TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas

por AndreBsB » Ter Jul 05, 2011 4:16 pm

Azera mais econômico que o T-Jet a 120km/h constante? Interessante, mas é preciso ter o dom para manter isso com um V6. Se pisar pra valer, deve fazer menos de 6km/l.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por nilton_br » Ter Jul 05, 2011 4:20 pm

Meu T-jet fazia quase 13km/l na estrada, a 120km/h, mas para isso precisava estar com o piloto automático ligado.
Vendo lanternas de LED, informações: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=6014
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por flaviocamargos » Ter Jul 05, 2011 4:22 pm

cara, não sei se vale a pena... de fato, o cambio do Azera é bem longo, mas lembre que tem 269 Cvs e mais de 30 Kgfm de torque, enquanto o nosso T-jet tem 152 Cvs e 21,1 Kgfm de torque. Acho que o carro ficaria muito lento!!
Imagem
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Junior Luchi » Ter Jul 05, 2011 4:37 pm

V6 tá explicado!!!!
Um carro que tem cambio longo é o versalles royale que dá 120km/h com 2800rpm mais ou menos...acho q se vc conseguir um relação nessa faixa de giro pro seu deve ficar bom
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por RABD » Ter Jul 05, 2011 4:56 pm

Só uma consideração: não é porque a rotação do motor é mais alta que o consumo é mais alto...
A rotação que dá o menor consumo específico de qualquer motor é a rotação de máximo torque... no T-jet a tua idéia seria válida pq a rotação de torque máximo é na verdade uma faixa que vai de 2250 rpm a 4500 rpm...
Baseado nisso, acredito que tua idéia de baixar a rotação não vai alterar o consumo, visto que a potência utilizada pra manter velocidade constante vai ser a mesma com rotação de 3400 ou com 3000 (tu falou que usa bastante em estrada e com velocidade constante de 120km/h)
Consumo do carro é uma função da massa do carro, do coeficiente de arrasto aerodinamico e do arrasto dos pneus (isso considerando um torque constante)...
Vlw!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por moisesvalbuza » Ter Jul 05, 2011 5:42 pm

A intenção é boa e talz, mas a comparação é meio "estranha"....
Como o Flavio falou: "... 269 Cvs e mais de 30 Kgfm de torque, enquanto o nosso T-jet tem 152 Cvs e 21,1 Kgfm de torque..."
Um motorzão desses tem q trabalhar tranquilo a 120km/h msm, já o do T-Jet nem tanto né.
Essence 1.6 16V - 11/11 - Cinza Scandium - Creative 2 - VE Traseiro - Kit Casual - Alarme FIAT - G20 - Ponteirinha bacana
"Sem saber que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por markto007 » Ter Jul 05, 2011 9:06 pm

Boas colocações,

Bom realmente o fato do azera ser V6 a rotação em si geralmente é mais baixa, mas 2000 rpm a 120 me surpreendeu, apesar de ser forte quando ando manual em 5 marcha o carro não tem força (por isso usar a 4 é necessidade para ultrapassagens mais rapidas), so que embalado ele vai muito bem, silencioso e economico (fiz 10.5 em viagem com serra). Tbm não disse que é mais economico, até acredito que constantemente a 120km/h até pode ser, mas contando arrancar, subida o punto ganha, principalmente na cidade.

Radb, realmente é um crença minha acreditar que reduzir a rotação terei economia. Eu quero tentar fazer um teste simples esta semana. Quero passar duas vezes em um mesmo trajeto com pouca ou nenhuma subida a 100km/h (piloto auto) com a quinta e quarta marcha zerando o consumo e ver o que vai dar. Teoricamente para minha ideia ser viavel eu teria que ter uma diferenca razoavel entre o consumo dos dois.

Logicamente na ideia de andar a 120km teria mais resistencia do ar...

Bom estou analisando a relacao do punto 1.4 normal que tem as marchas mais longas, mas a relacao final mais curta, ou seja com uma caixa dessas e com a relacao final do tjet vou ter uma quinta marcha com 10% menos rotação. A minha ideia era ser 20% menos.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por RABD » Qua Jul 06, 2011 12:55 pm

Esqueci de falar antes: Isso de o torque ser constante de 2250 a 4500 rpm é com carga total no acelerador... Não sei como fica isso com carga pequena ou média... e isso não sei se alguém já testou em dinamometro...
Galera que mexeu no motor podia dar uma ajuda... Meio difícil alguem fazer uma passada no dino sem ser com carga maxima, mas "vai que", neh?! hehehe
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por degazzi » Qui Jul 07, 2011 11:29 pm

120km/h 2mil rpm? significa que a 6000RPM estaria a 360km/h, olha bem isso aí hein
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por flaviocamargos » Sex Jul 08, 2011 1:33 pm

Mas não podemos nos esquecer dos fatores externos que agem no carro! esses 360 Km/h seria so na teoria... Temos atrito com o chão, atrito com o ar... tanta coisa...
Imagem
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo