LEDS Nos Faroletes sem Acusar no painel (RESOLVIDO)

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: LEDS Nos Faroletes sem Acusar no painel (RESOLVIDO)

por AraujoJr » Qua Jan 19, 2011 10:04 am

Ferranda escreveu:Só o que me preocupa um pouco, é o repique de tensão que o rele causa quando desarmado. (situação de indutor)
Pensaria seriamente em colocar um diodo nos terminais da bobina, para anular essa voltagem. (Para preservar o circuito do CB)
Mais a ideia é boa.
(>:D<)

A bobina é pequena, mas o efeito existe, tem razão.
Embora eu acredite que o cb não esteja ligado diretamente nesse monitoramento, deve haver um relé separando circuito de potência do de comando do cb, mas um diodo na bobina ou um resistor no lugar do relé resolveria isso.
Pena eu não ter um protoboard pra fazer alguns testes....
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por Mauricio78 » Qua Jan 19, 2011 12:31 pm

No meu carro eu coloquei um resistor de 39ohm / 10W e nunca mais eu tive esse aviso chato no CB. Eu precisei encomendá-los pela internet pois na minha cidade não havia. A instalação precisa ser bem feita pois os resistores esquentam tanto quanto as lâmpadas. Eu penso que poderia ter colocado um resistor com maior resistência para gerar menos calor mas não achei na época para comprar.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AraujoJr » Qua Jan 19, 2011 1:05 pm

Mauricio78 escreveu:No meu carro eu coloquei um resistor de 39ohm / 10W e nunca mais eu tive esse aviso chato no CB. Eu precisei encomendá-los pela internet pois na minha cidade não havia. A instalação precisa ser bem feita pois os resistores esquentam tanto quanto as lâmpadas. Eu penso que poderia ter colocado um resistor com maior resistência para gerar menos calor mas não achei na época para comprar.

Legal saber que o de 39 ohms funcionou, ele deve ta consumindo entao cerca de 3.6W...a lampada tem 5W, se com 3,6W o CB ja é enganado!!
Qual será o limite então do valor máximo de resistor pra enganar o CB!?!?! hehe
Uma ideia legal seria encapsular o resistor em resina, assim nao precisaríamos nos preocupar com aquecimento
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por Mauricio78 » Dom Jan 23, 2011 9:43 am

Olá colegas,

Eu tirei uma foto da instalação do resistor apenas para o pessoal ter uma idéia de como é. Notem que ele não está encostado em parte alguma e tambem não foi preciso cortar a fiação original. O problema é que tem pouco espaço para trabalhar.

Imagem

AraujoJr escreveu:Qual será o limite então do valor máximo de resistor pra enganar o CB!?!?! hehe

Olha, só sei que a reposta a essa pergunta seria o Santo Graal da solução desse problema com os Leds. Ele sumiria com o aviso chato no cb com o mínimo de aquecimento e máxima economia de energia. E ainda sim existiria a possibilidade do sistema de monitoração avisar corretamente quando o Led queimasse.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rafaelsiq » Qui Jan 27, 2011 11:50 pm

Caramba muito legal a solução também poderia ser aplicada sem problemasnas lanternas de led's pelo que vi...
Agora, o que esses professores pardais do PC não descobrem ein! hehehe
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Raphael Phillips » Ter Ago 02, 2011 10:34 pm

Quer acabar com o aviso de lampada queimada no CB???

Definitivamente o mais prático (e sem gambiarras) é colocar pingos super brancos de filamento... O resultado não é = a uma lampada de 15 leds, por exemplo. Mas fica com o mesmo resultado que os pingos de 1 super-led...

Fica a dica. No meu ficou bem legal, e nunca mais troco por leds.
Ex-Attractive 1.4 11/11 - Branco Banchisa: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=56&t=17990

Ex-Ford KA 1.6 10/11 - Rodas 17" + Molas esportivas + Bancos de couro - DUB Style

Atualmente: Sporting 1.8 08/08 - Prata Bari - Ainda sem fotos
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Andre_M » Ter Ago 23, 2011 2:48 am

O mais engraçado é que eu troquei os pingos do farol do meu pelo de 9 Leds, e ele acusou umas duas-três vezes no painel (acendendo aquela luz amarelinha e passando aquele letreiro no CB para conferir), mas percebi que nunca mais acusou, não faço ideia por que, fiquei encucado com isso... :shock:

Não lembro quando ele acusava, vocês podem me informar quando ele acusa? Se é ao entrar no carro, ou a ligar o carro, ou ao ligar a meia luz...

Estranho, muito estranho hehehe!!!
Imagem
Tópico do carro: viewtopic.php?f=23&t=17265
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Ramom » Ter Ago 23, 2011 8:42 am

Andre_M escreveu:O mais engraçado é que eu troquei os pingos do farol do meu pelo de 9 Leds, e ele acusou umas duas-três vezes no painel (acendendo aquela luz amarelinha e passando aquele letreiro no CB para conferir), mas percebi que nunca mais acusou, não faço ideia por que, fiquei encucado com isso... :shock:

Não lembro quando ele acusava, vocês podem me informar quando ele acusa? Se é ao entrar no carro, ou a ligar o carro, ou ao ligar a meia luz...

Acusa o tempo inteiro. Fica um simbolo aceso no painel e mais um no mostrador do CB.

Raphael Phillips escreveu:Quer acabar com o aviso de lampada queimada no CB???

Definitivamente o mais prático (e sem gambiarras) é colocar pingos super brancos de filamento... O resultado não é = a uma lampada de 15 leds, por exemplo. Mas fica com o mesmo resultado que os pingos de 1 super-led...

Fica a dica. No meu ficou bem legal, e nunca mais troco por leds.

Se voce procurar por aqui, vai achar que muitas dessas lampadas de filamento mancham o farol do carro por causa da tinta que evapora dela. Fique atento a isso. Usei lampadas de filamento e manchou o meu, mudei pra led e convivo com o aviso do painel.
Velha Guarda
Velha Guarda

por Andre_M » Qua Ago 24, 2011 5:19 am

Ramom escreveu:
Andre_M escreveu:O mais engraçado é que eu troquei os pingos do farol do meu pelo de 9 Leds, e ele acusou umas duas-três vezes no painel (acendendo aquela luz amarelinha e passando aquele letreiro no CB para conferir), mas percebi que nunca mais acusou, não faço ideia por que, fiquei encucado com isso... :shock:

Acusa o tempo inteiro. Fica um simbolo aceso no painel e mais um no mostrador do CB.

Então, fiquei preocupado agora, pois penso que se meu CB não acusa esse led como se estivesse queimado, ele não vai acusar outras coisas também, ou é coisa da minha cabeça?
Imagem
Tópico do carro: viewtopic.php?f=23&t=17265
Coordenador Regional
Coordenador Regional

AnteriorPróximo