Rodas 15 pneus 195 50 p/ 1.4 - EstéticaXEconomiaXDesempenho
Re: Rodas 15 e pneus 195 para um 1.4 - Estética X Economia
Uma segunda opção seria usar 14" 185 60.
O conjunto roda/pneu passa de 61,8 cm de diâmetro no 15" 195 60 para 57,7 cm no 14" 185 60, sem prejudicar o conforto (mantém o perfil 60) e não perdendo tanto em estabilidade (195 para 185)
A questão é como a mudança de diâmetro do conjunto roda/pneu vai impactar no comportamento geral do carro.
Teoricamente vai ficar mais nervoso, devido à mudança "encurtar" o câmbio. Como vai ficar o consumo é uma incógnita, porém, tenho a séria desconfiança que o carro vai ficar mais econômico no trânsito da cidade, pois vai rodar mais folgado por conta da largura menor dos pneus e do encurtamento na relação de marchas pela troca do conjunto rodas/pneus.
Alguém mais arrisca uma opinião?
O conjunto roda/pneu passa de 61,8 cm de diâmetro no 15" 195 60 para 57,7 cm no 14" 185 60, sem prejudicar o conforto (mantém o perfil 60) e não perdendo tanto em estabilidade (195 para 185)
A questão é como a mudança de diâmetro do conjunto roda/pneu vai impactar no comportamento geral do carro.
Teoricamente vai ficar mais nervoso, devido à mudança "encurtar" o câmbio. Como vai ficar o consumo é uma incógnita, porém, tenho a séria desconfiança que o carro vai ficar mais econômico no trânsito da cidade, pois vai rodar mais folgado por conta da largura menor dos pneus e do encurtamento na relação de marchas pela troca do conjunto rodas/pneus.
Alguém mais arrisca uma opinião?
- Piloto de Atari
Re: Trocar 15" 195 60 por 15" 195 50
ele vai marcar é pra cima.. velocimetro nao importa muito, mas hodometro pra cima é #@%&!
segundo o site 1010tires.com, comparando com 195/50 R15 a diferença é:
Diameter Difference: 6.37%
Speedometer Difference: 6.797% too fast
#@%&! de sentir se melhorou performance nesse caso, pois vc vai ver o velocimetro subindo mais rapido por causa da diferença
segundo o site 1010tires.com, comparando com 195/50 R15 a diferença é:
Diameter Difference: 6.37%
Speedometer Difference: 6.797% too fast
#@%&! de sentir se melhorou performance nesse caso, pois vc vai ver o velocimetro subindo mais rapido por causa da diferença
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
- Piloto de Kart de feriado
csm1970 escreveu:Socket, uma pergunta, vc falou que pisou bastante quando estava com as rodas 14" e os pneus 175/60. Pisou bastante em função dos pneus ou sempre pisa? . Sentiu alguma diferença na estabilidade (que seria o maior ganho num conjunto 15" 195/60 em relação ao 14" 175/65)? Uma melhora no torque seria bem-vinda pois o carro ficaria mais divertido de ser dirigido (e iria ao encontro da proposta mais esportiva do Punto).
Pisei bastante pq eu estava fazendo uns testes de frenagem...
Então saía cantando pneu toda hora e mandava umas freadas a fundo quando estava a 120km/h... (queimando pneu sem dó mesmo)
Mas costumo dar umas piadas eventualmente...
Sei bem o qto meu carro anda...
Quanto a sentir diferença na estabilidade... senti alguma pq eu larguei rodas 17" 215/40 e andei com 14" 175/60 (com pneus quase carecas)...
Mas nada que comprometesse...
Agora eu jamais diminuiria as rodas do Punto...
Sair de 15" pra 14" não é legal...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
Vou fazer um teste.
Negociei pneus 15" 195 50 "emprestados" por uma semana. Já tenho uma boa base pra analisar o comportamento do carro em relação a torque e consumo, focado em ter um carro mais gostoso de dirigir, com reações mais rápidas. Se o consumo se manter igual já é um lucro, considerando que o investimento não será alto (os pneus atuais, 15" 195 60, entram na negociação de pneus novos 15" 195 50).
Contras:
Perda de conforto pela diminuição da espessura dos pneus. Compensado parcialmente se considerar que saio dos Pirelli originais e vou para Yokorama ou Michelain, mais macios
Carro aproximadamente 2 cm mais baixo;
Risco maior de rodas danificadas por bura (por serem as originais em aço, este último não é tão grave);
Perda de velocidade final;
Velocímetro e hodômetro marcando a mais, aproximadamente 7%;
Prós:
Melhor aproveitamento do torque do motor pelo "encurtamento" do câmbio, com melhora na resposta do carro e tendência de melhora de consumo em trânsito urbano.
O Punto que já estável, irá grudar nas curvas;
Resumindo, a idéia é ter um carro mais esperto (respeitando os limites de um motor 1.4), mais gostoso de dirigir no que diz respeito a reações ao apertar o acelerador e ainda mais estável nas curvas.
Quem arrisca um palpite sobre o resultado final?
Negociei pneus 15" 195 50 "emprestados" por uma semana. Já tenho uma boa base pra analisar o comportamento do carro em relação a torque e consumo, focado em ter um carro mais gostoso de dirigir, com reações mais rápidas. Se o consumo se manter igual já é um lucro, considerando que o investimento não será alto (os pneus atuais, 15" 195 60, entram na negociação de pneus novos 15" 195 50).
Contras:
Perda de conforto pela diminuição da espessura dos pneus. Compensado parcialmente se considerar que saio dos Pirelli originais e vou para Yokorama ou Michelain, mais macios
Carro aproximadamente 2 cm mais baixo;
Risco maior de rodas danificadas por bura (por serem as originais em aço, este último não é tão grave);
Perda de velocidade final;
Velocímetro e hodômetro marcando a mais, aproximadamente 7%;
Prós:
Melhor aproveitamento do torque do motor pelo "encurtamento" do câmbio, com melhora na resposta do carro e tendência de melhora de consumo em trânsito urbano.
O Punto que já estável, irá grudar nas curvas;
Resumindo, a idéia é ter um carro mais esperto (respeitando os limites de um motor 1.4), mais gostoso de dirigir no que diz respeito a reações ao apertar o acelerador e ainda mais estável nas curvas.
Quem arrisca um palpite sobre o resultado final?
- Piloto de Atari
deve ter melhora dificil de perceber ao volante.. e esteticamente a caixa de roda vai ficar ainda mais vazia.. acho que só vale como experimento
Punto Sporting Vermelho Modena
- Piloto de Kart de feriado
Meu palpite é: a diferença não será notória!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
(Som, rodas, etc...)
- Velha Guarda
Pneus 15" 195 50 instalados.
Andei pouco com o carro. Trânsito de rua e uma via expressa.
Senti o carro mais esperto, respondendo melhor, mantendo a faixa dos 80 a 100 km/h na 5ª mais facilmente.
Vamos ver como fica o consumo.
Andei pouco com o carro. Trânsito de rua e uma via expressa.
Senti o carro mais esperto, respondendo melhor, mantendo a faixa dos 80 a 100 km/h na 5ª mais facilmente.
Vamos ver como fica o consumo.
- Piloto de Atari
Mais algumas impressões.
Saí para dar uma volta, morro (morro da lagoa da conceição subindo em 3ª para quem conhece Floripa), um bom trecho de avenida andando a 80 Km/h com várias paradas em semáforos e uns 60 % do tempo na 101 a 100-110 km/h. No total 110 km rodados no hodômetro.
Resultado consumo CB: 9 km/l
Resultado na prática: 12 litros de álcool na bomba. Fazendo as contas 110/12= 9,16 e multiplicando por um redutor de 0,94 (pela redução do diâmetro do conjunto roda/pneu por estar usando 195 50 15") resulta 8,8 km/l num trecho misto. Razoável.
Em relação à dirigibilidade, senti o carro bem mais esperto, podendo manter os 100-110 km/h (conta giros 3300-3500, zona de torque máximo do motor) na estrada sem esforço e com folga pra ultrapassar em 5ª marcha (ainda q bem tranquilamente) carros mais lentos na 101.
Minha impressão é que o carro ficou mais vivo, rodando mais folgado.
Não sei se é só o meu 1.4 ou por ter saído de um 1.8, mas achei o carro com o conjunto original muito amarrado nas arrancadas e sem fôlego para retomadas na estrada, mesmo comparando com um 1.0.
Alguém mais teve essa sensação no 1.4?
Saí para dar uma volta, morro (morro da lagoa da conceição subindo em 3ª para quem conhece Floripa), um bom trecho de avenida andando a 80 Km/h com várias paradas em semáforos e uns 60 % do tempo na 101 a 100-110 km/h. No total 110 km rodados no hodômetro.
Resultado consumo CB: 9 km/l
Resultado na prática: 12 litros de álcool na bomba. Fazendo as contas 110/12= 9,16 e multiplicando por um redutor de 0,94 (pela redução do diâmetro do conjunto roda/pneu por estar usando 195 50 15") resulta 8,8 km/l num trecho misto. Razoável.
Em relação à dirigibilidade, senti o carro bem mais esperto, podendo manter os 100-110 km/h (conta giros 3300-3500, zona de torque máximo do motor) na estrada sem esforço e com folga pra ultrapassar em 5ª marcha (ainda q bem tranquilamente) carros mais lentos na 101.
Minha impressão é que o carro ficou mais vivo, rodando mais folgado.
Não sei se é só o meu 1.4 ou por ter saído de um 1.8, mas achei o carro com o conjunto original muito amarrado nas arrancadas e sem fôlego para retomadas na estrada, mesmo comparando com um 1.0.
Alguém mais teve essa sensação no 1.4?
- Piloto de Atari
Rodas maiores e pneus mais largos melhoram em curvas e frenagens. Pra arrancar é pior, a não ser que o carro seja meio forte e destracione com o conjunto original.
Se eu ver um Punto com R14, vai receber uma pedrada!
O Prisma 1.4 anda bem mais... tem nem o que discutir.
Se eu ver um Punto com R14, vai receber uma pedrada!

O Prisma 1.4 anda bem mais... tem nem o que discutir.
- Piloto de Testes da FIAT
Estou fazendo uma experiência com 15" 195 50 no Punto 1.4
Na prática dá uma encurtada nas relações de marcha.
Deu um novo fôlego ao Punto 1.4. Só resta ver como fica o consumo.
15" 195 50 leva pedrada tb?
Só vai ter de ser mais ligeiro pra acertar!
Na prática dá uma encurtada nas relações de marcha.
Deu um novo fôlego ao Punto 1.4. Só resta ver como fica o consumo.
15" 195 50 leva pedrada tb?

Só vai ter de ser mais ligeiro pra acertar!

- Piloto de Atari