[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Preparação 1.8 16v

por camerato » Sex Mai 06, 2011 12:12 am

Oq o Ramon disse foi oq eu disse e REITERO..... Por 12k, vc compra um AP Turbo ja beem canhãozinho.... E fica com dois poçantes... Rsrssrrsrsrs fazendo poça de óleo na garagem... Srsrsrssrsrsrsrsr
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Takinarios » Sex Mai 06, 2011 10:28 am

Mudando um pouco o rumo da conversa, segue foto e video do carro do flavio (Etorq 1.8 16v) com Intake do Giba e filtro K&N:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Fláviosantana » Sex Mai 06, 2011 11:37 am

Opa é isso mesmo!
Ainda bem que o tak ja agilizo tiro e video ai a galera ve como fico....
Ah e pra qm quiser colocar o filtro de ar esportivo e continuar com a capa do motor que contem o filtro de ar original pra ficar 'bonitinho' (pra qm gosta pq tem gente que gosta de ver o motorzão msm) da pra puxa mais a manguera em direçao a grade frontal...e sair la aond ta o filtro, ai da pra encaixa a capa do motor de novo....
abraços
Punto Etorq Turbo :@ ---> viewtopic.php?f=57&t=19939"
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Mucs » Sex Mai 06, 2011 12:29 pm

mas subiu cv/torque ou soh muda o ronco msm?
e qnto a garantia, jah era ou pega nada?
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Fláviosantana » Sex Mai 06, 2011 12:40 pm

Mucs escreveu:mas subiu cv/torque ou soh muda o ronco msm?
e qnto a garantia, jah era ou pega nada?

Então EXATAMENTE qnt subiu ainda nao sei, mas to numa pegada monstra de passar num dyno pra ver qnt ganho, pra tirar provas concretas..
Eu tenho ctz que ganho alguns cvs sim, pq dei um esticao de uns 80 a uns 195 mto mais rapido e o carro tinha mais motor pra passa dos 200..coisa que antes do filtro nao chegava tao rapido e qnd batia uns 190 começava a fica estavel ja o velocimetro...entao com ctz ganho cvs...0-100 na rua ñ fiz ainda..
Mas esse filtro ae é K&N ganhei de presente de aniversario dum amigo meu..250 reaais..acho que é um filtro diferenciado dos outros...
Oq eu achei estranho no sentido de ser bom, é que antes do filtro esportivo, eu tava fazendo 9,6 km na gasosa em transito médio e dps soh um pedaço da dutra que poderia ajuda um pouco no consumo...meu trajeto diario é ..Guarulhos --> Dutra --> Salim Farah Maluf --> Paes de Barros --> Anhaia melo --> Juntas --> Av nazaré que é aond faço minha facul...dps faço o msm caminho de volta mas em vez de pegar a paes de barros pego anhaia melo direto e caio na salim..
Agora com o filtro eu to fazendo 10,5 mas pq no dia a dia eu qse nao fico pisando mto forte no acelerador pra ouvi o barulho no filtro...se vc aanda com o pé leve (seguindo o transito normalmente) conforme vc acelera o carro nem faz barulho e parece que ta sem filtro.....andando dessa maneira to fazendo os 10,5~10,7...
Oq eu nao sei é se antes eu acelerava mais forte e o consumo era baixo, ou se é por causa do filtro msm....
Outra coisa tbm..logo que sai do lugar aond eu fiz o filtro..peguei transito pesadoo desde a porta da oficina até a porta de casa..demorei 1;30h pra chega em casa.....e qnd cheguei o consumo tava 7,6 na gasosa tbm....fiquei mó triste pensando que o carro ia fica com o consumo pessimo...ai fico nisso ai por volta de 1 dia...dps começo a subir subir subir até estabilizar na casa dos 10,5...
:shock:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Fláviosantana » Sex Mai 06, 2011 2:00 pm

Ah e quanto a garantia nao pega em nada...se precisar levar na fiat eu tiro a mangueira coloco o original de novo rapidinho..
qnd acaba a garantia to pensando em chipar...provavelmente eu vou...ai vou fazer tudo os tests no dyno etc e posto tudo aqui qual foi os ganhos
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por rafaelsiq » Sex Mai 06, 2011 5:53 pm

Acho possível os 190cv do etorq, depois de muito conversar com meu preparador mais isso só vem apenas em 6400rpm com 0,3-0,4bar...
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Takinarios » Sex Mai 06, 2011 6:03 pm

rafaelsiq escreveu:Acho possível os 190cv do etorq, depois de muito conversar com meu preparador mais isso só vem apenas em 6400rpm com 0,3-0,4bar...

Mas e o turbo lag? Fica igual o teu? :P
Velha Guarda
Velha Guarda

por Mucs » Sex Mai 13, 2011 11:17 am

Takinarios escreveu:
rafaelsiq escreveu:Acho possível os 190cv do etorq, depois de muito conversar com meu preparador mais isso só vem apenas em 6400rpm com 0,3-0,4bar...

Mas e o turbo lag? Fica igual o teu? :P

o q seria esse tuboLag? :)
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Takinarios » Sex Mai 13, 2011 11:24 am

Assim, conforme voce aumenta o tamanho da turbina, voce vai ter uma relacao potencia x pressão maior, porem como ela precisa de uma vazao dos gases do escape maior, a RPM é maior, então as vezes você fica com o carro até 3000 rpm mais fraco que o original e a partir disso a turbina começa a fazer efeito. Isso é o turbo lag, que em turbos de fábrica geralmente é muito baixo (no C30 T5 entra em 1500 rpm, no Tjet em uns 1800). Como o motor 1.8 ainda tem mais potência que o 1.4 por exemplo, muitas vezes da para conviver com o turbo lag grande, o problema é que em uma subida por exemplo, voce tem que levantar bem o giro.
E para "burlar" isso tem sempre a possibilidade de dar um tapa na embreagem, porque ai a vazão vai aumentar rapidamente, a turbina vai pressurizar e o carro vai dar um pulo, geralmente entrando numa faixa que a turbina está aumentando a pressão na admissão. Se o turbo lag for muito grande e você estiver a 1500rpm por exemplo, pode ser que com o "tapinha" chegue a 3000, porem a turbina ainda não entrou, então teria que dar outro tapa, coisa que a sua embreagem não vai gostar rsrs
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo