diodo nos terminais da bobina, para anular essa voltagem. (Para preservar o circuito do CB)
Mais a ideia é boa.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo