Marca de aditivo do radiador
Re: Marca de aditivo do radiador
Marcus Vilasboas escreveu:CADRI escreveu:Vai de Valeo!...atende à norma ABNT/NBR 15297, e o preço é excelente!!! E para reduzir a temperatura de operação do motor, vai de Mocool da Motul!!!
Galera, aqui vai minha opinião: acho que não devemos tentar baixar a temperatura de operação do motor, simplesmente porque ele foi projetado pra funcionar assim. Qualquer alteração das características originais SEMPRE acaba influenciando no consumo e/ou na vida útil do motor. Um aditivo de radiador com características de reduzir a temperatura do motor, a meu ver, atenderia bem a quem fez modificações FORTES no motor, buscando mais desempenho. Um motor sem essas alterações poderia ser prejudicado.
Estou com meu Punto Sporting 2013 desde zero. Fiz uma substituição do líquido de arrefecimento do motor com 30 mil km, usei o original Petronas Coolant Up. Meu carro não baixa nem um centímetro de água e a coloração do aditivo de radiador está igual. meu carro está com 60 mil km, 3,5 anos de uso e 1,5 anos da última troca. As trocas de aditivo são recomendadas a cada 30 mil km, então já tá na hora de trocar denovo e eu vou usar o Petronas Coolant Up.
Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Boa tarde Marcus, respeito sua opinião! Mas nosso clima é totalmente tropical, transito caótico, motor trabalhando como se fosse uma caldeira, motor que não foi desenvolvido em nosso país! Mas, o Mocool não é só para carros modificados não, ele ser apenas para melhorar a troca térmica, principalmente em motores com liga de alumínio!!!!
Abrax!

- Barbeiro de Auto Escola
Galera, segue alguns fabricantes de Aditivo para Radiadores. Realizei uma leve pesquisa!!!
Tirreno Ind. Produtos Químicos. CNPJ:61.923.017/0001-05, fabrica para:
-Motorcraft
-Citroen e Peugeot
-Wurth
-Mobil GS 333
Peak Produtos de alta performance. CNPJ:06.397.469/0001-77, fabrica para:
-Valeo
-Delphi
-RV Extra Visconde Radiadores.
Pentosin, fabrica para:
-Honda
Petroplus, fabrica para:
-Nissan
Abrax.
Tirreno Ind. Produtos Químicos. CNPJ:61.923.017/0001-05, fabrica para:
-Motorcraft
-Citroen e Peugeot
-Wurth
-Mobil GS 333
Peak Produtos de alta performance. CNPJ:06.397.469/0001-77, fabrica para:
-Valeo
-Delphi
-RV Extra Visconde Radiadores.
Pentosin, fabrica para:
-Honda
Petroplus, fabrica para:
-Nissan
Abrax.

Fala galera!!! voltando ao assunto rsrs. Em fevereiro fiz a troca do líquido do sistema de arrefecimento. Utilizei água desmineralizada e o aditivo da Delphi e o aditivo Mocool da Motul. Antes de fazer a troca eu monitorei a temperatura e o tempo que armava o ventilador. Depois da troca fiz o mesmo, mas não coloquei o Mocool e não alterou nada. Em seguida coloquei o Mocool e demorou 30 segundos a mais pra armar o ventilador. Lembrando que quem faz o controle da temperatura do motor é a válvula termoestática, o ventilador é somente para resfriar o líquido que sai do motor. Utilizei o Mocool para reduzir a temperatura da turbina e como não tinha um termômetro para verificar o antes e depois, não posso afirmar se houve melhora na troca térmica. O desempenho do carro continuou o mesmo.
- Piloto de Atari
Ouvi mecânicos no Youtube dizer que aditivos a base de Etileno Glicol são mais nocivos aos plásticos do sistema, que amarelam o plástico do reservatório e tudo mais, além de ser poluente se jogado na natureza. Se todas essas afirmações são verdadeiras, não sei, somente que é poluente e também o amarelamento do plástico em nada tem haver com o etileno glicol, pelo menos em um dos carros aqui de casa que tá usando aditivos base sintética de polímeros, tá amarelando reservatório novo, do mesmo jeito, aditivo Koube Sintético. O que amarela eu acho q é o calor mesmo junto ao corante do produto, sei lá... Eu tenho usado aditivos base polímetros por proteger mais contra ferrugem que os a base de etileno glicol, mas tem que trocar todo ano, eles duram menos.
- Piloto de Autorama
Boa tarde,
Hoje troquei o aditivo do radiador na concessionária da FIAT, eles colocaram somente 2 litros do aditivo, sendo que no manual do proprietario orienta colocar 50% de aditivo e 50% de água e o reservatório do punto e dê 6,7 litros, alguém já trocou nessa proporção de 2 litros?
Hoje troquei o aditivo do radiador na concessionária da FIAT, eles colocaram somente 2 litros do aditivo, sendo que no manual do proprietario orienta colocar 50% de aditivo e 50% de água e o reservatório do punto e dê 6,7 litros, alguém já trocou nessa proporção de 2 litros?
- Piloto de Atari
elyton escreveu:Boa tarde,
Olá Elyton, geralmente eles utilizam aditivos concentrados, ou seja 1 litro faz 2 litros!...sendo assim, 2 litros do qual você comentou faz 4 litros! Você sabe informar se utilizaram o aditivo concentrado?

Parece que os carros que saem da montadora já vem com 30% de aditivo, e deve ser orientação da Fiat para as concessionárias usar essa proporção, mesmo o manual informando que a proporção é 50/50.
- Piloto de Atari
É uma prática comum as concessionárias utilizarem apenas 2 litros, logo que comprei meu punto fui até a concessionária Fiat para comprar 3 litros de ParafluUp e o vendedor de peças me questionou porque eu queria 3 litros? Respondi que pela proporção 1:1 precisaria de 3lts, foi então ele me revelou que nas revisões utilizavam apenas 2.
Eu sempre utilizo na proporção 1:1 pois se precisar completar o sistema acrescento apenas agua desmineralizada que ainda vai estar dentro da proporção recomendada.
Mas como já discutido anteriormente, os carros estão vindo de fábrica nesta proporção, então não há muito com o que se preocupar.
Eu sempre utilizo na proporção 1:1 pois se precisar completar o sistema acrescento apenas agua desmineralizada que ainda vai estar dentro da proporção recomendada.
Mas como já discutido anteriormente, os carros estão vindo de fábrica nesta proporção, então não há muito com o que se preocupar.
CADRI escreveu:elyton escreveu:Boa tarde,
Olá Elyton, geralmente eles utilizam aditivos concentrados, ou seja 1 litro faz 2 litros!...sendo assim, 2 litros do qual você comentou faz 4 litros! Você sabe informar se utilizaram o aditivo concentrado?
Foi utilizado coollant up orgânico!
- Piloto de Atari
elyton escreveu:CADRI escreveu:elyton escreveu:Boa tarde,
Foi utilizado coollant up orgânico!
Então está correto!...pois pode se usar 40% de aditivo + 60% de água desmineralizada, ou no máximo 50% aditivo + 50% água desm.