Consumo do PUNTO ESSENCE 1.6 16V e-torq

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Consumo do PUNTO ESSENCE 1.6 16V e-torq

Mensagempor romersimpson em Qui Out 30, 2014 09:59

Pelo visto a questão é generalizada.

Peguei o punto 10/11 com uns 40000km e achei q ele estivesse com problema no sistema de injeção, pq tava bebendo muito. Curto demais o carro, mas bebe mesmo. Peguei marcando 8.9 km/l com gasolina e achei q iria conseguir ir a uns 11 km/l. Nada disso. Depois de uns dias ele baixou pra 4.7 km/l e foi subindo aos poucos.. chegou a 7 km/l e aí eu peguei rodovia e ele foi a 9.5 km/l (fui até 180 km/h, com uma média de 140 km/h). Agora na cidade, ele fica variando entre 8 e 8.5 km/l.

Notei que ele anda mais e os problemas de consumo diminuíram um pouco quando passei a abastecer só com a V-Power da Shell. Agora q tá chegando a revisão, vou pedir para trocarem os itens do sistema de injeção mesmo, para ver se ainda melhora.

Abrss aí rapaziada!

romersimpson
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Romerson
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Kalahari

Mensagempor Vinícius Rocha Viana em Seg Fev 09, 2015 13:20

Aqui em BH a média do meu varia entre 9.0 km/l e 9.5 km/l andando muito de boa, sem pisar nada, porque pisando mais cai pra 8.0 km/l, 8.5 km/l. Eu esperava mais, mas lembrando do peso do carro, o tamanho do tanque de combustível e a questão de o motor e-torq, de acordo com o mecânico da FIAT, ser um motor que trabalha bem em altas rotações, são compreensíveis essas médias. Em uma viagem de Ouro Branco - Belo Horizonte agora no natal de 2014, depois da melhoria da BR 040, andando entre 110 km/h e 150 km/h a media foi de 9.5 km/l. Acho que foi razoável, visto que fiz várias retomadas pra fazer o carro andar com 5 pessoas.

Abraços.
Vinícius Rocha Viana
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: ViníciusRVS
Apelido do Punto: Dunas Kalahari

Mensagempor Clau08 em Qua Fev 11, 2015 08:00

Estava louco pra comprar um carro mais forte e econômico, eu tinha um prisma 07/08 que fazia 7,5 com álcool aqui no transito de SP e já achava beberrão. Comprei Punto 1.6 16v 10/11, que decepção.. média de 5.1 com álcool sem ligar o ar, sem contar que em baixa é pior que um carro 1.0. Dá pra melhorar isso, como funciona essa questão "regulagem da mistura estequiométrica" quanto paga pra fazer isso? O quanto melhora no consumo e em baixa?
Clau08
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Claudiney
Cor: Preto Vesúvio
Apelido do Punto: Pássaro Preto

Mensagempor Junior Luchi em Seg Mar 16, 2015 18:06

Realmente o etorq em baixa é lento no punto, no palio é outra coisa! Minha pior média no etorq 1.6 é a atual situação, rebaixado com rodas maiores, faço 7,5 andando de boa, pouco uso do ar e trânsito razoável, pois pego trecho de rodovias.
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Junior Luchi
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Nome: Junior
Cor: Prata Bari
Apelido do Punto: Bagre

Mensagempor ctajima em Seg Abr 20, 2015 16:07

Fala galera,
Meu Punto também é um Essence 14/14 e está com 15k rodados. Com etanol faz 7,1 km/l (cidade/estrada, ar condicionado) e com Gasolina faz 10,2 km/l nas mesmas condições anteriores.
Quando comprei zero, ele fazia 8 km/l com Gasolina. Espero que continue melhorando.
ctajima
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Cássio Tajima

Mensagempor PauloMOC em Qui Mai 28, 2015 20:42

O mey essence 13/13 está atualmente com 33 mil km rodados. Estou abastecendo no álcool, pois o valor está valendo a pena, e estou conseguindo a média de 7,2 na cidade com o ar ligado. Até que está bom.
PauloMOC
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Nome: Paulo
Cor: Vermelho Alpine
Apelido do Punto: Red

Mensagempor lukasdk6 em Sex Ago 14, 2015 11:06

Bom dia pessoal, sou novo no fórum e tenho um Punto E-torq 1.6 2010/2011, com mais de 70mil rodados. Peguei ele tem alguns meses...me espantei um pouco com o consumo. Consigo no máximo com etanol 6.0k/l e com gasolina 7.3~7.7k/l. O que vocês indicam fazer? Obrigado.
lukasdk6
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Lucas Oliveira Silva
Apelido do Punto: BlackDot

Mensagempor jpromero em Ter Ago 18, 2015 16:20

lukasdk6 escreveu:Bom dia pessoal, sou novo no fórum e tenho um Punto E-torq 1.6 2010/2011, com mais de 70mil rodados. Peguei ele tem alguns meses...me espantei um pouco com o consumo. Consigo no máximo com etanol 6.0k/l e com gasolina 7.3~7.7k/l. O que vocês indicam fazer? Obrigado.

Como você comprou o carro usado você não sabe do histórico de manutenções, deve efetuar as revisões periódicas, seu carro deve ser com revisão de 15 mil km, então a próxima revisão será a de 75 mil km. Você sabe se a revisão de 60 mil km foi feita?

Normalmente nessa revisão são trocadas as velas, óleo e todos os filtros. Assegure que todos os cabos de vela estejam em bom estado, se houver algum partido ou descascado será necessário trocá-los.

O próximo passo é usar um scanner e conferir a injeção em busca de erros e do correto funcionamento do(s) sensor(es) de oxigênio do escapamento (sonda lambda) e o correto reconhecimento do combustível em uso, além de claro, sempre abastecer em postos de extrema confiança.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: Joao Paulo
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Mensagempor lukasdk6 em Seg Ago 31, 2015 15:03

jpromero escreveu:
lukasdk6 escreveu:Bom dia pessoal, sou novo no fórum e tenho um Punto E-torq 1.6 2010/2011, com mais de 70mil rodados. Peguei ele tem alguns meses...me espantei um pouco com o consumo. Consigo no máximo com etanol 6.0k/l e com gasolina 7.3~7.7k/l. O que vocês indicam fazer? Obrigado.

Como você comprou o carro usado você não sabe do histórico de manutenções, deve efetuar as revisões periódicas, seu carro deve ser com revisão de 15 mil km, então a próxima revisão será a de 75 mil km. Você sabe se a revisão de 60 mil km foi feita?

Normalmente nessa revisão são trocadas as velas, óleo e todos os filtros. Assegure que todos os cabos de vela estejam em bom estado, se houver algum partido ou descascado será necessário trocá-los.

O próximo passo é usar um scanner e conferir a injeção em busca de erros e do correto funcionamento do(s) sensor(es) de oxigênio do escapamento (sonda lambda) e o correto reconhecimento do combustível em uso, além de claro, sempre abastecer em postos de extrema confiança.

João Paulo, muito obrigado.

Fui a Fiat e vou fazer a troca dos filtros, do óleo e também das velas. Pedi também a verificação da injeção e ponto de mistura. Vamos ver se vai melhorar.

Cordialmente, Lucas.
lukasdk6
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Lucas Oliveira Silva
Apelido do Punto: BlackDot

Mensagempor rgapski em Seg Ago 31, 2015 15:34

Vou dar minha contribuição:

Motor E.torq 1.6. Ano 2011.
Software de injeção com a ultima atualização disponível.
Rodas aro 16, pneu 195/55.
Toda mecânica em dia (filtros, velas, etc).
Só utilizado Etanol como combustível. Carro nunca viu gasolina no tanque.

Minhas principais médias são:

Consumo em cidade (Mauá - São Paulo) com trajeto de 35km ida e 35km volta, ar ligado em 70% do tempo pelo menos.
Transito moderado/intenso em vias com velocidade entre 50 e 60km/h: 7,5km/l.

Consumo em cidade (apenas em Mauá, onde moro), com trajetos de 8~9km, ar ligado 50% do tempo ou menos.
Transito livre, em vias locais, com muita ladeira, de baixa velocidade entre 30 e 40km/h: 6,8km/l.

Consumo em estrada (Mauá - Campinas), ida e volta com ar 100% do tempo.
Transito livre, velocidade entre 100~120km/h, apenas com algumas paradas (pedágio, posto de combustível, etc): 10,5km/l

Consumo em estrada (Mauá - Praia Grande), ida e volta com ar 100% do tempo.
Transito livre, velocidade entre 90~100km/h com parada apenas em um pedágio na ida: 11km/l.

Consumo em estrada (Mauá - Botucatu), ida e volta com ar 100% do tempo.
Transito moderado na saida e chegada a SP, velocidade entre 110~130km/h, com paradas apenas nos pedágios: 12km/l.

Estou satisfeito com o consumo.
Tem gente que acha que gasta muito, mas eu que tinha um vectra 2.2 16v na gasolina, acho maravilhoso.
O punto faz, com etanol, as médias que o vectra fazia com gasolina (=D>).
E o melhor: o desempenho do punto não deixa à desejar com relação ao vectra. :-D

Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
rgapski
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Raphael Gapski
Cor: Preto Vulcano

AnteriorPróximo

Voltar para Manutenção, Mecânica & Preparação