LEDS Nos Faroletes sem Acusar no painel (RESOLVIDO)
LEDS Nos Faroletes sem Acusar no painel (RESOLVIDO)
Bom galera é isso mesmo, como vcs eu passei muita raiva com este problema de não poder colocar leds no farolete (meia luz) pq acusava no painel e ficava aquela mensagem chata de conferir luzes e tal.
Mais agora seus problemas acabaram..... Eu tenho a solução simples, barata e facil de fazer.
Eu mesmo fiz, basta vc colocar 1 relé auxiliar para cada LED que for usar no mesmo chicote da lâmpada que for substituida pelo LED; Não precisa puxar fio positivo da bacteria (bateria) todos os fios nessessarios para esta ligação esta no chicote que vai para a lâmpada; vou tentar explicar como se faz: A mais ou menos 30cm do soquete do soquete da lâmpada vc corta o fio positivo, sinal de 12v que vem da chave de farolete ai vc liga no relé na posição 30 fazendo um jumper com o 86 os dois são positivos, dai vc descasca o fio terra que está indo para a lâmpada e liga o 85, sobrou a saida para acender a lâmpada ou LED que é o 87, é só ligar ele no fio que vai para a lâmpada que vc cortou no inicio da instalação, pronto num vai mais acusar no painel.
Muito facil de fazer, com o minimo de conhecimento da pra fazer em casa mesmo, se vc tiver duvida peça a algum eletricista para fazer pra vc.
Só lembrando uma coisa, qualquer alteração no sistema eletrico pode perder a garantia do veiculo.
No meu eu não fiz por causa da garantia, mais fiz no punto de um amigo meu que ficou show D+
http://img25.imageshack.us/i/releauxiliaracionado.gif/
http://img522.imageshack.us/i/releaux4pinos.jpg/
Gasto do projeto.
20,00 2 LEDS
14,00 2 relés
Se alguem quiser acrecentar algo, fique a vontade.
Mais agora seus problemas acabaram..... Eu tenho a solução simples, barata e facil de fazer.
Eu mesmo fiz, basta vc colocar 1 relé auxiliar para cada LED que for usar no mesmo chicote da lâmpada que for substituida pelo LED; Não precisa puxar fio positivo da bacteria (bateria) todos os fios nessessarios para esta ligação esta no chicote que vai para a lâmpada; vou tentar explicar como se faz: A mais ou menos 30cm do soquete do soquete da lâmpada vc corta o fio positivo, sinal de 12v que vem da chave de farolete ai vc liga no relé na posição 30 fazendo um jumper com o 86 os dois são positivos, dai vc descasca o fio terra que está indo para a lâmpada e liga o 85, sobrou a saida para acender a lâmpada ou LED que é o 87, é só ligar ele no fio que vai para a lâmpada que vc cortou no inicio da instalação, pronto num vai mais acusar no painel.
Muito facil de fazer, com o minimo de conhecimento da pra fazer em casa mesmo, se vc tiver duvida peça a algum eletricista para fazer pra vc.
Só lembrando uma coisa, qualquer alteração no sistema eletrico pode perder a garantia do veiculo.
No meu eu não fiz por causa da garantia, mais fiz no punto de um amigo meu que ficou show D+
http://img25.imageshack.us/i/releauxiliaracionado.gif/
http://img522.imageshack.us/i/releaux4pinos.jpg/
Gasto do projeto.
20,00 2 LEDS
14,00 2 relés
Se alguem quiser acrecentar algo, fique a vontade.
Sporting 1.8 16v dual logic
- Piloto de Atari
Re: LEDS Nos Faroletes sem Acusar no painel (RESOLVIDO)
Solução interessante!
Na verdade o CB é enganado pelo circuito fechado da bobina do relé (85/86) que fica em paralelo com o LED, uma vez que o LED pro CB é sempre um circuito aberto pois nao existe contato entre o anodo e o catodo dele.
PORÉM NÃO EXISTE NECESSIDADE ALGUMA DE CORTAR O CHICOTE ORIGINAL!!
A idéia é usar a bobina do relé pra enganar o CB, então nao precisa usar o circuito de contato do relé (30/87) a chave de comando da lanterna já faz esse trabalho, não é preciso colocar outra chave em série.
Basta fazer uma derivação do fio positivo do chicote original e ligar no 86, e manter o fio original inteiro indo direto para a lampada. No fio negativo pode-se fazer outra derivação e ligar no 85, conforme a figura do primeiro post, porém sem cortar o chicote original a figura fica assim:

Usem conectores profissionais da 3M para fazer a derivação, eles fazem um corte bem pequeno no PVC do fio sem rompê-lo, e podem ser retirados sem praticamente afetar a isolação.

NUNCA CORTEM OU SANGREM UM FIO DO CHICOTE ORIGINAL, vc pode comprometer a isolação!!
Usem tb terminais fêmea para a conexão nos pinos do relé, de preferencia terminais isolados.
Mas o IDEAL mesmo seria comprar o soquetes W5W macho e fêmea, e plugando a fêmea no soquete original todas as derivações seriam feitas nos fios adicionais, e não nos fios originais., ou então comprar logo dois "CANCELLERS"
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 5w-t10-_JM
Eles fazem exatamente oq esse desenho esquemático mostra, só que ja estão prontos e é só plugar!
PS: na segunda figura do primeiro post diz : "entrada de corrente 12V"
Por favor né?!?! corrente se mede em AMPÉRES!!!, e o que entra não é corrente, e sim tensão 12Vcc!!
Na verdade o CB é enganado pelo circuito fechado da bobina do relé (85/86) que fica em paralelo com o LED, uma vez que o LED pro CB é sempre um circuito aberto pois nao existe contato entre o anodo e o catodo dele.
PORÉM NÃO EXISTE NECESSIDADE ALGUMA DE CORTAR O CHICOTE ORIGINAL!!
A idéia é usar a bobina do relé pra enganar o CB, então nao precisa usar o circuito de contato do relé (30/87) a chave de comando da lanterna já faz esse trabalho, não é preciso colocar outra chave em série.
Basta fazer uma derivação do fio positivo do chicote original e ligar no 86, e manter o fio original inteiro indo direto para a lampada. No fio negativo pode-se fazer outra derivação e ligar no 85, conforme a figura do primeiro post, porém sem cortar o chicote original a figura fica assim:

Usem conectores profissionais da 3M para fazer a derivação, eles fazem um corte bem pequeno no PVC do fio sem rompê-lo, e podem ser retirados sem praticamente afetar a isolação.

NUNCA CORTEM OU SANGREM UM FIO DO CHICOTE ORIGINAL, vc pode comprometer a isolação!!
Usem tb terminais fêmea para a conexão nos pinos do relé, de preferencia terminais isolados.
Mas o IDEAL mesmo seria comprar o soquetes W5W macho e fêmea, e plugando a fêmea no soquete original todas as derivações seriam feitas nos fios adicionais, e não nos fios originais., ou então comprar logo dois "CANCELLERS"
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 5w-t10-_JM
Eles fazem exatamente oq esse desenho esquemático mostra, só que ja estão prontos e é só plugar!

PS: na segunda figura do primeiro post diz : "entrada de corrente 12V"

Por favor né?!?! corrente se mede em AMPÉRES!!!, e o que entra não é corrente, e sim tensão 12Vcc!!

XV,XR,XS
- Velha Guarda
É Junior, perece ser mais pratico e confiavel da forma em que vc demonstrou, vc já testou? Se sim, beless pq desta forma eu animo a fazer no meu (pq ainda esta na garantia) qualquer coisa seria so desmanchar e ficaria orig de novo.
Quanto a entrada de corrente de 12v na segunda figura num fui eu, já achei pronta na net e nem percebi o erro, mais ta valendo. Um braço.

Quanto a entrada de corrente de 12v na segunda figura num fui eu, já achei pronta na net e nem percebi o erro, mais ta valendo. Um braço.

Sporting 1.8 16v dual logic
- Piloto de Atari
Deu certo porque a bobina do rele consome proximo a 5w.
O Sistema do CB está lendo o consumo do rele como se fossem as lampadas.
O Sistema do CB está lendo o consumo do rele como se fossem as lampadas.

- Velha Guarda
no meu carro foram ligados os leds em paralelo(ou em serie,nao sei ao certo a diferença entre um e outro)junto com as lampadas originais do carro,ou seja meu motor fica iluminado hahahahaha a noite ate ajuda a procurar alguma coisa......
ae carica qual a diferenca de ligacao em serie e em paralelo,tanto nas lampadas como em som?
fico perdidao qdo vao montar som no meu carro,e vejo que os caras nem sempre sabem a diferenca que pode dar se ligar de um ou de outro jeito.apenas instalam..da uma luz ae irmao

ae carica qual a diferenca de ligacao em serie e em paralelo,tanto nas lampadas como em som?
fico perdidao qdo vao montar som no meu carro,e vejo que os caras nem sempre sabem a diferenca que pode dar se ligar de um ou de outro jeito.apenas instalam..da uma luz ae irmao

Rodas Aro 18 Rx Motorsports,Molas Eibach,Emblemas Abarth,Filtro Esportivo,Escape Esportivo,
Painel de Fibra de Carbono,Dvd Pioneer 5289Bt,kit 2 vias Focal Acess,Coaxiais Eclipse
2 Subwoofers Bravox Uxp 10" 400rms,Banda 4.8 DE 600rms stereo e Taramps 2.7 de 2000rms Mono
Painel de Fibra de Carbono,Dvd Pioneer 5289Bt,kit 2 vias Focal Acess,Coaxiais Eclipse
2 Subwoofers Bravox Uxp 10" 400rms,Banda 4.8 DE 600rms stereo e Taramps 2.7 de 2000rms Mono
- Instrutor de Auto Escola
A lâmpadas (led ou filamento) do carro são sempre ligadas em paralelo.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
rodrigokbcra escreveu:É Junior, perece ser mais pratico e confiavel da forma em que vc demonstrou, vc já testou? Se sim, beless pq desta forma eu animo a fazer no meu (pq ainda esta na garantia) qualquer coisa seria so desmanchar e ficaria orig de novo.
Nao fica na bronca nao, eu sei que tu nao errou na corrente de 12V hahah
Nao testei nao, só analisei a solução. A grande jogada é o consumo da bobina enganando o CB, portanto vc nao precisa usar o contato do relé, nao faz diferença.

XV,XR,XS
- Velha Guarda
marcelaum escreveu:no meu carro foram ligados os leds em paralelo(ou em serie,nao sei ao certo a diferença entre um e outro)junto com as lampadas originais do carro,ou seja meu motor fica iluminado hahahahaha a noite ate ajuda a procurar alguma coisa......
fico perdidao qdo vao montar som no meu carro,e vejo que os caras nem sempre sabem a diferenca que pode dar se ligar de um ou de outro jeito.apenas instalam..da uma luz ae irmao![]()
É dificil definir, pois é uma coisa bem visual, mas poderia ser:
Ligação série: quando as cargas estão ligas uma em seguida da outra, ou seja, o final de uma carga ligada no inicio da outra e assim por diante. Entao quando alguma delas queima, todas desligam pois o circuito é interrompido. E a resistencia total é dada pela soma da resistencia de cada uma.
Ligação paralelo: quando as extremidades das cargas estão ligadas sempre no mesmo ponto, ou seja, o inicio de todas as cargas estao ligadas no mesmo ponto, e os finais tb todos ligados em outro ponto. Dessa forma se uma carga queima ela só interrompe o circuito dela, as outras continuam funcionando. E a resistencia total é dada pelo "produto da soma" dos valores da resistencia de cada uma (total = A.B.C / A+B+C)
Visualmente fica mais facil entender:

XV,XR,XS
- Velha Guarda
Só pra completar, o CB tb pode ser enganado com um resistor no lugar do relé, na verdade o resistor faria o mesmo papel da bobina do relé.
A lampada tem 5W...em 12V pra dissipar 5W um resistor teria que ter 28.8 ohm, o valor comercial acima mais próximo é 27 ohm (vermelho/violeta/preto), que dissiparia entao 5,3W. Ou então com um de 33 ohm (laranja/laranja/preto) que dissiparia 4,4W...se funcionar com esse melhor que o de 27 ohm.
A lampada tem 5W...em 12V pra dissipar 5W um resistor teria que ter 28.8 ohm, o valor comercial acima mais próximo é 27 ohm (vermelho/violeta/preto), que dissiparia entao 5,3W. Ou então com um de 33 ohm (laranja/laranja/preto) que dissiparia 4,4W...se funcionar com esse melhor que o de 27 ohm.

XV,XR,XS
- Velha Guarda
Só o que me preocupa um pouco, é o repique de tensão que o rele causa quando desarmado. (situação de indutor)
Pensaria seriamente em colocar um diodo nos terminais da bobina, para anular essa voltagem. (Para preservar o circuito do CB)
Mais a ideia é boa.

Pensaria seriamente em colocar um diodo nos terminais da bobina, para anular essa voltagem. (Para preservar o circuito do CB)
Mais a ideia é boa.

- Velha Guarda