Barulho interminável. Suspensão, Caixa, Rolamento?
Re: Barulho interminável. Suspensão, Caixa, Rolamento?
rodney.oliveira escreveu:Cara... Olha no lado que faz o barulho... Se o rolamento da roda não esta com folga na manga fe eixo... Fiquei quase 2 anos pra descobrir isso no meu antigo brava... Ninguém achava.. Se estiver com folga vc vai ter que trocar a manga de eixo... O sintomas são esses ai q vc falou.
Enviado de meu GT-I9082 usando Tapatalk
Rodney, no caso dos nossos Lineas o defeito era o coxim do motor, totalmente fora do comum.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Barulho na Suspensão dianteira esquerda.
A saga continua... Meu carro desde novo tem um barulho na suspensão quando o acrro está desengrenado e encosta em lombadas ou meio fios, bem, depois de muito arengar, de mandar o chefe de oficina lubrificar um local não ortodoxo da mãe dele, desisti de caçar esse barulho. Agora meu punto está com 33 mil km rodados. Moro em joão pessoa/PB, fui em fortaleza CE fazer um concurso, resolvi ir de carro, após retornar da viagem percebi uma batida seca na parte dianteira esquerda da suspensão. Misteriosamente a estrada está um tapete e não caí em nenhum buraco. A única coisa anormal que enfrentei foi a cabeceira um pouco mais elevada de uma ponte e, mesmo assim, não estava rápido o suficiente para esbagaçar o carro e já passei na mesma com vários veículos diferentes e em velocidades muito superiores e nada.
Ao encostar em 3 mecanicos, ninguém achou nada na suspensão. Esse final de semana farei uma prova para magistrado no ceará ou seja, vou de carro novamente (são 13 horas de onibus e de avião, por ser caminho, as companhias aéreas só disponibilizam voos com conexões em Brasília e no RJ - não tem nem lógica em fazer conexões nesses locais), bem, resolvi investigar antes da viagem esse maldito barulho.
Fui numa oficina especializada em suspensão e em carros de trilha e, ainda por cima, além de antigo cliente, o dono da oficina é meu amigo; 2 tardes de investigação. Descobriu-se as bieletas gastas, trocadas, o carro está parecendo zero, bem ajustadinho, porém, a p.... do barulho permanece, meu amigo se surpreendeu, colocou 2 mecanicos para investigarem: pivôs ok; bandeja e borrachas ok, amortecedor ok, coxim do amortecedor ok, batente ok, terminal de direção ok; buchas em gerais ok, freios ok. Mistério!
Como não daria tempo desmontar mais coisas hoje, remarcamos para terça feira. Percebeu-se uma folga muito discreta na caixa de direção, porém, não é responsável pelo barulho. Vão desmontar a parte abaixo da suspensão para ter acesso as buchas (escondidas) da barra estabilizadora (exigem um desmonte maior), bem como uns apoios que ficam em cima da caixa de direção. Ressalto, é uma batida que parece com bucha ou coxim e sempre ocorre ao encostar algumas vezes em lombadas ou em alguns desníveis ou buracos safados (refiro-me aqueles remendos de asfalto desnivelados).
Alguém tem alguma dica do que poderá ser e se essa peça/borracha é cara?
Obs: troquei is coxins dos amortecedores (pelo menos a fiat capital disse que trocou) na garantia, por tratar-se de um recall branco, aos 8 mil km, quando, a época, eu arengava pelo outro ruído não identificado e que persiste até hoje, Solucionei tal ruído com música em volume não inferior a 5 hahahah.
Obs 2: os amortecedores estão ótimos.
Obs 3: os testes e investigações foram efetuados na suspensão dianteira esquerda e direita.
Obs 4: o barulho que está me incomodando é a batida seca na parte dianteira esquerda da suspensão (tipo um poc) e não o barulho atribuído a folga na caixa de marcha, quando o carro está desengrenado, característica do punto (desculpa esfarrapada que não engoli até hoje).
Ao encostar em 3 mecanicos, ninguém achou nada na suspensão. Esse final de semana farei uma prova para magistrado no ceará ou seja, vou de carro novamente (são 13 horas de onibus e de avião, por ser caminho, as companhias aéreas só disponibilizam voos com conexões em Brasília e no RJ - não tem nem lógica em fazer conexões nesses locais), bem, resolvi investigar antes da viagem esse maldito barulho.
Fui numa oficina especializada em suspensão e em carros de trilha e, ainda por cima, além de antigo cliente, o dono da oficina é meu amigo; 2 tardes de investigação. Descobriu-se as bieletas gastas, trocadas, o carro está parecendo zero, bem ajustadinho, porém, a p.... do barulho permanece, meu amigo se surpreendeu, colocou 2 mecanicos para investigarem: pivôs ok; bandeja e borrachas ok, amortecedor ok, coxim do amortecedor ok, batente ok, terminal de direção ok; buchas em gerais ok, freios ok. Mistério!
Como não daria tempo desmontar mais coisas hoje, remarcamos para terça feira. Percebeu-se uma folga muito discreta na caixa de direção, porém, não é responsável pelo barulho. Vão desmontar a parte abaixo da suspensão para ter acesso as buchas (escondidas) da barra estabilizadora (exigem um desmonte maior), bem como uns apoios que ficam em cima da caixa de direção. Ressalto, é uma batida que parece com bucha ou coxim e sempre ocorre ao encostar algumas vezes em lombadas ou em alguns desníveis ou buracos safados (refiro-me aqueles remendos de asfalto desnivelados).
Obs: troquei is coxins dos amortecedores (pelo menos a fiat capital disse que trocou) na garantia, por tratar-se de um recall branco, aos 8 mil km, quando, a época, eu arengava pelo outro ruído não identificado e que persiste até hoje, Solucionei tal ruído com música em volume não inferior a 5 hahahah.
Obs 3: os testes e investigações foram efetuados na suspensão dianteira esquerda e direita.
Obs 4: o barulho que está me incomodando é a batida seca na parte dianteira esquerda da suspensão (tipo um poc) e não o barulho atribuído a folga na caixa de marcha, quando o carro está desengrenado, característica do punto (desculpa esfarrapada que não engoli até hoje).
- Piloto de Autorama
Re: Barulho na Suspensão dianteira esquerda.
DUDUPB escreveu:A saga continua... Meu carro desde novo tem um barulho na suspensão quando o acrro está desengrenado e encosta em lombadas ou meio fios, bem, depois de muito arengar, de mandar o chefe de oficina lubrificar um local não ortodoxo da mãe dele, desisti de caçar esse barulho. Agora meu punto está com 33 mil km rodados. Moro em joão pessoa/PB, fui em fortaleza CE fazer um concurso, resolvi ir de carro, após retornar da viagem percebi uma batida seca na parte dianteira esquerda da suspensão. Misteriosamente a estrada está um tapete e não caí em nenhum buraco. A única coisa anormal que enfrentei foi a cabeceira um pouco mais elevada de uma ponte e, mesmo assim, não estava rápido o suficiente para esbagaçar o carro e já passei na mesma com vários veículos diferentes e em velocidades muito superiores e nada.
Fala Eduardo, tudo bem??
Cara, dúvida, o mecânico tirou as peças para checagem? Pergunto por que eu fui em 3 mecânicos, todos levantam o carro, olham a peça no carro e dizem que está boa. No meu caso e no do João, os coxins do motor estavam perfeitos visualmente, mas ao trocá-los, tudo mudou, o carro ficou perfeito.
A barra estabilizadora não há necessidade de tirar para checar, você pode desconectá-la da bieleta, ela vai ficar sem ação. Somente para testar se o barulho pode vir dela.
Agora se você pegou estrada e o barulho estava lá, a folga deve ser grande. Com o carro parado ao virar o volante, você percebe um barulho ou folga na direção?
Vamos falando...
Thiago Cruz
Linea 1.9 HLX 16v Prata Bari
- Piloto de Atari
Re: Barulho na Suspensão dianteira esquerda.
thiagocmcruz escreveu:DUDUPB escreveu:A saga continua... Meu carro desde novo tem um barulho na suspensão quando o acrro está desengrenado e encosta em lombadas ou meio fios, bem, depois de muito arengar, de mandar o chefe de oficina lubrificar um local não ortodoxo da mãe dele, desisti de caçar esse barulho. Agora meu punto está com 33 mil km rodados. Moro em joão pessoa/PB, fui em fortaleza CE fazer um concurso, resolvi ir de carro, após retornar da viagem percebi uma batida seca na parte dianteira esquerda da suspensão. Misteriosamente a estrada está um tapete e não caí em nenhum buraco. A única coisa anormal que enfrentei foi a cabeceira um pouco mais elevada de uma ponte e, mesmo assim, não estava rápido o suficiente para esbagaçar o carro e já passei na mesma com vários veículos diferentes e em velocidades muito superiores e nada.
Fala Eduardo, tudo bem??
Cara, dúvida, o mecânico tirou as peças para checagem? Pergunto por que eu fui em 3 mecânicos, todos levantam o carro, olham a peça no carro e dizem que está boa. No meu caso e no do João, os coxins do motor estavam perfeitos visualmente, mas ao trocá-los, tudo mudou, o carro ficou perfeito.
A barra estabilizadora não há necessidade de tirar para checar, você pode desconectá-la da bieleta, ela vai ficar sem ação. Somente para testar se o barulho pode vir dela.
Agora se você pegou estrada e o barulho estava lá, a folga deve ser grande. Com o carro parado ao virar o volante, você percebe um barulho ou folga na direção?
Vamos falando...
Fala Thiago, é o seguinte, os 3 mecanicos ficaram no visual e naqueles testes sem vergonha com uma barra afastando as peças. Já o pessoal da oficina especializada desmontou (retirando) as seguintes peças e testou uma a uma (por isso gastei duas tardes): pivôs ok; bandeja e borrachas ok, amortecedor ok, coxim do amortecedor ok, batente ok, terminal de direção ok; buchas em gerais ok, freios ok.
Bem observado, o coxim do lado do passageiro está ok, o do lado esquerdo é que não vi nem foi testado (vou pedir p tirar fora), lembrando, aqueles testes engatando a 1º marcha não apontaram nada de coxim do motor, mas vou pedir p desmontar mesmo assim.
Peguei estrada, na ida (695 km só de ida) não percebi nada, na volta vim perceber no final da viagem. Com o carro parado, não percebo folga nem mesmo barulho na direção, por isso descartei caixa de direção (um dos mecânicos que testaram as peças na oficina especializada foi quem detectou essa folga mínima - da qual duvido existência).
Como é esse teste da barra estabilizadora? é só desconectar a bieleta e conferir no visual (esse foi feito se for só no visual, mas o mecânico disse q era melhor desmontar após rodar e testar as peças citadas) ou tem de:
1. montar as rodas e tentar balançar o carro no chão?
2. rodar com o carro (não sei se é possível ou seguro ou danifica algo hahaha);
3. ou com o carro suspenso, dar umas mexidas na barra p ver se ela faz o barulho?
Grato.
- Piloto de Autorama
Eduardo, se o barulho só acontece ao subir em lombadas, passar em remendos do asfalto ou subir a guia da sarjeta o problema muito provavelmente, depois desses testes, está em algo do amortecedor. Talvez as buchas superiores do amortecedor, um kit conhecido como "top kit". Se tudo falhar, remova o amortecedor e verifique, na dúvida troque os top kits.
Desconectar a bieleta é seguro para andar a baixa velocidade, não se preocupe.
João Paulo
Eduardo, o coxim do lado do motorista fica embaixo da bateria (pelo menos no Linea, acho que o Punto é a mesma coisa). Pelo teste da marcha realmente não dá pra notar, tem que tirar a peça e analisá-la. Dá um trabalho mais chato. O coxim do câmbio não daria esse barulho. Se fizesse ele entregaria no teste de segurar o carro com o freio e mão e acelerar soltando a embreagem.
O teste da barra foi o que o João falou, você desconecta as bieletas, a barra fica sem ação. A barra está ali para dar 'estabilidade' em curvas pro carro não levantar. Alguns carros da GM nem vem com isso, eles deixam a suspensão mais dura e ela faz esse trabalho. De umas voltas com o carro e veja se ele faz barulho. A FIAT é meio safada pois a barra é inteira, tem que trocar ela toda se apresentar problemas, não vende só a bucha.
O amortecedor pode causar isso também é mais difícil, ele geralmente é o último a dar problema. O meu tinha uma folga e pela manhã demorava a lubrificar, tive que trocar também.
O teste que matei a charada foi colocar o carro com macaco na roda do passageiro, deixar ela livre do chão e dar a partida, o barulho estava lá. O motor balançava e o coxim entregou. Mas quando repeti isso na oficina, claro que nada aconteceu... Tiveram mesmo que tirar a peça.
O teste da barra foi o que o João falou, você desconecta as bieletas, a barra fica sem ação. A barra está ali para dar 'estabilidade' em curvas pro carro não levantar. Alguns carros da GM nem vem com isso, eles deixam a suspensão mais dura e ela faz esse trabalho. De umas voltas com o carro e veja se ele faz barulho. A FIAT é meio safada pois a barra é inteira, tem que trocar ela toda se apresentar problemas, não vende só a bucha.
O amortecedor pode causar isso também é mais difícil, ele geralmente é o último a dar problema. O meu tinha uma folga e pela manhã demorava a lubrificar, tive que trocar também.
O teste que matei a charada foi colocar o carro com macaco na roda do passageiro, deixar ela livre do chão e dar a partida, o barulho estava lá. O motor balançava e o coxim entregou. Mas quando repeti isso na oficina, claro que nada aconteceu... Tiveram mesmo que tirar a peça.
Thiago Cruz
- Piloto de Atari
jpromero escreveu:Eduardo, se o barulho só acontece ao subir em lombadas, passar em remendos do asfalto ou subir a guia da sarjeta o problema muito provavelmente, depois desses testes, está em algo do amortecedor. Talvez as buchas superiores do amortecedor, um kit conhecido como "top kit". Se tudo falhar, remova o amortecedor e verifique, na dúvida troque os top kits.
O mistério continua, desmontaram a suspensão dianteira, olharam o coxim, testaram amortecedor e mola do lado direito (o mecanico notou que o lado direito faz o barulho discretamente), a caixa de direção está boa, a p.... da suspensão está boa, amortecedor com pressão, não deu tempo desmontar o lado esquerdo (lado do barulho q ouço), reapertaram tudo e o barulho está lá. Meu amigo testou o carro ficou c a pulga atrás da orelha, pediu p eu levar segunda o carro lá para desmontar o lado esquerdo (já desisti, mesmo assim, vou largar meu carro lá na segunda), ele falou que vai investigar mais, o barulho é só em lombadas, passar em remendos do asfalto, em guias da sarjeta ele não faz a batida não. Fogo, o pior é q a suspensão está com a ação boa mas o barulho é alto, se fosse baixo eu não me incomodaria.
- Piloto de Autorama
thiagocmcruz escreveu:Eduardo, o coxim do lado do motorista fica embaixo da bateria (pelo menos no Linea, acho que o Punto é a mesma coisa). Pelo teste da marcha realmente não dá pra notar, tem que tirar a peça e analisá-la. Dá um trabalho mais chato. O coxim do câmbio não daria esse barulho. Se fizesse ele entregaria no teste de segurar o carro com o freio e mão e acelerar soltando a embreagem.
Fala Thiago, vou mandar testar esse coxim, se eu não encontrar esse barulho vou na autorizada perturbar o juízo do povo hahahaha
- Piloto de Autorama
E se eu falar pra vocês que surgiu um novo barulho no meu Linea?
Agora, ao subir em lombadas e ao subir na calçada faz um rangido metálico, como se algo estivesse solto ou alguma bucha estourada permitindo contato ferro com ferro. Ainda é muito baixo, só dá para perceber com o rádio desligado e com os vidros fechados. Não parece ter relação aos coxins do motor. Ainda vou investigar melhor.
Agora, ao subir em lombadas e ao subir na calçada faz um rangido metálico, como se algo estivesse solto ou alguma bucha estourada permitindo contato ferro com ferro. Ainda é muito baixo, só dá para perceber com o rádio desligado e com os vidros fechados. Não parece ter relação aos coxins do motor. Ainda vou investigar melhor.
João Paulo
jpromero escreveu:E se eu falar pra vocês que surgiu um novo barulho no meu Linea?
Parece piada viu. Fui na Fiori na sexta feira, um mecânico foi bem atencioso comigo (graças a um contato meu lá dentro), investigou e deu o veredicto, ou é amortecedor esquerdo ou coxim do amortecedor esquerdo, segunda encosto o carro lá para ele desmontar a torre esquerda, descobrir o problema e consertar. Já me decidi, vou me arrastar mais um ano nesse carro e trocar num novo golf ou num civic, vou sair da fiat.
- Piloto de Autorama