E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões (SOLUCIONADO)

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões

por ADILSONRE » Sex Set 06, 2013 3:45 pm

shadowcps escreveu:Acabei de redigir e enviar para o endereço acima :

Senhores

Como leitor assíduo da revista 4 RODAS me surpreendi negativamente com a matéria na sessão AUTO-DEFESA publicada na Edição de Setembro de 2013 referente a quebra dos pistões dos motores E-TorQ 1.8 FIAT pelos fatos abaixo descritos:

1. Desde 2010 sou Colunista no maior fórum de FIAT PUNTO do país, o http://www.puntoclube.com.br e como tal, sempre busco informações referentes a automóveis, mercado e segredos de todas as marcas e assuntos relacionados com o meio automotivo;

2. Mensalmente compro na banca, além da 4RODAS, pelo menos mais duas revistas especializadas e diariamente navego pela internet atrás de notícias sobre automóveis;

3. Fui proprietário até fevereiro desse ano, de um Ponto Essence 1.8 16v E-TorQ 2011, vendido com pouco mais de 30.000 km para um colega de trabalho que, depois da venda já rodou mais de 15.000 km com o carro sem qualquer problema;

4. Em fevereiro desse ano tirei um outro Punto 1.8 16V E-TorQ, só que Sporting, zero km que após 5.000 km rodados sem qualquer problema até o momento continua apresentando a mesma confiabilidade, economia e características positivas anteriormente apresentadas no veículo anterior, o que me motivou a continuar não só na linha mas também com o mesmo conjunto mecânico.

Pois bem, lendo a matéria me causou estranheza logo no início, o título sensacionalista e generalizador, passando aos leitores a impressão de que TODOS os motores apresentam tal problema. Continuando a leitura me espantei ainda mais com o fato de que como amostragem estatística foram usados 2 casos de um mesmo proprietário e mais um, do pai dele, havendo ainda mais algumas citações de falhas.

Outra falha que considero grave na matéria foi o fato de faltar dados fundamentais que poderiam ter sido extraídos com o próprio reclamante, sobre se efetuou as revisões programadas, as trocas de óleo e filtro especificados, a utilização dos veículos e até mesmo maneira de conduzi-los, sem contar que pelo exposto no texto me chamou ainda a atenção do fato por ele mesmo citado de que ao ouvir o ruído ao acelerar procurou um mecânico de confiança que fez o diagnóstico, a troca de peças aos 60.000 km e novamente aos 90.000 km ou seja, será que o problema de fato é dos motores e não da manutenção inadequada e até mesmo uso de peças paralelas ou mão de obra que pode ser confiável porém, carente de mais conhecimento ?

Senhores, diante do exposto e para não me delongar em demasia considero que a redação da matéria foi superficial, faltando pelo menos uma análise melhor e pesquisa até mesmo pela internet, de casos similares, situação agravada ainda mais pelo sensacionalismo adotado no título que acaba prejudicando não só a fábrica e os produtos dela que usam tal motor mas os consumidores e proprietários, os maiores prejudicados pela desvalorização acentuada que poderá vir a ser desencadeada com tal publicação.

Encerrando, sugiro que pesquisem junto ao próprio fórum citado as opiniões dos donos e usuários de veículos com esses motores e que em outros casos similares pesquisem um pouco mais antes de lançar a matéria, muito obrigado pela atenção,


Sidnei

Caso queiram usar o texto, sintam-se à vontade...




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Re: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões

por shadowcps » Sex Set 06, 2013 3:50 pm

Grato por ter gostado, Adilson. Pretendia chutar um pouco mais o balde citando que somos milhares de proprietários cadastrados e que por aqui não temos nenhum caso similar mas optei por tentar ser um pouco mais ameno, sério e "profissional" afinal, me apresentei como Colunista.
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Re: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões

por ADILSONRE » Sex Set 06, 2013 3:54 pm

shadowcps escreveu:Grato por ter gostado, Adilson. Pretendia chutar um pouco mais o balde citando que somos milhares de proprietários cadastrados e que por aqui não temos nenhum caso similar mas optei por tentar ser um pouco mais ameno, sério e "profissional" afinal, me apresentei como Colunista.


Muito bom mesmo Sidnei, parabéns!
Foi centrado, direto no assunto e mostrou que tem conhecimento.
Creio que todos nós, usuários mais ativos do PuntoClube, deveríamos enviar um e-mail e exigir uma revisão imediata desta "matéria".
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Re: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões

por shadowcps » Sex Set 06, 2013 3:56 pm

ADILSONRE escreveu:
shadowcps escreveu:Grato por ter gostado, Adilson. Pretendia chutar um pouco mais o balde citando que somos milhares de proprietários cadastrados e que por aqui não temos nenhum caso similar mas optei por tentar ser um pouco mais ameno, sério e "profissional" afinal, me apresentei como Colunista.


Muito bom mesmo Sidnei, parabéns!
Foi centrado, direto no assunto e mostrou que tem conhecimento.
Creio que todos nós, usuários mais ativos do PuntoClube, deveríamos enviar um e-mail e exigir uma revisão imediata desta "matéria".


Concordo em gênero, número e grau !!! :twisted: :twisted: :twisted:
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Re: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões

por ADILSONRE » Sex Set 06, 2013 4:43 pm

Bem, não manjo de carros e de mecânica igual o shadowcps, mas também fiz a minha reclamação. Segue o teor do meu email para a 4 Rodas:


Através do presente email venho demonstrar a minha total insatisfação com a matéria publicada na Revista 4 Rodas, com o título Quebrando a Cabeça.

Como dono de um Punto e usuário frequente do maior e mais completo fórum de discussões sobre o Punto neste país, ou seja, o http://www.puntoclube.com, considero que os relatos sobre a quebra dos pistões do motor E.torQ 1.8 foi abordada de maneira muito superficial e tendenciosa.

Creio que muitas questões, como por exemplo, modo de condução, manutenção, destinação de uso do veículo, profissional que efetuou os reparos, etc, poderiam ser levantadas até que realmente houvesse uma conclusão que os referidos motores estão quebrando.

Do modo que foi impressa e divulgada a matéria, nos dá a impressão que toda a linha é problemática, causando assim uma grande generalização e prejudicando não só a montadora Fiat, mas diretamente todos os proprietários de veículos que possuem este motor.

Sugiro que mais estudos de causa sejam realizados, bem como, consultas aos relatos de usuários reais e imparciais, que divulgam as suas inúmeras experiências todos os dias no fórum PuntoClube.

Ainda, para mostrar total imparcialidade e comprometimento com os leitores da 4 Rodas, também sugiro que está matéria seja retomada levando-se em consideração todos os aspectos que possam ter levado um ou dois motores a quebrarem da mesma forma.

Atenciosamente,
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Re: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões

por shadowcps » Sex Set 06, 2013 6:50 pm

(=D>) (=D>) (=D>) (=D>) Sensacional ! E aí, os demais proprietários de motor E-TorQ que também não concordam com o teor da matéia se manifestarão negativamente junto a 4 RODAS ? Não esqueçam que embora os 3 casos citados foram de motores 1.8 no fim, até mesmo os E´TorQ 1.6 acabarão sendo prejudicados. UNIÃO FAZ A FORÇA ! MANIFESTEM-SE...
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Re: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões

por Scorpio » Sex Set 06, 2013 6:54 pm

Passei hoje no final da tarde na concessionária Fiat Amazonas Zona Norte (São Paulo) e conversando com o chefe da oficina e o gerente de pós venda me foi informado de dois únicos problemas com motores e-torq.

1- O proprietário bateu o cárter quebrando e escoando todo o lubrificante e como o motorista não parou o veiculo o motor fundiu (obviamente não foi falha do motor).
2- Outro caso; o motor travou (não foi por falta de lubrificante ou superaquecimento) e a Fiat cedeu outro motor completo para o cliente e levou o motor travado para a fabrica (fechado - não deixou os mecânicos da CC abrirem).

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Re: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões

por shadowcps » Sex Set 06, 2013 7:34 pm

Do dono que reclamou na revista ? Se sim, prova da má utilização e falta de pesquisa do caso antes de publicar e isso deveria ser levado ao conhecimento da 4RODAS ! Até pedi via FACE ao pessoal, que nos ajudem, mandando email para a 4RODAS.
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Re: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões

por Timerman » Sáb Set 07, 2013 12:54 am

Sobre o caso do motor EtorQ:

1- Temos o PuntoClube, Clube Palio, Clube do L'unico porque não apareceu nenhum caso desse no fórum? Tinha medo do motor EtorQ porque sabia que era um ex-motor do MINI Cooper 1.6 16V Turbo e que a FIAT forjou, a palavra certa que o Sr. ADG (depois contarei porque estou p*** com ele abaixo) colocou uma linguagem mais simples para comunicar no vídeo, para transformar em 1800 cm³ (1.8 16V), o que na minha opinião diminuiria a parede do cilindro do motor e como muitas marcas utilizam taxa de compressão alta pensava na diminuição da vida útil do motor. Porém como não ouvi relatos desse problema e sim do problema de Infiltração de Lanterna do Punto, afirmo que os problemas deva ser pontuais.
2- A reportagem da 4 Rodas está muito mau explicada: a) Qual o ano da Strada Adventure CD? b) O proprietário levou a Picape para a revisão de 7.500km que a Fiat recomenda (não obriga) a realizar? c) Fez a revisão de 1 ano da Pick-Up? A minha interpretação é: "É o caso do empresário V***, de São Paulo, que teve duas quebras do motor em carros diferentes na sua família, ambos com picapes (MINHA PERGUNTA QUANTAS???), levei no mecânico de confiança que descobriu pistões quebrados (Fez o que descrito anteriormente que falei?)

Conclusão: Reportagem muito tendenciosa.

Sobre o porque estou p*** da vida com Sr. ADG:

1- Está se achando a última bolacha do pacote porque ele se diz O especialista, só que ele está falando muito e fazendo muito pouco
2- Perguntei a respeito dos moleques do Canal Top Speed (quando teve o Hang-Out do Google+), esse mesmo que meteu o pau no New Fiesta Nacional (achando que faz 14 segundos, sendo que no Ford Fiesta Clube há pessoas que fez 9,25 segundos no Powershift e quase menos do que 9 segundos no Manual), a resposta: "eles tem um grande potencial..." POTENCIAL A QUE? Dois moleques que são filhos de fazendeiros (porque não devem fazer nada na vida) e que pegam carro de Teste Drive e não há noção nenhuma do que é testar carro, onde o mesmo Sr. ADG reluta em falar que o Emilio Caranzzi (do Vrum da SBT) faz teste nas ruas e os dois moleques fazem o mesmo.
3- Está comprando briga com clubes de carros, até o dia que Clube do Marea ou outro clube chegar na oficina dele e pegar ele na porrada e não gostar e fugir para os EUA.

Conclusão: Esse cara vai se ferrar e depois não vem com MIMIMIMI de falar que as pessoas não tem compaixão do que falam...
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Re: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões

por Kuati » Sáb Set 07, 2013 2:21 am

Eu tinha xingado um monte, falado um monte de palavrão, mas melhor não, mandei isso aí:

Sou assinante de 4 Rodas há 27 anos.
Sempre pesquisei muito antes de comprar um veículo, e pesquisei muito antes de comprar meu Punto 1.8 e-Torq. Os único problema que li a respeito foi com água entrando nas lanternas de LED (o qual no meu não entrou uma gota).

Foi com muita indignação que li a reportagem sensacionalista de QUEBRA DE MOTOR E-TORQ 1.8, que reportagem mais tosca! Pegam um infeliz que conhece vários casos de motor e-torq quebrando, coincidentemente os casos são de dentro da família (provável família de relaxados, que não estão nem aí para manutenção, ou cupins de ferro), que leva o carro à um "mexânico" qquer e não em uma autorizada, e depois sai vomitando que o motor quebra?
Em vários fóruns da internet, milhares de usuários, e ninguém nunca ouviu falar, agora tudo quanto é motor e-Torq quebra?
Cadê a pesquisa senhores repórteres? Cadê a responsabilidade da revista? Entraram ao menos em um grupo de discussão para avaliarem o que o cupim falou? http://www.puntoclube.com/forum/ São apenas 82.986 usuários, e ninguém ficou sabendo de motor e-Torq quebrando, agora o coitado (aquele que sofreu um coito) ali sabe de vários... suspeito, não?

A 4Patas (sim, à chamo assim de agora em diante) vai me ressarcir por ter publicado uma porcaria de reportagem fantasiosa que fez desvalorizar em alguns milhares de reais meu veículo?

Impressa ruim! Sejam responsáveis, trabalhem um pouco, pesquisem mais, não sejam preguiçosos de escutar o que mané sai vomitando por aí e já publicar, analisem melhor o caso, vocês ganham para isso e não para sair publicando o que até parece jabá de outras montadoras para queimar um motor.

Não renovarei minha assinatura.

Passar bem.


Vamos lá galera, vamos torrar esses repórteres safados, imprensa marrom!

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