E se o sensor de corte de giro falhar ?
E se o sensor de corte de giro falhar ?
Pessoal, sou apaixonado por mecânicA (motor, agregados, funcionamento, etc, etc, etc ) e por isso mesmo, tenho o meu "lego", com o qual me divirto limpando carburador, regulando, trocando pastilhas de freios enfim literalmente, enfiando a mão na graxa. Mas com os carros atuais, com toda e cada vez mais eletrônica embarcada,cheio de sensores e que ao invés de chave de fenda e alicate a ferramenta agora é notebook, gostaria se possível que o pessoal gabaritado e que entende do assunto me explicasse o seguinte:
Os carros atuais usam o sistema de roda fônica para fornecer a leitura dos giros do motor indicados no painel em RPM. No casso do Punto, ao atingir os 6500 rpm, ocorre o "corte de giro" e, se insistirmos em manter a pressão no acelerador, o motor entra em um looping de cortar-elevar-cortar-elevar...
Considerando que a função desse corte de giro é proteger o motor, TEORICAMENTE (agora a dúvida em si) a rotação, sempre que atingir 6500, é cortada. Existe a possibilidade de ocorrer um pico de rotações por minuto de, digamos, 7400 rpm, ou isso só poderá acontecer se houver defeito no sensor que aí, não efetuaria o corte ? E, nesse caso, o que poderia ocorrer com o motor ? Agradeço.
Os carros atuais usam o sistema de roda fônica para fornecer a leitura dos giros do motor indicados no painel em RPM. No casso do Punto, ao atingir os 6500 rpm, ocorre o "corte de giro" e, se insistirmos em manter a pressão no acelerador, o motor entra em um looping de cortar-elevar-cortar-elevar...
Considerando que a função desse corte de giro é proteger o motor, TEORICAMENTE (agora a dúvida em si) a rotação, sempre que atingir 6500, é cortada. Existe a possibilidade de ocorrer um pico de rotações por minuto de, digamos, 7400 rpm, ou isso só poderá acontecer se houver defeito no sensor que aí, não efetuaria o corte ? E, nesse caso, o que poderia ocorrer com o motor ? Agradeço.








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Re: E se o sensor de corte de giro falhar ?
Pelo que eu sei se o sensor falhar um pouco acima de rotação de corte as válvulas começam a flutuar e a rotação não sobe mais.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: E se o sensor de corte de giro falhar ?
Dai bate pistão com válvula e fod* tudo??
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Re: E se o sensor de corte de giro falhar ?
viniat escreveu:Dai bate pistão com válvula e fod* tudo??
Fala Shadow.
Se der a louca, edite o campo no modulo e deixe o rpm max em 20000rpm (motor de dentista) rsrsrs
Porem é isso que o amigo acima falou, as molas da valvula não tem tensão suficiente pra fazer as valvulas retornarem a tempo do proximo giro do comando e catapimba, pistão beijando valvulas (game over!!!).
Agora respondendo a sua pergunta:
Se o sensor da roda fonica der piripaque, o motor apaga na hora, pois não tem a referencia de pms (ponto morto superior) e assim sendo não manda sinal para a bobina e não tem centelha.
Normalmente o sinal de pms é obtido pelo dente maior da roda fonica.
Ou sobregiro numa reduzida "maluca" rsrsrsrs Aí não tem modulo que salve o desastre.
Abçs


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Re: E se o sensor de corte de giro falhar ?
Não quero editar nada não, kkkk. Então, pelo que entendi, não existe a menor possibilidade de um motor travar / desbielar devido a um "pico" de giro, certo ?







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Re: E se o sensor de corte de giro falhar ?
Acelerando, é impossivel
Cheguei a pensar numa situação extrema, estar com o pé fincado e perto do rpm maximo e encontrar "aquela descida" lisa e reta.
Mais mesmo assim, a resistencia do ar "roubaria" velocidade e a rpm ia ficar no corte.
Claro que sobregiro pode acontecer, principalmente numa situação de reduzida (180km/h e jogar 2º ) Rsrsrsrs.
Aí é
Abraços
Cheguei a pensar numa situação extrema, estar com o pé fincado e perto do rpm maximo e encontrar "aquela descida" lisa e reta.
Mais mesmo assim, a resistencia do ar "roubaria" velocidade e a rpm ia ficar no corte.
Claro que sobregiro pode acontecer, principalmente numa situação de reduzida (180km/h e jogar 2º ) Rsrsrsrs.


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Re: E se o sensor de corte de giro falhar ?
mas aí, nessa situação de mega-reduzida, o câmbio praticamente seria moído tbem...
Mas creio ter ficado bem claro que essa possibilidade de um motor estourar, travar, desbielar, superaquecer enfim, fundir geral somente devido a um "pico" de giro...
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Re: E se o sensor de corte de giro falhar ?
Ou seja...
1 corte... 2 corte... 3 corte... 4 corte... e seja feliz huabhuahbhahauha
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Re: E se o sensor de corte de giro falhar ?
opa, faltou completar o meu outro post: fica bem claro que essa possibilidade de um motor estourar, travar, desbielar, superaquecer enfim, fundir geral somente devido a um "pico" de giro é pouco provável de acontecer. Faltou essa parte em vermelho. Forum em horario comercial é complicado... 








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Re: E se o sensor de corte de giro falhar ?
Os "chipadores" aqui de ctba aumentam o corte do 1.4 para 7000rpm quando faz o "remapeamento"...
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