Corpo de Borboleta - Solução Definitiva

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Corpo de Borboleta - Solução Definitiva

por rodrigodida » Qui Jan 10, 2013 11:54 am

Bom dia Galera,
Está é minha primeira mensagem no fórum, pois estou passando pelo mesmo problema, levei o carro na concessionária onde o adquiri aqui em Cuiabá (Fiat Domani) marquei um agendamento e fui muito mal atendido, enfim orçamento do TBI completo, eles me alegaram que não faz nem reparo e nem troca de potenciômetro.

Retirei o carro da concessionária, levei a um mecânico de confiança, ele realizou os testes, passou o scanner e me deu a seguinte situação, todos os bicos injetores do meu motor são do motor 1.4 e não do 1.8 tal como é meu carro, isso ele conferiu pela numeração, ainda assim, um dos bicos 1.4 está com problema, ou seja, deverá passar trocar, mas se trocar não poderá colocar o bico do 1.8 por que os demais são do 1.4 (varias anomalias podem ser causadas por essa razão), mas enfim, meu carro já está com 72mil Km, o defeito começou (a engasgação e pipocação) a aproximadamente uns 3 meses e veio se agravando.

Fiz a limpeza de bicos, e o mecânico me fez uma limpeza no TBI por enquanto, vou levar na Fiat para que eles analisem a questão dos bicos trocados de 1.4 para 1.8, já conversei com o gerente de vendas e o mesmo informou se realmente for este o caso será realizada a troca sem ônus.

Ainda assim, me resta uma dúvida que é com relação a folga nas engrenagens que iriei verificar.

Assim que houver novidades volto a informar.

PS Davidpunto não sou mecânico, porém sobre sua dúvida de como resetar a Central, eu indicaria desconectar a bateria por 1 minuto aprox. há uns 6 meses realizei a troca da mesma e notei que o carro ficou meio bobo durante os primeiros 10km (estava com alccol) mas depois parece que ele havia se recalibrado.
Se isso resolver pode ajudar os demais também...

Abraço.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipeaugustocg » Sex Jul 05, 2013 9:13 pm

Bom galera, meu carro apresentou o bendito problema no corpo borboleta. Levei pra uma revisão achando que seriam as velas, bicos ou algo do tipo e o mecânico me surpreendeu dizendo que era o corpo borboleta e que custa R$1.600,00 (absurdo pelo que vi). Queria saber de vocês que já tiveram esse problema se comprando apenas os reparos resolve o problema, pois o que ele cobrou é um absurdo. No caso, o reparo seria esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -celta-_JM
[FOTOS] Punto ELX 1.4 - Laranja Spot viewtopic.php?f=57&t=23995&p=468073#p468073
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipecsp » Seg Jul 29, 2013 4:00 pm

Pessoal,

Tenho um HLX 2008/2008 1.8, estou hoje com 76.200km. Só agora fui encontrar estas informações no forum, e já liguei no 0800 da FIAT. Fui bem atendido, passei o número do chassi do meu carro e indiquei a concessionaria VENTUNO (Freguesia do Ó, São Paulo/SP) como concessionária preferida para o atendimento. Em até 2 dias úteis, segundo a atendente, devo receber um contato da concessionária solicitando meu carro para análise.

Terei uma postura firme: não deixarei o carro lá. Só aceito que olhem para ele, debaixo dos meus olhos. Mexer então, nem se fala.

Se resolver, compartilho com vocês aqui.

Abraços,
Felipe.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por [email protected] » Dom Ago 25, 2013 7:31 pm

Guilherme Presotto escreveu:Amigo, nos mototes etorq não existe mais corpo TBI (throttle body injection).

Guilherme,
Poderia nos dizer qual o mecanismo utilizado nos e-torq, para acelerar o motor ?

por Hector. » Dom Set 21, 2014 11:12 pm

Pessoal, sou um feliz proprietário de um Linea Tjet 2010 que ás vezes apresenta um problema de falta de aceleração à partir dos 120km/h (parece ser um função da marcha, pois todas ficam limitadas pelo giro). Acredito que o problema seja o mesmo de todos que entraram neste fórum. Ficam algumas perguntas:

-Há a possibilidade de se trocar somente as engrenagens deste tal TBI, ou corpo de borboletas ou potenciômetro (pelo que entendi são todas as mesma peça)?

-E se há, existe como alguém (parece que teve um colega que já fez) conseguir a produção destas peças em uma quantidade maior? E assim fazer um troco ajudando quem queira somente trocar as engrenagens?

Tem um video no youtube sobre este problema no corpo de borboleta.

Obrigado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Seg Set 22, 2014 11:01 am

Hector, o problema do corpo de borboleta do T-Jet não é o mesmo dos motores GM 1.8, portanto a solução não é a mesma.

Por enquanto a solução encontrada pelos donos de T-Jet é a troca da peça, normalmente usada, pois a nova custa R$ 8 mil.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Hector. » Seg Set 22, 2014 12:25 pm

jpromero escreveu:Hector, o problema do corpo de borboleta do T-Jet não é o mesmo dos motores GM 1.8, portanto a solução não é a mesma.

Por enquanto a solução encontrada pelos donos de T-Jet é a troca da peça, normalmente usada, pois a nova custa R$ 8 mil.

Ok amigo.

Sobre ser do T-Jet, há quem diga que custa 1500,00. Outros já falaram 3500,00. Agora 8000,00, é caso de processo! Para falar a verdade, 1500,00 já é um absurdo pela peça que é. Sendo assim, caso seja possível centralizar esta informações neste tópico. Até porque deve mudar mudar sim, mas o princípio é sempre o mesmo.

Valeu.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por danifazioni » Qui Dez 04, 2014 7:17 pm

Boa noite! Alguem saberia me dizer qual o código do Corpo da Borboleta do punto Tjet 2010? Fui contemplado com esse problema e agora estou na saga da procura pela peça com preço baixo. Somente para atualizar, consultei hoje a concessionária FIAT da cidade de Bauru e me passaram o preço de R$8.000,00. Se alguem tiver alguma outra sugestão, será benvinda! Abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Hector. » Sáb Dez 06, 2014 2:50 pm

danifazioni escreveu:Boa noite! Alguem saberia me dizer qual o código do Corpo da Borboleta do punto Tjet 2010? Fui contemplado com esse problema e agora estou na saga da procura pela peça com preço baixo. Somente para atualizar, consultei hoje a concessionária FIAT da cidade de Bauru e me passaram o preço de R$8.000,00. Se alguem tiver alguma outra sugestão, será benvinda! Abraço

Somos 2 então.

Será que com mais gente pode ter desconto! Continuo achando caso de polícia.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Dom Dez 07, 2014 9:04 am

O código é 77363462.

Recomendo que façam uma cotação através do "peça sua peça" no reparador fiat para ter acesso ao desconto para oficinas, se conseguir o desconto máximo de 35% irá sair por "apenas" R$ 5.200,00.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

AnteriorPróximo