Baraulho no motor ao ligar pela manhã

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Baraulho no motor ai ligar o motor pela manhã

por Racer_X » Ter Jan 03, 2012 7:41 am

Pode ser o variador de fase. Era comum nos marea 1.8 16V, como em um que tive, o variador desgastar prematuramente e fazer um barulho de carro a diesel na primeira ligada do dia. O problema não afetava o consumo, desempenho ou outras peças do motor, mas era muito chato ficar explicando que aquilo não era nada demais pra quem olhava com "cara de horror"! hehe
"RACING-Because football, baseball, bowling, basketball & golf only require one ball!"

EX: Punto T-jet 09/10 Branco - Skydome/Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
Atual: Linea T-jet 09/10 Preto Vesúvio - Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ADRIANOVG » Ter Jan 03, 2012 7:49 am

Racer_X escreveu:Pode ser o variador de fase. Era comum nos marea 1.8 16V, como em um que tive, o variador desgastar prematuramente e fazer um barulho de carro a diesel na primeira ligada do dia. O problema não afetava o consumo, desempenho ou outras peças do motor, mas era muito chato ficar explicando que aquilo não era nada demais pra quem olhava com "cara de horror"! hehe

Cara, para te falar a verdade, já até me acostumei.... Mas realmente, se tem alguém próximo, o cara olha com aquela cara de que tá pensando: "Nossa, o carro já tá batendo tudo...", com cara de espanto mesmo! rs

Sem falar o punto, que parece uma árvore de natal... o bicho apita, dá escrito o problema...rs
Parece que vai explodir...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Ter Jan 03, 2012 12:40 pm

celowfx escreveu:Depois que troquei o motor DENTRO DA CONCESSIONÁRIA, notei que o barulho ficou estranho depois de 2000km (um "nhé nhé nhé" estranho).
Nos 3000km fiz a troca fora da concessionária, numa loja especializada em troca de óleo e fiquei plantado do lado pra ver se estavam colocando o óleo certo (Selenia 15w40). Já passou dos primeiros 2000km e não tem nem sinal do nhé nhé nhé.

A CC deve ter cobrado o óleo especificado e colocado óleo fora da especificação.

Por essas e outras que eu acompanho a troca de óleo passo a passo... em uma troca o mecânico veio com as garrafas com os lacres quebrados, pedi novas para serem abertas na minha frente, quem me garante que ele não encheu com óleo de baixa qualidade.

Se tem gente que falsifica antibióticos imagine óleo para motor. Fiquem espertos nas CC e nas lojas especializadas em troca de óleo!!!!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Scorpio » Ter Jan 03, 2012 12:45 pm

VLA escreveu:parece sintoma de oleo fora da viscosidade indicada.
tem certeza que foi colocado o 5w30? vc acompanhou o serviço?

Exatamente! Óleo mais viscoso que o especificado para o motor.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por ADRIANOVG » Ter Jan 03, 2012 1:02 pm

Scorpio escreveu:
celowfx escreveu:Depois que troquei o motor DENTRO DA CONCESSIONÁRIA, notei que o barulho ficou estranho depois de 2000km (um "nhé nhé nhé" estranho).
Nos 3000km fiz a troca fora da concessionária, numa loja especializada em troca de óleo e fiquei plantado do lado pra ver se estavam colocando o óleo certo (Selenia 15w40). Já passou dos primeiros 2000km e não tem nem sinal do nhé nhé nhé.

A CC deve ter cobrado o óleo especificado e colocado óleo fora da especificação.

Por essas e outras que eu acompanho a troca de óleo passo a passo... em uma troca o mecânico veio com as garrafas com os lacres quebrados, pedi novas para serem abertas na minha frente, quem me garante que ele não encheu com óleo de baixa qualidade.

Se tem gente que falsifica antibióticos imagine óleo para motor. Fiquem espertos nas CC e nas lojas especializadas em troca de óleo!!!!

Cara, eu concordo com você, e na medida do possível tento ser tão "chato" quanto você! :mrgreen:

Mas imagine que todos nós (menos alguns bem nascidos... KKK), trabalham durante a semana (alguns aos finais de semana); e a revisão só pode ser feita em horário comercial.... impossibilitando qaulquer acompanhamento da nossa parte.

Sei que o que você citou não é anormal... e que realmente, se vacilar, os caras enfiam a bota mesmo....
Mas o que precisam é fazer a coisa com consciência e respeito ao babaca do lado de cá do balcão.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por turim » Ter Jan 03, 2012 7:17 pm

Racer_X escreveu:Pode ser o variador de fase. Era comum nos marea 1.8 16V, como em um que tive, o variador desgastar prematuramente e fazer um barulho de carro a diesel na primeira ligada do dia. O problema não afetava o consumo, desempenho ou outras peças do motor, mas era muito chato ficar explicando que aquilo não era nada demais pra quem olhava com "cara de horror"! hehe

NÃO. O ETORQ NÃO TEM VARIADOR DE FASE
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Racer_X » Qui Jan 05, 2012 10:18 am

turim escreveu:

NÃO. O ETORQ NÃO TEM VARIADOR DE FASE

Valeu! Vivendo e aprendendo... :) Alguma das motorizações dos Punto tem variador de fase?
"RACING-Because football, baseball, bowling, basketball & golf only require one ball!"

EX: Punto T-jet 09/10 Branco - Skydome/Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
Atual: Linea T-jet 09/10 Preto Vesúvio - Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rodrigo souza » Ter Jan 29, 2013 10:49 pm

Alexandre Toribio escreveu:Prezados,
alguém tem problema de um barulho de "rajada", semelhante a bater eixo ao ligar o motor do Punto 1.6 16V pela manhã? o fato só acontece uma ao dia.
O carro tem 10800km, fiz duas trocas de óleo, a última coloquei Mobil 1. O barulho iniciou aos 3500km.

Obrigado.

Tarde Alexandre!

O que vc está relatando é o seguinte (corrija se estiver errado):
O barulho acontece ALGUMAS VEZES (sem relação com temperatura, humidade e o escambau) na PRIMEIRA ligada do dia.
ou seja...vc acordou para trabalhar, ligou o carro, e ele fez:
"clé clé clé clé clé" algumas vezes (ao mesmo tempo, apareceu msg no painel falando: BAixa ressao de Oleo no motor, Deslig nmotor).
O barulho ocorre por cerca de 3 a 5 segundos, e depois pára. E o carro fica normalzinho, sem nenhum sintoma de nada....
O meu acontece isso desde sempre.... está com 33 mil kms, todas as revisões na CC, petroleo e alcool de boa qualidade, e longe de qualquer produto de origem duvidosa.
Se for esse o seu problema, me interesso muito pelas opiniões do pessoal....
O carro não raja.... não falha, nao nada.... É só na primeira "partida" e só de vez em quando....

Celow, se disser que eu sou um cagado........ :mrgreen:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Baraulho no motor ao ligar pela manhã

por wcosta » Ter Fev 05, 2013 1:09 am

Prezados colegas donos de Punto, li a maioria dos comentários de vocês e digo que o meu, que é Itália e ainda tem o motor fire 1.4 8V também está fazendo um ruído esquisito ao ligar pela manhã, mais depois que chega a temperatura de trabalho, ou seja, quando o óleo se "espalha" acaba o ruído, que parece ser de alguma das correias, mas não sei dizer se é na correia, pelo ruído parece mesmo ser talvez algo em "atrito" no motor que sana com a distribuição do óleo, no meu começou depois que fiz a 1ª troca de óleo aos recomendados 7500km e troquei pelo (também recomendado) Selènia 5W30, porém estou também ficando bastante incomodado e envergonhado com esse ruído, será que é óleo, ou alguma peça do motor que está gasta? Lembrando que o meu hoje está com 11000km.
Abraço a todos.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Baraulho no motor ao ligar pela manhã

por hikelenzi » Sáb Fev 09, 2013 7:53 pm

ok.. galera, vou dar uma mãozinha para vocês.. meu carro um Punto T-jet, começou com um cri cri cri logo pela manha e depois parava... pensei em muitas coisas e tals... mas identifiquei o problema... o problema do meu carro estava no coletor do escapamento rachado.. ele rangia toda manha... já vou avisando.. pra quem tem T-jet, infelizmente vai sofrer muito, pq o mesmo original custa 4 mil reias... porém ofereço minha substituição.. troquei o original por outro coletor tubular de ferro, a melhor coisa que já fiz.. obviu acrescentei outras coisinhas... como por exemplo turbina garett, filtro k&N, intercooler maior e reprogramação na central... estou terminando de montar tudo agora.. acredito q dia 20 estará pronto.. estimamos mais de 210 CV, obviu melhorei um pouco, mas também não vou forçar muito.. Desculpa ter prolongado a prosa, mas provavelmente o problema do cri cri cri e depois parar pela manha ou sempre q esta com o motor frio, É O COLETOR DE ESCAPAMENTO. caso queiram entrar em contato cmg, estou a disposição pelo e-mail: [email protected]
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo