Punto difícil pra pegar no frio (álcool)
Re: Punto difícil pra pegar no frio (álcool)

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Olá Pessoal,
Meu carro está com o seguinte problema: sempre que o sistema de partida a frio é acionado (ouço o barulho da bomba) o carro demora para pegar, chego a tentar a partida mais de 10 vezes para pegar. Quando ocorre esse problema, se faço um trajeto curto e tenho que ligar o carro de novo, geralmente só pega na segunda ou terceira tentativa. É como se o sistema de partida a frio estivesse fazendo alguma coisa que dificultasse a partida.
Se está frio mas o sistema de partida a frio não é acionado (sem barulho da bomba), pega de primeira. Na primeira partida do dia e também nas subsequentes.
Depois de pegar, o motor funciona normalmente, sem nenhum problema.
O que já fiz no sistema de partida a frio:
- Retirei a gasolina e coloquei uma nova, Podium
- Troquei o filtro
- Mandei fazer a limpeza do injetor
Obs:
- As velas tem pouco mais de 3.000 km
- Rodo com 100% de etanol
Alguma ideia do que poderia ser?
Hoje aconteceu o seguinte: nas 3 primeiras tentativas o sistema de partida a frio acionou e o motor não pegou. A partir da 4a tentativa, acho que a temperatura aumentou e o sistema de partida a frio não acionou mais. Aí foram mais umas duas tentativas e o motor pegou. Seria possível o injetor estar injetando gasolina demais e afogando o motor? Teria como confirmar isso?
Meu carro está com o seguinte problema: sempre que o sistema de partida a frio é acionado (ouço o barulho da bomba) o carro demora para pegar, chego a tentar a partida mais de 10 vezes para pegar. Quando ocorre esse problema, se faço um trajeto curto e tenho que ligar o carro de novo, geralmente só pega na segunda ou terceira tentativa. É como se o sistema de partida a frio estivesse fazendo alguma coisa que dificultasse a partida.
Se está frio mas o sistema de partida a frio não é acionado (sem barulho da bomba), pega de primeira. Na primeira partida do dia e também nas subsequentes.
Depois de pegar, o motor funciona normalmente, sem nenhum problema.
O que já fiz no sistema de partida a frio:
- Retirei a gasolina e coloquei uma nova, Podium
- Troquei o filtro
- Mandei fazer a limpeza do injetor
Obs:
- As velas tem pouco mais de 3.000 km
- Rodo com 100% de etanol
Alguma ideia do que poderia ser?
Hoje aconteceu o seguinte: nas 3 primeiras tentativas o sistema de partida a frio acionou e o motor não pegou. A partir da 4a tentativa, acho que a temperatura aumentou e o sistema de partida a frio não acionou mais. Aí foram mais umas duas tentativas e o motor pegou. Seria possível o injetor estar injetando gasolina demais e afogando o motor? Teria como confirmar isso?
- Piloto de Atari
aobarbosa escreveu:Olá Pessoal,
Meu carro está com o seguinte problema: sempre que o sistema de partida a frio............
Passo por problema semelhante veja abaixo:
bOiv8 escreveu:Galera, nesse inverno meu punto ta sofrendo...![]()
Como sabemos, abaixo dos 15 ºC o sistema de partida a frio é acionado.
No primeiro dia que precisei dele foi um parto pra fazer ele ligar.
Lembrei que fazia pelo menos 1 ano que a gasolina tava la parada, portanto esgotei a gasolina velha e completei de podium. Como a mangueira que utilizei para sugar a gasolina antiga era muito grossa (mangueira de jardim) ainda restou um pouco de gasolina velha. Isso já faz umas 3-4 semanas.
.
Em temperaturas menores que 12 ºC ele liga de prima. Injeta que é uma beleza .
Mas o que ainda esta me incomodando é nas temperaturas entre 12 ºC e 15 ºC. Ainda é necessário dar umas 2-3 partidas para ele ligar.
Isso já faz umas 3-4 semanas. Portanto a bomba injetora e os bicos estão injetando, já houve diminuição de uns 25% do nível do reservatório.
Estou suspeitando do filtro de combustível da linha de partida a frio...já que em temperaturas mais frias a central deve enviar mais pressão para injetar e o carro pega de primeira , mas quando a temperatura não é tao fria e a pressão é menor, o filtro deve estar dificultando a partida.
Alguém tem alguma sugestão que agregue???
Lendo o fórum, suspeito agora da bomba injetora, que segundo consta é idêntica (mesmo código) à bomba do esguicho d'água. Nada concreto.
Vamos testando, quem achar a solução posta ai pra gente.
Vitimas do SPO|RTING:
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
- Roda dura de Auto Escola
aobarbosa escreveu:Olá Pessoal,
Meu carro está com o seguinte problema: sempre que o sistema...................
O filtro de você trocou, foi da 'partida a frio', ou filtro de combustível? Trocou velas + cabos, ou só as velas? Verificou se não a vazamento na 'eletrobomba'? No meu caso, minha eletrobomba estava fazendo o barulho de funcionamento normal, mas estava trincada o que ocasionava o vazamento, e dificuldade de dar a partida!
Eletrobomba que foi subistituída!

Eletrobomba nova!

- Barbeiro de Auto Escola
bOiv8 escreveu:Estou suspeitando do filtro de combustível da linha de partida a frio...já que em temperaturas mais frias a central deve enviar mais pressão para injetar e o carro pega de primeira , mas quando a temperatura não é tao fria e a pressão é menor, o filtro deve estar dificultando a partida.
A alteração do volume de injeção certamente não deve ser por variação na pressão da linha e sim por tempo de injeção.
Experimente fazer um reset nos parâmetros da injeção com o scanner.
- Configure para gasolina ou se tiver com álcool faça o ajuste para álcool.
- Reset a aprendizagem da relação ar/combustível.
Outro parâmetro a considerar; quando o carro demora para pegar a temperatura ambiente indicada no painel esta próxima da correta?
.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio escreveu:bOiv8 escreveu:Estou suspeitando do filtro de combustível da linha de partida a frio...já que em temperaturas mais frias a central deve enviar mais pressão para injetar e o carro pega de primeira , mas quando a temperatura não é tao fria e a pressão é menor, o filtro deve estar dificultando a partida.
A alteração do volume de injeção certamente não deve ser por variação na pressão da linha e sim por tempo de injeção.
Experimente fazer um reset nos parâmetros da injeção com o scanner.
- Configure para gasolina ou se tiver com álcool faça o ajuste para álcool.
- Reset a aprendizagem da relação ar/combustível.
Outro parâmetro a considerar; quando o carro demora para pegar a temperatura ambiente indicada no painel esta próxima da correta?
.
Faz sentido sua observação sobre o tempo de injeção.
Já havia efetuado a aprendizagem do combustível para álcool mas não surtiu efeito.
A mistura a/f não lembro se mexi, acho q nao, assim q der vou fazer isso.
A temperatura do painel parece estar bem próxima da real (app de previsão do tempo) kkkk
Vlw
Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Vitimas do SPO|RTING:
Obrigado pelas respostas!
Respondendo ao CADRI:
- Troquei o filtro da partida a frio, filtro de combustível tem pouco mais de 3.000 km
- Troquei apenas as velas, cabos estavam em bom estado
- Não identifiquei nenhum tipo de vazamento
Levei no mecânico e, segundo ele, o que estava causando o problema era sujeira no corpo de borboleta. Ainda não pude confirmar se resolveu, pois não fez frio suficiente para acionar o sistema de partida a frio. Assim que confirmar, posto aqui.
Foi feita também limpeza de bico injetores, pois segundo o mecânico estavam sujos, mas não era o que causava o problema.
bOiv8, verifique se tem sujeira no seu corpo de borboleta (TBI).
Respondendo ao CADRI:
- Troquei o filtro da partida a frio, filtro de combustível tem pouco mais de 3.000 km
Levei no mecânico e, segundo ele, o que estava causando o problema era sujeira no corpo de borboleta. Ainda não pude confirmar se resolveu, pois não fez frio suficiente para acionar o sistema de partida a frio. Assim que confirmar, posto aqui.
Foi feita também limpeza de bico injetores, pois segundo o mecânico estavam sujos, mas não era o que causava o problema.
- Piloto de Atari
aobarbosa escreveu:Obrigado pelas respostas!
Respondendo ao CADRI:
Certo Barbosa! Da uma verificada na central!...pois, pode não estar reconhecendo corretamente a mistura dos combustíveis! Exp. carro abastecido com álcool, mas reconhece uma mistura rica em gasolina!!! Em relação aos filtros, eu troco o de combustível a cada 3.000k(original, Fram ou Mann), e da partida a frio a cada 5.000km(Fram G-4196).
Boa sorte!
Boa sorte!

- Barbeiro de Auto Escola
Pessoal,
Hoje a temperatura estava mais baixo e o sistema de partida a frio foi acionado ao ligar o carro. Pude confirmar que o problema foi resolvido, portanto fica a dica para quem tiver o mesmo problema. Verifiquem se o corpo de borboleta está sujo.
Hoje a temperatura estava mais baixo e o sistema de partida a frio foi acionado ao ligar o carro. Pude confirmar que o problema foi resolvido, portanto fica a dica para quem tiver o mesmo problema. Verifiquem se o corpo de borboleta está sujo.
- Piloto de Atari
aobarbosa escreveu:
Obrigado pelo feedback, mas acredito que vai ficar pro ano que vem kkkk
Acaba o inverno acaba os problemas kkk
Vitimas do SPO|RTING: