Corpo de Borboleta - Solução Definitiva

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Corpo de Borboleta - Solução Definitiva

por AraujoJr » Qua Nov 03, 2010 8:50 pm

Então galera, finalmente resolvi o problema do corpo de borboleta que faz o carro engasgar.
Antes de tudo, pra quem nao conhece esse é o corpo de borboleta da Delphi dos motores 1.8 GM:
Imagem
Ele fica logo abaixo do duto que trás o ar do filtro.

à direita , essa peça preta, é o famoso potênciometro é ele que lê a posição da borboleta e envia o dado para o computador que gerencia a injeção.
à esquerda é o compartimento onde ficam as engrenagens que levam o movimento do pequeno servomotor para a borboleta.

A Fiat fica trocando sempre o potenciometro e uma arruela que faz a fixação do potenciometro na borboleta...TUDO BESTEIRA!!
o defeito está nas ENGRENAGENS, que são de plástico!! portanto os seus dentes desgastam e deixam uma folga, essa folga na borboleta é que gera o defeito , ela "confunde" o potenciometro e o computador acaba recendo dados desencontrados, o que acaba fazendo o carro engasgar.

Eis as engrenagens:
Imagem

sao duas, uma conectada ao servomotor e outra ao eixo da borboleta, na verdade uma delas traz o eixo da borboleta como na figura.
Imagem

Enquanto a folga nas engrenagens nao é grande, a troca do potênciometro é uma solução temporária...mas como tempo a folga fica tão grande que o potenciometro nao compensa mais esse erro...entao o jeito é trocar as engrenagens mesmo
Até pouco tempo a Delphi nao vendia essas engrenagens separadas...era preciso trocar o corpo inteiro...o que na Fiat sai por R$1.200,00...e por fora, com peça original sai R$600,00.
Porem agora o kit somente com as engrenagens ja pode ser encontrado, e custa R$120,00

Portanto...depois de levar o carro na Fiat 5 vezes, e depois de trocar 3 vezes o potenciometro o problema nao foi resolvido...depois que a garantia passou eles finalmente disseram que seria preciso trocar o corpo todo e queriam me cobrar....levei em um bom mecanico e ele trocou as engrenagens pra mim...o carro está zero! problema resolvido defintivamente.

Entao pro pessoal que ainda sofre com esse problema, exija da Fiat a desmontagem do corpo e a verificação da folga nas engrenagens, e se necessario, a troca delas, pois são nelas que está o defeito!

Verificar essa folga é facil...basta retirar o duto do corpo e vc terá acessso à borboleta. Ligue o carro e com o dedo pressione o canto da borboleta no sentido do giro dela...ela nao pode ceder nem um milimetro!! é preciso estar bem justa...se vc conseguir movimenta-la é pq as engrenagens já foram pro saco.

Bom, espero ter ajudado caso alguem ainda esteja com esse problema...pois o meu depois de muito tempo foi solucionado.

Abraços!
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Corpo de Borboleta - Solução Definitiva

por shadowcps » Qua Nov 03, 2010 9:17 pm

(=D>) (=D>) (=D>) dúvida: essas engrenagens "avulsas" tbem são em plástico ?
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por AraujoJr » Qua Nov 03, 2010 9:20 pm

shadowcps escreveu:(=D>) (=D>) (=D>) dúvida: essas engrenagens "avulsas" tbem são em plástico ?

Sim...e deve ser propósito....pq bastava fazer de metal e o problema nao existiria....mas assim a gente dá mais dinheiro pra eles.
Viva a Delphi!
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por AraujoJr » Qua Nov 03, 2010 9:22 pm

Esqueci de dizer...a folga nas engrenagens do meu corpo estavam muito grandes...era possivel mover a borboleta o suficiente pra quase passar o dedo pelo vão que ficava...e a Fiat trocando potenciômetro...esses são os mecânicos "apaixonados" que usam chapéu de ursinho..
Editado pela última vez por AraujoJr em Qua Nov 03, 2010 9:26 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por shadowcps » Qua Nov 03, 2010 9:23 pm

UAHUAHSUAHSUAHSUHA, foi por isso que fiz a pergunta. a solução é definitiva até que a "morte" das engrenagens de pRástico as separe, de novo... Delphi = holding GEMÊ = GO TO HELL (~X() (~X() (~X()
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por AraujoJr » Qua Nov 03, 2010 9:27 pm

é...tem razão...a solução é Pseudo Definitiva....hehe
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por Guilherme Presotto » Qua Nov 03, 2010 10:23 pm

AraujoJr escreveu:Verificar essa folga é facil...basta retirar o duto do corpo e vc terá acessso à borboleta. Ligue o carro e com o dedo pressione o canto da borboleta no sentido do giro dela...

Né por nada não, mas ja to vendo malandro fazer coisa errada e perder o dedo aí! uahauhauhauhauaha

Brincadeiras a parte, mas ficou muito bom, pode ser Pseudo Definitiva, mas pra quem sofre desse problema isso dai é de grande ajuda.
Parabens pela iniciativa!
abraços
Ajude o PuntoClube MS curtindo nossa pagina oficial no facebook http://www.facebook.com/PuntoClubeMS
Imagem
Tópico do meu carro: viewtopic.php?f=57&t=13304
Velha Guarda
Velha Guarda

por AraujoJr » Qua Nov 03, 2010 10:30 pm

Guilherme Presotto escreveu:
AraujoJr escreveu:Verificar essa folga é facil...basta retirar o duto do corpo e vc terá acessso à borboleta. Ligue o carro e com o dedo pressione o canto da borboleta no sentido do giro dela...

Né por nada não, mas ja to vendo malandro fazer coisa errada e perder o dedo aí! uahauhauhauhauaha

Brincadeiras a parte, mas ficou muito bom, pode ser Pseudo Definitiva, mas pra quem sofre desse problema isso dai é de grande ajuda.
Parabens pela iniciativa!
abraços

ehehehe, mas com o motor ligado tem que fazer muita força pra mover a borboleta...mas se tiver com folga, pouca força é necessaria ..mas tb esse "mover" é bem pouco....pode ser ate uma trepidação que ja é sinal de engrenagem desgastada
acho que ninguem corre esse risco nao...hehe
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por leopinto » Qua Nov 03, 2010 10:33 pm

AraujoJr escreveu:Esqueci de dizer...a folga nas engrenagens do meu corpo estavam muito grandes...era possivel mover a borboleta o suficiente pra quase passar o dedo pelo vão que ficava...e a Fiat trocando potenciômetro...esses são os mecânicos "apaixonados" que usam chapéu de ursinho..

Sensacional. Mecânicos apaixonados com chapéu de ursinho foi uma excelente lembrança
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rafaelsiq » Qui Nov 04, 2010 1:39 pm

Lembra Carica que eu tinha dito que tive problemas com o meu uma vez? Então meu mecanico fez isso ai eu peguei as engrenagens como amostra e mandei fazer aqui na firma em teflon ou algum composto, não me lembro bem... Mas nunca mais deu pau... Antes disso até bicos injetores a concessionaria trocou no meu carro rs...
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Próximo