Como funciona o DNA ???

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Como funciona o DNA ???

por Pikes Peak » Dom Jul 06, 2014 1:24 pm

andrek escreveu:Boa noite Luis,

O DNA não interfere na turbina (que funciona normalmente, e igualmente, nos três modos), ele altera apenas a resposta do acelerador e os mapas da injeção.

Em Dynamic, ele prioriza o desempenho: imagina que você pisa a 50% do curso do pedal do acelerador, e a borboleta do acelerador vai estar, na verdade, aberta em mais do que 50% do total. Em Normal, o acelerador responde linearmente ao pedal, sem alterações, e em Autonomy é o contrário, a borboleta do acelerador vai estar menos aberta do que a posição do pedal sugere. Ou seja, para uma mesma "pisada", o carro vai responder mais rápido em D, e mais lento em A - com o N no meio termo.

Além disso, os mapas de injeção também variam: trabalham com a mistura ar-combustível mais "rica" em D (mais combustível, portanto mais potência e desempenho), e mais "pobre" em A (maior economia), sempre com o N no meio termo.

Em Dynamic, o painel exibe o manômetro do turbo (para explorar melhor seu desempenho nas acelerações), e aparece um sinal "+" para trocas de marchas ascendentes em alta rotação, priorizando o desempenho. Em Autonomy, o manômetro do turbo é substituído por um econômetro gráfico, e o carro sugere com um sinal "+" as trocas ascendentes, e nesse caso também um sinal "-" para reduções, sempre objetivando a máxima economia de combustível. Em Normal, não existem essas indicações.

Mas nos três casos, se você pisar até o final do curso do pedal, a borboleta do acelerador vai estar 100% aberta, e o mapa da injeção vai priorizar a mistura mais rica, e é por isso que, pisando no talo, não há diferença de desempenho entre os três modos, porque nessa situação extrema os três são iguais. Em todas as faixas intermediárias de aceleração, valem as diferenças que comentei, e a alteração no comportamento do carro é nítida, sobretudo em Dynamic. :twisted:

Espero ter ajudado! (:D)

Abraços!

Então. Vi em sua explicação falando em mudança dos mapas de combustível, poderia informar de onde veio esta informação?

Pois até hoje o conhecimento que eu tinha era o sistema "DNA" agiria apenas na relação pedal do acelerador x borboleta eletrônica, exemplificando em modo D o "curso virtual" seria mais direto/rapido como sendo utilizado um "Sprint Booster", modo N seria o normal sem alterar a relação e o A teria um "atraso" proposital na abertura da borboleta propiciando mais sutileza as reações do motor, inclusive este modo parece ter sido uma adaptação do modo "snow" europeu.

Em tempo, mistura rica em modo D não faz sentido pois a potência maxima de um motor geralmente vem de mistura ideal para baixo até em alguns casos. Mas gostaria de saber se realmente há alteração nos mapas de combustivel ou até mesmo de ignição, ou se realmente seria apenas na borboleta.

Em todo caso, sabe-se que após o uso comum das borboletas eletronicas pelas fabricantes, há uma infinidade de recursos para serem utilizados, desde as "rampas de abertura" em baixas acelerações ou bruscas, para controlar melhor a aceleração sem reações bruscas, etc.

Inclusive muita gente se incomoda com o delay das borboletas eletronicas em relação aos antigos sistemas de borboletas acionadas a cabo...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por andrek » Dom Jul 06, 2014 4:42 pm

Fala Márcio, tudo bem?

Sinceramente, não me lembro de todas as fontes que consultei sobre o sistema DNA (foi há quase 2 anos, e li TUDO o que achei a respeito na época... rs) e a explicação que escrevi aqui foi um apanhado de tudo o que pesquisei. A questão dos mapas de injeção foi comentada textualmente, entre outras fontes, pela Quatro Rodas de Agosto/2012: "Os três programas utilizam mapas de calibração distintos da central eletrônica do motor". Segue link:

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 9955.shtml

A reportagem cita ainda os diferentes mapas da injeção quando comenta que o T-Jet EVO ficou mais econômico que o anterior, mantendo o mesmo desempenho.

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Luis16v » Dom Jul 06, 2014 9:39 pm

A sensação que eu tenho é a de que o modo dynamic não atua só na borboleta não.... Porque se eu der um pisadão no modo normal o carro não tem a mesma atitude que o modo dynamic... No dynamic a resposta é muito maior....se fosse só questão de abertura de borboleta nem faria sentido o custo da fábrica um sistema "engana-trouxa".
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Dom Jul 06, 2014 11:24 pm

Eu tenho essa mesma sensação quado seleto no modo Dinâmico, o carro além de responder melhor ao acelerador, dá impressão de ficar mais "forte".

Eu deixo todo tempo no modo Normal, só quando vou dar uma acelerada com algum outro carro que seleto o "D", só acho ruim, quando setado nesse modo saídas em 1ª marcha, pois se não estiver acostumado já sai fritando, que foi o caso quando reprogramei o carro, tive que acostumar.

Sobre a funcionalidade, também acreditava que seria algo relacionado ao acelerador x borboleta e também como se fosse um sprint booster de fábrica, mas pelo fato de sentir essa diferença no modo Dinâmico, acredito em mudança de mapas, pois mesmo pisando fundo no modo "N", ainda sinto o carro meio amarrado
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por rafa.biomed » Seg Jul 07, 2014 12:17 am

Tenho a mesma sensação... Embora as revistas especializadas digam que o tempo de 0-100 e o consumo permanecem os mesmos eu sinto o torque vindo antes .. E a aceleração muito mais forte e continua do que no modo normal.. Principalmente retomadas...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por andrek » Seg Jul 07, 2014 11:09 am

Concordo com os amigos; a sensação, na prática, é que em Dynamic o carro anda mais. A informação de que são alterados os parâmetros do acelerador (que se vê em algumas fontes), e também da injeção (que se vê em outras), é a que melhor explica o comportamento do carro.

Testes de revistas são situações meio longe da realidade, com acelerações extremas, consumo em velocidades absolutamente constantes numa pista plana, e por aí vai... no dia a dia, na vida real, a história é bem diferente , até porque as condições dos testes dificilmente são reproduzidas. Na minha opinião, os testes servem de parâmetro, mas não contam tudo.

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Pikes Peak » Ter Jul 08, 2014 8:12 am

Mas ai que esta, esta sensação acredito estar relacionada as reações do acelerador apenas, pois se houvesse diferença em mapas de injeção o lugar tira dúvidas seria em um dinamometro.

Levando em conta o texto da 4Rodas, que sou assinante mas leio muitos absurdos, lê-se
" Os três programas utilizam mapas de calibração distintos da central ele- trônica do motor. Em "dinâmico", a injeção de combustível é adiantada, deixando o carro mais ágil. Com o modo "autonomia" ligado, ocorre o oposto. Além disso, um sinal é exibido no painel, indicando o momento ideal para as trocas de marcha."

Mapas de calibração eles falam em um primeiro momento e depois falam em injeção de combustível adiantado, que pra mim nada mais é que quem controla a borboleta é a "central eletronica" e adiantar a injeção seria causado pela aceleração mais cedo. Vou mandar um email para a Fiat e esperar sentado uma resposta boa ao invés de textos prontos padrão. hehe
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Pikes Peak » Ter Jul 08, 2014 8:21 am

Estou no celular e não consegui fazer um quote, mas acredito que o Overspeed notaria três submapas de acerto na ECU da Fiat. Pois ele comenta algo como eu penso:

Em resumo, o DNA é um seletor exatamente igual ao aparelho speed booster, vc tem 3 posições uma "normal" na qual a relação entre angulo no pedal e angulo da borboleta são mais ou menos diretos, uma posição (A) aonde a relação faz com que um angulo maior de pedal seja requerido pra que a borboleta abra (fica mais manso em meio pedal) e uma posição na qual o angulo do pedal proporciona um angulo maior na borboleta (e vai a 100% com menos do que 90% de pedal antecipando pé no fundo).

Ou seja ela influencia APENAS no desejo de torque do motorista (qto mais vc aperta => mais torque deseja)

no A=> mesmo o motorista desejando mais torque a borboleta abre menos e com isso fica mais econômico
no N=> a relação fica "normal" proxima de 1:1 em meio pedal.
no D=> vc pisa pouco e a borboleta abre mais dando mais torque em intermediária e abre 100% com menos do que 90% de pedal.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Qua Jul 09, 2014 12:44 pm

Quando passei meu carro no dinamômetro não consegui seletar no modo Dynamic, ficou travado no Normal pois acusou erro no ABS já que as rodas traseiras não estavam em movimento. Além de que o velocímetro não funcionava e o odômetro não marcava a rodagem, apenas o conta-giros.

Mas seria uma boa passar o carro em um dinamômetro com esses 3 modos seletados pra ver se realmente há alguma diferença em potência.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por andrek » Qua Jul 09, 2014 3:58 pm

Caro Febezza, não haverá diferença de potência, dado que com 100% do pedal acionado, não há nenhuma alteração entre os três modos do DNA.

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

Anterior