Problemas com a sofagem do Grande Punto

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Problemas com a sofagem do Grande Punto

por tiagodnpereira » Ter Abr 20, 2010 10:39 am

Olá,

Tenho um Fiat Grande Punto 1.2 8v (MK3) de 06/2006, 3 portas com ar condicionado manual, e estou com um problema na sofagem, que, infelizmente não é a primeira vez que me acontece. O que se passa é o seguinte, o manípulo que controla o local por onde deverá sair o ar encrava ou sente-se que algo lá dentro se solta, deixando eu de poder controlar por onde sai o ar. Ora, isto é um grande problema, pois se no inverno quero ar no pára-brisas bem que tenho que andar com ele embaciado e por a cabeça de fora "tipo os cães" para ver por onde vou, e no verão se quero usar o ar condicionado fresquinho, não consigo por o ar a sair nos difusores da frente do tablier, nem nos pés, para o carro e eu nos arrefecermos mais rapidamente, ou seja, tenho que voltar a andar com a cabeça de fora se quiser arrefecer. Eu queria tentar reparar isto pessoalmente, visto que das 4 vezes que fui à Fiat reparar este problema, acabou sempre por ficar igual ao fim de algum tempo. Gostaria de saber se alguém me pode dar umas dicas de como desmontar só a parte frontal da sofagem para aceder aos controlos dentro para tentar corrigir o problema sem estragar nada. Pelo que eles me disseram aquilo nunca parte nada, apenas "salta" qualquer coisa lá dentro para fora do sítio, portanto, parto do princípio que eu mesmo possa arranjar aquilo sem ter que substituir nenhuma peça. Antes de mais quero agradecer por qualquer ajuda que me possam dar.

Cumprimentos
Tiago Pereira (Orgulhoso dono de um Fiat Grande Punto Azul )
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Problemas com a sofagem do Grande Punto

por Takinarios » Ter Abr 20, 2010 6:47 pm

Eu nao sei como desmonta, mas a montagem do painel europeu é dif do nosso, entao pode ser que mude algo.
Velha Guarda
Velha Guarda

por JRFabbi » Ter Abr 20, 2010 8:05 pm

Vou ver com o pessoal que tenho contato na FIAT pra ver se sabem como desmontar o Europeu, o problema é que amanhã é feriado aqui no Brasil, eu só vou conseguir algum contato na quinta-feira.
Imagem
Saiu da concessionária com: Skydome | Ar-Digital | Alarme original | Insulfilm G20
Atual: Skydome automático | Farol projetor Angel-Eyes | Regulagem elétrica para farol
Próximos Ups: SMS para WinMo
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por tiagodnpereira » Qua Abr 21, 2010 12:25 pm

Muito obrigado por tentarem ajudar (=D>)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por HELLNATAUM » Sex Abr 23, 2010 11:53 am

Tiago,
Não sei se ajuda, mas no link abaixo, da Argentina, é facil cadastrar-se e acessar todo o catálogo de peças da Fiat online.

Talvez sirva de referência para ti.
http://www.fiatcatalogo.com.ar

Abraços!
ATUAL CHRYSLER 300C TOURING 5.7 V8 340hp, EX Linea TJET PRETO VESÚVIO 09
K&N Cônico,Chipado by Nascar,Faróis Máscara Negra ,Pedaleiras do Punto Sporting,Central Multimídia.
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=9475
ImagemImagemImagemImagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por JRFabbi » Sex Abr 23, 2010 1:44 pm

Então, pelo que consegui de informações você deve retirar o som e depois a moldura do som (para os que não possuem o som original de fábrica) e com isto é possível acessar a parte interna dos comandos do Ar Condicionado, pra retirar é um pouco mais complexo, precisa retirar os botões (que são montados por cima dos pinos) e os parafusos que seguram o comando do AC ficam em baixo próximo de onde colocamos os pés e pelo que falei com o pessoal o seu problema é interno e não nos comandos, terá que retirar os atuadores do AC (desmontando a frente e retirando os parafusos) pra soltar e verificar pois o provável é que a haste que move as válvulas de saída (seletor de ar) do seu deve estar quebrada ou escapou.
Imagem
Saiu da concessionária com: Skydome | Ar-Digital | Alarme original | Insulfilm G20
Atual: Skydome automático | Farol projetor Angel-Eyes | Regulagem elétrica para farol
Próximos Ups: SMS para WinMo
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por tiagodnpereira » Seg Mai 10, 2010 5:59 am

Muito obrigado. Vou tentar ver se consigo fazer algo :)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tiagodnpereira » Seg Nov 15, 2010 6:33 am

Bom dia,

Para ajudar quem estiver com um problema semelhante ao meu e não quiser ou não puder gastar dinheiro aqui vai a solução que arranjei. O problema não fica resolvido definitivamente, mas é uma boa solução de "desenrasque". O que se deve fazer é o seguinte. Se do lado do passageiro se deitarem no chão e espreitarem por trás da consola conseguirão ver a parte de trás do painel de controlo da sofagem e também a ponta do cabo que saltou. Caso o problema seja exactamente igual ao meu, o que se tem a fazer é, arranjar um arame comprido (cerca de 40cm) e voltar a encaixar a ponta do cabo (que é uma espécie de anel) no manípulo do selector de ar. Ao verem a parte de trás do manípulo tenho a certeza que irão perceber onde ele deve encaixar. Com uma mão rodando o manípulo para a melhor posição e com o arame na outra deverão conseguir encaixar isso. É assim que me tenho safado. É uma solução barata, mas infelizmente não definitiva, pois ao fim de algum tempo volta a "saltar" e lá terão que voltar a repetir o procedimento. Mesmo assim espero que isto ajude alguém na minha situação.

Cumprimentos
Piloto de Atari
Piloto de Atari