VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
Jeferson
Aí é um pouco a questão do "tipo" de motor....
Os motores 16V necessitam de um fluxo de ar maior no coletor para funcionarem melhor.
Por isso, são motores que "gostam" mais de rpm elevadas.
Quando se tira o pé, a borboleta de admissão fecha. Com isso, se "quebra" a inercia do ar de admissão.
Está aí a maior letargia em comparação de um motor 8V. Não com relação a velocidade do drive by wire
Porem depois que enche, vai embora.

Os motores 16V necessitam de um fluxo de ar maior no coletor para funcionarem melhor.
Quando se tira o pé, a borboleta de admissão fecha. Com isso, se "quebra" a inercia do ar de admissão.
Está aí a maior letargia em comparação de um motor 8V. Não com relação a velocidade do drive by wire

- Velha Guarda
Ferranda escreveu:Jeferson
Está aí a maior letargia em comparação de um motor 8V. Não com relação a velocidade do drive by wire![]()
Entendo o que você esta dizendo Ferranda, com relação ao funcionamento dos motores 16v e de sua natureza em trabalhar de rpm elevadas... Sei muito bem disso.
Mas isso não justifica o comportamento que esses motores e-torq estão apresentando.
Meus dois carros anteriores foram FIATs Multivalvulas: Um Palio 1.3 16v e um Marea week 2.4 20v.
Nem dos dois apresentaram esse tipo de característica que tenho descrito. Logo esses motores e-torq tem algo sim a ser acertado para corrigir isso, do contrarário se comportariam como os anteriores motores multivalvulas da FIAT (dei 02 exemplos acima).
Penso do drive by wire pois com a atualização do mapeamento da injeção o problema só diminuiu de proporção ou ficou quase a mesma coisa (não foi solucionado).
Tendo em vista que o ECU "age" mediante o que foi "enviado" pelo acelerador eletrônico, penso que pelo atraso da informação a "mazela" se manifesta..
Pode até ser que seja outra componente do sistema, mas que existe o problema existe.
Mas valeu!

- Piloto de Atari
Eu queria dirigir um 1.6 para sentir o que vc está apontando... No meu 1.8 eu acho ele muito bom em baixo giro ja e a resposta do acelerador depois da atualização ficou muito melhor...
O motor 2.4 não da para comparar, ele utiliza variador fase o e isso ajuda demais o torque em baixa.
vc ja chegou a andar em um 1.8 para comparar? ou em outro 1.6 para parâmetro?
Lembro que o Palio tinha um cambio bem curto, isso ajuda no caminhar...
abração
O motor 2.4 não da para comparar, ele utiliza variador fase o e isso ajuda demais o torque em baixa.
abração
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
- Piloto de Autorama
brunomeo escreveu:Eu queria dirigir um 1.6 para sentir o que vc está apontando... No meu 1.8 eu acho ele muito bom em baixo giro ja e a resposta do acelerador depois da atualização ficou muito melhor...
abração
Não andei no 1.8 não.. nem em outro 1.6 pra comparar.. Mas vou ate ver isso quando for na concessionária na segunda. Valeu pela ideia Bruno.

- Piloto de Atari
Vejam o que eu achei sobre o sprint booster que tinha comentado ser uma possivel soluççao para a questão do drive by wire.
Isso retratara exatamente o que e digo sobre o problema na performance do carro:
"Automóveis no século 21 têm substituído a tecnologia convencional de acelerador por cabo pela tecnologia ECM (Módulo de Controle Eletrônico), que traduz os movimentos do pedal em sinais eletrônicos.
O sistema ETC (Electronic Throttle Control) - também conhecido como drive-by-wire tem a desvantagem de proporcionar respostas atrasadas e aceleração lenta, criando problemas em determinadas circunstâncias, tais como desempenho em subidas, mudanças rápidas de velocidade, etc.
Sprint Booster visa eliminar esse atraso de resposta do acelerador em veículos equipados com a tecnologia drive-by-wire, proporcionando respostas imediatas e uma tocada emocionante à disposição do motorista.
Sprint Booster é provavelmente o dispositivo mais inteligente que você poderia ter em seu carro.
Como Funciona
Trata-se de um dispositivo que melhora a aceleração através da medição e conversão contínua do sinal digital do potenciômetro do acelerador eletrônico fornecendo assim ao ECU um sinal de melhor qualidade.
O projeto do Sprint Booster permite a sua fácil instalação, sem a necessidade de cortar fios (plug and play) ou de qualquer tipo de intervenção na eletrônica do automóvel - não afeta outros sistemas, tais como injeção eletrônica, ABS, etc.
Sprint Booster é ligado na conexão do pedal do acelerador. Tudo que você precisa fazer é desplugar o conector original do pedal do acelerador e conectar o Sprint Booster entre eles (um lado se conecta ao pedal e outro lado do lado do conector do OEM)."
Fonte: http://www.garagestore.com.br
É um investimento caro na minha opinião, custa R$650,00 em média, mas parece que para os motores e-torq ainda não há fabricação...
Isso retratara exatamente o que e digo sobre o problema na performance do carro:
"Automóveis no século 21 têm substituído a tecnologia convencional de acelerador por cabo pela tecnologia ECM (Módulo de Controle Eletrônico), que traduz os movimentos do pedal em sinais eletrônicos.
O sistema ETC (Electronic Throttle Control) - também conhecido como drive-by-wire tem a desvantagem de proporcionar respostas atrasadas e aceleração lenta, criando problemas em determinadas circunstâncias, tais como desempenho em subidas, mudanças rápidas de velocidade, etc.
Sprint Booster visa eliminar esse atraso de resposta do acelerador em veículos equipados com a tecnologia drive-by-wire, proporcionando respostas imediatas e uma tocada emocionante à disposição do motorista.
Sprint Booster é provavelmente o dispositivo mais inteligente que você poderia ter em seu carro.
Como Funciona
Trata-se de um dispositivo que melhora a aceleração através da medição e conversão contínua do sinal digital do potenciômetro do acelerador eletrônico fornecendo assim ao ECU um sinal de melhor qualidade.
O projeto do Sprint Booster permite a sua fácil instalação, sem a necessidade de cortar fios (plug and play) ou de qualquer tipo de intervenção na eletrônica do automóvel - não afeta outros sistemas, tais como injeção eletrônica, ABS, etc.
Sprint Booster é ligado na conexão do pedal do acelerador. Tudo que você precisa fazer é desplugar o conector original do pedal do acelerador e conectar o Sprint Booster entre eles (um lado se conecta ao pedal e outro lado do lado do conector do OEM)."
Fonte: http://www.garagestore.com.br
É um investimento caro na minha opinião, custa R$650,00 em média, mas parece que para os motores e-torq ainda não há fabricação...
- Piloto de Atari
Entrei no atendimento via chat da FIAT e não têm conhecimento sobre esse "telecarregamento da injeção do carro". Mandaram ir à concessionária pra esclarecer isso...
Acho q vou mandar uma mensagem no campo de dúvidas
Essence 1.6 16V - 11/11 - Cinza Scandium - Creative 2 - VE Traseiro - Kit Casual - Alarme FIAT - G20 - Ponteirinha bacana
"Sem saber que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau
- Roda dura de Auto Escola
Eita... Enviei e-mail e olha a resposta:
"Prezado Sr. Moisés,
Em resposta ao e-mail, solicitamos dirigir-se a uma concessionária de nossa rede autorizada onde receberá esclarecimentos.
Agradecemos o contato e colocamos à sua disposição os nossos canais de atendimento pelo site "www.fiat.com.br" ou telefone 0800 707 1000.
Atenciosamente,
Kettyla Costa.
CENTRAL DE RELACIONAMENTO FIAT"
Alguem sugere algo antes de ir à concessionária????
"Prezado Sr. Moisés,
Em resposta ao e-mail, solicitamos dirigir-se a uma concessionária de nossa rede autorizada onde receberá esclarecimentos.
Agradecemos o contato e colocamos à sua disposição os nossos canais de atendimento pelo site "www.fiat.com.br" ou telefone 0800 707 1000.
Atenciosamente,
Kettyla Costa.
Essence 1.6 16V - 11/11 - Cinza Scandium - Creative 2 - VE Traseiro - Kit Casual - Alarme FIAT - G20 - Ponteirinha bacana
- Roda dura de Auto Escola
moisesvalbuza escreveu:Entrei no atendimento via chat da FIAT e não têm conhecimento sobre esse "telecarregamento da injeção do carro". Mandaram ir à concessionária pra esclarecer isso...
Liga para a sua CC de preferencia e peça para falar com o chefe da oficina... Na Fiat Amazonas aqui de SP eles tem um cantinho da oficina só para isso, com todos os manuais impressos na parede inclusive!!
abs
Brunão
- Piloto de Autorama
moisesvalbuza escreveu:Eita... Enviei e-mail e olha a resposta:
"Prezado Sr. Moisés,
Atenciosamente,
Kettyla Costa.
Não perca tempo... agenda um horário em uma concessionária (de preferencia na que vc comprou o carro), e diga que tem conhecimento da atualização.
Fala que vc sabe que ela é feita por "telecarregamento" ai eles jã vão ver que vc ta por dentro e não vao tentar te enrolar...

- Piloto de Atari
Compareci com o carro, hoje sexta feira, as 9:00 na Fiat Amazonas - Vila Guilherme - São Paulo agendado inicialmente pelo 0800 da Fiat que afirmou de pé junto que não havia atualização, quando cheguei a atendente perguntou qual era o problema eu disse queria fazer a atualização do software da injeção... pelo numero do chassi ela confirmou que havia uma atualização. Fizeram o procedimento, na minha presença, de cerca de 40 minutos e sai com o carro com o software da injeção atualizado.
Notei uma ligeira melhora em baixas rotações... Exatamente como o colega Jeferson disse.
Notei uma ligeira melhora em baixas rotações... Exatamente como o colega Jeferson disse.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."