Troca de oleo e.torq

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Troca de oleo e.torq

por VLA » Ter Mai 17, 2011 1:38 pm

Fláviosantana escreveu:galera só eu senti isso ou vcs tbm?
eu sei que meu carro é zero e ta amaciando o motor e consume mto oleo....eu nunca tive carro antes entaoo...nao tenho mta expereciencia nesse caso
mas sinto que o motor ta consumindo mto oleo...toda vez que eu paro no posto e mando ver o oleo, sempre sempre sempre falta..ja usei nao qnts litros..fora as troca do 7,500 e a do 15000mil km na cc..
é normal?
nao tem poça de oleo em nenhum lugar que eu paro..entao nao é vazamento..
é apenas uma observaçao...alguem sentiu isso tbm? abras


voce nunca deve examinar oleo quando para no posto... isso deve ser golpe de frentista...

quando voce acaba de desligar o motor, ainda tem oleo circulando que nao desceu, e com certeza o nivel vai ficar mais baixo...

tem que esperar no minimo uns 10 minutos para verificar o nivel na vareta, e nao é bom que chegue muito encostado no nivel maximo.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR

Re: Troca de oleo e.torq

por Scorpio » Ter Mai 17, 2011 2:03 pm

Fláviosantana escreveu:...toda vez que eu paro no posto e mando ver o oleo, sempre sempre sempre falta..ja usei nao qnts litros..fora as troca do 7,500 e a do 15000mil km na cc..

99,999% de chance de você ter sido vitima de golpe! O meu 1.6 16V não consome nada.

Como já foi dito verifique o óleo você mesmo com o motor frio e o carro em uma superfície plana. O nível do óleo deve ficar entre as duas marcas da vareta de medição.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

Re: Troca de oleo e.torq

por rappers » Sex Mai 20, 2011 12:12 am

e se na vareta estiver marcando assim, de manhazinha, dps de 10hrs parado... motor frio e tudo mais:

Imagem

eu posso completar pra ficar +/- no meio ???

se for adicionar mais.. eu posso adicionar com o carro quente ou frio?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 101
Registrado em: Seg Ago 30, 2010 4:49 pm
Localização: Salvador

Re: Troca de oleo e.torq

por VLA » Sex Mai 20, 2011 3:49 pm

no manual se nao me engano recomenda verificar o nivel cerca de 10 ou 15 minutos depois de desligar o motor.... eu creio que depois de 10hs parado o nivel fique proximo disso também.... o que nao pode mesmo é verificar logo apos desligar o motor.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR

Re: Troca de oleo e.torq

por VLA » Qua Mai 25, 2011 9:06 am

levis escreveu:olho 5w30 ... achei otimo o olho. (:D)


:ooops:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR

Re: Troca de oleo e.torq

por Niso Vianna Neto » Qua Mai 25, 2011 6:21 pm

Scorpio escreveu:O pior é se danificarem a rosca da base onde vai a capa do filtro de óleo.

Deixe-me aproveitar o post para perguntar: O Selènia K Pure Energy 5W30 é SM?

No site deles diz assim:

Lubrificante totalmente sintético de alta performance, desenvolvido após longos testes especialmente para os motores de última geração. Com fórmula inovadora, Selènia K Pure Energy contribui para a redução no consumo de combustível, proporciona maior proteção anti-desgaste e prolonga a vida média do catalizador. Selènia K Pure Energy também colabora para a máxima potência dos motores movidos a gasolina, álcool ou GNV.

Marca: Petronas Lubrificantes Brasil

Especificações: SAE 5W-30 • FIAT 9.55535-G1 • API SL • ACEA A1/B1-04 • ILSAC GF-3

Embalagens: 1L, 3L e 200L
Punto Essence 1.8 Dualogic 2010/2011 Preto Vulcano Kit HSD e bancos em couro
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:29 pm
Localização: São Paulo

Re: Troca de oleo e.torq

por Scorpio » Qua Mai 25, 2011 8:05 pm

Niso Vianna Neto escreveu:Especificações: SAE 5W-30 • FIAT 9.55535-G1 • API SL • ACEA A1/B1-04 • ILSAC GF-3

Obrigado pela resposta! 8)
Quando estive no mercadocar vi na embalagem do Selènia K que era SL; optei pelo Valvoline (US) SAE 5W-30 SM 100% sintético.

Nota: Para quem não sabe a classificação SM é superior à SL.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

Re: Troca de oleo e.torq

por Niso Vianna Neto » Qua Mai 25, 2011 10:39 pm

Scorpio escreveu:
Niso Vianna Neto escreveu:Especificações: SAE 5W-30 • FIAT 9.55535-G1 • API SL • ACEA A1/B1-04 • ILSAC GF-3

Obrigado pela resposta! 8)
Quando estive no mercadocar vi na embalagem do Selènia K que era SL; optei pelo Valvoline (US) SAE 5W-30 SM 100% sintético.

Nota: Para quem não sabe a classificação SM é superior à SL.

OK, tecnicamente é uma escolha superior, mas e a garantia de fábrica de 1 ano? Não fica prejudicada com isso? Não estamos meio que forçados a fazer as trocas em concessionária durante o período que cobre a garantia? No manual, está explícito: "A troca de óleo do veículo
deve, obrigatoriamente, ser
feita na rede Assistencial
Fiat que possui o filtro e o óleo
recomendados." Que por sinal, realmente esse óleo recomendado não se encontra com facilidade por aí... Eu me sentiria mais seguro efetuando mesmo a troca, inclusive dos filtros, na concessionária por ficar coberto. No entanto, uma vez que na própria concessionária faltava o óleo para venda e só preciso completar o nível (cerca de 0,5 litro em 4.500 Km), no meu caso é mais adequado usar o mesmo que já está no reservatório e não misturar.
Punto Essence 1.8 Dualogic 2010/2011 Preto Vulcano Kit HSD e bancos em couro
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:29 pm
Localização: São Paulo

Re: Troca de oleo e.torq

por bbcobra » Seg Mai 30, 2011 9:36 pm

Scorpio escreveu:
bbcobra escreveu:eu mesmo troquei o oleo e filtro do essence 1.6. detalhe q o elemento filtrante tem sentido certo de colocar, e mesmo q coloque no outro sentido de encaixe no copo de aluminio ele enrosca

Você tirou o filtro por baixo ou por cima?
Quando a capa do filtro é removida o elemento filtrante fica na base ou sai junto com a capa?





caro scorpio,,, o filtro sai junto com a capa, eu tirei por cima, passando pelo espaço do suspiro do oleo q desenrosquei tambem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 120
Registrado em: Qua Dez 08, 2010 5:18 pm
Localização: goiania

Re: Troca de oleo e.torq

por Scorpio » Seg Mai 30, 2011 10:30 pm

bbcobra escreveu:caro scorpio,,, o filtro sai junto com a capa, eu tirei por cima, passando pelo espaço do suspiro do oleo q desenrosquei tambem

Obrigado pela resposta! 8)

Não entendi a necessidade de remover (desenroscar) o respiro do carter (suspiro do óleo)?
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes