Colocar filtro esportivo aumenta a potência ?
Re: Colocar filtro esportivo aumenta a potência ?
rodney.oliveira escreveu:Só não vale se esquecer que em outros casos, (acredito que não no caso do filtro), o carro vem do jeito que vem por economia, não por melhor enquadramento no quesito conforto x consumo x durabilidade, seria muita ingenuidade de nossa parte acreditar que o carro é projetado 100% para ter o equilíbrio em tudo, existem diversas modificações que podem influenciar positivamente sim! por exemplo.. existem pneus melhores que os Pirelli p7 que vem originais de fabrica... Existem modelos de outras marcas de pneus que podem ajudar a melhorar conforto x estabilidade e durabilidade, enfim..
não da pra ser 100% cético quando falamos de carro.
Fala Rodney! Antes de mais nada, a cor do seu carango é muito top, parabéns!

Então fera, como eu comentei, entre os pontos que a engenharia deve equilibrar está o custo (não por acaso, o primeiro item que eu citei no meu comentário), portanto é óbvio que eles não usam todos os componentes com a maior qualidade possível, até porque muitos bons componentes não compensam no custo x benefício.
Mas o fato é que se a engenharia de uma montadora escolheu o componente X do fornecedor Y (seja lá pelo motivo que for, muitas vezes por menor custo mesmo), diversas outras decisões, de componentes que aparentemente nem tem relação, foram tomadas levando isso em consideração. É como numa orquestra, trocar um único instrumento pode não fazer diferença nenhuma, pode melhorar som, ou pode acabar com tudo - afinação, harmonia, etc. É a possibilidade da "receita desandar" que eu queria salientar no meu post.
Concordo com você que diversas modificações podem ser positivas em muitos aspectos, mas o que eu disse é se ganha em alguns e se perde em outros. E muita coisa também acaba sendo rasgar dinheiro, pois não entrega o benefício esperado / prometido...
Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
cassioferraz escreveu:shadowcps escreveu:rodney, ninguém está sendo 100% cético e concordo com o que o Cassio complementou, mas acho muita inocência também alguém gastar os tubos em algum lugar para instalar o filtro esportivo e achar que só pq o motor ficou roncando mais alto achar que ganhou uma manada de pocotós e o mais importante da matéria, quando a postei, não foi no sentido de gerar polêmicas sobre se é válido ou não mas sim, sobre o fato de que por permitir uma entrada mais livre de ar corre-se o risco de minimizar a filtragem e permitir que impurezas que antes eram retidas acabem dentro do motor. paraquem mora em grandes centros ou usa o carro em estradas com poeira, existe muito material particulado em suspensão e para comprovar isso é só olhar, qdo trocam o elemento filtrante do ar condicionado, o estado no qual ele se encontra. Agora o que quem curte preparação, pesquisa antes de fazer sabe é que o importante é buscar sempre a tomada do ar, buscando levar ar frio para o motor e aí, ocorre a otimização mas o caso é que o Punto, assim como a maioria dos carros modernos, falta espaço no cofre para isso e acabam colocando o filtro, como na foto postada na página anterior, ao lado do radiador e aí ar quente é aspirado, praticamente inutilizando a função do filtro esportivo e mesm o no seu carro, de onde tirou a fotodesculpe mas acho que essa não é a posição mais adequada, por mais fama que um "preparador" tenha.
Concordo, o ideal seja que a entrada de tomada de ar do filtro seja acoplada no painel dianteiro do carro, captando ar firo da grade dianteira, no novo golf gti, o kit de filtro esportivo é como mencionei. como no link da foto
http://images.thecarconnection.com/lrg/ ... 8239_l.jpg
Fala Pessoal beleza?, o projetinho do intake não está só até onde o filtro esta colocado...
o filtro esta num local estratégico acima de uma caixa de pó para não captar sujeira e de frente a saída de ar frio original do veículo...
acho que não prestaram bem atenção... além do que está ao lado da longarina, e é o local mais longe possível do bloco. honestamente, não vejo outro local melhor que este para o filtro ser colocado, não só o meu mas vários outros amigos também fizeram o mesmo..
Shadows.. O Intake com mangote + braçadeiras + filtro não passou de 250$..
Intake: R$ 130 - Giba Escapes Especiais ( http://www.giba.com.br/ )
Mangotes + Filtro R$ 110 Haltech Racing Parts ( http://www.lojasforce.com.br/halltech/ )
acredito que seja um valor aceitável..
veja.. aqui em sp temos a $#%$%¨&& da inspeção veicular.. e meu punto veio com aquela mangueira que sai da caixa do filtro de ar partida..
sem desconto a mangueirinha plástica sai a 263 pratas.. como tenho um desconto para oficina cadastrada, peguei 210...
um completo absurdo.. até pensei e fazer o intake pro punto.. mas fiquei com medo da inspeção não aceitar..
ainda não tive tempo pra instalar a mangueira.. esta aqui no quarto..
segue fotos:

andrek escreveu:rodney.oliveira escreveu:Só não vale se esquecer que em outros casos, (acredito que não no caso do filtro), o carro vem do jeito que vem por economia, não por melhor enquadramento no quesito conforto x consumo x durabilidade, seria muita ingenuidade de nossa parte acreditar que o carro é projetado 100% para ter o equilíbrio em tudo, existem diversas modificações que podem influenciar positivamente sim! por exemplo.. existem pneus melhores que os Pirelli p7 que vem originais de fabrica... Existem modelos de outras marcas de pneus que podem ajudar a melhorar conforto x estabilidade e durabilidade, enfim..
não da pra ser 100% cético quando falamos de carro.
Fala Rodney! Antes de mais nada, a cor do seu carango é muito top, parabéns!![]()
Então fera, como eu comentei, entre os pontos que a engenharia deve equilibrar está o custo (não por acaso, o primeiro item que eu citei no meu comentário), portanto é óbvio que eles não usam todos os componentes com a maior qualidade possível, até porque muitos bons componentes não compensam no custo x benefício.
Mas o fato é que se a engenharia de uma montadora escolheu o componente X do fornecedor Y (seja lá pelo motivo que for, muitas vezes por menor custo mesmo), diversas outras decisões, de componentes que aparentemente nem tem relação, foram tomadas levando isso em consideração. É como numa orquestra, trocar um único instrumento pode não fazer diferença nenhuma, pode melhorar som, ou pode acabar com tudo - afinação, harmonia, etc. É a possibilidade da "receita desandar" que eu queria salientar no meu post.
Concordo com você que diversas modificações podem ser positivas em muitos aspectos, mas o que eu disse é se ganha em alguns e se perde em outros. E muita coisa também acaba sendo rasgar dinheiro, pois não entrega o benefício esperado / prometido...
Abraços!
Fala Andrek beleza! cara concordo com vc! não quis dizer que o carro sai uma bomba de fabrica kkkk eu visitei a fabrica da fiat a 2 anos e meio.. (muito bacana por sinal), sei do controle de qualidade, todos os veículos são testados etc e tal.. show mesmo.. não sou engenheiro mecânico pra questionar certas coisas, porém eu acredito que algumas personalizações acabam trazendo melhor custo beneficio sem perda, mas concordo que tem algumas coisas que acabam sendo rasgar dinheiro, mas tudo depende do ângulo de visão de cada um tb... tem gente que acha que trocar o jogo de rodas do carro é besteira.. tem gente que acha que é só estética.. enfim.. acho que cada coisa tem sua particularidade, e no caso do filtro esportivo, eu usei e afirmo, não tem ganho nenhum... perca? não senti nada.. compensa? SIM! eu adorava o ronco do carro! vai de cada um neh... eu adoro dirigir, as vezes gosto desligo o som e fico ouvindo apenas o barulho do motor...

jpromero escreveu:Também tinha filtro esportivo no Brava 1.6 16V com o motor Torque. Quando coloquei, parecia que o carro virou um avião, barulho legal, parecia subir giro mais rápido coisa e tal. Andei com ele até o dia que vendi o carro, um ano depois +/-. Tinha uma subida que eu ia com o Brava em 3a de teimoso com o filtro esportivo, quando voltei o original subiu normal em 3a marcha sem esforço e com um pouco de folga. Não era K&N, nem marca tinha. Isso já me deixou p. da vida e nunca mais quis alterar a originalidade do carro.
Mas um K&N inbox deve ser muito bom, pena que "pode não servir no próximo carro".
Fala jpromero beleza? cara vc colocou o intake ou deixou ele ligado direto no corpo de borboleta? o filtro era pequeno ou grande, qual a frequência vc lavava ele? (sim esses filtros são laváveis) quanto tempo de uso? tem muita coisa que pode influenciar! cara, eu sou moderador no bravaclub... pelo menos uns 10 amigos tem esse sistema, tanto no Step A (torque), Step B (Corsa Lunga) e HGT 1.8 16v... nenhum deles jamais se queixou, 1 é meu vizinho e outro trabalhava comigo... convivia diariamente... a única e grande queixa é de quem mora em sp ter que tirar e voltar o original pra passar na inspeção rss...
ah.. só um detalhe... subida com o torque em 3a... cara vc tem que estar pelo menos a 2500 giros pra subir.. o torque é muito fraco com giro baixo. essa era a grande melhoria do Corsa lunga.. com 1500 giros ele já entregava boa parte do torque do motor.. um grande avanço pra um carro 16v que por natureza todos são fracos com motor vazio..

Fala Rodney! Também sou membro do Brava Clube, faz muito tempo que não entro, depois comprei um Marea 2.4 e nem entrei mais no Brava Clube.
O meu tinha a mangueira original e fiz igual você, coloquei o filtro na ponta da mangueira, mas eu usei a mangueira original e só coloquei um cano na ponta para o filtro "caber" na mangueira.
Eu lavava o filtro a cada 15 dias. E ele era pequeno, talvez esse seja o defeito maior dele. Comprei ele novo e usei por 1 ano +/-.
No Marea não quis inventar moda e usei ele original, joguei fora esse filtro.
O motor do meu Brava era o de 99 cv, então era muito fraquinho, principalmente porque meu carro anterior era um Tempra Stile.
O meu tinha a mangueira original e fiz igual você, coloquei o filtro na ponta da mangueira, mas eu usei a mangueira original e só coloquei um cano na ponta para o filtro "caber" na mangueira.
Eu lavava o filtro a cada 15 dias. E ele era pequeno, talvez esse seja o defeito maior dele. Comprei ele novo e usei por 1 ano +/-.
No Marea não quis inventar moda e usei ele original, joguei fora esse filtro.
O motor do meu Brava era o de 99 cv, então era muito fraquinho, principalmente porque meu carro anterior era um Tempra Stile.

João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
andrek escreveu:Apesar de não atuar mais nessa área há anos, eu sou Engenheiro Mecânico e já trabalhei em montadora; sei, portanto, das 2.153.467.494.314.846.521 etapas de um projeto, suas complexidades, além restrições e equilíbrios que devem existir entre custo, durabilidade, performance, consumo, ruídos, emissões, etc etc etc.
Uma equipe de engenharia envolvida num projeto complexo como esse passa muito tempo fazendo escolhas (não se pode ter tudo), para atender a uma maioria. Naturalmente alguém pode querer privilegiar um desses aspectos e fazer alterações no seu carro, mas é importante saber que SEMPRE vai sacrificar alguma coisa. Não existe almoço grátis.
Aquele papo que diz "o produto 'XPTO Tabajara' melhora o torque em baixa, a potência em alta, reduz o consumo e ainda aumenta a vida útil do motor" é MENTIRA, ou no mínimo desinformação. Acho válido as pessoas customizarem seus carros como queiram, mas sabendo das consequências. Eu, de minha parte, concordo com o colega Adilson: deixo o meu carro originalzinho porque sei que gente mais bem qualificada do que eu nesse aspecto definiu ele assim.
Abraços!
Concordo parcialmente Andrek . Decisões de projeto são tomadas pensando em uma maioria , o engenheiro que escolheu o filtro por exemplo tem que pensar no cara que mora perto de mineradora em um ambiente extremamente empoeirado onde precisa de uma filtragem melhor, o cara que calibrou a injeção eletrônica nao pode ,por exemplo , assumir que todo mundo vai usar gasolina Podium . É ai que existe espaço pra modificações , fazer o carro bom para o seu uso. Se o cara acha que vale ganhar 3cv a 5000 rpm e ter menos filtragem, otimo , faça a modificação, pra mim por exemplo não vale.
T-jet / skydome /Ar digital
Vendo UNICHIP Q , tratar por MP
Vendo UNICHIP Q , tratar por MP
A única coisa boa do filtro de ar esportivo (o cônico) é o ronco! Curtia muito quando tinha no meu ex HLX, rodei cerca de 30mil km com ele, era um Racecrome RC131 de alumínio duplo fluxo.
Agora se filtra o ar direito, já é outra historia.
Agora se filtra o ar direito, já é outra historia.
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box