Marca de aditivo do radiador

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Marca de aditivo do radiador

por felipebm86 » Qui Set 08, 2016 5:52 pm

CADRI escreveu:Então está correto!...pois pode se usar 40% de aditivo + 60% de água desmineralizada, ou no máximo 50% aditivo + 50% água desm.

Não sou expert em matemática mas usando 2lt de aditivo numa mistura com proporção 40% aditivo e 60% água você teria 5lt no total, correto?
Se o sistema de arrefecimento utiliza aproximadamente 6lt de liquido, usando 2lt de aditivo seria uma proporção de aproximadamente 33% de aditivo e 67% de água.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por CADRI » Qui Set 08, 2016 7:48 pm

felipebm86 escreveu:
CADRI escreveu:Então está correto!...pois pode se usar 40% de aditivo + 60% de água desmineralizada, ou no máximo 50% aditivo + 50% água desm.

Não sou expert em matemática mas usando 2lt de aditivo numa mistura com proporção 40% aditivo e 60% água você teria 5lt no total, correto?
Se o sistema de arrefecimento utiliza aproximadamente 6lt de liquido, usando 2lt de aditivo seria uma proporção de aproximadamente 33% de aditivo e 67% de água.

O complicado Felipe, é realmente saber a quantidade correta que foi colocado de aditivo! Pois as vezes colocam para mais ou para menos.
Não confio nas concessionária!!!
ImagemImagemImagemImagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Scorpio » Qui Set 08, 2016 10:02 pm

CADRI escreveu:O complicado Felipe, é realmente saber a quantidade correta que foi colocado de aditivo! Pois as vezes colocam para mais ou para menos.
Não confio nas concessionária!!!

Verificar a quantidade de aditivo colocado é bem simples; basta medir com um Termodensímetro ou um Refratômetro.

Para saber mais: viewtopic.php?f=17&t=28191
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Flaber » Seg Nov 14, 2016 7:36 am

Bom dia,
hoje liguei na concessionária FIAT daqui (Via Mondo) e o cara disse que basta um litro de aditivo no radiador mas no manual do Punto 1.4 diz que é 50/50 num sistema de 5,65 litros (com ar cond) que daria cerca de 2,8 litros de aditivo. Ele ainda insistiu e disse que estou errado. Alguém pode explanar sobre isso aqui? Obrigado
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por guilherme.preradovic » Seg Nov 14, 2016 10:47 am

Fala Flaber!!

Como toda CCS que se preze.. eles costumeiramente dão respostas padrões normalmente equivocadas :oops:

Está errado o que ele disse.. inclusive contrapõe o manual do proprietário e as leis universais da matemática kkkk

Nossos Punto's possuem sistemas de arrefecimento distintos com as capacidades nominais descritas abaixo:

Attractive 1.4 Fire Flex - 5,650 ml

Essence Etorq 1.6 16v Flex - 6,570 ml

Essence/Sporting Etorq 1.8 16v Flex - 6,390 ml

Tjet 1.4 16v Turbo Gas - 6,630 ml

A recomendação da Fiat (assim como a maioria das montadoras) é que se utilize de uma mistura de 50/50 água e aditivo, logo basta dividir a capacidade total do arrefecimento de seu carro pela metade e vc saberá o quanto de água utilizará e igualmente a quantidade de aditivo concentrado.

No meu Punto por exemplo.. quando limpo seu sistema de arrefecimento eu compro 3 litros de aditivo concentrado e diluo em água limpa.. mas eu não boto os 3 litros inteiros.. eu guardo meio litro dele para acrescentar posteriormente no complemento do nivel :idea:

Se optar pelo diluido.. vc pode esgotar todo arrefecimento (desligando mangueiras e drenando as galerias do bloco), e comprar o aditivo em sua capacidade total do sistema, esse tipo de produto "pronto para o uso" não necessita de misturas pois já sai de fabrica diluído com água desmineralizada na proporção, eu acho q a conta ficará bem mais cara mas tmb é uma opção.

Havendo mais duvidas é só perguntar!

Abraços.
ImagemImagemImagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Flaber » Dom Nov 20, 2016 10:39 pm

Obrigado Guilherme,
sobre esse aditivo que já vem pronto, que marca seria?
Abraços.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por guilherme.preradovic » Ter Nov 22, 2016 3:36 pm

Fala Flaber!

Então meu querido.. praticamente todas as grandes marcas de aditivos possuem aditivos diluídos "prontos para o uso"... as mais fáceis de se encontrar nessa configuração são ACDelco, Elf/Total, Wurth, Delphi, Valvoline e Havoline!

E como manda o bom Pai.. reforço mais uma vez.. nossos Puntos, Lineas e Bravos (e todos aqueles bem aventurados da família Fire, Etorq, Tjet e os mais antiguinhos Bravas e Mareas) devem usar aditivo a base de monoetilenoglicol tecnologia orgânica OAT (ABNT NBR 15297) :!:

Abraços a todos!
ImagemImagemImagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Anterior