Marca de aditivo do radiador

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Marca de aditivo do radiador

por guilherme.preradovic » Qua Jan 27, 2016 6:25 pm

Sim sim concordo VLA, eu havia visto aqueles testes do Inmetro a algum tempo já (na época tinha um Escort Zetec membro do Escort Clube), bati alguns CPNJ que estão lá no relatório como marcas "pilantras" q fazem aditivo do tipo "quisuco" água + corante.

Além da Radiex que ficou explicita, também aferi nos meio dos CNPJ a Petroplus, empresa detentora dos direitos de fabricação da marca STP, como vc havia dito acima em questão de marcas, ambas já consagradas entre motoristas, entusiastas e mecânicos fazendo sacanagem com o consumidor!

As marcas que citei são algumas a qual busquei referencias quando necessitei, já utilizei delas fazendo testes com densímetro e reservando um pouco para testar ebulição/congelamento, testes um tanto quanto caseiros (em casa mesmo kkk) porem baseados em parâmetros informados pelos fabricantes em data sheets em seus sites.

Abraços.
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Re: Marca de aditivo do radiador

por Scorpio » Qua Jan 27, 2016 8:19 pm

dbp escreveu:Uso qualquer uma. Nunca tive problema com o líquido, mas sim com mangueira furada, bomba dagua estourada, radiador rachado, reservatório trincado, borda do cabeçote corroída.... aí vasava tudo! Mas a marca nunca olhei.

Colocar qualquer aditivo é pedir para ter problemas na bomba d’água, válvula termostática, reservatório de compensação, radiador e demais componentes do sistema de arrefecimento; lembrando que existem aditivos sintéticos, orgânicos e a base de polímeros que de forma alguma podem ser misturados entre si.

O melhor é usar o aditivo recomendado pela Fiat ou algum outro homologado por uma montadora, já que o sistema de arrefecimento tem praticamente os mesmos materiais (ferro fundido, alumínio, latão, plastico, cobre, etc.) em todos os veículos. Sempre observando se o aditivo original é orgânico ou sintético e se for trocar de marca tem que esgotar o sistema, lavar e colocar o novo aditivo na proporção correta, nunca misturando marcas diferentes de aditivo; lembrando que atualmente nenhuma montadora utiliza aditivo a base de polímeros.

Para saber mais sobre como determinar a hora da troca do fluido de arrefecimento: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=17&t=28191

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Re: Marca de aditivo do radiador

por le_andro » Qui Jan 28, 2016 5:43 pm

O aditivo Radiex que foi reprovado é a base de polímeros, que não atente as normas da ABNT. A Radiex tem um produto orgânico a base de monoetilenoglicol (Tap R-1862), que atende a norma, mas é difícil de encontrar. O que eu acho errado é a Radiex comercializar um produto que não atende as normas da ABNT, induzindo o consumidor ao erro e se misturar os dois tipos pode causar danos ao sistema.
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Re: Marca de aditivo do radiador

por guilherme.preradovic » Sex Jan 29, 2016 1:16 pm

Bom dia amigo!

Pois é Le_andro, a Radiex é uma empresa antiga de renome que "cagou" e sentou em cima, quando espediram aquela nota para o Inmetro que "após de muitos anos testando em laboratório diversos químicos seus engenheiros e cientistas chegaram a conclusão que a ÁGUA é o melhor condutor térmico existente para arrefecimento de motores" e por conta disso meteram quase 90% de água na formula do aditivo! WTF né man (~X()

Agora sobre os motores de nossos Puntos, Lineas e família, eles usam o aditivo do tipo Long Life Orgânico por alguns motivos, principalmente 3, seguem eles explicados abaixo:

- Metais nobres: Nossos motores Fire, E-Torq e T-Jet possuem muitas ligas de metais "leves", os mais recorrentes são o aluminio e o magnesio, que hoje correspondem com quase 50% da construção do propunsor, os aditivos sintéticos mais antigos reagem quimicamente com esses metais e os cavitam, no portugues claro "fazem buracos" nessas ligas e isso é um problemão.

- Alta temperatura: Mediante a atual concepção de motores Flex de fabricação Tupiniquim, eles trabalham com altas rotações e compressão para o melhor aproveitamento da força cinética produzida na esplosão do combustivel e o uso de combustiveis tão diferentes como o Etanol e a Gasolina, dessa forma os motores trabalham muito mais quentes do que os de concepção mais antiga, e não é só o óleo quem "apanha" dessas altas temperaturas, o aditivo no sistema de arrefecimento também e muito, ele perde suas propriedades, se cristaliza e/ou evapora, e os Organicos do tipo Long Life suportam as altas temperaturas tão bem quanto um óleo de motor 100% sintético.

- Resistência química: Por ser feito com monoetilenoglicol (um tipo de álcool de excelente qualidade) ele tem alta resistência a contaminantes químicos como alvejantes, derivados de petróleo, minerais e acidos, facilmente encontrados e contaminados nas melhores mecânicas e em nossas próprias casas.

Por essas e outras que é de suma importância, manter esse sistema rodando direitinho, dentro do prazo de manutenção e com os produtos corretos :wink:

Abraços.
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Re: Marca de aditivo do radiador

por VLA » Seg Fev 01, 2016 7:28 am

por essas e outras eu pago os 38 reais no petronas (antigo paraflu, original fiat há anos) pra completar o meu sistema e evitar preocupação.

certamente tem outras marcas muito boas, tem que pesquisar com cuidado... mas misturar marcas eu não curto muito, só se fosse pra fazer a limpeza completa.
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Re: Marca de aditivo do radiador

por fmacedo » Seg Fev 01, 2016 10:42 pm

Aditivo e basicamente monoetilenoglicol, e possuem versões concentradas para ser diluidas e versões já diluidas, uma marca de bom custo benefício que encontrei foi o delphi, vale lembrar que monoetilenoglicol e altamente nocivo ao meio ambiente, sobre o aditivo da radiex a base de polímeros é uma nova geração de aditivo que deve substituir o monoetilenoglicol, por ser usado em menor quantidade e proteger melhor principalmente as partes plásticas
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Re: Marca de aditivo do radiador

por felipebm86 » Ter Fev 02, 2016 8:59 am

Na última limpeza do sistema de arrefecimento utilizei o Valeo Protect Ultra concentrado orgânico pelo custo de R$ 13,00 a menos por litro em comparação ao Paraflu UP e por seguir as mesmas normas ABNT/NBR 15297, se alguém estiver em dúvida pode colocar tranquilo.

Ah, além de tudo é biodegradável.
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Re: Marca de aditivo do radiador

por le_andro » Qua Fev 03, 2016 8:39 pm

felipebm86 escreveu:Na última limpeza do sistema de arrefecimento utilizei o Valeo Protect Ultra concentrado orgânico pelo custo de R$ 13,00 a menos por litro em comparação ao Paraflu UP e por seguir as mesmas normas ABNT/NBR 15297, se alguém estiver em dúvida pode colocar tranquilo.

Ah, além de tudo é biodegradável.


O Valeo é bom msm? Já vi em outros fóruns que ele perde a coloração com 3 meses de uso e fica parecendo que só tem água no reservatório.
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Re: Marca de aditivo do radiador

por CADRI » Qua Fev 03, 2016 9:43 pm

le_andro escreveu:
felipebm86 escreveu:Na última limpeza do sistema de arrefecimento utilizei o Valeo Protect Ultra concentrado orgânico pelo custo de R$ 13,00 a menos por litro em comparação ao Paraflu UP e por seguir as mesmas normas ABNT/NBR 15297, se alguém estiver em dúvida pode colocar tranquilo.

Ah, além de tudo é biodegradável.


O Valeo é bom msm? Já vi em outros fóruns que ele perde a coloração com 3 meses de uso e fica parecendo que só tem água no reservatório.


Leandro, já que seu Punto é um T-jet!!! Vai de: www.spaturbo.com.br/loja/produto/aditiv ... ngineering

Boa sorte!
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Re: Marca de aditivo do radiador

por felipebm86 » Qui Fev 04, 2016 7:45 am

le_andro escreveu:
felipebm86 escreveu:Na última limpeza do sistema de arrefecimento utilizei o Valeo Protect Ultra concentrado orgânico pelo custo de R$ 13,00 a menos por litro em comparação ao Paraflu UP e por seguir as mesmas normas ABNT/NBR 15297, se alguém estiver em dúvida pode colocar tranquilo.

Ah, além de tudo é biodegradável.


O Valeo é bom msm? Já vi em outros fóruns que ele perde a coloração com 3 meses de uso e fica parecendo que só tem água no reservatório.


É bom sim, em pelo menos 6 meses não percebi perda de coloração, inclusive sua vida útil segundo o fabricante é pra 5 anos ou no mínimo 150mil km! (eu troco a cada 2 anos)
Também lembro que coloração não significa que o aditivo perdeu suas propriedades afinal o que dá a cor característica são apenas corantes que podem ser neutralizados por cloro ou sais por exemplo (se você utilizar agua de torneira).

Se alguém quiser mais informações ele é produzido pela multinacional PEAK AUTOMOTIVA http://peak.com.br/
Catálogo Valeo http://www.valeoservice.com.br/catalogo/valeo_termico.zip
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