Ainda sobre aditivos, os para o óleo podem ser dispensados e foram, no passado, devido a baixa tecnologia envolvida nos processos de refino para obtenção de óleos lubrificantes, uma coisa quase essencial mas agora é até mesmo, arriscar e explico: Se o óleo que estiver no carter do motor de seu carro for sintético ou semi sintético, o uso de aditivo poderá até mesmo ser prejudicial, pelo fato de os aditivos serem na maioria, feitos à partir de base mineral ou seja, petróleo e a mistura sintético x mineral poderá resultar na formação primeiro, de uma espuma amarela-amarronzada e depois, formação de borra, que acaba estreitando os dutos internos por onde circula o óleo podendo até mesmo, obstruir.
Já os aditivos para combustíveis também não valem quanto custam, uma vez que os combustíveis já recebem no refino os aditivos e detergentes necessários ou seja, o melhor aditivo para o tanque e para seu carro é combustível de boa qualidade.
Caso seu carro só rode no etanol, pelas caracteristicas de ser um combustível "seco" ou seja, não oleoso como a gasolina, ao inves de aditivo usar gasolina, mesmo a comum, a cada 2 meses.
Por último, de todos os aditivos o único fundamental e o mais esquecido por todos é o aditivo para o radiador, que mesmo sendo o mais barato deles é deixado de lado e a função principal é evitar a oxidação do sistema, com a formação de um tipo de lodo, além de alterar a temperatura de ebulição da água (dificulta o motor ferver sem motivo que não seja provocado por dano dano como vazamento ou furo no radiador) e em regiões de frio intenso, impedir o congelamento dela.
