Gasolina Comum melhor que gasolina aditivada (1.6 Etorq)

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Gasolina Comum melhor que gasolina aditivada (1.6 Etorq)

por ~Jeffer~ » Sáb Ago 06, 2011 2:01 pm

Cada uma que a gente ouve por ai ... rsrrsrs como mtos falaram seria melhor se o cara falasse que nao sabe qual o problema e que "nao vai" arrumar ... ou que vc tem que deixar o carro por ai ... pq nao faz sentido nenhum dizer que a gasolina aditivada tem mais alcool e por isso fica com mais octanagem ... sendo que o carro eh flex e vc pode usar qlq tipo de mistura ...

Bom uma coisa que eu percebo ... (mas que eu acho que eh da minha cabeça) e que qdo eu fico usando mto tempo o msm combustivel qdo eu mudo pro outro ele fica MTO melhor ...
tipo fiquei uns 2 - 3 meses usando so gasolina (alcool a 2,00 ngm merece) dai qdo o alcool caiu o preço voltei pro alcool ... o carro parecia um foguete ... (até ai eh esperado em partes afinal o carro ganho 2cv com alcool) dai agora o alcool tah ficando caro de novo e voltei pra gasolina ... e o bicho tah que tah um foguete e olha que eh a gasolina comum ... vai explicar isso ... rsrrsrs

[]'s
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por manandjango » Sáb Ago 06, 2011 3:20 pm

- problema do acelerador eletrônico: vc arranca, solta o acelerador e 'embreia', ele ainda sobe um pouco o giro, pois é lento e também para evitar um tranco ao soltar o acelerador;
- no palio q tive deu um problema de atuador de lenta, auto acelerava em ponto morto subindo bastante o giro, trocado e resolvido.

aditivada superior a comum justamente pelos aditivos, que é a diferença que tem de uma para outra, o teor de alcool é o mesmo.

eu não levaria o carro num mecânico desses.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por LazzaPunto » Qui Ago 18, 2011 4:24 pm

Eae pessoal,

Eu particularmente não escuto mecânicos e sim o manual.
No manual está descrito que a gasolina a ser utilizada é a do tipo C, ou comum.
Se no manual não recomenda usar aditivada eu não coloco aditivada.

Isso não quer dizer que não se possa colocar...nos meus dois carros flex anteriores eu colocava aditivada, pois no manual não dizia nada.

A FIAT não iria colocar uma informação dessa de graça, mesmo podendo colocar outros tipos de combustível.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por otimaq » Qui Ago 18, 2011 4:38 pm

vcs viram no manual que pode colocar qualquer mistura de combustivel, so etanol ou so gasolina ou os dois juntos
Usuário Banido
Usuário Banido

por otimaq » Qui Ago 18, 2011 4:39 pm

leve o carro na cc,
hj levei o meu , para alguns reparos de montagens
ai o mecanico falou que tinha umas atualizaçoes p fazer no software
Usuário Banido
Usuário Banido

por Ramom » Qui Ago 18, 2011 6:13 pm

Quando eu for fazer a revisão no meu, eu vou aproveitar pra perguntar sobre essas atualizações. 8)
Velha Guarda
Velha Guarda

por tiagocaria » Sex Ago 19, 2011 12:03 pm

Ramom escreveu:Lendo o tópico pode parecer estranho. Mas o mecanico da CC onde peguei meu punto hj (estava com um problema de ficar acelerado sozinho quando passo da 1ª pra 2ª marcha e rpm oscilando) falou que podia ser problema da gasolina. Até ai tudo bem, o estranho é que ele falou para por só gasolina COMUM dizendo que aditivada tem mais alcool e seria pior para o carro devido a octanagem. Eu não entendi nada, nao faz o menor sentido.

1)Carro flex que nao pode usar gasolina que contem alcool (verdade que aditivada tem mais alcool?).

2) Li em todos os lugares que procurei que isso era problema no TBI (disseram q estava tudo otimo).

Conclusao, fiquei com o carro ficando acelerado por vontade propria e nao posso por aditivada. Vou por comum em outro posto pra ver se melhora.

Agora pessoal, alguem confirma essas afirmaçoes ae???

O que ele falou está ERRADO!

Pequena aulinha sobre combustiveis: (MODESTIA A PARTE)

A atual taxa de alcool na gasolina brasileira é a mesma (24%) para todas: comum, aditivada, podium, supra, etc, etc.
Isso ocorre porque para nao haver chumbo na gasolina, que é muito toxico, é adicionado alcool que mantem propriedades semelhantes na queima.
A gasolina de aviao, avigas, é a unica que ainda mantem o chumbo em sua composicao.

O nivel de octanagem novamente nao tem nada a ver com o percentual de alcool contido na gasolina (uma vez que é o mesmo para todas). A octanagem é definida pelo percentual de Iso-octanos presentes na gasolina (iso-octanos sao cadeias carbonicas de 8 carbonos que liberam muita energia durante a queima).
A gasolina é uma mistura de cadeias carbonicas dque vao desde 5 ate 8 carbonos e o percentual de cadeias de 8 carbonos define a octanagem dela como dito acima.
Assim, a gasolina comum tem 87 octanas uo seja 87% de cadeias de 8 carbonos em sua composicao
as gasolinas aditivadas tem 91 octanas - 91% de cadeias de 8 carbonos em sua composicao
a gasolina podium tem 95 octanas ou seja 95% de cadeias de 8 octanas

Quais as vantagens disso?

A queima é mais completa e por isso gera mais potencia

Isso faz diferença no meu carro?

Depende...
Se seu carro possui taxa de compressao elevada sim voce consegue extrair o maximo da gasolina com alta octanagem (a alta octanagem permite maior aumento do avanco de ignicao). Claro que voce sera beneficiado em parte pela melhor queima e tambem pelos aditivos que fazem papel limpador na camara de combustao.

Por isso quando dizemos aqui no forum pra voce encher o tanque com podium e dar umas aceleradas com o carro e para dar uma boa limpada em eventuais sujeirinhas no sistema de alimentacao e sentir o que o seu carro poderia ser se tivesse taxa de compressao maior.

Efetivamente para uso no dia-a-dia nao faz a menor diferenca usar gasolina comum ou aditivada. Eu mesmo uso comum todo o dia e quando esta no mesmo preco (as vezes acontece), coloco aditivada.

cada 6 meses meto um tanque de podium (ai meu bolso) e boa!

Espero ter ajudado
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por LucianoBH » Sex Ago 19, 2011 4:12 pm

Nunca abasteci com Pódium. Já que tocaram no assunto de taxa de compressão, será que faria alguma diferença sensível no etorq 1.6?
Bravo Essence Brancho Banchisa 1.8 16v Mecânico com bancos de Couro Marrom, Kit Esportivo I e Xenon 4300k
Ex-Punto: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=11966
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por DIOGO G. VIDAL » Ter Out 11, 2011 2:44 pm

Já ouvi falar que não é bom usar gasolina aditivada em carro flex......não sei se é lenda urbana...mas eu acreditei e nunca usei....kkkkk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AndreBsB » Ter Out 11, 2011 4:56 pm

Existem milhares de lendas urbanas. Frentistas e mecânicos que sabem fazer apenas o trivial adoram disseminar isso.

Eu abasteço com aditivada e tudo ok, com o 1.8 fazendo 12km/l.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

AnteriorPróximo