Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Nenhum motor flex ou a álcool injeta gasolina na partida depois que já esquentou. Não precisa. O coletor / cabeçote já estão aquecidos, e com isso o combustível vaporiza com facilidade.
Alguns usam a gasolina da partida a frio tbm durante a aceleração rápida, mas isso somente enquanto o motor está em warm-up.
O cheiro de gasolina é fácil de perceber, é só chegar com o nariz perto do escape. Não tem como não perceber, a diferença é grotesca, pois gasolina fede por natureza.
Importante frisar que isso passou a acontecer aproximadamente depois dos 50.000 km; até então ele não tinha esse problema.
Mas e a localização do sensor, ninguém sabe? (tem um conector do lado direito do cabeçote, logo abaixo da caixa do filtro de ar... será que é esse?)
Alguns usam a gasolina da partida a frio tbm durante a aceleração rápida, mas isso somente enquanto o motor está em warm-up.
O cheiro de gasolina é fácil de perceber, é só chegar com o nariz perto do escape. Não tem como não perceber, a diferença é grotesca, pois gasolina fede por natureza.
Importante frisar que isso passou a acontecer aproximadamente depois dos 50.000 km; até então ele não tinha esse problema.
Mas e a localização do sensor, ninguém sabe? (tem um conector do lado direito do cabeçote, logo abaixo da caixa do filtro de ar... será que é esse?)
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Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Que eu saiba esse motor tem 2 sensores...
1 no radiador e outro na cabeça da valvula termostatica.
O primeiro lê a temperatura do radiador e manda sinal para comandar os eletroventiladores.
O que fica proximo da valvula termostatica é o que o modulo usa para gerenciamento.

1 no radiador e outro na cabeça da valvula termostatica.
O primeiro lê a temperatura do radiador e manda sinal para comandar os eletroventiladores.
O que fica proximo da valvula termostatica é o que o modulo usa para gerenciamento.


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Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Beleza Ferranda, obrigado! Vou ver se troco ele amanhã.
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Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Mas não acredito que seja o sensor....
Se fosse, daria pau no motor frio tbem.... (principalmente).
E seria um problema de facil detecção com o scanner.
Acredito que possa ser algum bico emperrado aberto, quando vce desliga o carro a noite ele vaporiza o combustivel pressurizado da linha, ao dar a partida a linha volta a pressurizar e a vazar, mas logo em seguida vem a partida.
Porem ao parar por curto periodo, ele "afoga" o coletor de alcool que é dragado de uma só vez na partida, afogando o motor...
Mas podem ser varias coisas.....

Se fosse, daria pau no motor frio tbem.... (principalmente).
E seria um problema de facil detecção com o scanner.
Acredito que possa ser algum bico emperrado aberto, quando vce desliga o carro a noite ele vaporiza o combustivel pressurizado da linha, ao dar a partida a linha volta a pressurizar e a vazar, mas logo em seguida vem a partida.
Porem ao parar por curto periodo, ele "afoga" o coletor de alcool que é dragado de uma só vez na partida, afogando o motor...
Mas podem ser varias coisas.....


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Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Assim, o sensor de temperatura é uma resistência que varia de acordo com a temperatura (do ar ou da água), fazendo variar a tensão de entrada do conversor D/A da ECU (normalmente de 0 a 5V). Os únicos erros que o scanner consegue detectar é quando a tensão está no máximo (sensor em curto, por ex) ou no mínimo (cabo desconectado, terminal rompido ou algo desse tipo).
O que eu imagino que possa estar acontecendo: por algum motivo, o sensor está informando para o módulo uma tensão que não condiz com aquela temperatura medida. Esse tipo de erro o scanner não pega.
O sensor fica "de molho" no líquido de arrefecimento. Se mesmo com Paraflu (ou sei lá qual é a marca que a FIAT tem usado hj em dia) teve ponto de corrosão e furou o radiador dessa encrenca - aliás, um absurdo, paguei quase 600 reais
um radiador novo - VAI QUE tenha calcificado em volta do sensor...
O que eu imagino que possa estar acontecendo: por algum motivo, o sensor está informando para o módulo uma tensão que não condiz com aquela temperatura medida. Esse tipo de erro o scanner não pega.
O sensor fica "de molho" no líquido de arrefecimento. Se mesmo com Paraflu (ou sei lá qual é a marca que a FIAT tem usado hj em dia) teve ponto de corrosão e furou o radiador dessa encrenca - aliás, um absurdo, paguei quase 600 reais

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Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Ricardo, concordo em partes....
Com o scanner é possível saber a temperatura "real" do liquido circulante no cabeçote.
Se o termopar estiver com "pau" não dará erro, porem com um "tiquinho" de logica, dá pra ver se tem algo errado....
Só verificar a "curva" de aquecimento do liquido de arrefecimento!
O conceito do termopar (efeito seebeck) é esse mesmo.

Com o scanner é possível saber a temperatura "real" do liquido circulante no cabeçote.
Se o termopar estiver com "pau" não dará erro, porem com um "tiquinho" de logica, dá pra ver se tem algo errado....
Só verificar a "curva" de aquecimento do liquido de arrefecimento!
O conceito do termopar (efeito seebeck) é esse mesmo.



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Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Sinceramente, acho pouco provável que seja o sensor de temperatura. Se está desconfiado dele, é só prestar atenção se, na partida a quente, é injetado gasolina também.
Meu pai tinha problemas com isso no Fox que ele comprou, desde zero. A concessionária só sabe ligar o scanner e ver se tem erros. No caso do Fox, era uma válvula solenoide que liberava ou não a passagem da gasolina do tanque de partida a frio junto com o combustível do tanque. No caso, quando quente, ela travava e não permitia passagem de nenhum combustível.
Sinceramente, não vi essa válvula do cofre do 1.8 E-torq, não sei se existe.
Meu pai tinha problemas com isso no Fox que ele comprou, desde zero. A concessionária só sabe ligar o scanner e ver se tem erros. No caso do Fox, era uma válvula solenoide que liberava ou não a passagem da gasolina do tanque de partida a frio junto com o combustível do tanque. No caso, quando quente, ela travava e não permitia passagem de nenhum combustível.
Sinceramente, não vi essa válvula do cofre do 1.8 E-torq, não sei se existe.

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Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Um tempo atras, dei essa resposta a um colega e acertei em "cheio" Meio "Mae Dinah" Rsrsrs
E pode ser o seu caso tambem..... lembrando que gasolina vaporiza mais facil que alcool e que o alcool da uma bela afogada numa situação dessas
Vale dar uma verificada.
viewtopic.php?f=2&t=23146
E pode ser o seu caso tambem..... lembrando que gasolina vaporiza mais facil que alcool e que o alcool da uma bela afogada numa situação dessas

Vale dar uma verificada.

viewtopic.php?f=2&t=23146
kekoxavier escreveu:Ferranda escreveu:kekoxavier escreveu:Troca da Bomba de combustível (após ter sido constatado a baixa na pressão da linha de combustível quando se desligava o carro – caía de 3,5 bar para 1,0 bar em 40 minutos)
A bomba ter esse comportamento é normal, o sistema "perde pressão" com a chave de ignição desligada!!!!
O sistema só volta a se pressurizar ao virar a chave de ignição para nova partida.
Te fizeram trocar a bamba inutilmente!
O veiculo esta "afogando" ?
Você percebe forte cheiro de combustível ao dar a nova partida?
Ao recolocarem os bicos, podem não ter passado um lubrificante e ter torcido ou “mordiscado” o o-ring de vedação do bico, com isso, o combustível fica acumulando no coletor e ao dar a nova partida "afoga" os cilindros.
Ou o bico nao esta fechando por completo ao desligar o carro e fazendo o mesmo efeito acima!
Por isso a demora a pegar após longo período, dessa forma, mais combustível fica acumulado no coletor.
Tente isso.![]()
Exatamente isso.... ao ligar o carro ele demora a pegar e sobe um forte cheiro de combustível. Vou verificar isso. Grato Ferranda

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Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Sugestão bastante válida! 
Assim que possível eu saco os bicos e deixo eles na cuba de ultra-som para dar uma limpada, aproveitando para trocar os o'rings de vedação.
OBS: Não troquei o sensor pq não tinha na auto-peças perto de casa, precisava encomendar.

Assim que possível eu saco os bicos e deixo eles na cuba de ultra-som para dar uma limpada, aproveitando para trocar os o'rings de vedação.
OBS: Não troquei o sensor pq não tinha na auto-peças perto de casa, precisava encomendar.
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