Suspensão dianteira com barulho
Re: Suspensão dianteira com barulho
barulho como se a mola estivesse solta , é o coxim ?
Vendo sub 12 sony xplod 350 rms , caixa personalizada lateral e potencia banda 9.8 e suspensão de rosca.
- Piloto de Auto Escola
Iae galera, sou novo por aqui inclusive esse é o meu primeiro post, então, também estou com o mesmo problema de barulho na suspensão dianteira tipo cama velha rangendo quando passo em lombadas e pisos irregulares... meu carro é um linea tjet ano 2009 e está com 38 mil rodados, alguém que já resolveu o problema de vez poderia dizer o que foi trocado e quanto custou ? Se tiver algum lugar pra indicar aqui em Brasília me ajudaria bastante também. Grato.
- Piloto de Atari
yurirs escreveu:Iae galera, sou novo por aqui inclusive esse é o meu primeiro post, então, também estou com o mesmo problema de barulho na suspensão dianteira tipo cama velha rangendo quando passo em lombadas e pisos irregulares... meu carro é um linea tjet ano 2009 e está com 38 mil rodados, alguém que já resolveu o problema de vez poderia dizer o que foi trocado e quanto custou ? Se tiver algum lugar pra indicar aqui em Brasília me ajudaria bastante também. Grato.
Já tive um problema assim no Marea e eram as buchas da barra estabilizadora, ao entrar e sair do carro já ouvia o rangido, se molhar o carro o barulho sumia por um tempo. Se o seu estiver assim, parabéns, você tem que remover o sub-chassi para trocar as buchas, lembro que paguei uns R$ 40 nas 2 buchas e uns R$ 200 de mão de obra.
Meu Linea tinha um outro barulho que quase me fez confundir com essas buchas e no final das contas era só o pivô da roda do lado do motorista.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero escreveu:yurirs escreveu:Iae galera, sou novo por aqui inclusive esse é o meu primeiro post, então, também estou com o mesmo problema de barulho na suspensão dianteira tipo cama velha rangendo quando passo em lombadas e pisos irregulares... meu carro é um linea tjet ano 2009 e está com 38 mil rodados, alguém que já resolveu o problema de vez poderia dizer o que foi trocado e quanto custou ? Se tiver algum lugar pra indicar aqui em Brasília me ajudaria bastante também. Grato.
Já tive um problema assim no Marea e eram as buchas da barra estabilizadora, ao entrar e sair do carro já ouvia o rangido, se molhar o carro o barulho sumia por um tempo. Se o seu estiver assim, parabéns, você tem que remover o sub-chassi para trocar as buchas, lembro que paguei uns R$ 40 nas 2 buchas e uns R$ 200 de mão de obra.
Meu Linea tinha um outro barulho que quase me fez confundir com essas buchas e no final das contas era só o pivô da roda do lado do motorista.
Exatamente isso amigo, percebi que quando pego chuva com ele o barulho não aparece mais basta andar em tempo seco que o barulho volta novamente... vou mandar da uma olhada nessas buchas. Alguém pode indicar um lugar bom pra mim levar o carro aqui em Brasília, não confio muito no serviço das concessionárias pois eles trocam várias coisas até definitivamente resolverem o problema...
- Piloto de Atari
A solução da concessionária, no caso das buchas da barra estabilizadora é trocar a barra completa, o que custa uma pequena fortuna. Por isso levei em um auto center de confiança, especializado em suspensão.
Ai em BSB não sei quem indicar, mas logo o pessoal dá as dicas ai.
Ai em BSB não sei quem indicar, mas logo o pessoal dá as dicas ai.
João Paulo
O tópico criado pelo Thiagow e trancado por tratar do mesmo assunto :
Thiagow_RJ escreveu:Boa tarde galera,
Há cerca de 2 meses comprei um Punto 1.4 8v 2009/2010, e há algumas semanas apareceu um barulho na dianteira do lado direito somente em asfalto irregular barulho tipo um "toc toc" não parece ser ferro com ferro não, com os vidros abertos não da para escutar direito o barulho porém com o vidro fechado dá para ouvir melhor. O carro tem somente 28.000kms, já levei em duas oficinas, mecânicos olharam o carro no elevador, andaram com o carro, atestaram o barulho porém não conseguiram dar uma diagnóstico exato, falaram que não acharam folga alguma. Vale lembrar que quando comprei o carro, estava apresentando um barulho também e na ocasião era a Bieleta, a do lado direito estava QUEBRADA na metade e a do lado esquerdo empenada, realizei a troca de ambas colocando as da marca Cofap. Reparei que o Coxim do Motor direito já apresenta um leve desgaste porém tenho quase certeza que não é o responsável pelo barulho, vou tentar tirar fotos do mesmo para anexar ao tópico, ainda há bastante borracha mas já percebe-se na base dele uma pequena quantidade de "farelo" da borracha sinalizando o desgaste. Alguém tem alguma dica de como resolver esse mistério? Se possível aceito indicações de oficinas no RJ preferencialmente próximo ao centro.
Outro detalhe, tanto faz se o volante está reto, curva para direita ou curva para esquerda, se o asfalto for irregular faz o barulho.
Obrigado!!

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
O meu tem o nhec de cama rangendo e fiquei acompanhando todos os movimentos e barulhos da dianteira... quando molha a dianteira some o barulho, depois de seco volta... olhando os posts do jpromero fui tirar a duvida e entrei debaixo do carro. peguei um spray de óleo com grafite e borrifei em todas as partes moveis e buchas da barra estabilizadora. O que aconteceu? Não tá rangendo! Foi acompanhar por uns dias e ver como vai reagir. A direção eu giro pra ambos os lados sem exterçar até o limite claro, tanto parado quanto em movimento, andando devagar. Parado não faz barulho girando a direção a não o do pneu mesmo. Andando bem devagar e girando para um lado depois para o outro também não fez barulho. Não acho que seja o caso de caixa de direção. Acho que é reaperto e lubrificação, mas vou acompanhar pra ver.
- Piloto de Atari
A saga continua... Meu carro desde novo tem um barulho na suspensão quando o acrro está desengrenado e encosta em lombadas ou meio fios, bem, depois de muito arengar, de mandar o chefe de oficina lubrificar um local não ortodoxo da mãe dele, desisti de caçar esse barulho. Agora meu punto está com 33 mil km rodados. Moro em joão pessoa/PB, fui em fortaleza CE fazer um concurso, resolvi ir de carro, após retornar da viagem percebi uma batida seca na parte dianteira esquerda da suspensão. Misteriosamente a estrada está um tapete e não caí em nenhum buraco. A única coisa anormal que enfrentei foi a cabeceira um pouco mais elevada de uma ponte e, mesmo assim, não estava rápido o suficiente para esbagaçar o carro e já passei na mesma com vários veículos diferentes e em velocidades muito superiores e nada.
Ao encostar em 3 mecanicos, ninguém achou nada na suspensão. Esse final de semana farei uma prova para magistrado no ceará ou seja, vou de carro novamente (são 13 horas de onibus e de avião, por ser caminho, as companhias aéreas só disponibilizam voos com conexões em Brasília e no RJ - não tem nem lógica em fazer conexões nesses locais), bem, resolvi investigar antes da viagem esse maldito barulho.
Fui numa oficina especializada em suspensão e em carros de trilha e, ainda por cima, além de antigo cliente, o dono da oficina é meu amigo; 2 tardes de investigação. Descobriu-se as bieletas gastas, trocadas, o carro está parecendo zero, bem ajustadinho, porém, a p.... do barulho permanece, meu amigo se surpreendeu, colocou 2 mecanicos para investigarem: pivôs ok; bandeja e borrachas ok, amortecedor ok, coxim do amortecedor ok, batente ok, terminal de direção ok; buchas em gerais ok, freios ok. Mistério!
Como não daria tempo desmontar mais coisas hoje, remarcamos para terça feira. Percebeu-se uma folga muito discreta na caixa de direção, porém, não é responsável pelo barulho. Vão desmontar a parte abaixo da suspensão para ter acesso as buchas (escondidas) da barra estabilizadora (exigem um desmonte maior), bem como uns apoios que ficam em cima da caixa de direção. Ressalto, é uma batida que parece com bucha ou coxim e sempre ocorre ao encostar algumas vezes em lombadas ou em alguns desníveis ou buracos safados (refiro-me aqueles remendos de asfalto desnivelados).
Alguém tem alguma dica do que poderá ser e se essa peça/borracha é cara?
Obs: troquei is coxins dos amortecedores (pelo menos a fiat capital disse que trocou) na garantia, por tratar-se de um recall branco, aos 8 mil km, quando, a época, eu arengava pelo outro ruído não identificado e que persiste até hoje, Solucionei tal ruído com música em volume não inferior a 5 hahahah.
Obs 2: os amortecedores estão ótimos.
Obs 3: os testes e investigações foram efetuados na suspensão dianteira esquerda e direita.
Obs 4: o barulho que está me incomodando é a batida seca na parte dianteira esquerda da suspensão (tipo um poc) e não o barulho atribuído a folga na caixa de marcha, quando o carro está desengrenado, característica do punto (desculpa esfarrapada que não engoli até hoje).
Ao encostar em 3 mecanicos, ninguém achou nada na suspensão. Esse final de semana farei uma prova para magistrado no ceará ou seja, vou de carro novamente (são 13 horas de onibus e de avião, por ser caminho, as companhias aéreas só disponibilizam voos com conexões em Brasília e no RJ - não tem nem lógica em fazer conexões nesses locais), bem, resolvi investigar antes da viagem esse maldito barulho.
Fui numa oficina especializada em suspensão e em carros de trilha e, ainda por cima, além de antigo cliente, o dono da oficina é meu amigo; 2 tardes de investigação. Descobriu-se as bieletas gastas, trocadas, o carro está parecendo zero, bem ajustadinho, porém, a p.... do barulho permanece, meu amigo se surpreendeu, colocou 2 mecanicos para investigarem: pivôs ok; bandeja e borrachas ok, amortecedor ok, coxim do amortecedor ok, batente ok, terminal de direção ok; buchas em gerais ok, freios ok. Mistério!
Como não daria tempo desmontar mais coisas hoje, remarcamos para terça feira. Percebeu-se uma folga muito discreta na caixa de direção, porém, não é responsável pelo barulho. Vão desmontar a parte abaixo da suspensão para ter acesso as buchas (escondidas) da barra estabilizadora (exigem um desmonte maior), bem como uns apoios que ficam em cima da caixa de direção. Ressalto, é uma batida que parece com bucha ou coxim e sempre ocorre ao encostar algumas vezes em lombadas ou em alguns desníveis ou buracos safados (refiro-me aqueles remendos de asfalto desnivelados).
Alguém tem alguma dica do que poderá ser e se essa peça/borracha é cara?
Obs: troquei is coxins dos amortecedores (pelo menos a fiat capital disse que trocou) na garantia, por tratar-se de um recall branco, aos 8 mil km, quando, a época, eu arengava pelo outro ruído não identificado e que persiste até hoje, Solucionei tal ruído com música em volume não inferior a 5 hahahah.
Obs 2: os amortecedores estão ótimos.
Obs 3: os testes e investigações foram efetuados na suspensão dianteira esquerda e direita.
Obs 4: o barulho que está me incomodando é a batida seca na parte dianteira esquerda da suspensão (tipo um poc) e não o barulho atribuído a folga na caixa de marcha, quando o carro está desengrenado, característica do punto (desculpa esfarrapada que não engoli até hoje).
- Piloto de Autorama
xxbraboxx escreveu::shock:![]()
è galera, vendo isso até me desanimo com o meu carango, o meu começou a fazer o mesmo barulho de cama velha,
vou levar na concessionaria assim que tiver um tempinho aqui, o pior de tudo que vejo que não é apenas um problemas específico, vejo que varia muito,
entre coxin, caixa de direção. aperto de suspenção, forração das mola, varias coisas... o pior de tudo é andar em um carro novo, com barulho de carro velho que BAD![]()
![]()
Bom hoje acabo de resolver um caso bastante parecido no meu línea, com os mesmos sintomas descritos por você, pode ser que seja uma luz, então vou descrever.
Ao sair pela manhã com o veículo as condições eram normais, ao longo do dia de uso a roda fazia umas batidas tipo "TOC TOC" e ao passar em qualquer coisa que exigisse mais da suspensão era aquela rangido de ferro com ferro que doía os dentes. Começa a peregrinação a autorizada Fiat.
1º Tentativa reaperto na suspensão, nada
2º Troca do Kit tirantes, nada
3º Troca da Barra estabilizadora, nada
Tudo isso e eu estava confiante que eram os malditos batentes do amortecedor que você sente o carro como que se a direção estivesse frouxa nas curvas.
*Obs. os batentes já foram trocados alguns meses antes na autorizada
4º Pivô lado direito Trocado e resolvido, agora vamos para conclusão técnica que levantei juntamente com o chefe de oficina. O pivô estava com uma fissura imperceptível na borracha, perdeu a lubrificação com o tempo e não apresentava folga, quando estava frio não apresentava nem um barulho mais ao esquentar como estava seco era ferro com ferro e mais o aço dilatava com o calor e a folga aparecia, ainda aparecia outros sintomas em anexo com a folga no pivô a direção puxava levemente para o lado da folga, ao dar uma pisada acima de 110km/h sentia uma leve vibrada na direção em aceleração ao desacelerar não, pensei em muitas coisas,vender o carro, o tesão pelo carro abaixou, dizia "que @#%$^&! eu fiz ? porque não comprei um corolla ou civic " confesso que os modelos básicos dos dois não me agradaram, achei muito simples pelo valor, o carro andava meio sujo largado pela tristeza que estava sentindo, aí fui buscar forças e pesquisar o assunto já tinha até cotado comprar essas peças na Itália Custaria 75,00 euros mais impostos pois não estava confiando na qualidade das peças daqui.
Pois bem apareceu o "PIVÔ" de tudo isso e no final deu para sorrir de tudo isso.
- Piloto de Atari