Troca de marcha de Neutro para Drive raspando
Troca de marcha de Neutro para Drive raspando
Galera, bom dia,
Tenho um Linea 1.9 HLX Dualogic. Nas minhas viagens gosto de aproveitar o embalo das descidas e jogar o cambio no Neutro. Até os 90 mil nada acontecia. Após essa km, a volta do Neutro para o Drive (5ª marcha) acontece raspando. Já troquei óleo da caixa (tanto o 85w90 mineral, quando 75w80 sintético) e nada do barulho parar. Alguém já fez algum reparo do tipo... lendo sobre o funcionamento da caixa de marchas, suspeitei do anel sincronizador da 5ª marcha. Acredito que abrir a caixa de marchas só para trocar esse anel deve me sair um bocado caro $$$. Para não dar um pau maior, parei de colocar o carro em Neutro em movimento, só ando engatado agora.
Abraço!
Tenho um Linea 1.9 HLX Dualogic. Nas minhas viagens gosto de aproveitar o embalo das descidas e jogar o cambio no Neutro. Até os 90 mil nada acontecia. Após essa km, a volta do Neutro para o Drive (5ª marcha) acontece raspando. Já troquei óleo da caixa (tanto o 85w90 mineral, quando 75w80 sintético) e nada do barulho parar. Alguém já fez algum reparo do tipo... lendo sobre o funcionamento da caixa de marchas, suspeitei do anel sincronizador da 5ª marcha. Acredito que abrir a caixa de marchas só para trocar esse anel deve me sair um bocado caro $$$. Para não dar um pau maior, parei de colocar o carro em Neutro em movimento, só ando engatado agora.
Abraço!
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando
Olá Luiz Henrique, provavelmente sua suspeita está correta.
Serviço de utilidade pública:
Aos que não saibam, o hábito de colocar "na banguela" não reduz o consumo, pelo contrário, aumenta (nos carros com injeção eletrônica), seguem mais alguns problemas:
- Perigo nas curvas: o carro desengrenado fica muito solto e o freio não da conta de segurar o automóvel sozinho. O motor também serve como um auxiliar ao freio do carro para manter o controle;
- Desgaste dos freios: andar com o carro na banguela pode resultar em superaquecimento dos freios. Se engrenado, o carro tem a ação do motor como freio;
- Multa: de acordo com o artigo 231 do Código de Trânsito, transitar com o veículo desligado ou desengrenado em declive é uma infração média, com multa de R$ 85,13 e mais quatros pontos na carteira;
- Consumo de combustível: ao contrário do que muitos pensam, usar o ponto morto em trechos de declive não economiza combustível. Essa prática poderia ter um efeito em carros carburados;
- Problemas no câmbio: ao colocar o carro em ponto morto, a lubrificação da caixa de marchas é interrompida. A longo prazo, existe o risco de travar todo o sistema.
fonte: http://economia.terra.com.br/carros-mot ... aRCRD.html
Serviço de utilidade pública:
Aos que não saibam, o hábito de colocar "na banguela" não reduz o consumo, pelo contrário, aumenta (nos carros com injeção eletrônica), seguem mais alguns problemas:
- Perigo nas curvas: o carro desengrenado fica muito solto e o freio não da conta de segurar o automóvel sozinho. O motor também serve como um auxiliar ao freio do carro para manter o controle;
- Desgaste dos freios: andar com o carro na banguela pode resultar em superaquecimento dos freios. Se engrenado, o carro tem a ação do motor como freio;
- Multa: de acordo com o artigo 231 do Código de Trânsito, transitar com o veículo desligado ou desengrenado em declive é uma infração média, com multa de R$ 85,13 e mais quatros pontos na carteira;
- Consumo de combustível: ao contrário do que muitos pensam, usar o ponto morto em trechos de declive não economiza combustível. Essa prática poderia ter um efeito em carros carburados;
- Problemas no câmbio: ao colocar o carro em ponto morto, a lubrificação da caixa de marchas é interrompida. A longo prazo, existe o risco de travar todo o sistema.
fonte: http://economia.terra.com.br/carros-mot ... aRCRD.html
Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando
- Problemas no câmbio: ao colocar o carro em ponto morto, a lubrificação da caixa de marchas é interrompida. A longo prazo, existe o risco de travar todo o sistema.
Vacilei!!!
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando
não existe esta questão de lubrificação. Se fosse assim ao deixar o carro em ponto morto no semáforo haveria desgaste.
Cambio manual não tem bomba de óleo, trabalha com lubrificação por imersão. Sendo o dualogic um manual não tem bomba de oleo. Não confunda óleo do cambio com fluido do atuador.
No seu caso veja o fluido do atuador e a embreagem.
Cambio manual não tem bomba de óleo, trabalha com lubrificação por imersão. Sendo o dualogic um manual não tem bomba de oleo. Não confunda óleo do cambio com fluido do atuador.
No seu caso veja o fluido do atuador e a embreagem.
Marcus Lahoz
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando
se fosse anel cincronizado rasparia de 4ª para 5ª também.
mas como já foi dito, banguela é inseguro e desnecessário... faz o carro gastar mais e o deixa "solto", superaquecendo os freios em descidas e deixando o carro bobo nas curvas... independentemente do suposto defeito, esqueça esse habito
mas como já foi dito, banguela é inseguro e desnecessário... faz o carro gastar mais e o deixa "solto", superaquecendo os freios em descidas e deixando o carro bobo nas curvas... independentemente do suposto defeito, esqueça esse habito

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando
mlhz escreveu:não existe esta questão de lubrificação. Se fosse assim ao deixar o carro em ponto morto no semáforo haveria desgaste.
Cambio manual não tem bomba de óleo, trabalha com lubrificação por imersão. Sendo o dualogic um manual não tem bomba de oleo. Não confunda óleo do cambio com fluido do atuador.
No seu caso veja o fluido do atuador e a embreagem.
Exatamente, por ser sob imersão quando as engrenagens estão paradas não há lubrificação pois o óleo fica na parte de baixo do câmbio, uma coisa é engrenar o carro e sair de 0km/h outra coisa bem diferente é engrenar a 60, 80 ou 100km/h, fica meio óbvio que não é a mesma coisa.
Pra que continuar insistindo neste vício que só pode trazer problemas pro seu carro?
Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando
Felipebm86
O cambio não para de girar quando desacopla. O que acontece é que as engrenagens não estão acopladas, mas continuam girando. Existe lubrificação.
Não existe dano ao cambio por utilizar a "banguela".
O golf tsi inclusive usa a banguela para economia de combustível, da uma olhada no BCWS que eles fizeram um teste. A vantagem da banguela é a
manutenção de velocidade
Em velocidade segura banguela não faz mal algum ao veículo.
O cambio não para de girar quando desacopla. O que acontece é que as engrenagens não estão acopladas, mas continuam girando. Existe lubrificação.
Não existe dano ao cambio por utilizar a "banguela".
O golf tsi inclusive usa a banguela para economia de combustível, da uma olhada no BCWS que eles fizeram um teste. A vantagem da banguela é a
manutenção de velocidade
Em velocidade segura banguela não faz mal algum ao veículo.
Marcus Lahoz
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando
mlhz escreveu:Felipebm86
O cambio não para de girar quando desacopla. O que acontece é que as engrenagens não estão acopladas, mas continuam girando. Existe lubrificação.
Não existe dano ao cambio por utilizar a "banguela".
O golf tsi inclusive usa a banguela para economia de combustível, da uma olhada no BCWS que eles fizeram um teste. A vantagem da banguela é a
manutenção de velocidade
Em velocidade segura banguela não faz mal algum ao veículo.
Bom, opinião é assim, cada um tem uma, respeito a sua porém eu não uso banguela em hipótese alguma.
Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando
Felipe
Eu também não uso. Mas entendo os benefícios do uso, assim como os malefícios.
Eu também não uso. Mas entendo os benefícios do uso, assim como os malefícios.
Marcus Lahoz
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando
Sobre danificar ou não o câmbio dei uma pesquisada e existem várias opiniões divergentes, alguns falam que pode outros falam que não.
Sobre o câmbio do golf não tem como comparar, foi projetado pra essa função é composto de vários sensores que evitam a perda de estabilidade, o desgaste prematuro dos freios, diminui a injeção de combustível, etc...
Marcus, a discussão é pertinente mas pra mim os malefícios são tão maiores que acabam deixando o benefício por você citado irrelevante, tanto é que você mesmo diz que não usa, não é mesmo?
Sobre o câmbio do golf não tem como comparar, foi projetado pra essa função é composto de vários sensores que evitam a perda de estabilidade, o desgaste prematuro dos freios, diminui a injeção de combustível, etc...
Marcus, a discussão é pertinente mas pra mim os malefícios são tão maiores que acabam deixando o benefício por você citado irrelevante, tanto é que você mesmo diz que não usa, não é mesmo?
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