Limpeza do carter... vc ja fez?:

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Limpeza do carter... vc ja fez?:

por rodrigodk » Qua Ago 25, 2010 3:10 pm

Pessoas, não sei se o nome certo é esse mas parece q com o tempo o carte do motor acaba ficando sujo e tals..
no manula diz q tem q ser limpo a caxa X km..

então alguém ai já mandou fazer essa limpeza??

Pois assim estou pensando em fazer essa limpeza da proxima vez q for trocar o oleo do meu puto...
Power...
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Limpeza do carte.. vc ja fez?:

por carlos.morceli » Qua Ago 25, 2010 6:14 pm

Cara, eu nunca ouvi falar de limpar o carter a menos q vc não troq o oleo com a devida frequencia q se deve. Pra limpa-lo há a necessidade de desmonta-lo (é a parte de baixo do motor) e depois para coloca-lo tem q aplainar a superficie senão vai vazar oleo.

Moral da história: não é um procedimento corriqueiro, vc só faz se precisar. Tem uns produtos estilo Engine Flush, mas se seu carro já é muito rodado parece q não é muito recomendado usar.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por rodrigodk » Qua Ago 25, 2010 10:16 pm

então calros, mas vc já leu no manual do punto... tem isso á..
é q nao sei se o termo mesmo está limpar o carte.. mas é limpeza do carte mesmo.. no 1.4 sei q tem q fazer mais limpeza do que no 1.8 ...
é q nao to em sp por isso nao da pra ver no manual o nome certo disso..
Power...
Velha Guarda
Velha Guarda

por AraujoJr » Qua Ago 25, 2010 10:19 pm

cara, nunca limpei carter de carro meu nenhum na vida!
só faça a troca de óleo tirando ele por baixo, evite aquelas bombas que sugam o óleo por cima, e eu acredito que isso nao seja necessario....os oleos lubrificantes hoje estao muito avançados e geram uma quantidade desprezivel de borra...
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por shadowcps » Qui Ago 26, 2010 9:37 am

AraujoJr escreveu:cara, nunca limpei carter de carro meu nenhum na vida!
só faça a troca de óleo tirando ele por baixo, evite aquelas bombas que sugam o óleo por cima, e eu acredito que isso nao seja necessario....os oleos lubrificantes hoje estao muito avançados e geram uma quantidade desprezivel de borra...

X ²

mas lembrando que a limpeza do carter só é necessária de verdade se o camarada só trocar o óleo, sem trocar o filtro e o problema nem é tanto a borra mas sim, as partículas metálicas geradas pelo atrito das partes móveis do motor, que acabam se depositando no fundo do carter. O ideal é sempre fazer a troca de óleo por baixo, tirando o bujão do carter, porque assim o oleo ao sair, ja carrega junto essas partículas. Aquela troca por cima só é vantajosa para os donos de posto que no tempo de uma troca por baixo, fazem 3 dessas pig-trocas. Rodrigo, eu nunca fiz essa limpeza de carter em nenhum carro meu, mesmo os que, porpaixão, fiquei mais que 3 anos com eles mas sempre trocava o oleo por baixo e, troca sim, troca não, trocaava o filtro tbem. Espero ter ajudado.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por luizeduardo » Qui Ago 26, 2010 11:38 am

Pessoal, não é limpeza do carter! É do sistema de ventilação do carter ou blow-by.
Tem haver com o vapor de óleo da tampa do cabeçote, que por questões ecológicas é enviado p/ o coletor de admissão e/ou p/ o carter.
Pode influenciar em emissões e segundo o manual deve ser feito de 15 em 15k no 1.4 e de 45 em 45k no T-Jet. No 1.8 não precisa.
Alguém poderia detalhar melhor?

Grato!
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por carlos.morceli » Qui Ago 26, 2010 11:43 am

luizeduardo escreveu:Pessoal, não é limpeza do carter! É do sistema de ventilação do carter ou blow-by.
Tem haver com o vapor de óleo da tampa do cabeçote, que por questões ecológicas é enviado p/ o coletor de admissão e/ou p/ o carter.
Pode influenciar em emissões e segundo o manual deve ser feito de 15 em 15k no 1.4 e de 45 em 45k no T-Jet. No 1.8 não precisa.

Grato!

É isso mesmo, no manual tá "limpeza do sistema de ventilação do carter do motor".
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por rodrigodk » Qui Ago 26, 2010 11:45 am

shadowcps escreveu:
AraujoJr escreveu:cara, nunca limpei carter de carro meu nenhum na vida!

X ²

mas lembrando que a limpeza do carter só é necessária de verdade se o camarada só trocar o óleo, sem trocar o filtro e o problema nem é tanto a borra mas sim, as partículas metálicas geradas pelo atrito das partes móveis do motor, que acabam se depositando no fundo do carter. O ideal é sempre fazer a troca de óleo por baixo, tirando o bujão do carter, porque assim o oleo ao sair, ja carrega junto essas partículas. Aquela troca por cima só é vantajosa para os donos de posto que no tempo de uma troca por baixo, fazem 3 dessas pig-trocas. Rodrigo, eu nunca fiz essa limpeza de carter em nenhum carro meu, mesmo os que, porpaixão, fiquei mais que 3 anos com eles mas sempre trocava o oleo por baixo e, troca sim, troca não, trocaava o filtro tbem. Espero ter ajudado.

How então.. bom saber..rs

luizeduardo escreveu:Pessoal, não é limpeza do carter! É do sistema de ventilação do carter ou blow-by.

Grato!

É isso ai mesmo... porém no 1.8 precisa axo q sim mano.. só q com 50 mil km eu axo..
sei q é alguma coisa noc arte q tem de limpar.. uahuhauah
Power...
Velha Guarda
Velha Guarda

por luizeduardo » Qui Ago 26, 2010 11:58 am

No Monzatec 1.8 acho que tem uma válvula chamada de EGR e que as vezes entupia e bagunçava a marcha lenta.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por je9445 » Qui Ago 26, 2010 12:10 pm

tb nunca limpei não......
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato