Como melhorar a performance do ar condicionado?
Re: Como melhorar a performance do ar condicionado?
Pensei que era o único com esse problema.
Resolvi da seguinte forma:
Ligo o ar nos primeiros minutos trabalhando somente com circulação interna, depois que chegou na temperatura ideal eu inverto para que o ar não fique saturado.
No meu caso, está chegando mais rápido na temperatura que eu gosto.
Resolvi da seguinte forma:
Ligo o ar nos primeiros minutos trabalhando somente com circulação interna, depois que chegou na temperatura ideal eu inverto para que o ar não fique saturado.
No meu caso, está chegando mais rápido na temperatura que eu gosto.
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Re: Como melhorar a performance do ar condicionado?
Quando comprei um Palio veio um manual dizendo para os primeiros minutos ligar o ar condicionado no máximo com o seletor na circulação interna e deixar o vidro um pouco aberto só pra trocar o ar. Depois fechar a janela e continuar com a circulação interna até gelar o desejado depois ficar alternando entre a admissão de ar externo e circulação interna. No Palio funcionava e agora com o Punto funciona igualmente. Hoje que eu diga, peguei a Dutra 10 da manhã, sem ar não daria....
- Barbeiro de Auto Escola
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Re: Como melhorar a performance do ar condicionado?
Ferranda escreveu:Baunken.
Esse ar não tem termostato. o sistema é mecanico e não eletronico.
Quando vce gira o seletor de temperatura, vce desvia parte da agua quente do sistema de arrefecimento do motor para uma serpentina no arcond. Ou seja, vce está esquentando o ar que gelou no arcond, e não fazendo uma seleção de temperatura com o funcionamento do compressor.
Ferranda, não estou misturando ar quente. Deixo o botão totalmente na posição "Azul". O que acontece é que o compressor desliga depois de um tempo, pois deve existir algum sensor interno que lê a temperatura da cabine e entende que já atingiu o frio máximo! Depois de uns 30 segundos esse mesmo sensor lê a temperatura novamente e entende que esquentou um pouco e liga o compressor e o ar esfria novamente. Fica nesse ciclo!
Sim, esse é o funcionamento normal de um ar condicionado!! Mas o que eu quero é justamente enganar ele, para que ele demore mais para desligar o compressor, pois assim a cabine ficaria um pouco mais gelada!
Se o compressor nunca desligasse, a cabine do Punto viraria uma Sibéria, pois o ar que sai dos dutos é bem gelado! O problema é que o sistema foi programado para desligar a uma temperatura não tão baixa, e aí não atinge o frio que eu gosto!
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Re: Como melhorar a performance do ar condicionado?
bauken escreveu:...O problema é que o sistema foi programado para desligar a uma temperatura não tão baixa...
Fato
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Re: Como melhorar a performance do ar condicionado?
Baunken.
Acho que fui mal interpretado. Desculpe-me.
Não afirmei que vce estaria deixando a válvula do misturador no vermelho. Claro que não, vce está procurando justamente o contrario (Mais frio) !!!
O que estou tentando passar, é que o sistema de Arcond é regulado pela pressão do sistema e não por um termostato.
O termostato (sensor) que vce está procurando simplesmente não existe. Existe um sensor anti congelamento da serpentina, mais são outros 500.
Se o seu AC sempre foi assim, foi porque veio com poucas gramas de R 134A (ou seja, faltando gás refrigerante no sistema).
Até porque, seu carro sendo branco, tem uma tendência a esquentar menos no sol, tendo melhor performance do AC.
Se estiver na garantia reclame.
Abçs
Acho que fui mal interpretado. Desculpe-me.
Não afirmei que vce estaria deixando a válvula do misturador no vermelho. Claro que não, vce está procurando justamente o contrario (Mais frio) !!!

O que estou tentando passar, é que o sistema de Arcond é regulado pela pressão do sistema e não por um termostato.
O termostato (sensor) que vce está procurando simplesmente não existe. Existe um sensor anti congelamento da serpentina, mais são outros 500.
Se o seu AC sempre foi assim, foi porque veio com poucas gramas de R 134A (ou seja, faltando gás refrigerante no sistema).
Até porque, seu carro sendo branco, tem uma tendência a esquentar menos no sol, tendo melhor performance do AC.
Se estiver na garantia reclame.
Abçs

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Re: Como melhorar a performance do ar condicionado?
Ferranda escreveu:Baunken.
Acho que fui mal interpretado. Desculpe-me.
Não afirmei que vce estaria deixando a válvula do misturador no vermelho. Claro que não, vce está procurando justamente o contrario (Mais frio) !!!
O que estou tentando passar, é que o sistema de Arcond é regulado pela pressão do sistema e não por um termostato.
O termostato (sensor) que vce está procurando simplesmente não existe. Existe um sensor anti congelamento da serpentina, mais são outros 500.
Se o seu AC sempre foi assim, foi porque veio com poucas gramas de R 134A (ou seja, faltando gás refrigerante no sistema).
Até porque, seu carro sendo branco, tem uma tendência a esquentar menos no sol, tendo melhor performance do AC.
Se estiver na garantia reclame.
Abçs
Bahh Ferranda, então não tem sensor?! Então o que faz o compressor desligar seria o sensor anti congelamento da serpentina? Será que o meu está desligando por estar com defeito? O normal é nunca desligar?
Todos os carros que tive com ar, sendo analógico ou digital, tiveram esse mesmo princípio de funcionamento. Ligam o compressor até atingir o frio desejado, daí desligam o compressor e quando a temperatura sobe, tornam a liga-lo. A única inconveniência no meu Punto é que sinto que a temperatura fica uns 2 ou 3 graus acima da temperatura do meu último carro, que era um Astra. Mas mesmo no Astra, o funcionamento era exatamente esse que descrevi acima, e o ar era analógico.
Bom, de qualquer forma, daqui a alguns dias irei fazer a revisão dos 15 mil, e já vou colocar isso na lista para darem uma olhada!
Muito obrigado!!
Abraço!
- Barbeiro de Auto Escola
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Re: Como melhorar a performance do ar condicionado?
Cara, o meu estava extamente assim, ligando e desligando, e não dava tempo de gelar o suficiente.
Levei na concessionária e ele estava com pressão muito alta, e o compressor estava desligando por segurança.
As vezes não é nem perda de pressão, é excesso.
Ele era assim desde 0km.
Levei lá, arrumaram e voltou ao normal. Mas o normal do Punto 1.4 não é muito frio como os da GM.
Vale a pena investigar.
Abraço,
Cristiano
Levei na concessionária e ele estava com pressão muito alta, e o compressor estava desligando por segurança.
As vezes não é nem perda de pressão, é excesso.
Ele era assim desde 0km.
Levei lá, arrumaram e voltou ao normal. Mas o normal do Punto 1.4 não é muito frio como os da GM.
Vale a pena investigar.
Abraço,
Cristiano
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Re: Como melhorar a performance do ar condicionado?
O que regula o funcionamento do compressor é o diferencial de pressão.
Existem 2 pressostatos, um na fase comprimida e outro na fase de retorno. Por isso ele liga e desliga. Mas não por uma questão de regulagem de temperatura.
O acionamento é diferente da geladeira, onde existe um termostato.
Por isso tem que ser preciso na quantidade de gas refrigerante no sistema.
Pedir pro cara colocar um chorinho de gas, é um tiro no pé.

Existem 2 pressostatos, um na fase comprimida e outro na fase de retorno. Por isso ele liga e desliga. Mas não por uma questão de regulagem de temperatura.
O acionamento é diferente da geladeira, onde existe um termostato.
Por isso tem que ser preciso na quantidade de gas refrigerante no sistema.
Pedir pro cara colocar um chorinho de gas, é um tiro no pé.




- Velha Guarda
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Re: Como melhorar a performance do ar condicionado?
O meu achei meio "fraquinho" tb, comparativamente aos outros veículos que já tive...
Levei-o na concessionária, mediram a temperatura da cabine e a pressão. E, estava tudo OK.
E, segundo o consultor técnico, o AC do Punto é "meio fraquinho" mesmo, comparado com outros modelos...

Levei-o na concessionária, mediram a temperatura da cabine e a pressão. E, estava tudo OK.

E, segundo o consultor técnico, o AC do Punto é "meio fraquinho" mesmo, comparado com outros modelos...

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Re: Como melhorar a performance do ar condicionado?
Ferranda escreveu:O que regula o funcionamento do compressor é o diferencial de pressão.
Existem 2 pressostatos, um na fase comprimida e outro na fase de retorno. Por isso ele liga e desliga. Mas não por uma questão de regulagem de temperatura.
O acionamento é diferente da geladeira, onde existe um termostato.
Por isso tem que ser preciso na quantidade de gas refrigerante no sistema.
Pedir pro cara colocar um chorinho de gas, é um tiro no pé.![]()
![]()
Opa! Então eu estava equivocado quanto ao funcionamento, pois estava comparando justamente com a geladeira!

Na revisão vou pedir para verificar o ar! Mas acho que não tem nenhum defeito! Pelos relatos do pessoal aqui, ele é assim mesmo!
Abraço!
- Barbeiro de Auto Escola
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