Desempenho Punto 1.4 x Punto 1.8 - Tira teima

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Desempenho Punto 1.4 x Punto 1.8 - Tira teima

por renatorm » Seg Fev 23, 2009 10:53 pm

AndreBsB escreveu:
Willy escreveu:
AndreBsB escreveu:
Dá pra pisar mais! Se eu piso 6.000rpm com o Idea da minha mãe, não fico atrás do seu Punto trocando marcha nessa rotação aí não.

Dá pra ir mais sim.. Na verdade o corte é a 6250 rpms neh! (salvo engano rs)

Mas o que você precisa ter em mente é que o importante não é trocar a marcha na rotação máxima possível e sim na rotação certa.
A potência máxima do 1.4 vêm a 5.500rpm, após isso você vai demorar muito mais pra ganhar velocidade do que se trocasse de marcha porque o motor vai perdendo sua potência muito rápido...
Para ilustrar, você já jogou Need for speed??? Lá você tem o momento certo para trocar a marcha, se trocar antes ou depois com certeza voce vai tomar bucha kkkkkkkk
A rotação de um motor casado com um cambio bem escalonado deve ficar sempre entre a rotação do torque máximo e da potência máxima!

Se você quiser podemos marcar um tira teima contra o idéia da sua mãe rs...
Aliás, trocando a 6000 rpm, até no 1.8 da pra dar bucha hein... Ou pelo menos não vai ficar tão grande a diferença...
:P

Rapaz, eu não jogo videogame e pra mim o que importa é a prática. Com certeza seu Punto andará mais esticando a 6.000rpm do que em 5.500rpm. Talvez a única exceção seja a 4ª marcha. Na 1ª,2ª e 3ª, que o giro sobe mais rápido, com certeza o 1.4 e 1.8 renderão melhor sim. Se eu esticar até 6.000rpm, vou ver o 1.4 bem longe no retrovisor, em qualquer marcha!

De maneira alguma amigo. Anda no 1.8 e roda ele até 6k giros. O carro simplesmente não anda. Parece que você está parado e o carro lá se esgoelando. Digo e repito, no 1.8 o momento ideal de passar a marcha é entre 4k 4,5krpm, dependendo da marcha. Passando nessa faixa o giro cai para direto na faixa de 3k~3,5krpm que é onde o motor tem maior torque. Nem todo motor é para se esgoelar. Já o 1.4 sim, é preciso dar uma esticada maior pois a curva de pico de torque está em, salvo engano, a 4,5krpm. Então é melhor passar em 5k~5,5krpm.

Não adianta esgoelar o 1.8, ele não foi feito para isso. Agora, acha um motor com litragem parecida que tem um torque como esse 1.8. São mais de 18Kgfm disponível a 3,5krpm.

Faça o teste e me avisa. Não adianta ficar mostrando números. Creio que você só irá conseguir comprovar na prática.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Turbo-Xan » Ter Fev 24, 2009 1:35 pm

o 1.8 anda muito mais que o 1.4..

Falo pq viajei com um 1.4.. sozinho.. nunca que a aceleracao é a mesma dos dois..

a proposito.. acabei de voltar com o filtro esportivo pro meu carro.. e nao eh que parece que ele acelera melhor?
Fusca 2011 Branco
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por AndreBsB » Seg Mar 02, 2009 8:30 pm

renatorm escreveu:
AndreBsB escreveu:
Willy escreveu:
Dá pra ir mais sim.. Na verdade o corte é a 6250 rpms neh! (salvo engano rs)

Mas o que você precisa ter em mente é que o importante não é trocar a marcha na rotação máxima possível e sim na rotação certa.
A potência máxima do 1.4 vêm a 5.500rpm, após isso você vai demorar muito mais pra ganhar velocidade do que se trocasse de marcha porque o motor vai perdendo sua potência muito rápido...
Para ilustrar, você já jogou Need for speed??? Lá você tem o momento certo para trocar a marcha, se trocar antes ou depois com certeza voce vai tomar bucha kkkkkkkk
A rotação de um motor casado com um cambio bem escalonado deve ficar sempre entre a rotação do torque máximo e da potência máxima!

Se você quiser podemos marcar um tira teima contra o idéia da sua mãe rs...
Aliás, trocando a 6000 rpm, até no 1.8 da pra dar bucha hein... Ou pelo menos não vai ficar tão grande a diferença...
:P

Rapaz, eu não jogo videogame e pra mim o que importa é a prática. Com certeza seu Punto andará mais esticando a 6.000rpm do que em 5.500rpm. Talvez a única exceção seja a 4ª marcha. Na 1ª,2ª e 3ª, que o giro sobe mais rápido, com certeza o 1.4 e 1.8 renderão melhor sim. Se eu esticar até 6.000rpm, vou ver o 1.4 bem longe no retrovisor, em qualquer marcha!

De maneira alguma amigo. Anda no 1.8 e roda ele até 6k giros. O carro simplesmente não anda. Parece que você está parado e o carro lá se esgoelando. Digo e repito, no 1.8 o momento ideal de passar a marcha é entre 4k 4,5krpm, dependendo da marcha. Passando nessa faixa o giro cai para direto na faixa de 3k~3,5krpm que é onde o motor tem maior torque. Nem todo motor é para se esgoelar. Já o 1.4 sim, é preciso dar uma esticada maior pois a curva de pico de torque está em, salvo engano, a 4,5krpm. Então é melhor passar em 5k~5,5krpm.

Não adianta esgoelar o 1.8, ele não foi feito para isso. Agora, acha um motor com litragem parecida que tem um torque como esse 1.8. São mais de 18Kgfm disponível a 3,5krpm.

Faça o teste e me avisa. Não adianta ficar mostrando números. Creio que você só irá conseguir comprovar na prática.

Pena que não moramos na mesma cidade pra testar o seu 1.8 passando a 4.000-4.500rpm e eu testando o meu a 6000rpm, que seja!
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por fgmvix » Ter Mar 10, 2009 11:11 pm

Alguns dados interessantes sobre o 1.8 - em 3a. 140Km/h, em 4a. 185 Km/h, como o meu foi bem amaciado, já dei tanga em Civic, Corola e Focus 1.8. Só tem um probleminha, nâo pode ter Dó. Abração a todos
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jr-se » Dom Mar 15, 2009 10:54 pm

ou esse punto 1.4 veio com algo a mais
ou esse punto 1.8 veio com algo a menos
é preciso testar com outros puntos...

ps.: não é novidade que o powertreco 1.8 não gosta de girar... mas trocar marcha a 4,5k pra ter bons resultados de desmepenho é tenso...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por AndreBsB » Seg Mar 16, 2009 9:01 am

jr-se escreveu:ou esse punto 1.4 veio com algo a mais
ou esse punto 1.8 veio com algo a menos
é preciso testar com outros puntos...

ps.: não é novidade que o powertreco 1.8 não gosta de girar... mas trocar marcha a 4,5k pra ter bons resultados de desmepenho é tenso...

Graaaande serelepa! :lol: :lol:

Rapaz, vou colocar 4 sacos de cimento nesse seu 1.8R pra ver se tenho chance. (:D)
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por viniat » Seg Mar 16, 2009 11:43 am

Já sei... Quando tiver um Encontro Nacional em Betin agente empresta a pista deles =P

abs.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por ccheetah » Ter Mar 31, 2009 12:25 am

Ai Galera, eu nao tenho a menor duvida que o 1.8 anda mais q o 1.4 mas não vamos discutir isso... o que tenho a dizer é ouve o barulho de 1.8 a 4k e o 1.4 a 4k... fala sério o 1.8 podia até andar menos que o ronco do motor com escape original já valeria apena... eu fiz TD nos dois antes de comprar e posso garantir que o 1.8 anda melhor e soa melhor, ao menos aos meus ouvidos. Grande abraço a todos.
HLX 1.8 PRETO + RLL15" + MP3 com controle no Volante de Couro.
The Black is The Power!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por nipponicc » Ter Mar 31, 2009 5:58 am

bom eu ja tomei mta bucha dos 1.8 da vida do chamber do victor
mais e baixo tem som pra *%$#! aro 17 e eu que to acima do peso entao acho que se eu emagrecer ranca as rodas levantar do pau num 1.8 facil pq mais amaciado que o meu quero ver ja colo mais de 200 e 1.4 manco hein......
Imagem
Imagem
Imagem
PUNTO TURBO JA VIU??????
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=3950&p=68513#p68513
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por AndreBsB » Ter Mar 31, 2009 8:02 am

nipponicc escreveu:bom eu ja tomei mta bucha dos 1.8 da vida do chamber do victor
mais e baixo tem som pra *%$#! aro 17 e eu que to acima do peso entao acho que se eu emagrecer ranca as rodas levantar do pau num 1.8 facil pq mais amaciado que o meu quero ver ja colo mais de 200 e 1.4 manco hein......

Já pisou com eles depois que turbinou?
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

AnteriorPróximo