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Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

MensagemEnviado: Seg Dez 06, 2010 10:40 pm
por LucasMoura
Pessoal, me ajudem...

Estou muito frustrado com o e-torq, eu fui quente na propaganda do motor com grande parte do torque em baixa e 15 cv a mais que meu antigo e falecido HLX 1.8 GM (PT inundado ate o teto).

Eu nem me dei conta que era um 16v e por isso seria mais fraco quando mais se precisa do carro (nas retomadas), acreditei mesmo que o carro tinha torque em baixas. Resultado, estou com um sporting e-torq e passo mal quando piso no acelerador e o carro nao responde.

Duvida: o que eu posso fazer para melhorar? Nao conheco NADA de turbo ou chip, mas o meu objetivo seria melhorar (se possivel) o torque em baixa rotacao, de preferencia ja em 1500 ou 2000 rpm. Queria gastar o menos possivel e fazer uma alteracao que que agrida o carro o menos possivel tb, tipo um turbo bem de leve ou um remapeamento ou chip, sei la. Quais sao as opcoes e precos? Se nao der pra mehorar a puxada em baixas, nem adianta.... so vendendo mesmo e engolindo o sapo.

Nao quero colar o ponteiro em 220 km/h, quero acelerar de 5 a 80km/h e sentir o carro puxando, assim como era no 1.8 GM. NAO TENHO MUITA GRANAAAA

abrax Lucas

Re: Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

MensagemEnviado: Seg Dez 06, 2010 10:45 pm
por viniat
Nada de turbo no seu caso... compressor mecânico é a solução.

Supercharger it!

Re: Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

MensagemEnviado: Seg Dez 06, 2010 11:06 pm
por jeanphillipe
Turbo só em alta rotação...
fora isso supercharger como foi falado.
todo carro 16v se comporta dessa forma e do modo como vc falou o carro lembrou a minha fiat uno mille smart que tive em 2001 de 80 cv com gnv.

já tentou pisar fundo e deixar as marchas mais alongadas??? pow faço 0 a 80 em 7segundos fácil.

Re: Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

MensagemEnviado: Ter Dez 07, 2010 7:37 am
por VLA
usando o meu etorq 1.6 no dia-a-dia (creio que o 1.8 nao seja muito diferente), o que percebi é que a 1ª e 2ª marchas poderiam ser um pouco mais curtas... com isso daria uma pouco mais de fôlego para as arrancadas sem precisar subir o giro.

pelo manual no 1.6 a 1ª vai até 50 km/h e a 2ª até 85 km/h (mais ou menos isso)... se fossem um pouco mais curtas creio que o carro seria um pouco mais agil com giro baixo.

Re: Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

MensagemEnviado: Ter Dez 07, 2010 7:40 am
por Willy
Cara, na boa, mas vc aumenta o desgaste do motor rodando entre 1500 e 2000 RPM

Tem uma matéria sobre isso no próprio site da FIAT.

Se está com preguiça de trocar marcha, a melhor solução é comprar um carro automático.
Fez o test-drive no dualogic?
Seria uma ótima opção!

Abçs

Re: Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

MensagemEnviado: Ter Dez 07, 2010 9:06 am
por LucasMoura
Seguinte galera, nao quero gerar polemica mas...

Mesmo com giro alto esse motor nao presta (desculpem se estou agredindo quem gosta), eu entrei num longo trecho de subida a 150 km/h de 5 marcha ( 5 mil giros!!!), no final do trecho o carro perdeu velocidade ate 100km/h. No HLX que eu tinha, eu entrei no mesmo trecho a 90 km/h de 5 marcha, o carro terminou a subida a 130 km/h. Eu pergunto, aonde estao os 130 cv do e-torq??? Nao vi isso em baixa nem em alta.... Quanto as retomadas, mesmo com o giro a 2500 o carro nao acelera, enfim, em situaçao NENHUMAAAA o carro corresponde, NENHUMA!

Sobre dualogic, meu irmao tem um Linea 1.9 e eu nao gostei nem um pouco do cambio, muito lerdo... Outra coisa, não é só questao de ficar trocando marcha, eu gosto de trocar, mas saber que tenho um carro fraco na mao é decepcionante....

Supercharger - quanto fica para colocar??? Estou procurando me informar melhor sobre essa opçao....

obrigado! Lucas

Re: Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

MensagemEnviado: Ter Dez 07, 2010 11:28 am
por LucasMoura
Pessoal,

Deem uma olhada nisso, presta??? Seria um charger ou nada a ver? desculpem a ignorancia...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... yclone-_JM

ou

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ne-3-g-_JM

Lucas

Re: Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

MensagemEnviado: Ter Dez 07, 2010 12:08 pm
por takanohr
Acredito que não seria isso não, o que o pessoal falou é mesmo utilizar um supercharger o mesmo tipo que o fiesta possuia antigamente.
Algumas soluções mais baratas seriam :

- Remapeamento da injeção, que poderia aumentar o torque em giro mais baixo, porém por ser um motor mais novo é um pouco mais complexo para ser alterado, não é uma certeza definitiva que irá melhorar.

- O que faz com que o giro do motor suba mais rápido, seria aliviar o volante do motor, que faz com que o giro aumente mais rápido porém terá como deficiência o giro em alta.

Estas seriam somente algumas idéias para melhorar em baixa, claro que teria que ter um melhor estudo com especialista no ramo antes.

Re: Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

MensagemEnviado: Ter Dez 07, 2010 7:53 pm
por marcelsovi
Esse teu E-torq ta bichado, tentou andar com outro pra ver se se comporta do mesmo jeito?

Re: Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

MensagemEnviado: Ter Dez 07, 2010 9:51 pm
por Takinarios
LucasMoura escreveu:Seguinte galera, nao quero gerar polemica mas...

Mesmo com giro alto esse motor nao presta (desculpem se estou agredindo quem gosta), eu entrei num longo trecho de subida a 150 km/h de 5 marcha ( 5 mil giros!!!), no final do trecho o carro perdeu velocidade ate 100km/h. No HLX que eu tinha, eu entrei no mesmo trecho a 90 km/h de 5 marcha, o carro terminou a subida a 130 km/h. Eu pergunto, aonde estao os 130 cv do e-torq??? Nao vi isso em baixa nem em alta.... Quanto as retomadas, mesmo com o giro a 2500 o carro nao acelera, enfim, em situaçao NENHUMAAAA o carro corresponde, NENHUMA!

Sobre dualogic, meu irmao tem um Linea 1.9 e eu nao gostei nem um pouco do cambio, muito lerdo... Outra coisa, não é só questao de ficar trocando marcha, eu gosto de trocar, mas saber que tenho um carro fraco na mao é decepcionante....

Supercharger - quanto fica para colocar??? Estou procurando me informar melhor sobre essa opçao....

obrigado! Lucas

Leva o carro em algum preparador, é melhor... Eu acredito que um bom serviço saia na faixa de uns 4k.....
Mas tenta tambem, antes, andar em outro 1.8 16v, pode ser alguma coisa no seu carro, pois no 1.6 eu achei a mesma coisa que voce acha do 1.8 em baixa, mas andei no 1.8 16v e gostei, mas como nunca dirigi um 1.8 8v, nao posso comparar nada :P