Motor Fundido

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Motor Fundido

por Ferranda » Seg Mar 14, 2011 10:06 pm

Felipe.
Não estou tomando partido...
Porem são casos isolados, e normalmente provenientes de usuários recém chegados.... :roll:

Veja se o carter não está amassado, ou se o pescador não entortou ou entupiu.

Apesar do manual indicar a substituição do óleo a cada 15000km, não indico a ninguém realizar a troca com essa km... combustível rico em enxofre, e temperaturas elevadas prejudicam demais a performance do lubrificante.

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por marcondes97 » Seg Mar 14, 2011 10:58 pm

a fiat parece nao se preocupar com o pos venda do carro ... ainda se prende nisso de garantia de 12 meses nos carros .. hj em dia ateh clio 1.0 tem 3 anos de garantia, honda 3 anos .. hyundai 5 anos .. e por ai vai .. normal ouvir q concessionaria negou garantia .. negaram um par de batentes do meu carro q tem 15 mil km imagina um motor .. cara acho q vc tem q ir pra cima com advogados .. se vc tiver todas revisoes carimbadas certinhas eles tem q cobrir sim
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por viniat » Seg Mar 14, 2011 11:13 pm

Agora deu medo...

Fire voando biela??

Meu Punto 1.4 Fire também, tem 90.000km de estrada/cidade e até 120km de autodrómo em curitiba... sem problema algum... nem baixa óleo...

Trocas de óleo a cada 5000km depois que ele fez 45.000km.

Esses motores são resistentes cara, tem coisa errada ai... ou montagem ou lubrificação deficiente.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por VLA » Ter Mar 15, 2011 8:37 am

Ferranda escreveu:Apesar do manual indicar a substituição do óleo a cada 15000km, não indico a ninguém realizar a troca com essa km...

na verdade tem uma observacao no manual de que essa troca de 15000km (OU 1 ANO) só vale se o carro rodar em condições perfeitas de uso... sera que alguem no brasil roda em condições perfeitas de direção? talvez algum viajante que nao passe pelos grandes centros, sei la... mas se entrou num engarrafamento, ligou o carro pra ir ao supermercado ou pra levar o filho à escola, ja eram as condições perfeitas de uso.

sempre achei que o manual deveria ser mais claro com relação a isso... a regra deveria ser 7500km, e os 15000km é que deveriam ser a exceção.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Ferranda » Ter Mar 15, 2011 9:27 am

VLA escreveu:
Ferranda escreveu:Apesar do manual indicar a substituição do óleo a cada 15000km, não indico a ninguém realizar a troca com essa km...

na verdade tem uma observacao no manual de que essa troca de 15000km (OU 1 ANO) só vale se o carro rodar em condições perfeitas de uso... sera que alguem no brasil roda em condições perfeitas de direção? talvez algum viajante que nao passe pelos grandes centros, sei la... mas se entrou num engarrafamento, ligou o carro pra ir ao supermercado ou pra levar o filho à escola, ja eram as condições perfeitas de uso.

sempre achei que o manual deveria ser mais claro com relação a isso... a regra deveria ser 7500km, e os 15000km é que deveriam ser a exceção.

Tbem acho isso.
(=D>)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por gunbolt » Ter Mar 15, 2011 3:39 pm

que loucura hein... mas conte me mais sobre o dia do problema.

Qual era sua velocidade?

Como foi???
FIAT Bravo Absolute Dualogic 2011/2012 - Couro, RadioNAV e Som HI-FI
Ex:
FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
FIAT Uno Smart 2000/2001
FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por celowfx » Ter Abr 26, 2011 11:44 am

Bom dia pessoal, to dando up no post porque tive um problema parecido (dei up no outro post também).

Nesse final de feriado aconteceu algo parecido comigo: a biela se partiu e abriu um rombo no bloco do motor.
O mais curioso é que foi numa ladeira, em quinta marcha, sem acelerar.
Lendo os posts, e até pelo que o Ferranda comentou, poderia ser problema de lubrificação, mas o óleo tinha sido trocado uma semana antes!

Eu acabei de deixar o carro no meu mecânico de confiança para ele avaliar e me dar um parecer, até porque não sei maiores detalhes sobre o que houve.

O meu, ao contrário do colega, é o motor 1.8 8V da geração antiga (2007/2008). Segundo os breve comentários do meu mecânico, esse motor, por ser muito "pipizudo", gera muita força, o que leva as bielas a abrirem o bico com facilidade em caso de excesso de rotação. Segundo ele, até os carros da GM que são equipados com esses motores tem esse problema.

Amanhã terei uma resposta do mecânico, aí posto aqui pra atualizar.
Mas que é curioso, é!

Abraços.

Marcelo
Saudoso Kadettão vai deixar saudades pelas boas aventuras!
Imagem
[Bravo SpoRting]
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Ter Abr 26, 2011 11:54 am

Bom... Nesse motor da GM, acho 1/2 normal que isso ocorra.
Na verdade o motor 1.8, nada mais é que o motor 1.6 (geração corsa) com pistão maior.
Isso acarretou uma diminuição da parede do bloco, deixando mais fragil.
Mais e aí, quantos km o motor já tinha rodado?
OBS: Forçar "torque" em baixa rotação e marcha alta é um perigo. Pois rompe o filme de oleo lubrificante e a bomba não manda oleo suficiente devido a baixa rotação. E dalhe motor gerando calor devido ao esforço.

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por celowfx » Ter Abr 26, 2011 12:01 pm

Pois é, foi exatamente isso que o mecânico comentou.

Se não to errado, a km deve tá perto de uns 62.000, pra mais ou pra menos. Comprei ele há exatos 6 meses, seminovo, na CC.

O que me espanta é o fato de se ter um motor 1.8 tão forte e tão frágil ao mesmo tempo. Muito pouco aproveitado.
E, diga-se de passagem, faltou uma 6ª marcha, porque rodando à 120km/h a rotação já tá na casa das 3500rpm.

Como percorri um trecho razoável (de Londrina a Brasília), foi natural que ao longo do trajeto houvesse aumento da rotação na hora de ultrapassagens, mas sem nunca chegar no limite de corte.

E dá-lhe Ferranda! Hehehe

Abraços

Marcelo
Saudoso Kadettão vai deixar saudades pelas boas aventuras!
Imagem
[Bravo SpoRting]
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Ter Abr 26, 2011 12:48 pm

Caramba, mais 60.000km é novo pra dar essa dor de cabeça. :shock: :shock:
Chuto uns 4-5 paus pra deixar zerado.... Ainda mais com o lance do bloco...
Obs: Compre um bloco de lugar idôneo e peça NF, pois você terá que alterar no Detran de sua cidade a numeração do motor....
Senão vce vai arrumar pra sua cabeça na hra que for vender.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo