COMO FUNCIONA EMBREAGEM ?
COMO FUNCIONA EMBREAGEM ?
Bom dia a todos,
Segue uma breve explicação sobre o funcionamento do sistema de embreagem, e um auxilio na tomada de decisões na hora da escolha.
As funções do conjunto de embreagens são as seguintes:
- Possibilitar a saída do veiculo suavemente
- Transmitir torque quando em marcha
- Interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de mudanças (caixa de cambio) nas trocas de marcas e paradas
- Proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas
- Amortecer as vibrações de transmissão
1. COMO FUNCIONA ESSE SISTEMA ?
R.: O platô é montado juntamente com disco no volante do veículo, que por sua vez, está conectado ao virabequim do carro. O platô esta conectado ao motor do veiculo e o disco ao cambio, e este por sua vez conectado as rodas.
Quando acionamos o pedal da embreagem, o mesmo desloca-se acionando a membrana do platô e separando-o do disco, assim o movimento do motor não é transmitido para o câmbio e por fim não transmitido às rodas, cessando assim a movimentação do veiculo. Ao desacionar o pedal da embreagem o disco volta a entrar em contato com o platô, assim o giro do motor é transferido para o disco que gira em conjunto transferindo para as rodas e colocando o veículo em movimento. Vejam essa animação em flash:
ANIMAÇÃO FUNCIONAMENTO
http://static.hsw.com.br/flash/clutch-fig5.swf

ESTE VIDEO AUXILIA EM UM MAIOR ENTENDIMENTO (INGLÊS)
2. QUANDO É RECOMENTÁVEL A UTILIZAÇÃO DE EMBREAGEM DE CERÂMICA ?
R.: Quando o carro é modificado (aspirados, turbinados, off-road, protótipos, alta performance, GNV) há um aumento da potência do veiculo. O conjunto tradicional de embreagem esta preparado para trabalhar com a potência original, mas quando essa potência é aumentada o platô não consegue “empurrar” o disco, pois a força que ele tem que transmitir agora é maior, assim não dando mais a aderência adequada, em outras palavras o conjunto começa a “patinar”.
Para isso a Displatec desenvolveu suas linhas de alta performance para esses veículos, onde apresentamos platôs com carga maior, o que faz com que toda a potência do motor seja transferida para as rodas e discos com pastilhas de cerâmicas que possuem uma maior abrasividade que os revestimentos originais aumentando assim o coeficiente de atrito.
3. CARROS ORIGINAIS PODEM USAR EMBREAGEM DE CERÂMICA ?
R.: Sim, a vida utíl do conjunto é aumentada em mais de 100%.
4. CARROS COM CONJUNTO GNV PODEM USAR EMBREAGEM DE CERÂMICA ?
R.: Podem e devem , porque ao utilizar o GNV o carro perde cerca de 20% da potência assim utiliza mais trocas de marcha e força mais a embreagem diminuindo a vida utíl do conjunto. A embreagem de cerâmica equilibra essa "conta" aumentando a vida útil e suavizando essa perda de potência.
5. POSSO USAR MEU PLATÔ ORIGINAL COM UM DISCO DE CERÂMICA ?
R.: Não é aconselhavel, pois o platô é projetado para exercer uma força no disco e quando é feita uma modificação no conjunto (aumento de potência) o mesmo não consegue transmitir essa potência, superaquecendo o sistema ("patinar").
6. POSSO USAR MEU DISCO ORIGINAL COM UM PLATÔ TURBO ?
R.: Não é recomendado, pois o revestimento possui um baixo coeficiente de atrito, fazendo com que a embreagem gire em falso, ou seja patine. Para isso a Displatec criou uma linha alternativa, onde utilizamos o platô turbo e um disco com revestimento diferenciado chamado HD (Heavy Duty) que possui um alto coeficiente de atrito, evitando trepidação e tem uma maior durabilidade.
7. A EMBREAGEM DE CERÂMICA TREPIDA MUITO ?
R.: Na maioria dos casos não, mas em caso de trepidação logo após a instalação da pode ficar despreocupado com o tempo de utilização essa trepidação vai diminuindo até parar. Esse tempo vai de carro para carro mas recomendamos dar algumas "queimadas" na embreagem para assentar corretamente mais rapido.
8. QUANDO DEVO UTILIZAR UM DISCO COM 4 PASTILHAS E UM COM 6 PASTILHAS ?
R.: O disco com 4 pastilhas é recomendado para turbo de rua ou turbos originais, turbo leve ( até 300CV) e aspirados. Já o disco com 6 pastilhas deve ser utilizados para carros com necessidade alta de tração (off-road) ou carros com potência acima de 300CV.
9. QUANDO DEVO UTILIZAR UM PLATÔ DE 980LBS E UM ACIMA DESTA ? FICA MUITO PESADO NO PÉ ?
R.: O platô de 980lbs é recomendado para carros de até 300CV acima disso recomendamos um platô com outras "libragens" de acordo com a sua potência, para isso entre em contato conosco. Não fica pesado no pé pois possuimos um exclusivo processo de fabricação no qual aliviamos a carga no pedal suavisando o acionamento.
VIDEO CONSTRUÇÃO E FUNCIONAMENTO DO MOTOR(FORD MONDEO)
TEM MAIS ALGUMA DÚVIDA ? ENTRE EM CONTATO CONOSCO AQUI NO FORUM OU VIA TELEFONE E TIRE-A (11) 2524-7334 / 2524-3231 OU AINDA VIA NEXTEL NO 25*6920
Segue uma breve explicação sobre o funcionamento do sistema de embreagem, e um auxilio na tomada de decisões na hora da escolha.
As funções do conjunto de embreagens são as seguintes:
- Possibilitar a saída do veiculo suavemente
- Transmitir torque quando em marcha
- Interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de mudanças (caixa de cambio) nas trocas de marcas e paradas
- Proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas
- Amortecer as vibrações de transmissão
1. COMO FUNCIONA ESSE SISTEMA ?
R.: O platô é montado juntamente com disco no volante do veículo, que por sua vez, está conectado ao virabequim do carro. O platô esta conectado ao motor do veiculo e o disco ao cambio, e este por sua vez conectado as rodas.
Quando acionamos o pedal da embreagem, o mesmo desloca-se acionando a membrana do platô e separando-o do disco, assim o movimento do motor não é transmitido para o câmbio e por fim não transmitido às rodas, cessando assim a movimentação do veiculo. Ao desacionar o pedal da embreagem o disco volta a entrar em contato com o platô, assim o giro do motor é transferido para o disco que gira em conjunto transferindo para as rodas e colocando o veículo em movimento. Vejam essa animação em flash:
ANIMAÇÃO FUNCIONAMENTO
http://static.hsw.com.br/flash/clutch-fig5.swf

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2. QUANDO É RECOMENTÁVEL A UTILIZAÇÃO DE EMBREAGEM DE CERÂMICA ?
R.: Quando o carro é modificado (aspirados, turbinados, off-road, protótipos, alta performance, GNV) há um aumento da potência do veiculo. O conjunto tradicional de embreagem esta preparado para trabalhar com a potência original, mas quando essa potência é aumentada o platô não consegue “empurrar” o disco, pois a força que ele tem que transmitir agora é maior, assim não dando mais a aderência adequada, em outras palavras o conjunto começa a “patinar”.
Para isso a Displatec desenvolveu suas linhas de alta performance para esses veículos, onde apresentamos platôs com carga maior, o que faz com que toda a potência do motor seja transferida para as rodas e discos com pastilhas de cerâmicas que possuem uma maior abrasividade que os revestimentos originais aumentando assim o coeficiente de atrito.
3. CARROS ORIGINAIS PODEM USAR EMBREAGEM DE CERÂMICA ?
R.: Sim, a vida utíl do conjunto é aumentada em mais de 100%.
4. CARROS COM CONJUNTO GNV PODEM USAR EMBREAGEM DE CERÂMICA ?
R.: Podem e devem , porque ao utilizar o GNV o carro perde cerca de 20% da potência assim utiliza mais trocas de marcha e força mais a embreagem diminuindo a vida utíl do conjunto. A embreagem de cerâmica equilibra essa "conta" aumentando a vida útil e suavizando essa perda de potência.
5. POSSO USAR MEU PLATÔ ORIGINAL COM UM DISCO DE CERÂMICA ?
R.: Não é aconselhavel, pois o platô é projetado para exercer uma força no disco e quando é feita uma modificação no conjunto (aumento de potência) o mesmo não consegue transmitir essa potência, superaquecendo o sistema ("patinar").
6. POSSO USAR MEU DISCO ORIGINAL COM UM PLATÔ TURBO ?
R.: Não é recomendado, pois o revestimento possui um baixo coeficiente de atrito, fazendo com que a embreagem gire em falso, ou seja patine. Para isso a Displatec criou uma linha alternativa, onde utilizamos o platô turbo e um disco com revestimento diferenciado chamado HD (Heavy Duty) que possui um alto coeficiente de atrito, evitando trepidação e tem uma maior durabilidade.
7. A EMBREAGEM DE CERÂMICA TREPIDA MUITO ?
R.: Na maioria dos casos não, mas em caso de trepidação logo após a instalação da pode ficar despreocupado com o tempo de utilização essa trepidação vai diminuindo até parar. Esse tempo vai de carro para carro mas recomendamos dar algumas "queimadas" na embreagem para assentar corretamente mais rapido.
8. QUANDO DEVO UTILIZAR UM DISCO COM 4 PASTILHAS E UM COM 6 PASTILHAS ?
R.: O disco com 4 pastilhas é recomendado para turbo de rua ou turbos originais, turbo leve ( até 300CV) e aspirados. Já o disco com 6 pastilhas deve ser utilizados para carros com necessidade alta de tração (off-road) ou carros com potência acima de 300CV.
9. QUANDO DEVO UTILIZAR UM PLATÔ DE 980LBS E UM ACIMA DESTA ? FICA MUITO PESADO NO PÉ ?
R.: O platô de 980lbs é recomendado para carros de até 300CV acima disso recomendamos um platô com outras "libragens" de acordo com a sua potência, para isso entre em contato conosco. Não fica pesado no pé pois possuimos um exclusivo processo de fabricação no qual aliviamos a carga no pedal suavisando o acionamento.
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Re: COMO FUNCIONA EMBREAGEM ?
flaviocamargos escreveu:(=D>)![]()
![]()
Muito bom!!
Bom dia a todos,
Grato pelo apoio. Qualquer dúvida estamos a disposição.
Atenciosamente,
Equipe Displatec.

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Re: COMO FUNCIONA EMBREAGEM ?
eu jah tinha visto esses videos coloca um ai da embreagem de ceramica pra gente ver e os sequenciais da audi com 2 embreagens de duplo acionamento e o car a lho a 4... =D
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
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Re: COMO FUNCIONA EMBREAGEM ?
obs: mecanico V i A di NHo esse de luvinha de borracha q #@%&! eh essa?? pra n contaminar o motor viro medico agora??
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Re: COMO FUNCIONA EMBREAGEM ?

recomendoo... de olhos fechados!
pessoal aqui da FortRace que sempre tem displatec
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Re: COMO FUNCIONA EMBREAGEM ?
diogochina escreveu:eu jah tinha visto esses videos coloca um ai da embreagem de ceramica pra gente ver e os sequenciais da audi com 2 embreagens de duplo acionamento e o car a lho a 4... =D
Boa tarde diogochina,
Não apenas as Audi que saem originais de fábrica com esse tipo de embreagem, hoje qualquer carro pode ter uma embreagem de dois discos.
Nós fabricamos embreagens multidisco para todos os carros, temos 7 diferentes tipos de multidisco e com as combinações existentes entre elas dão mais de 32 tipos diferentes de multidisco para que elas se adaptem a todos os tipo de projeto.
Inclusive ja fabricamos muitas para o PUNTO no sistema PROCOMPACT, segue um pequeno descritivo:

- SISTEMA PRO-COMPACT: Esse sistema se adapta a todos os carros. Ela consiste em dois discos com pastilhas cerametálicas / sinterizadas importadas de alto coeficiente de atrito auxiliando a evitar perdas no sistema, duas placas de contato em aço e a maior inovação, não existe o volante motor, a base da embreagem é parafusada diretamente no virabrequim do veículo concentrando mais a força.Esse sistema consegue passar de 2000 lbs, mas não fica pesado pois a pressão de pedal é de 980lbs e 2000lbs de pressão nas placas e discos internos. Esse conjunto faz um pequeno barulho quando o pedal da embreagem esta acionado devido ao desacoplamento das placas internas, nele é possível fazer meio pedal como em uma embreagem original e ele não trepida como as embreagens de cerâmica convencionais. Para uma melhor escolha da sua PRO-COMPACT recomendamos:
• PRO-COMPACT STAGE 1 : Até 300cv
• PRO-COMPACT STAGE 2 : Até 800cv
• PRO-COMPACT STAGE 2 : Até 1300cv

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