Consumo do PUNTO ESSENCE 1.6 16V e-torq
Re: Consumo do PUNTO ESSENCE 1.6 16V e-torq
morkan escreveu:shadowcps escreveu::shock:![]()
mas aí é que está o erro comum da maioria que pega um 16 v pela primeira vez: como são 16 v, que oferecem o melhor qdo cheio, manter rotação baixa em usar a maior marcha agrava ao invés de ajudar, pq o motor trabalha quase que sem torque. experimente trocar as marchas acima de 3500, perto de 3000 rpm para ver como melhora. esse método é bom para carros 8v, que entregam torque em baixa rpm.
Só que ai tem um problema que você não citou. Do jeito que você falou, faz pensar que eu devo acelerar o mais rapido possivel para atingir os 3000rpm e logo em seguida fazer a troca. O ideal é manter o pedal do acelerador em "20%" aguardar que o carro obtenha a faixa de giro para realizar a troca. Só assim vai obter economia.
Menor consumo sempre se dá em menores rotações. Não faz diferença se tem 16v, 5 cilindros, 8v.
Dá olhada nessa matéria:
http://bestcars.uol.com.br/servico/consumo-1.htm
- Barbeiro de Auto Escola
troco de marcha com 2500 rpm e tento manter o carro sempre acima de 2000 rpm.
Outro exemplo bacana, sempre que vc quiser ganhar velocidade, reduz uma marcha e pisa, senão aumenta o consumo e o carro não anda!
Esse fds pretendo por ele na estrada pra ver o desempenho!! hehehehe
Outro exemplo bacana, sempre que vc quiser ganhar velocidade, reduz uma marcha e pisa, senão aumenta o consumo e o carro não anda!
Esse fds pretendo por ele na estrada pra ver o desempenho!! hehehehe
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
existe uma diferença imensa entre andar em 5a. a 1.000 rpm, no plano, condições ideais e colocar marcha mais longa em trânsito urbano ou na rodovia, com AC ligado e esperar que o motor "apanhe" de tanto grilar, até subir de giro, independente do motor ser 4, 5, 6, 8, 12 cilindros, 8 v, 16, 20v ou Xv.
e pelos modelos usados na época da matéria citada : Foram escolhidos três modelos de características mecânicas bem distintas, com a condição de que fossem dotados de computador de bordo: um Astra GSi, com motor de 2,0 litros, 16 válvulas e 136 cv; um Stilo Abarth, de 2,45 litros, 20 válvulas (cinco cilindros) e 167 cv; e um Polo Sedan Highline, de 1,6 litro, oito válvulas e 101 cv. Portanto, veículos que representam diferentes segmentos em termos de cilindrada, potência, número de válvulas por cilindro e, naturalmente, preço. a tecnologia evoluiu bastante tanto em termos de materiais usados na fabricação dos motores, componentes e gerenciamento eletrônico, sem contar a tecnologia flex. Acho que seria o mesmo que afirmar que na década de 80 os carros carburados consumiam muito menos do que os atuais, injetados, porque o combustível era melhor. A realidade era outra, tanto na década de 80 quanto agora na era flex.
Tanto assim que no site VRUM http://www.vrum.com.br/app/306,19/2013/ ... chas.shtml eles afirmam que a troca deve ser feita entre 2000 e 3000 rpm, e até com direito a vídeo e, melhor ainda, datada de junho de 2013 ou seja, mais atual.
E nesse outro site http://www.carroesporte.com.br/tecnica/ ... de-marchas tem até uma tabelinha RPM x Potência que mostra bem que a troca de marchas com 1.500 rpm libera uma potência de 12 kw e a troca supostamente mais econômica a 1250 rpm entrega apenas 9,8 kw , só para exemplificar.

e pelos modelos usados na época da matéria citada : Foram escolhidos três modelos de características mecânicas bem distintas, com a condição de que fossem dotados de computador de bordo: um Astra GSi, com motor de 2,0 litros, 16 válvulas e 136 cv; um Stilo Abarth, de 2,45 litros, 20 válvulas (cinco cilindros) e 167 cv; e um Polo Sedan Highline, de 1,6 litro, oito válvulas e 101 cv. Portanto, veículos que representam diferentes segmentos em termos de cilindrada, potência, número de válvulas por cilindro e, naturalmente, preço. a tecnologia evoluiu bastante tanto em termos de materiais usados na fabricação dos motores, componentes e gerenciamento eletrônico, sem contar a tecnologia flex. Acho que seria o mesmo que afirmar que na década de 80 os carros carburados consumiam muito menos do que os atuais, injetados, porque o combustível era melhor. A realidade era outra, tanto na década de 80 quanto agora na era flex.

Tanto assim que no site VRUM http://www.vrum.com.br/app/306,19/2013/ ... chas.shtml eles afirmam que a troca deve ser feita entre 2000 e 3000 rpm, e até com direito a vídeo e, melhor ainda, datada de junho de 2013 ou seja, mais atual.

E nesse outro site http://www.carroesporte.com.br/tecnica/ ... de-marchas tem até uma tabelinha RPM x Potência que mostra bem que a troca de marchas com 1.500 rpm libera uma potência de 12 kw e a troca supostamente mais econômica a 1250 rpm entrega apenas 9,8 kw , só para exemplificar.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
shadowcps escreveu::shock:![]()
mas aí é que está o erro comum da maioria que pega um 16 v pela primeira vez: como são 16 v, que oferecem o melhor qdo cheio, manter rotação baixa em usar a maior marcha agrava ao invés de ajudar, pq o motor trabalha quase que sem torque. experimente trocar as marchas acima de 3500, perto de 3000 rpm para ver como melhora. esse método é bom para carros 8v, que entregam torque em baixa rpm.
Como enchi o tanque agora cedo e não andei mais com o carro, vou testar guiando da forma que você explicou.
No meu próximo abastecimento dou as informações.
Espero que realmente melhore.
Obrigado.

Adilson, aquela tabelinha que postei é interessante e se voce conhecer a curva de Torque do motor E-Torq verá que a curva começa a subir mais ou menos aos 1.200 rpm e depois das 2.000, quse 2.500 rpm, já está na faixa quase plana e entregando, segundo a FIAT divulgou, os 80% do torque máximo, decaindo depois dos 5.000 rpm. é analisar a curva do motor e ver que o melhor aproveitamento é trocar as marchas entre 2000 e 3000 rpm, com uma curva bem plana. 

- Moderador
shadowcps escreveu:Adilson, aquela tabelinha que postei é interessante e se voce conhecer a curva de Torque do motor E-Torq verá que a curva começa a subir mais ou menos aos 1.200 rpm e depois das 2.000, quse 2.500 rpm, já está na faixa quase plana e entregando, segundo a FIAT divulgou, os 80% do torque máximo, decaindo depois dos 5.000 rpm. é analisar a curva do motor e ver que o melhor aproveitamento é trocar as marchas entre 2000 e 3000 rpm, com uma curva bem plana.
Vi a tabela sim... acho que vou ter que fazer um curso!

não precisa muito não e é só usar a lógica do conhecimento: se 80% do torque (ou seja, melhor faixa de aproveitamento do motor) se dá à partir de 2.500 rpm, pra que forçar tudo e trocar as marchas abaixo de 2.000 rpm ou, pior ainda, usando o método comum do tempo dos carros carburados de nivelar todos os motores pela regrinha: 1a. marcha até 19 km/h; 2a. marcha entre 20 km/h e 30 km/h e assim por diante ?

- Moderador
shadowcps escreveu:não precisa muito não e é só usar a lógica do conhecimento: se 80% do torque (ou seja, melhor faixa de aproveitamento do motor) se dá à partir de 2.500 rpm, pra que forçar tudo e trocar as marchas abaixo de 2.000 rpm ou, pior ainda, usando o método comum do tempo dos carros carburados de nivelar todos os motores pela regrinha: 1a. marcha até 19 km/h; 2a. marcha entre 20 km/h e 30 km/h e assim por diante ?
Entendi Shadowcps... acredito que é mais uma questão de adaptação, mas vou tentar por em prática o que me ensinou. Depois digo os resultados.
Valeu mesmo!!

shadowcps escreveu:não precisa muito não e é só usar a lógica do conhecimento: se 80% do torque (ou seja, melhor faixa de aproveitamento do motor) se dá à partir de 2.500 rpm, pra que forçar tudo e trocar as marchas abaixo de 2.000 rpm ou, pior ainda, usando o método comum do tempo dos carros carburados de nivelar todos os motores pela regrinha: 1a. marcha até 19 km/h; 2a. marcha entre 20 km/h e 30 km/h e assim por diante ?
Não concordo em trocar as marchas acima de 2.500 RPM. No uso corriqueiro, para acompanhar o transito, troco sempre entre 1.600 e 1800 RPM no plano e descidas, com motor trabalhando suave, aceleração constante e sem grilar.
Uso bom senso para não deixar a rotação cair demais na subida e forçar o motor. Depende da subida é preciso esticar mais, mas só até o ponto do motor subir suave.
Resultado? Entre 8.5 e 9 km/l com álcool na cidade em São Paulo, e 11 e 12 km/l na estrada, também com etanol.
O motor é manhoso em baixa, mas você acostuma. Com o tempo até esquece disso. Não é diferente do Sigma ou outros motores 16v do mercado.
O legal é que da pra andar na manha e economizar combustível, mas quando se precisa de motor, basta reduzir uma marcha e pisar que ele responde prontamente, saindo forte.
- Barbeiro de Auto Escola
Tô pegando "as manha" desse motor !! Devo ter lido errado, mas a fiat fala que o etorq entrega 80% do torque com 1500 rpm e 90% com 2000 rpm !!!!!

Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.