Corpo de Borboleta - Solução Definitiva

Então galera, finalmente resolvi o problema do corpo de borboleta que faz o carro engasgar.
Antes de tudo, pra quem nao conhece esse é o corpo de borboleta da Delphi dos motores 1.8 GM:

Ele fica logo abaixo do duto que trás o ar do filtro.
à direita , essa peça preta, é o famoso potênciometro é ele que lê a posição da borboleta e envia o dado para o computador que gerencia a injeção.
à esquerda é o compartimento onde ficam as engrenagens que levam o movimento do pequeno servomotor para a borboleta.
A Fiat fica trocando sempre o potenciometro e uma arruela que faz a fixação do potenciometro na borboleta...TUDO BESTEIRA!!
o defeito está nas ENGRENAGENS, que são de plástico!! portanto os seus dentes desgastam e deixam uma folga, essa folga na borboleta é que gera o defeito , ela "confunde" o potenciometro e o computador acaba recendo dados desencontrados, o que acaba fazendo o carro engasgar.
Eis as engrenagens:

sao duas, uma conectada ao servomotor e outra ao eixo da borboleta, na verdade uma delas traz o eixo da borboleta como na figura.

Enquanto a folga nas engrenagens nao é grande, a troca do potênciometro é uma solução temporária...mas como tempo a folga fica tão grande que o potenciometro nao compensa mais esse erro...entao o jeito é trocar as engrenagens mesmo
Até pouco tempo a Delphi nao vendia essas engrenagens separadas...era preciso trocar o corpo inteiro...o que na Fiat sai por R$1.200,00...e por fora, com peça original sai R$600,00.
Porem agora o kit somente com as engrenagens ja pode ser encontrado, e custa R$120,00
Portanto...depois de levar o carro na Fiat 5 vezes, e depois de trocar 3 vezes o potenciometro o problema nao foi resolvido...depois que a garantia passou eles finalmente disseram que seria preciso trocar o corpo todo e queriam me cobrar....levei em um bom mecanico e ele trocou as engrenagens pra mim...o carro está zero! problema resolvido defintivamente.
Entao pro pessoal que ainda sofre com esse problema, exija da Fiat a desmontagem do corpo e a verificação da folga nas engrenagens, e se necessario, a troca delas, pois são nelas que está o defeito!
Verificar essa folga é facil...basta retirar o duto do corpo e vc terá acessso à borboleta. Ligue o carro e com o dedo pressione o canto da borboleta no sentido do giro dela...ela nao pode ceder nem um milimetro!! é preciso estar bem justa...se vc conseguir movimenta-la é pq as engrenagens já foram pro saco.
Bom, espero ter ajudado caso alguem ainda esteja com esse problema...pois o meu depois de muito tempo foi solucionado.
Abraços!
Antes de tudo, pra quem nao conhece esse é o corpo de borboleta da Delphi dos motores 1.8 GM:

Ele fica logo abaixo do duto que trás o ar do filtro.
à direita , essa peça preta, é o famoso potênciometro é ele que lê a posição da borboleta e envia o dado para o computador que gerencia a injeção.
à esquerda é o compartimento onde ficam as engrenagens que levam o movimento do pequeno servomotor para a borboleta.
A Fiat fica trocando sempre o potenciometro e uma arruela que faz a fixação do potenciometro na borboleta...TUDO BESTEIRA!!
o defeito está nas ENGRENAGENS, que são de plástico!! portanto os seus dentes desgastam e deixam uma folga, essa folga na borboleta é que gera o defeito , ela "confunde" o potenciometro e o computador acaba recendo dados desencontrados, o que acaba fazendo o carro engasgar.
Eis as engrenagens:

sao duas, uma conectada ao servomotor e outra ao eixo da borboleta, na verdade uma delas traz o eixo da borboleta como na figura.

Enquanto a folga nas engrenagens nao é grande, a troca do potênciometro é uma solução temporária...mas como tempo a folga fica tão grande que o potenciometro nao compensa mais esse erro...entao o jeito é trocar as engrenagens mesmo
Até pouco tempo a Delphi nao vendia essas engrenagens separadas...era preciso trocar o corpo inteiro...o que na Fiat sai por R$1.200,00...e por fora, com peça original sai R$600,00.
Porem agora o kit somente com as engrenagens ja pode ser encontrado, e custa R$120,00
Portanto...depois de levar o carro na Fiat 5 vezes, e depois de trocar 3 vezes o potenciometro o problema nao foi resolvido...depois que a garantia passou eles finalmente disseram que seria preciso trocar o corpo todo e queriam me cobrar....levei em um bom mecanico e ele trocou as engrenagens pra mim...o carro está zero! problema resolvido defintivamente.
Entao pro pessoal que ainda sofre com esse problema, exija da Fiat a desmontagem do corpo e a verificação da folga nas engrenagens, e se necessario, a troca delas, pois são nelas que está o defeito!
Verificar essa folga é facil...basta retirar o duto do corpo e vc terá acessso à borboleta. Ligue o carro e com o dedo pressione o canto da borboleta no sentido do giro dela...ela nao pode ceder nem um milimetro!! é preciso estar bem justa...se vc conseguir movimenta-la é pq as engrenagens já foram pro saco.
Bom, espero ter ajudado caso alguem ainda esteja com esse problema...pois o meu depois de muito tempo foi solucionado.
Abraços!