Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq (vibração & ruído)
Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
Pois é Vinicius levei meses para perceber a vibração do ar condicionado:
1- Primeiro porque uso muito pouco o ar.
2- Quando uso o ar sempre ligo quando já estou em vias expressas que pego logo que saio de casa (precisa passar por ~1000 rpm para aparecer a vibração).
3- Uso sempre o som ligado.
Por isso recomendei que o teste seguisse um critério (9 passos).
Se o seu ar não tiver absolutamente ruído, vibração alguma de uma olhada na marca do compressor (da para ver fácil por baixo) e se possível fotografe os circuitos (tubulação) do ar condicionado, pois, se for o caso de não ter vibração, o ar do seu Punto deve ser de marca diferente da maioria. A Fiat usa as marcas de compressores Denso e Delphi; os Delphi são usados nos e-torq e os Denso que são usados nos 1.4 não tem problema de vibração; entretanto o circuito do ar condicionado do 1.4 é diferente dos e-torq.
1- Primeiro porque uso muito pouco o ar.
2- Quando uso o ar sempre ligo quando já estou em vias expressas que pego logo que saio de casa (precisa passar por ~1000 rpm para aparecer a vibração).
3- Uso sempre o som ligado.
Por isso recomendei que o teste seguisse um critério (9 passos).
Se o seu ar não tiver absolutamente ruído, vibração alguma de uma olhada na marca do compressor (da para ver fácil por baixo) e se possível fotografe os circuitos (tubulação) do ar condicionado, pois, se for o caso de não ter vibração, o ar do seu Punto deve ser de marca diferente da maioria. A Fiat usa as marcas de compressores Denso e Delphi; os Delphi são usados nos e-torq e os Denso que são usados nos 1.4 não tem problema de vibração; entretanto o circuito do ar condicionado do 1.4 é diferente dos e-torq.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio escreveu:shadowcps escreveu:nada a declarar sobre isso. sem ressonância / vibração / barulhos anormais.
Fez o teste com todos os passos ou esta falando pelo uso...
Testei 4 (com o meu 5) Puntos e-torq e todos apresentaram o problema uns mais outros menos.
Como moro em local muito quente, falo pelo uso constante mesmo e, como sou muito chato, mesmo assim cumpri o roteiro dos 9 passos e nada de vibração / ressonância.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
shadowcps escreveu:Como moro em local muito quente, falo pelo uso constante mesmo e, como sou muito chato, mesmo assim cumpri o roteiro dos 9 passos e nada de vibração / ressonância.
Por favor, de uma olhada na marca do compressor (da para ver fácil por baixo) se não der muito trabalho fotografe os circuitos (tubulação) do ar condicionado para que eu compare com os que têm ressonância, pois o seu pode ter alguma diferença que o torna silencioso.
Se alguma mudança for notada poderemos cobrar a Fiat.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
nunca olhei o carro por baixo então, queria saber se:
1. o protetor de carter deixa o compressor visível ?
2. o posicionamento da câmera deve ser feito pela frente ou mais proximo da roda direita ?
3. o que vc chama de fiação é só a parte elétrica ou as mangueiras ?
Só poderei fazer isso no final de semana.
1. o protetor de carter deixa o compressor visível ?
2. o posicionamento da câmera deve ser feito pela frente ou mais proximo da roda direita ?
3. o que vc chama de fiação é só a parte elétrica ou as mangueiras ?
Só poderei fazer isso no final de semana.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
1- Olhando pela frente e por baixo da para ver fácil a marca do compressor.
2- Basta ver a marca não precisa fotografar.
3- Me referi a fotografar o circuito (tubulação), ou seja, a tubulação metálica, mangueiras, secador, filtro, etc.
Confirme uma coisa; quando você fez o teste o motor estava na temperatura normal de funcionamento e a marcha lenta em 800 ~ 900 rpm?
No fds esta ok!
2- Basta ver a marca não precisa fotografar.
3- Me referi a fotografar o circuito (tubulação), ou seja, a tubulação metálica, mangueiras, secador, filtro, etc.
Confirme uma coisa; quando você fez o teste o motor estava na temperatura normal de funcionamento e a marcha lenta em 800 ~ 900 rpm?
No fds esta ok!
Punto 1.6 16v.
Fiz os 9 passos. Nada, nenhum tipo de ruido ou ressonância, apenas o barulho do ventilador bem baixinho.
Fiz os 9 passos. Nada, nenhum tipo de ruido ou ressonância, apenas o barulho do ventilador bem baixinho.
- Barbeiro de Auto Escola
Amigos, bom dia
conforme descrito acima, hj resolvi seguir os passos do nosso amigo no meu punto essence 1.6 16v etorq e foi o seguinte.
após seguir o passo a passo, percebi a tal ressonância descrita pelo nosso amigo, muito baixo o barrulho mas percebi.
quando mantenho a aceleraçao em 1000rpm e desligo o ar o barrulho some, entretanto não há vibração nenhuma ou no volante ou no assoalho.
lembrando que a tal ressonância no meu punto é quase impercepitível, muito baixo mesmo, tem que estar em silencio o local e vidro fechados para perceber.
conforme descrito acima, hj resolvi seguir os passos do nosso amigo no meu punto essence 1.6 16v etorq e foi o seguinte.
após seguir o passo a passo, percebi a tal ressonância descrita pelo nosso amigo, muito baixo o barrulho mas percebi.
quando mantenho a aceleraçao em 1000rpm e desligo o ar o barrulho some, entretanto não há vibração nenhuma ou no volante ou no assoalho.
lembrando que a tal ressonância no meu punto é quase impercepitível, muito baixo mesmo, tem que estar em silencio o local e vidro fechados para perceber.
- Piloto de Atari
mauricar escreveu:Punto 1.6 16v.
Fiz os 9 passos. Nada, nenhum tipo de ruido ou ressonância, apenas o barulhos do ventilador bem baixinho.
Olá, legal sua observação sobre o ventilador... Porque realmente ele entra imediatamente ao se ligar o ar condicionado.
Em que lugar de Sampa você esta? Trabalho ou residência. Se não for muito fora de mão vou dar uma olhada no seu Punto para ver se há algo de diferente no sistema de ar condicionado do seu carro.
Scorpio
No MEU CASO, que também tive problema com o Ar, era a mangueira...
Estando de frente para o carro, vc tem a ventoinha.
Atras da ventoinha (atras da GRADE da ventoinha), passa uma mangueira de borracha, preta...essa mangueira tem um "bojãozinho" em aluminio...
no MEU caso, essa mangueira estava atritando com a "grade" da ventoinha, o que fez com que essa mangueira se rompesse, e o ar vazasse.
O conserto é bastante simlpes, embora a peça mais MO cuiste por volta de 700 pilas. (consegui fazer na extensão da garantia.)
Se vc quiser me ligar para trocar uma idéia melhor, fique àvonts. 11 5280 2671 (tim) Adriano
No MEU CASO, que também tive problema com o Ar, era a mangueira...
Estando de frente para o carro, vc tem a ventoinha.
Atras da ventoinha (atras da GRADE da ventoinha), passa uma mangueira de borracha, preta...essa mangueira tem um "bojãozinho" em aluminio...
no MEU caso, essa mangueira estava atritando com a "grade" da ventoinha, o que fez com que essa mangueira se rompesse, e o ar vazasse.
O conserto é bastante simlpes, embora a peça mais MO cuiste por volta de 700 pilas. (consegui fazer na extensão da garantia.)
Se vc quiser me ligar para trocar uma idéia melhor, fique àvonts. 11 5280 2671 (tim) Adriano
- Piloto de Autorama
viewtopic.php?f=2&t=20097
Para referência!
Espero que o seu problema seja o mesmo que aconteceu comigo. Simples, rápuido e não é caro.... (não é tããão caro)
Para referência!

Espero que o seu problema seja o mesmo que aconteceu comigo. Simples, rápuido e não é caro.... (não é tããão caro)
- Piloto de Autorama