Reprogramação de central Essence 1.6 Etorq 11/11

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Reprogramação de central Essence 1.6 Etorq 11/11

por tuithek1ng » Seg Ago 26, 2013 12:46 am

Boa noite galera!

Dei uma procurada pelo forum pra ver se achava algo relacionado a esse assunto e não consegui encontrar algo muito específico (alguém me corrija se eu estiver errado).
Mas o ponto aqui é o seguinte, fiz a reprogramação de central do meu Punto e gostei muito do resultado, portanto estou postando aqui caso alguém esteja pensando nisso. O investimento não é alto e a performance melhora notavelmente, aprovei o custo beneficio.
É claro que não estou falando em deixar o Punto um avião, mas pra quem gosta de pisar um pouco e acha que o motor 1.6 já anda bem (que é o meu caso), vale a pena. Também nas arrancadas e retomadas, ficou muito bom.
Vou colocar no dinamômetro nesta terça-feira e aí posto qual foi o resultado "real" em ganho de cv, mas o prometido (juntamente com o filtro esportivo) foi de 13-15cv e cerca de 1,5/2kg de torque a mais do que o original.
Não andei MUITO com ele ainda depois da reprogramação (pois foi feita na sexta e hoje é só domingo), por isso não posso falar com muita propriedade do consumo, mas o que observei até agora foi que "cavalo anda, cavalo bebe"... Fiz rápidos testes e deu o seguinte:
Andando "de boa", isto é, passando as marchas entre 3/3,5mil giros o cb marcou 10.1km/L num trajeto de 40km.
Dando umas "puxadas", esticando a primeira e segunda, o consumo pelo cb fica entre 8.5 e 8.8km/L, num trajeto de 30km.
Arregaçando na BR, num trajeto de 100km, fiz 6.6km/L. Por arregaçando quero dizer, esticando todas as marchas até os 6.5mil giros.
Tudo isso que comentei foi usando gasolina.

Até agora não notei nenhuma queda no consumo, mas se tiver alguma coisa, volto a postar.

Não sei se dará alguma diferença na final, pois não tive a oportunidade de esticar a quinta, mas na quarta ele tá indo a 180km/h.
PS: To usando rodas 17 com pneus 215/45.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Reprogramação de central Essence 1.6 Etorq 11/11

por tuithek1ng » Seg Ago 26, 2013 2:48 pm

Andei mais um pouco pela cidade e o consumo tá em 7.9km/L!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Ter Ago 27, 2013 9:27 am

essa "chipagem" de motores está diluída no vários tópicos dos carros dos membros inclusive na do meu primeiro punto com motor 1.4 que fiz e melhorou tudo incluindo consumo.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por lukaskrause » Ter Ago 27, 2013 11:17 am

Pagou quanto? 1 dia de serviço?
Punto 1.6 Essence 2011 Branco Banchisa + Kit Creative 1
Rodas 17" Advan RC-III / Pneus Hankook Ventus Sport K104 215/40 / Filtro de Ar Simota Extreme / Farol/milha Phillips Diamond Vision / Teto Blackpiano

Prox compra: Farol Máscara Negra
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tuithek1ng » Ter Ago 27, 2013 1:16 pm

shadowcps escreveu:essa "chipagem" de motores está diluída no vários tópicos dos carros dos membros inclusive na do meu primeiro punto com motor 1.4 que fiz e melhorou tudo incluindo consumo.

Shadow, como falei no inicio do tópico, tinha achado algumas informações, mas nada MUITO específico. Conforme você disse, as informações estão diluídas...
Peço desculpas se estou repetindo o assunto :? :?

Mas valeu pelo comentário, é o que eu estou sentindo mesmo.
No seu 1.4, vc fez só o chip ou algo mais?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tuithek1ng » Ter Ago 27, 2013 1:18 pm

lukaskrause escreveu:Pagou quanto? 1 dia de serviço?

R$ 700,00 com o "chip" importado... O software nacional era R$ 500,00.
1 dia de serviço sim!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Ter Ago 27, 2013 1:32 pm

tuithek1ng escreveu:
shadowcps escreveu:essa "chipagem" de motores está diluída no vários tópicos dos carros dos membros inclusive na do meu primeiro punto com motor 1.4 que fiz e melhorou tudo incluindo consumo.

Shadow, como falei no inicio do tópico, tinha achado algumas informações, mas nada MUITO específico. Conforme você disse, as informações estão diluídas...

Que desculpa o que, rapaz, foi mesmo só um comentário sem segundas intenções. (:D) O maior problema que vejo no fórum atualmente é justamente esse, o de não haver mais seções específicas para determinados assuntos e aí, fica tudo muito diluído e o pessoal mais novo acaba se perdendo - e perdendo muita informação trocada anteriormente e com a criação de tópicos novos que tambem cairão no esquecimento, a ferramenta Pesquisa acaba pirando, mas vale lembrar que nunca havia lido nada de chipagem em motor E-TorQ 1.6 ainda então, é válido.

Não sei a conversa que vc teve com quem fez a reprogramação mas quando fiz no meu ex-1.4 ele disse que o motor já estava praticamente no limite e que não deveria esperar milagres, mas que basicamente a reprogramação traria a faixa de torque mais para baixo ou seja, a menor giro e que isso acarretaria mais esperteza e ocnsumo um pouco menor, o que aconteceu de fato, na prática inclusive com teste em pista com um amigo daqui que tinha um outro 1.4 e ficou para trás, conforme relatado no tópico do meu ex-ELX na época por ele mesmo.

Só foi feita mesmo a reprogramação (troca do software de fábrica pelo dele) sem mais nada e, na época, saiu por algo em torno de 300,00 reais e 3 horas de serviço apenas. :mrgreen:

Moderador
Moderador

por tuithek1ng » Ter Ago 27, 2013 2:00 pm

shadowcps escreveu:
tuithek1ng escreveu:

Que desculpa o que, rapaz, foi mesmo só um comentário sem segundas intenções. (:D) O maior problema que vejo no fórum atualmente é justamente esse, o de não haver mais seções específicas para determinados assuntos e aí, fica tudo muito diluído e o pessoal mais novo acaba se perdendo - e perdendo muita informação trocada anteriormente e com a criação de tópicos novos que tambem cairão no esquecimento, a ferramenta Pesquisa acaba pirando, mas vale lembrar que nunca havia lido nada de chipagem em motor E-TorQ 1.6 ainda então, é válido.

Não sei a conversa que vc teve com quem fez a reprogramação mas quando fiz no meu ex-1.4 ele disse que o motor já estava praticamente no limite e que não deveria esperar milagres, mas que basicamente a reprogramação traria a faixa de torque mais para baixo ou seja, a menor giro e que isso acarretaria mais esperteza e ocnsumo um pouco menor, o que aconteceu de fato, na prática inclusive com teste em pista com um amigo daqui que tinha um outro 1.4 e ficou para trás, conforme relatado no tópico do meu ex-ELX na época por ele mesmo.

Só foi feita mesmo a reprogramação (troca do software de fábrica pelo dele) sem mais nada e, na época, saiu por algo em torno de 300,00 reais e 3 horas de serviço apenas. :mrgreen:

Valeu Shadow! A gente que é mais novo fica com receio em fazer cagada, hahahaha... De fato, em varios outros assuntos que queria saber, tive que garimpar bastante, mas acabei achando.

Então, o meu foi isso também, eu tinha falado sobre o filtro esportivo no início do tópico, mas acabei não colocando (achei que o custo não valia a pena, e gosto de carro que não faz barulho).
O cara que fez pra mim foi o Italiano daqui de Curitiba, um cara bem conhecido e que trabalha muito bem... Ele me falou a mesma coisa, que o ganho seria sutil, mas suficiente pra perceber no pé, e foi realmente o que aconteceu... Ele ficou bem mais esperto mesmo, principalmente em giro baixo...
Hoje no topdyno em 4 foi a 200km/h e em 5 deu 215km/h. Ficou com 128cv no motor!

O meu carro acabou ficando o dia todo, mas de serviço efetivo, foi meio dia ;)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Ter Ago 27, 2013 2:44 pm

:shock: :shock: :shock: baraio, como inflacionaram a chipagem. Mas o que me chamou a atenção foi o fato de ele, pelo que entendi, ter trocado algo mas se foi isso mesmo os chips antigos é que eram trocados pq agora o que é feito é só mesmo remover o software de fábrica de instalar um programa novo. Isso não me "cheirou" bem :roll: :roll: :roll: Mas o importante é vc estar percebendo a diferença e ter ficado contente. :mrgreen:

Moderador
Moderador

por tuithek1ng » Ter Ago 27, 2013 3:13 pm

Huum, talvez tenha me expressado mal, mas de fato o que foi feito, como falei no titulo do tópico, foi a reprogramação da central apenas, não houve nenhum tipo de instalação de "chip". (:D)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo