Calibragem?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

por degreja » Qua Fev 20, 2008 6:41 pm

galera vamos relaxar!!!!! sem brigas.....

quando um não quer dois não brigam.

comentarios "técnicos" sejam eles aprendidos em sala de aula ou no empirismo da prática do dia-dia sempre são enriquecedores afinal o intuito do forum é a troca de conhecimentos. não vamos levar as coisas p o lado pessoal....

abraços
ImagemImagem
PuntoClube, o melhor e maior conteúdo da internet sobre o Fiat Punto!
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Re: PessãoxVolume

por degreja » Qua Fev 20, 2008 7:00 pm

rjfer_neo escreveu:Meu amigo, com certeza não preciso de óculos..sei o que estou falando..sou engenheiro.estudei muita física e matemática, e posso dizer com total certeza que vc falou uma besteira enorme !!!

Estamos falando da Pressão (em LIBRAS) e não do Volume(que seria em Litros, por exemplo).

É obvio que a pressão depende do volume, mas o calibrador regula a pressão do pneu, independente da quantidade de ar(volume) colocado nele..... Portanto, ficar uma libra de pressão na mangueira é o maior absurdo que alguém poderia dizer.. a pressão na mangueira é exatamente igual a pressao no pneu !! Onde fica o manômetro ?? no pneu ou na entrada da mangueira ?? Se fosse como vc está falando..teríamos que colocar um manometro dentro do pneu pra saber a pressão...
Estuda um pouquinho !!;-)...

voltando ao assunto do tópico e richas a parte, me explica uma coisa.

o calibrador limita à pressão né?
para atingir a pressão pré determinada o fluxo será livre assim como a vazão? ficaria pressão na mangueira (espaço morto) mesmo que o calibrador ja tenha fechado a valvula de saida( supondo que a mangueira ainda n foi desconectada do pneu e o sistema continue fechado) ? o ideal seria um transdutor na ponta da mangueira p melhorar a acurácia ou ele compensa o espaço morto na hora de limitar a pressão ( se bem q a mangueira n varia o raio p ter diferença de um lugar p o outro do sitema)?
ImagemImagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Kareka ABC » Qua Fev 20, 2008 8:07 pm

Calibro os meus 205/45/R17 com 29 ou 30, depende do meu estado de espírito! :lol:

Qto aos vossos diplomas, livros, apostilas, etc., pq vcs não fazem com eles um canudinho e .............guardem eles!
Que tal?!

Eu num estudei #@%&! nenhuma, mas de uma coisa eu tenho certeza!!!
VAMOS TODOS MORRER UM DIA E FEDEREMOS IGUAIS!!! :evil:
Com física ou matemática, o resultado será o mesmo! Carne podre e fedida!

Tendo estudo ou não, ninguém é pior ou melhor do que eu!!! Somos todos iguais.

Só um desabafo por conta destas questões idiotas :wink:
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por rjfer_neo » Qua Fev 20, 2008 10:26 pm

O pior burro é aquele que não quer aprender !!!
Eu imaginei que este fosse um fórum técnico, e não de lendas .. se prefere acreditar em lendas, papai noel, coelhinho da páscoa e "mangueirinha" que rouba pressão do pneu..vai nessa.!!

P.S.: Garanto que muitos "negos" me deixam no chinelo sim.Mas vc, com certeza não...

Fique aí com com a sua Libra presa na "manqueirinha" do calibrador e seja feliz na ignorância !
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: PessãoxVolume

por rjfer_neo » Qua Fev 20, 2008 10:39 pm

degreja escreveu:
rjfer_neo escreveu:Meu amigo, com certeza não preciso de óculos..sei o que estou falando..sou engenheiro.estudei muita física e matemática, e posso dizer com total certeza que vc falou uma besteira enorme !!!

Estamos falando da Pressão (em LIBRAS) e não do Volume(que seria em Litros, por exemplo).

É obvio que a pressão depende do volume, mas o calibrador regula a pressão do pneu, independente da quantidade de ar(volume) colocado nele..... Portanto, ficar uma libra de pressão na mangueira é o maior absurdo que alguém poderia dizer.. a pressão na mangueira é exatamente igual a pressao no pneu !! Onde fica o manômetro ?? no pneu ou na entrada da mangueira ?? Se fosse como vc está falando..teríamos que colocar um manometro dentro do pneu pra saber a pressão...
Estuda um pouquinho !!;-)...

voltando ao assunto do tópico e richas a parte, me explica uma coisa.

o calibrador limita à pressão né?
para atingir a pressão pré determinada o fluxo será livre assim como a vazão? ficaria pressão na mangueira (espaço morto) mesmo que o calibrador ja tenha fechado a valvula de saida( supondo que a mangueira ainda n foi desconectada do pneu e o sistema continue fechado) ? o ideal seria um transdutor na ponta da mangueira p melhorar a acurácia ou ele compensa o espaço morto na hora de limitar a pressão ( se bem q a mangueira n varia o raio p ter diferença de um lugar p o outro do sitema)?

A Pressão tende a se equalizar, e se torna uniforme..O calibrador injeta o ar, depois mede a pressão.não importa o tamanho da mangueira, a pressão será a mesma..o que pode ocorrer é demorarmais tempo para ela se equalizar caso a mangueira seja muito grande. Nos calibradores esa distancia é minima e não prejudica a medição.. É como se a mangueira fizesse parte do pneu quando está engatada no bico...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Pressão e calibragem

por Markowic » Qua Fev 20, 2008 10:40 pm

Só para arrefecer os animos e reduzir a pressão arterial dos debatedores, a pressão, uma vez estabilizada, é a mesma em todo o recipiente, seja ele o pneu, o conjunto pneu mangueira calibrador, etc. Sobre "ficar" 1 libra na mangueira, pode acontecer de, no momento de conectar a mangueira, o volume para preenche-la seja suficiente para reduzir em 1 libra a pressão do pneu. Mas se forem calibradores digitais, pode ser que na hora daquela borrifadinha extra a calibragem fique um "cabelésimo" acima dos 29, que seria lido como 30 e quando vc desconecta a mangueira, o pneu volte para os 29... apenas uma suposição...
Abraços a todos.
P.S. Desde que peguei o Punto na concessionária, só coloquei cana. Em 3 semanas só rodei 600 km.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por socket » Qua Fev 20, 2008 10:49 pm

Realmente a mangueira fica com toda a pressão do pneu quando se está calibrando, mas há margem pra erros. Afinal após a calibragem a pressão está na mangueira e no pneu. Mas estará a mesma da mangueira 100% igual à do pneu? Duvido muito...
Então como o manômetro mede a pressão da mangueira pode haver diferenças! Logo a teoria do amigo de que "fica 1 libra na mangueira" tem algum fundo de verdade. O pneu pode ter 28 e na mangueira 30, por exemplo. Pode ter havido fuga de alguma forma. Então estão aí as libras na mangueira que serão liberadas alguns segundos após o uso!

Então o Engenheiro aí está falando em condições ideais... que como todo BOM Engenheiro sabe que nunca conseguimos alcançá-las na prática. Apenas em ambientes propicios a testes.

...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por degreja » Qua Fev 20, 2008 11:26 pm

rjfer_neo escreveu:O pior burro é aquele que não quer aprender !!!
Eu imaginei que este fosse um fórum técnico, e não de lendas .. se prefere acreditar em lendas, papai noel, coelhinho da páscoa e "mangueirinha" que rouba pressão do pneu..vai nessa.!!

P.S.: Garanto que muitos "negos" me deixam no chinelo sim.Mas vc, com certeza não...

Fique aí com com a sua Libra presa na "manqueirinha" do calibrador e seja feliz na ignorância !

cara n parta p esse lado. nao vamos cometer o mesmo erro q foi cometido no outro forum!
ImagemImagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por AndreBsB » Qua Fev 20, 2008 11:36 pm

Vocês adoram uma mangueira, hein? :lol:

Vamos expôr os argumentos de forma civilizada, senão a mangueira vai dar uma jatada em vocês! :lol:
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por socket » Qua Fev 20, 2008 11:42 pm

Humildade antes de tudo!
Só por que tem conhecimento em alguma coisa... já se acha o rei da cocada...
O Kareka falou bem... pegue seu titulo e... (...) guarde-o!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo