Troca de marcha de Neutro para Drive raspando

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Troca de marcha de Neutro para Drive raspando

por lhamoura » Qui Nov 27, 2014 9:14 am

Galera, bom dia,

Tenho um Linea 1.9 HLX Dualogic. Nas minhas viagens gosto de aproveitar o embalo das descidas e jogar o cambio no Neutro. Até os 90 mil nada acontecia. Após essa km, a volta do Neutro para o Drive (5ª marcha) acontece raspando. Já troquei óleo da caixa (tanto o 85w90 mineral, quando 75w80 sintético) e nada do barulho parar. Alguém já fez algum reparo do tipo... lendo sobre o funcionamento da caixa de marchas, suspeitei do anel sincronizador da 5ª marcha. Acredito que abrir a caixa de marchas só para trocar esse anel deve me sair um bocado caro $$$. Para não dar um pau maior, parei de colocar o carro em Neutro em movimento, só ando engatado agora.

Abraço!
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando

por felipebm86 » Qui Nov 27, 2014 10:08 am

Olá Luiz Henrique, provavelmente sua suspeita está correta.

Serviço de utilidade pública:
Aos que não saibam, o hábito de colocar "na banguela" não reduz o consumo, pelo contrário, aumenta (nos carros com injeção eletrônica), seguem mais alguns problemas:

- Perigo nas curvas: o carro desengrenado fica muito solto e o freio não da conta de segurar o automóvel sozinho. O motor também serve como um auxiliar ao freio do carro para manter o controle;
- Desgaste dos freios: andar com o carro na banguela pode resultar em superaquecimento dos freios. Se engrenado, o carro tem a ação do motor como freio;
- Multa: de acordo com o artigo 231 do Código de Trânsito, transitar com o veículo desligado ou desengrenado em declive é uma infração média, com multa de R$ 85,13 e mais quatros pontos na carteira;
- Consumo de combustível: ao contrário do que muitos pensam, usar o ponto morto em trechos de declive não economiza combustível. Essa prática poderia ter um efeito em carros carburados;
- Problemas no câmbio: ao colocar o carro em ponto morto, a lubrificação da caixa de marchas é interrompida. A longo prazo, existe o risco de travar todo o sistema.

fonte: http://economia.terra.com.br/carros-mot ... aRCRD.html
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando

por lhamoura » Qui Nov 27, 2014 1:31 pm

- Problemas no câmbio: ao colocar o carro em ponto morto, a lubrificação da caixa de marchas é interrompida. A longo prazo, existe o risco de travar todo o sistema.


Vacilei!!!
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando

por mlhz » Dom Nov 30, 2014 7:06 pm

não existe esta questão de lubrificação. Se fosse assim ao deixar o carro em ponto morto no semáforo haveria desgaste.

Cambio manual não tem bomba de óleo, trabalha com lubrificação por imersão. Sendo o dualogic um manual não tem bomba de oleo. Não confunda óleo do cambio com fluido do atuador.

No seu caso veja o fluido do atuador e a embreagem.
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando

por VLA » Seg Dez 01, 2014 6:58 am

se fosse anel cincronizado rasparia de 4ª para 5ª também.

mas como já foi dito, banguela é inseguro e desnecessário... faz o carro gastar mais e o deixa "solto", superaquecendo os freios em descidas e deixando o carro bobo nas curvas... independentemente do suposto defeito, esqueça esse habito :wink:
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando

por felipebm86 » Seg Dez 01, 2014 7:23 am

mlhz escreveu:não existe esta questão de lubrificação. Se fosse assim ao deixar o carro em ponto morto no semáforo haveria desgaste.

Cambio manual não tem bomba de óleo, trabalha com lubrificação por imersão. Sendo o dualogic um manual não tem bomba de oleo. Não confunda óleo do cambio com fluido do atuador.

No seu caso veja o fluido do atuador e a embreagem.


Exatamente, por ser sob imersão quando as engrenagens estão paradas não há lubrificação pois o óleo fica na parte de baixo do câmbio, uma coisa é engrenar o carro e sair de 0km/h outra coisa bem diferente é engrenar a 60, 80 ou 100km/h, fica meio óbvio que não é a mesma coisa.
Pra que continuar insistindo neste vício que só pode trazer problemas pro seu carro?
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando

por mlhz » Seg Dez 01, 2014 8:19 am

Felipebm86

O cambio não para de girar quando desacopla. O que acontece é que as engrenagens não estão acopladas, mas continuam girando. Existe lubrificação.

Não existe dano ao cambio por utilizar a "banguela".

O golf tsi inclusive usa a banguela para economia de combustível, da uma olhada no BCWS que eles fizeram um teste. A vantagem da banguela é a
manutenção de velocidade

Em velocidade segura banguela não faz mal algum ao veículo.
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando

por felipebm86 » Seg Dez 01, 2014 8:24 am

mlhz escreveu:Felipebm86

O cambio não para de girar quando desacopla. O que acontece é que as engrenagens não estão acopladas, mas continuam girando. Existe lubrificação.

Não existe dano ao cambio por utilizar a "banguela".

O golf tsi inclusive usa a banguela para economia de combustível, da uma olhada no BCWS que eles fizeram um teste. A vantagem da banguela é a
manutenção de velocidade

Em velocidade segura banguela não faz mal algum ao veículo.

Bom, opinião é assim, cada um tem uma, respeito a sua porém eu não uso banguela em hipótese alguma.
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando

por mlhz » Seg Dez 01, 2014 9:49 am

Felipe

Eu também não uso. Mas entendo os benefícios do uso, assim como os malefícios.
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Re: Troca de marcha de Neutro para Drive raspando

por felipebm86 » Seg Dez 01, 2014 3:28 pm

Sobre danificar ou não o câmbio dei uma pesquisada e existem várias opiniões divergentes, alguns falam que pode outros falam que não.
Sobre o câmbio do golf não tem como comparar, foi projetado pra essa função é composto de vários sensores que evitam a perda de estabilidade, o desgaste prematuro dos freios, diminui a injeção de combustível, etc...
Marcus, a discussão é pertinente mas pra mim os malefícios são tão maiores que acabam deixando o benefício por você citado irrelevante, tanto é que você mesmo diz que não usa, não é mesmo?
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