Marca de aditivo do radiador
Re: Marca de aditivo do radiador
Sim sim concordo VLA, eu havia visto aqueles testes do Inmetro a algum tempo já (na época tinha um Escort Zetec membro do Escort Clube), bati alguns CPNJ que estão lá no relatório como marcas "pilantras" q fazem aditivo do tipo "quisuco" água + corante.
Além da Radiex que ficou explicita, também aferi nos meio dos CNPJ a Petroplus, empresa detentora dos direitos de fabricação da marca STP, como vc havia dito acima em questão de marcas, ambas já consagradas entre motoristas, entusiastas e mecânicos fazendo sacanagem com o consumidor!
As marcas que citei são algumas a qual busquei referencias quando necessitei, já utilizei delas fazendo testes com densímetro e reservando um pouco para testar ebulição/congelamento, testes um tanto quanto caseiros (em casa mesmo kkk) porem baseados em parâmetros informados pelos fabricantes em data sheets em seus sites.
Abraços.
Além da Radiex que ficou explicita, também aferi nos meio dos CNPJ a Petroplus, empresa detentora dos direitos de fabricação da marca STP, como vc havia dito acima em questão de marcas, ambas já consagradas entre motoristas, entusiastas e mecânicos fazendo sacanagem com o consumidor!
As marcas que citei são algumas a qual busquei referencias quando necessitei, já utilizei delas fazendo testes com densímetro e reservando um pouco para testar ebulição/congelamento, testes um tanto quanto caseiros (em casa mesmo kkk) porem baseados em parâmetros informados pelos fabricantes em data sheets em seus sites.
Abraços.



Re: Marca de aditivo do radiador
dbp escreveu:Uso qualquer uma. Nunca tive problema com o líquido, mas sim com mangueira furada, bomba dagua estourada, radiador rachado, reservatório trincado, borda do cabeçote corroída.... aí vasava tudo! Mas a marca nunca olhei.
Colocar qualquer aditivo é pedir para ter problemas na bomba d’água, válvula termostática, reservatório de compensação, radiador e demais componentes do sistema de arrefecimento; lembrando que existem aditivos sintéticos, orgânicos e a base de polímeros que de forma alguma podem ser misturados entre si.
O melhor é usar o aditivo recomendado pela Fiat ou algum outro homologado por uma montadora, já que o sistema de arrefecimento tem praticamente os mesmos materiais (ferro fundido, alumínio, latão, plastico, cobre, etc.) em todos os veículos. Sempre observando se o aditivo original é orgânico ou sintético e se for trocar de marca tem que esgotar o sistema, lavar e colocar o novo aditivo na proporção correta, nunca misturando marcas diferentes de aditivo; lembrando que atualmente nenhuma montadora utiliza aditivo a base de polímeros.
Para saber mais sobre como determinar a hora da troca do fluido de arrefecimento: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=17&t=28191
.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Marca de aditivo do radiador
O aditivo Radiex que foi reprovado é a base de polímeros, que não atente as normas da ABNT. A Radiex tem um produto orgânico a base de monoetilenoglicol (Tap R-1862), que atende a norma, mas é difícil de encontrar. O que eu acho errado é a Radiex comercializar um produto que não atende as normas da ABNT, induzindo o consumidor ao erro e se misturar os dois tipos pode causar danos ao sistema.
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Re: Marca de aditivo do radiador
Bom dia amigo!
Pois é Le_andro, a Radiex é uma empresa antiga de renome que "cagou" e sentou em cima, quando espediram aquela nota para o Inmetro que "após de muitos anos testando em laboratório diversos químicos seus engenheiros e cientistas chegaram a conclusão que a ÁGUA é o melhor condutor térmico existente para arrefecimento de motores" e por conta disso meteram quase 90% de água na formula do aditivo! WTF né man
Agora sobre os motores de nossos Puntos, Lineas e família, eles usam o aditivo do tipo Long Life Orgânico por alguns motivos, principalmente 3, seguem eles explicados abaixo:
- Metais nobres: Nossos motores Fire, E-Torq e T-Jet possuem muitas ligas de metais "leves", os mais recorrentes são o aluminio e o magnesio, que hoje correspondem com quase 50% da construção do propunsor, os aditivos sintéticos mais antigos reagem quimicamente com esses metais e os cavitam, no portugues claro "fazem buracos" nessas ligas e isso é um problemão.
- Alta temperatura: Mediante a atual concepção de motores Flex de fabricação Tupiniquim, eles trabalham com altas rotações e compressão para o melhor aproveitamento da força cinética produzida na esplosão do combustivel e o uso de combustiveis tão diferentes como o Etanol e a Gasolina, dessa forma os motores trabalham muito mais quentes do que os de concepção mais antiga, e não é só o óleo quem "apanha" dessas altas temperaturas, o aditivo no sistema de arrefecimento também e muito, ele perde suas propriedades, se cristaliza e/ou evapora, e os Organicos do tipo Long Life suportam as altas temperaturas tão bem quanto um óleo de motor 100% sintético.
- Resistência química: Por ser feito com monoetilenoglicol (um tipo de álcool de excelente qualidade) ele tem alta resistência a contaminantes químicos como alvejantes, derivados de petróleo, minerais e acidos, facilmente encontrados e contaminados nas melhores mecânicas e em nossas próprias casas.
Por essas e outras que é de suma importância, manter esse sistema rodando direitinho, dentro do prazo de manutenção e com os produtos corretos
Abraços.
Pois é Le_andro, a Radiex é uma empresa antiga de renome que "cagou" e sentou em cima, quando espediram aquela nota para o Inmetro que "após de muitos anos testando em laboratório diversos químicos seus engenheiros e cientistas chegaram a conclusão que a ÁGUA é o melhor condutor térmico existente para arrefecimento de motores" e por conta disso meteram quase 90% de água na formula do aditivo! WTF né man

Agora sobre os motores de nossos Puntos, Lineas e família, eles usam o aditivo do tipo Long Life Orgânico por alguns motivos, principalmente 3, seguem eles explicados abaixo:
- Metais nobres: Nossos motores Fire, E-Torq e T-Jet possuem muitas ligas de metais "leves", os mais recorrentes são o aluminio e o magnesio, que hoje correspondem com quase 50% da construção do propunsor, os aditivos sintéticos mais antigos reagem quimicamente com esses metais e os cavitam, no portugues claro "fazem buracos" nessas ligas e isso é um problemão.
- Alta temperatura: Mediante a atual concepção de motores Flex de fabricação Tupiniquim, eles trabalham com altas rotações e compressão para o melhor aproveitamento da força cinética produzida na esplosão do combustivel e o uso de combustiveis tão diferentes como o Etanol e a Gasolina, dessa forma os motores trabalham muito mais quentes do que os de concepção mais antiga, e não é só o óleo quem "apanha" dessas altas temperaturas, o aditivo no sistema de arrefecimento também e muito, ele perde suas propriedades, se cristaliza e/ou evapora, e os Organicos do tipo Long Life suportam as altas temperaturas tão bem quanto um óleo de motor 100% sintético.
- Resistência química: Por ser feito com monoetilenoglicol (um tipo de álcool de excelente qualidade) ele tem alta resistência a contaminantes químicos como alvejantes, derivados de petróleo, minerais e acidos, facilmente encontrados e contaminados nas melhores mecânicas e em nossas próprias casas.
Por essas e outras que é de suma importância, manter esse sistema rodando direitinho, dentro do prazo de manutenção e com os produtos corretos

Abraços.



Re: Marca de aditivo do radiador
por essas e outras eu pago os 38 reais no petronas (antigo paraflu, original fiat há anos) pra completar o meu sistema e evitar preocupação.
certamente tem outras marcas muito boas, tem que pesquisar com cuidado... mas misturar marcas eu não curto muito, só se fosse pra fazer a limpeza completa.
certamente tem outras marcas muito boas, tem que pesquisar com cuidado... mas misturar marcas eu não curto muito, só se fosse pra fazer a limpeza completa.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Marca de aditivo do radiador
Aditivo e basicamente monoetilenoglicol, e possuem versões concentradas para ser diluidas e versões já diluidas, uma marca de bom custo benefício que encontrei foi o delphi, vale lembrar que monoetilenoglicol e altamente nocivo ao meio ambiente, sobre o aditivo da radiex a base de polímeros é uma nova geração de aditivo que deve substituir o monoetilenoglicol, por ser usado em menor quantidade e proteger melhor principalmente as partes plásticas
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Re: Marca de aditivo do radiador
Na última limpeza do sistema de arrefecimento utilizei o Valeo Protect Ultra concentrado orgânico pelo custo de R$ 13,00 a menos por litro em comparação ao Paraflu UP e por seguir as mesmas normas ABNT/NBR 15297, se alguém estiver em dúvida pode colocar tranquilo.
Ah, além de tudo é biodegradável.
Ah, além de tudo é biodegradável.
Re: Marca de aditivo do radiador
felipebm86 escreveu:Na última limpeza do sistema de arrefecimento utilizei o Valeo Protect Ultra concentrado orgânico pelo custo de R$ 13,00 a menos por litro em comparação ao Paraflu UP e por seguir as mesmas normas ABNT/NBR 15297, se alguém estiver em dúvida pode colocar tranquilo.
Ah, além de tudo é biodegradável.
O Valeo é bom msm? Já vi em outros fóruns que ele perde a coloração com 3 meses de uso e fica parecendo que só tem água no reservatório.
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Re: Marca de aditivo do radiador
le_andro escreveu:felipebm86 escreveu:Na última limpeza do sistema de arrefecimento utilizei o Valeo Protect Ultra concentrado orgânico pelo custo de R$ 13,00 a menos por litro em comparação ao Paraflu UP e por seguir as mesmas normas ABNT/NBR 15297, se alguém estiver em dúvida pode colocar tranquilo.
Ah, além de tudo é biodegradável.
O Valeo é bom msm? Já vi em outros fóruns que ele perde a coloração com 3 meses de uso e fica parecendo que só tem água no reservatório.
Leandro, já que seu Punto é um T-jet!!! Vai de: www.spaturbo.com.br/loja/produto/aditiv ... ngineering
Boa sorte!




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Re: Marca de aditivo do radiador
le_andro escreveu:felipebm86 escreveu:Na última limpeza do sistema de arrefecimento utilizei o Valeo Protect Ultra concentrado orgânico pelo custo de R$ 13,00 a menos por litro em comparação ao Paraflu UP e por seguir as mesmas normas ABNT/NBR 15297, se alguém estiver em dúvida pode colocar tranquilo.
Ah, além de tudo é biodegradável.
O Valeo é bom msm? Já vi em outros fóruns que ele perde a coloração com 3 meses de uso e fica parecendo que só tem água no reservatório.
É bom sim, em pelo menos 6 meses não percebi perda de coloração, inclusive sua vida útil segundo o fabricante é pra 5 anos ou no mínimo 150mil km! (eu troco a cada 2 anos)
Também lembro que coloração não significa que o aditivo perdeu suas propriedades afinal o que dá a cor característica são apenas corantes que podem ser neutralizados por cloro ou sais por exemplo (se você utilizar agua de torneira).
Se alguém quiser mais informações ele é produzido pela multinacional PEAK AUTOMOTIVA http://peak.com.br/
Catálogo Valeo http://www.valeoservice.com.br/catalogo/valeo_termico.zip
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