Troca de oleo e.torq

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Troca de oleo e.torq

por VLA » Ter Mai 17, 2011 1:38 pm

Fláviosantana escreveu:galera só eu senti isso ou vcs tbm?
eu sei que meu carro é zero e ta amaciando o motor e consume mto oleo....eu nunca tive carro antes entaoo...nao tenho mta expereciencia nesse caso
mas sinto que o motor ta consumindo mto oleo...toda vez que eu paro no posto e mando ver o oleo, sempre sempre sempre falta..ja usei nao qnts litros..fora as troca do 7,500 e a do 15000mil km na cc..
é normal?
nao tem poça de oleo em nenhum lugar que eu paro..entao nao é vazamento..
é apenas uma observaçao...alguem sentiu isso tbm? abras

voce nunca deve examinar oleo quando para no posto... isso deve ser golpe de frentista...

quando voce acaba de desligar o motor, ainda tem oleo circulando que nao desceu, e com certeza o nivel vai ficar mais baixo...

tem que esperar no minimo uns 10 minutos para verificar o nivel na vareta, e nao é bom que chegue muito encostado no nivel maximo.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Scorpio » Ter Mai 17, 2011 2:03 pm

Fláviosantana escreveu:...toda vez que eu paro no posto e mando ver o oleo, sempre sempre sempre falta..ja usei nao qnts litros..fora as troca do 7,500 e a do 15000mil km na cc..

99,999% de chance de você ter sido vitima de golpe! O meu 1.6 16V não consome nada.

Como já foi dito verifique o óleo você mesmo com o motor frio e o carro em uma superfície plana. O nível do óleo deve ficar entre as duas marcas da vareta de medição.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por rappers » Sex Mai 20, 2011 12:12 am

e se na vareta estiver marcando assim, de manhazinha, dps de 10hrs parado... motor frio e tudo mais:

Imagem

eu posso completar pra ficar +/- no meio ???

se for adicionar mais.. eu posso adicionar com o carro quente ou frio?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Sex Mai 20, 2011 3:49 pm

no manual se nao me engano recomenda verificar o nivel cerca de 10 ou 15 minutos depois de desligar o motor.... eu creio que depois de 10hs parado o nivel fique proximo disso também.... o que nao pode mesmo é verificar logo apos desligar o motor.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por VLA » Qua Mai 25, 2011 9:06 am

levis escreveu:olho 5w30 ... achei otimo o olho. (:D)

:ooops:
Moderador
Moderador

por Niso Vianna Neto » Qua Mai 25, 2011 6:21 pm

Scorpio escreveu:O pior é se danificarem a rosca da base onde vai a capa do filtro de óleo.

Deixe-me aproveitar o post para perguntar: O Selènia K Pure Energy 5W30 é SM?

No site deles diz assim:

Lubrificante totalmente sintético de alta performance, desenvolvido após longos testes especialmente para os motores de última geração. Com fórmula inovadora, Selènia K Pure Energy contribui para a redução no consumo de combustível, proporciona maior proteção anti-desgaste e prolonga a vida média do catalizador. Selènia K Pure Energy também colabora para a máxima potência dos motores movidos a gasolina, álcool ou GNV.

Marca: Petronas Lubrificantes Brasil

Especificações: SAE 5W-30 • FIAT 9.55535-G1 • API SL • ACEA A1/B1-04 • ILSAC GF-3

Embalagens: 1L, 3L e 200L
Punto Essence 1.8 Dualogic 2010/2011 Preto Vulcano Kit HSD e bancos em couro
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Qua Mai 25, 2011 8:05 pm

Niso Vianna Neto escreveu:Especificações: SAE 5W-30 • FIAT 9.55535-G1 • API SL • ACEA A1/B1-04 • ILSAC GF-3

Obrigado pela resposta! 8)
Quando estive no mercadocar vi na embalagem do Selènia K que era SL; optei pelo Valvoline (US) SAE 5W-30 SM 100% sintético.

Nota: Para quem não sabe a classificação SM é superior à SL.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Niso Vianna Neto » Qua Mai 25, 2011 10:39 pm

Scorpio escreveu:
Niso Vianna Neto escreveu:Especificações: SAE 5W-30 • FIAT 9.55535-G1 • API SL • ACEA A1/B1-04 • ILSAC GF-3

Quando estive no mercadocar vi na embalagem do Selènia K que era SL; optei pelo Valvoline (US) SAE 5W-30 SM 100% sintético.

Nota: Para quem não sabe a classificação SM é superior à SL.

OK, tecnicamente é uma escolha superior, mas e a garantia de fábrica de 1 ano? Não fica prejudicada com isso? Não estamos meio que forçados a fazer as trocas em concessionária durante o período que cobre a garantia? No manual, está explícito: "A troca de óleo do veículo
deve, obrigatoriamente, ser
feita na rede Assistencial
Fiat que possui o filtro e o óleo
recomendados." Que por sinal, realmente esse óleo recomendado não se encontra com facilidade por aí... Eu me sentiria mais seguro efetuando mesmo a troca, inclusive dos filtros, na concessionária por ficar coberto. No entanto, uma vez que na própria concessionária faltava o óleo para venda e só preciso completar o nível (cerca de 0,5 litro em 4.500 Km), no meu caso é mais adequado usar o mesmo que já está no reservatório e não misturar.
Punto Essence 1.8 Dualogic 2010/2011 Preto Vulcano Kit HSD e bancos em couro
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por bbcobra » Seg Mai 30, 2011 9:36 pm

Scorpio escreveu:
bbcobra escreveu:eu mesmo troquei o oleo e filtro do essence 1.6. detalhe q o elemento filtrante tem sentido certo de colocar, e mesmo q coloque no outro sentido de encaixe no copo de aluminio ele enrosca

Você tirou o filtro por baixo ou por cima?
Quando a capa do filtro é removida o elemento filtrante fica na base ou sai junto com a capa?

caro scorpio,,, o filtro sai junto com a capa, eu tirei por cima, passando pelo espaço do suspiro do oleo q desenrosquei tambem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Seg Mai 30, 2011 10:30 pm

bbcobra escreveu:caro scorpio,,, o filtro sai junto com a capa, eu tirei por cima, passando pelo espaço do suspiro do oleo q desenrosquei tambem

Não entendi a necessidade de remover (desenroscar) o respiro do carter (suspiro do óleo)?
Moderador
Moderador

AnteriorPróximo