Radiador com Problema
Re: Radiador com Problema
sinceramente? TROCA DE MECÂNICO ! Esse papinho de que o sistema do Punto fica pressurizado é BALELA !. Todo mundo (que já existia e tinha carro, que é o meu caso) que desde os primeiros sistemas de arrefecimento com reservatório de expansão, qdo quentes, pressurizam, despressurizando quando a temperatura iguala com a ambiente, DESDE QUE o sistema esteja em perfeito estado de conservação ou seja, tampas com vedação ok e respiros / aneis para alívio da pressão gradativamente à medida que esfria ok, válvula termostática ok, sistema limpo e com aditivo recomendado na proporção também recomendada enfim, esse papinho é igual ao muito (INFELIZMENTE) usado PELAS ccS, de que é "característico" e, pior ainda, a anta nem sabe que outros carros da marca usam essa mecânica (motor).







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Re: Radiador com Problema
Alpino, se possivel faça um vídeo mostrando a situação. De preferencia cedo com o motor frio pra ver essa tal pressão.
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Re: Radiador com Problema
shadowcps escreveu:sinceramente? TROCA DE MECÂNICO ! Esse papinho de que o sistema do Punto fica pressurizado é BALELA !. Todo mundo (que já existia e tinha carro, que é o meu caso) que desde os primeiros sistemas de arrefecimento com reservatório de expansão, qdo quentes, pressurizam, despressurizando quando a temperatura iguala com a ambiente, DESDE QUE o sistema esteja em perfeito estado de conservação ou seja, tampas com vedação ok e respiros / aneis para alívio da pressão gradativamente à medida que esfria ok, válvula termostática ok, sistema limpo e com aditivo recomendado na proporção também recomendada enfim, esse papinho é igual ao muito (INFELIZMENTE) usado PELAS ccS, de que é "característico" e, pior ainda, a anta nem sabe que outros carros da marca usam essa mecânica (motor).
Busquei o carro hoje cedo, o mecânico disse que olhou o carro todo, colocou o carro na rampa, deixou o carro funcionando para encontrar o vazamento... nada, não encontrou nenhum vazamento de água. Ele verificou o óleo, eu também olhei por garantia... cor e textura normal, então não deve ser problema na Junta do Cabeçote.
Ele disse para eu não me preocupar, não tem vazamento, o carro aciona normalmente a ventoinha do radiador, temperatura normal, enfim, tudo ok.
Agora me resta apenas observar...

Alpino, se possivel faça um vídeo mostrando a situação. De preferencia cedo com o motor frio pra ver essa tal pressão.
Esse vídeo mostra perfeitamente oque acontece:
Carro frio, água no nível mínimo, ao desenroscar a tampa sai a pressão. A diferença é que no meu caso, ao retirar a tampa a água espirrava pra fora do reservatório.
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Re: Radiador com Problema
o meu se ficar parado de um dia pro outro ja não tem mais pressão.
a propósito, o meu se enquadra no grupo dos etorq q baixam um pouco de água.... nunca consegui identificar por onde, e nunca levei pra verificar o caso, um pouco por falta de tempo, e um pouco por receio de acontecer o que aconteceu com voce (gastar de 500 a 800 reais num radiador novo à toa).
por hora vou completando eventualmente com agua e aditivo... qualquer dia desses vou comprar uma tampa do reservatório nova para arriscar.
aparentemente o meu baixa agua por tempo, e não pela km.... se eu rodar 10km ou 100km numa semana, o nivel baixa igual.
a propósito, o meu se enquadra no grupo dos etorq q baixam um pouco de água.... nunca consegui identificar por onde, e nunca levei pra verificar o caso, um pouco por falta de tempo, e um pouco por receio de acontecer o que aconteceu com voce (gastar de 500 a 800 reais num radiador novo à toa).
por hora vou completando eventualmente com agua e aditivo... qualquer dia desses vou comprar uma tampa do reservatório nova para arriscar.
aparentemente o meu baixa agua por tempo, e não pela km.... se eu rodar 10km ou 100km numa semana, o nivel baixa igual.
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Re: Radiador com Problema
VLA escreveu:o meu se ficar parado de um dia pro outro ja não tem mais pressão.
a propósito, o meu se enquadra no grupo dos etorq q baixam um pouco de água.... nunca consegui identificar por onde, e nunca levei pra verificar o caso, um pouco por falta de tempo, e um pouco por receio de acontecer o que aconteceu com voce (gastar de 500 a 800 reais num radiador novo à toa).
por hora vou completando eventualmente com agua e aditivo... qualquer dia desses vou comprar uma tampa do reservatório nova para arriscar.
aparentemente o meu baixa agua por tempo, e não pela km.... se eu rodar 10km ou 100km numa semana, o nivel baixa igual.
Pode olhar no radiador na parte inferior que vai encontrar ele úmido, olhe com aquelas lâmpadas de oficina.
O meu Siena, desde 0 km não baixa água e SEMPRE teve pressão ao abrir o reservatório frio, isso indica que não há vazamento, a pressão é pequena, um "tss" apenas, bem menor que a abertura de uma coca cola de 2 litros e a água não é expelida. Apenas quando está quente é que o sistema fica com bastante pressão, mais que uma coca cola e pode causar queimaduras, abra com cuidado.
O Linea é igual ao Siena, não baixa água e está sempre pressurizado.
João Paulo
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Re: Radiador com Problema
desculpe mas não considero isso como estar pressurizado : o sistema é selado ou seja, a água quando quente, acaba fluindo para o reservatório de expansão e ao esfriar, deve retornar para o radiador, certo ? só que mesmo quando frio e ao começar a abrir a tampa - só meio fio de rosca já dá passagem para o ar externo - o líquido tende a fluir para o lado que está sendo aberto e esse movimento acaba gerando um pequeno aumento de pressão do ar que se encontra na parte superior do reservatório que, comprimido pelo fluxo da água se comprime e isso dá a impressão de o sistema estar pressurizado, mesmo que minimamente e, por isso, mesmo frio, não acontece a expulsão abrupta da água.







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Re: Radiador com Problema
Forma pressão no sistema de arrefecimento sim, porém não expulsa a água quando está frio, só a quente onde a pressão é maior e ocorre a evaporação imediata de uma parte do líquido.
João Paulo
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Re: Radiador com Problema
Desde que comprei o Linea, sempre baixava um pouco de água do reservatório, mas aparentemente nunca havia achado nada.
Nos últimos meses, baixou bem mais rápido e ai consegui achar o vazamento.
Parte superior do radiador, logo abaixo do reservatório. Sempre andou com Paraflu, troquei o líquido todo com 30K Km e nos 45K também, sem nenhum sinal de ferrugem no sistema. Hoje está com 48500Km.

Nos últimos meses, baixou bem mais rápido e ai consegui achar o vazamento.
Parte superior do radiador, logo abaixo do reservatório. Sempre andou com Paraflu, troquei o líquido todo com 30K Km e nos 45K também, sem nenhum sinal de ferrugem no sistema. Hoje está com 48500Km.


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Re: Radiador com Problema
jpromero escreveu:Forma pressão no sistema de arrefecimento sim, porém não expulsa a água quando está frio, só a quente onde a pressão é maior e ocorre a evaporação imediata de uma parte do líquido.
Explica-me uma coisa: Com o motor frio ao colocar água + aditivo no radiador evidentemente o circuito de arrefecimento esta aberto, ou seja, na pressão atmosférica; ao ligar o motor, como o circuito é selado, a pressão sobe e ao esfriar novamente a pressão não volta ao estado inicial? De onde veem essa pressão adicional?
Nota: Considerando que o veiculo esta na mesma altitude em relação ao nível do mar e temperatura; antes e depois.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Radiador com Problema
Scorpio escreveu:jpromero escreveu:Forma pressão no sistema de arrefecimento sim, porém não expulsa a água quando está frio, só a quente onde a pressão é maior e ocorre a evaporação imediata de uma parte do líquido.
Explica-me uma coisa: Com o motor frio ao colocar água + aditivo no radiador evidentemente o circuito de arrefecimento esta aberto, ou seja, na pressão atmosférica; ao ligar o motor, como o circuito é selado, a pressão sobe e ao esfriar novamente a pressão não volta ao estado inicial? De onde veem essa pressão adicional?
Nota: Considerando que o veiculo esta na mesma altitude em relação ao nível do mar e temperatura; antes e depois.
Scorpio, vem do próprio funcionamento do motor, talvez pela evaporação do líquido de arrefecimento. Não sei te dizer tecnicamente, não sou engenheiro.
O que falo é por experiência própria em meus carros. Os carros que não tem pressão com o sistema frio tem que completar o nível do reservatório periodicamente por haver algum vazamento.
João Paulo
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