[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por eltonnakamura » Ter Dez 04, 2012 2:47 pm

Takinarios escreveu:Vcs ja postaram foto do carro em Carros dos Membros Publico?

acho que nao...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ca91 » Ter Dez 04, 2012 2:52 pm

Não ainda não, o bagre está na CC =s!!

Mas em breve postarei.

Abs!
Kit creative 3, sensor de estacionamento.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por felipeaugusto.am » Seg Dez 10, 2012 5:43 pm

Ouvi dizer que o motor etorq 1.6 16v é o mesmo utilizado no mini cooper... Lógico que deve ter algumas modificações, mas posso garantir que o meu Grand Siena, andou junto com um mini, oq eu já achei muito massa. Agoora o turbo e o supercharger usados nos minis, pode caber facil nesses motores, algo tipo plug n' play?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por PauloHenriqueW » Seg Jan 14, 2013 10:01 am

luisfquiroga77 escreveu:Amigos, bom dia, estive vendo algumas reportagens sobre o motor E-torq e a maioria está dizendo sobre o problema se o motor fundir, dizem que a FIAT pegou este projeto da decada de 90 e resolveram utilizar dando alguns ups nele, o motor original é o 1.6 e foi usinado para 1.8, ou seja, só foi modifica os pistões, pois as bielas, vira e o cabeçote são os mesmos do 1.6, então se o motor vier a fundir não tem retifica para o bloco e só outro novo, gurizada essa bincadeira vai ficar caro pra gente, quem quer usar um turbo acho q deve pegar então um 1.6 e passar para 1.7 forjado, ai a gente sabe que pode dar retifica até 1.8 se quiser....... (~X()

Lembrando que o bloco 1.6 possui galeria de água entre as camisas, já o 1.8 não possui, pois o diâmetro da camisa foi aumentado, eliminando a galeria.
A grosso modo, posso garantir que a usinagem dos blocos 1.6 e 1.8 é a mesma, só mudando o diâmetro das camisas.
Outra informação que talvez seja importante, a calibração da injeção 1.6 é original do projeto BMW, do 1.8 a calibração é Fiat.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Preparação 1.8 16v

por Kassis1973 » Sex Jan 18, 2013 6:30 pm

Ramom escreveu:O SC requer menores adaptaçoes, preservando mais a originalidade do motor e nao necessitando que o mesmo tenha que ser forjado correto? Um SC e um Turbo com a mesma pressão causam os mesmos danos ao motor ou o SC por usar ar puro de fora do escape causa menos danos?

Creio que a principal diferença entre Turbo e SC é que o Turbo pega os gases do escape (que possuem particulas de gasolinas que nao entraram em combustao entre aquele gás) e joga de volta para uma segunda combustao, reaproveitando-os. Enquanto o SC pega ar puro do lado de fora e joga na mistura para que haja melhor queima, mais rica em ar e com ar mais frio. Devido a isso o Turbo gera 10% de potencia a mais. Estou certo ou falei besteira?

Abraços

Ramon,
É quase isto. Os dois pegam ar limpo de fora e jogam com maior pressão no motor. A diferença é que o turbo pega o ar sujo gira uma turbina ligada a um compressor que injeta ar frio no motor. No SC, uma correia ligada a polia do motor gira um compressor que injeta ar frio no motor. O nome do turbo correto é turbo compressor, enquanto do SC é apenas compressor. No final fazem coisas parecidas, mas, a "energia" é obitida de forma diferente. O turbo como usa ar sujo, trabalha bem em altas rotações (e como o sistema não tem aquela correa ligada no motor, as perdas são menores gerando mais potência). O SC como é ligado a uma polia/virabrequim já em baixa ele começa a trabalhar (ou seja ligou o carro ele já ta funcionando).
Faz 15 anos que fiz engenharia, mas, se naõ falha memória basicamente é isto.

Abraços,
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ricardogpn » Qui Jan 24, 2013 10:12 am

Tenho uma Strada Sporting 1.8 16v Etrq e só coloquei filtro, intake e tirei o ultimo abafador e isso já foi suficiente pra bater VDO na Bandeirantes, bateu mais de 220km/h na descida! De reta bate 200, e qualquer descidinha bate 210! Próximo passo é coletor de escape 4x2x1, vela e cabo de vela e por ultimo chip ou piggy back!

Alguém já achou comando ou já fez cabeçote desse motor?

Abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por brunomeo » Sáb Fev 02, 2013 2:01 pm

fala pessoal!
Segue o primeiro passo :)

Imagem
Medição de roda em TopDino, daqueles que faz muito dono de carro chorar kkk
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por eltonnakamura » Dom Fev 03, 2013 11:52 am

brunomeo escreveu:fala pessoal!

Imagem

qual o projeto pro seu carro? esses dados foram medidos com o carro original é isso, 120cv na roda??
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Fláviosantana » Dom Fev 03, 2013 4:11 pm

O meu qnd "original" com filtro esportivo e 'remap da nascar' deu 114cv roda no Dynojet e algo de 16,5 torque na roda também...
Meu carro esta com um novo acerto com mais pressão, mas esse acerto foi feito na rua e nao no dinamometro como de custume, creio que ´proximo sabado vou passar lá!
Punto Etorq Turbo :@ ---> viewtopic.php?f=57&t=19939"
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por brunomeo » Dom Fev 03, 2013 9:13 pm

eltonnakamura escreveu:
brunomeo escreveu:fala pessoal!

Imagem

qual o projeto pro seu carro? esses dados foram medidos com o carro original é isso, 120cv na roda??

Só com filtro esportivo estava dando 104whp, depois do remapeamento 120whp... aproximadamente 144cv de motor...

Quero aspiradinho.. quem sabe agora mais para frente um coletor 4x1... ai meço novamente ..

abs
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo