PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
Olá pessoal,
Tenho um Punto T-Jet (tinha um Stilo Sporting e troquei) e, hoje, mais precisamente há 5 minutos atrás, me dirigi à concessionária SAMAM - FIAT de minha cidade, Aracaju, Sergipe, para deixar meu carro para a revisão de 15.000 KM.
Até, tudo bem ... mas já cheguei com a pulga atrás da orelha pois sou profissional em averiguar os itens que eles tentam "empurrar" e retirá-los.
Dito e feito. Cheguei, deixei o carro, feita a vistoria, me vem o orçamento: R$ 663,98.
Destes R$ 663,98, nada mais nada menos do que R$ 335,26 era de empurrômetro (descarbonização - num carro de 15 mil KM ? - reaperto, revitalização de ar-condicionado - essa é nova pra mim). Solicitei a retirada e o orçamento, então baixou para R$ 328,72. Questionei, então, o porquê de o valor estar algo em torno de R$ 70,00 mais caro do que o custo da mesma revisão programada no site da FIAT. Me disseram é que o valor pago à vista se aproximava do valor do site da FIAT.
Tudo bem. Nessa hora, algo me fez conferir o ÓLEO DO MOTOR que eles iam colocar no meu carro. Verifiquei no orçamento e o óleo era um SINTÉTICO 5W30. Abri o manual. Verifiquei que o óleo indicado para o meu carro era o SEMI-SINTÉTICO 15W40. Questionei a atendente. Pra quê ... ela me veio dizendo: "Olha ... o carro do senhor é TURBO e o óleo indicado é o SINTÉTICO 5W30 ... a escolha é do senhor, mas cuidado, porque qualquer coisa a fábrica não se responsabiliza". Aí eu mostrei a página do manual do veículo onde diz que o óleo a ser utilizado em motores 1.4 TURBO é o SEMI-SINTÉTICO 15W40. Ela me diz: "Olha, a escolha é do senhor e a fábrica não se responsabiliza. O carro do senhor é turbo e o óleo indicado é este. O carro do senhor é TURBO, o motor é diferente ...".
Nessa hora, eu cansei. Olhei pra ela e disse: "Minha senhora. EU COMPREI O CARRO. Eu SEI o carro que eu comprei. Tanto sei que sei olhar o manual e te dizer que o óleo que vocÊs querem colocar é errado".
Pedi pra chamar o gerente e me veio um rapaz. Fui com ele no setor de estoque de vendas e lá descobri o porquê da insistência de colocar o óleo 5W30. Não tinham os 4 litros do óleo 15w40. Só do óleo 5W30. Por isso, irresponsavelmente, tentaram colocar um óleo errado no meu carro. Tudo com o intuito de LUCRO em detrimento de uma irresponsabilidade de um representante da marca do veículo, a concessionária. E o pior foi o tal do "gerente" me dizer que para mim era melhor o sintético, "pois tem maior viscosidade". Olhei pra ele e disse que queria colocar o óleo indicado no manual e que se fosse melhor a FIAT que informasse aos consumidores do PUNTO T-JET isso. Mas iria colocar o óleo que constava no carro.
Revoltado e como eles não tinham o óleo em estoque, informei que iria providenciar os 4 litros necessários. Saí da concessionária e do lado - não é perto não, é DO LADO MESMO da concessionária - fui num posto de gasolina e comprei os 4 litros do óleo 15W40 por R$ 19,90 cada um (na concessionária iriam me cobrar R$ 39,90 pelo único litro que restava do 15w40).
Resultado: no final, a revisão - com o óleo incorreto e contrário ao que determina o manual do veículo elaborado pela própria FIAT - que sairia por R$ 663,00, saiu por R$ 235,00, na concessionária, com o óleo CORRETO e plenamente de acordo com o previsto no manual do veículo, e sem perder a garantia.
Essa reclamação será efetuada FORMALMENTE perante a FIAT pois achei um absurdo que uma concessionária, apenas para visar o LUCRO, tentasse colocar um óleo de motor incorreto no meu veículo de forma irresponsável e ainda se utilizando de pressão psicológica contra o consumidor, mesmo quando eu, o consumidor, estava devidamente lastreado com as informações contidas no MANUAL DO VEÍCULO.
Fica aqui meu desabafo.
Abraços a todos.
Tenho um Punto T-Jet (tinha um Stilo Sporting e troquei) e, hoje, mais precisamente há 5 minutos atrás, me dirigi à concessionária SAMAM - FIAT de minha cidade, Aracaju, Sergipe, para deixar meu carro para a revisão de 15.000 KM.
Até, tudo bem ... mas já cheguei com a pulga atrás da orelha pois sou profissional em averiguar os itens que eles tentam "empurrar" e retirá-los.
Dito e feito. Cheguei, deixei o carro, feita a vistoria, me vem o orçamento: R$ 663,98.
Destes R$ 663,98, nada mais nada menos do que R$ 335,26 era de empurrômetro (descarbonização - num carro de 15 mil KM ? - reaperto, revitalização de ar-condicionado - essa é nova pra mim). Solicitei a retirada e o orçamento, então baixou para R$ 328,72. Questionei, então, o porquê de o valor estar algo em torno de R$ 70,00 mais caro do que o custo da mesma revisão programada no site da FIAT. Me disseram é que o valor pago à vista se aproximava do valor do site da FIAT.
Tudo bem. Nessa hora, algo me fez conferir o ÓLEO DO MOTOR que eles iam colocar no meu carro. Verifiquei no orçamento e o óleo era um SINTÉTICO 5W30. Abri o manual. Verifiquei que o óleo indicado para o meu carro era o SEMI-SINTÉTICO 15W40. Questionei a atendente. Pra quê ... ela me veio dizendo: "Olha ... o carro do senhor é TURBO e o óleo indicado é o SINTÉTICO 5W30 ... a escolha é do senhor, mas cuidado, porque qualquer coisa a fábrica não se responsabiliza". Aí eu mostrei a página do manual do veículo onde diz que o óleo a ser utilizado em motores 1.4 TURBO é o SEMI-SINTÉTICO 15W40. Ela me diz: "Olha, a escolha é do senhor e a fábrica não se responsabiliza. O carro do senhor é turbo e o óleo indicado é este. O carro do senhor é TURBO, o motor é diferente ...".
Nessa hora, eu cansei. Olhei pra ela e disse: "Minha senhora. EU COMPREI O CARRO. Eu SEI o carro que eu comprei. Tanto sei que sei olhar o manual e te dizer que o óleo que vocÊs querem colocar é errado".
Pedi pra chamar o gerente e me veio um rapaz. Fui com ele no setor de estoque de vendas e lá descobri o porquê da insistência de colocar o óleo 5W30. Não tinham os 4 litros do óleo 15w40. Só do óleo 5W30. Por isso, irresponsavelmente, tentaram colocar um óleo errado no meu carro. Tudo com o intuito de LUCRO em detrimento de uma irresponsabilidade de um representante da marca do veículo, a concessionária. E o pior foi o tal do "gerente" me dizer que para mim era melhor o sintético, "pois tem maior viscosidade". Olhei pra ele e disse que queria colocar o óleo indicado no manual e que se fosse melhor a FIAT que informasse aos consumidores do PUNTO T-JET isso. Mas iria colocar o óleo que constava no carro.
Revoltado e como eles não tinham o óleo em estoque, informei que iria providenciar os 4 litros necessários. Saí da concessionária e do lado - não é perto não, é DO LADO MESMO da concessionária - fui num posto de gasolina e comprei os 4 litros do óleo 15W40 por R$ 19,90 cada um (na concessionária iriam me cobrar R$ 39,90 pelo único litro que restava do 15w40).
Resultado: no final, a revisão - com o óleo incorreto e contrário ao que determina o manual do veículo elaborado pela própria FIAT - que sairia por R$ 663,00, saiu por R$ 235,00, na concessionária, com o óleo CORRETO e plenamente de acordo com o previsto no manual do veículo, e sem perder a garantia.
Essa reclamação será efetuada FORMALMENTE perante a FIAT pois achei um absurdo que uma concessionária, apenas para visar o LUCRO, tentasse colocar um óleo de motor incorreto no meu veículo de forma irresponsável e ainda se utilizando de pressão psicológica contra o consumidor, mesmo quando eu, o consumidor, estava devidamente lastreado com as informações contidas no MANUAL DO VEÍCULO.
Fica aqui meu desabafo.
Abraços a todos.
- Piloto de Atari

- Mensagens: 17
- Registrado em: Seg Jun 22, 2009 9:52 am
- Localização: Aracaju
Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
Como diz o cara do VRUM: P I C A R E T A G E M ! ! ! ! 

Essence 1.6 16V - 11/11 - Cinza Scandium - Creative 2 - VE Traseiro - Kit Casual - Alarme FIAT - G20 - Ponteirinha bacana
"Sem saber que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau
"Sem saber que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau
- Roda dura de Auto Escola

- Mensagens: 462
- Registrado em: Ter Out 05, 2010 9:22 am
- Localização: Gov. Valadares
Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
Estranho, na propaganda tem até um ursinho de tão apaixonados que e responsáveis que eles são com a manutenção!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por essas e outras que esse é meu primeiro e último Fiat!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por essas e outras que esse é meu primeiro e último Fiat!!

XV,XR,XS
- Velha Guarda

- Mensagens: 4892
- Registrado em: Ter Out 07, 2008 4:09 pm
- Localização: São Paulo
Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
É cara, bota o nome da concessionária aí pra que todo mundo saiba!
Comigo aconteceu a mesma coisa na Ventuno da zona Leste
Aliás foram várias mancadas seguidas da Ventuno, fiz um #@%&! de um email e mandei pra FIAT
Aí me ligaram da Ventuno perguntando se estava tudo bem com meu curro e se tudo já havia resolvido
O negócio é este mesmo, reclama pra Fiat que a concessionária toma no rabo!
Comigo aconteceu a mesma coisa na Ventuno da zona Leste
Aliás foram várias mancadas seguidas da Ventuno, fiz um #@%&! de um email e mandei pra FIAT
Aí me ligaram da Ventuno perguntando se estava tudo bem com meu curro e se tudo já havia resolvido
O negócio é este mesmo, reclama pra Fiat que a concessionária toma no rabo!

->Punto Elx Cinza Scandiun<-
Clarion DXZ775usb : Diamond D3500.4 : Alpine MRP-M500 : Kit 2 vias Diamond D161 : Coaxial Cerwin Vega VEGA5
2 Subs Lightning Audio Strike s4.10.4 : Bluetooth Original : Xenon 6000k : TSW Pace 17" : GT Radial 215/45
- Piloto de Auto Escola

- Mensagens: 930
- Registrado em: Qui Fev 21, 2008 10:41 am
- Localização: São Paulo
Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
O consultor tecnico e o gerente são 2 bananas... (Pra não falar outra coisa)
Dizer que o 5W30 é igual ao 15W40 só pra mamaezinha dele... (com todo respeito)... Se é = pra que ter tantas classificações? Rsrsrsrs
A classificação é 5W (5 winter) é justamente para a turbina receber lubrificação na partida a frio, coisa que seria dificultada pelo oleo 15W.
Relate formalmente a reclamação na Fiat (site) ou pelo 0800.

Dizer que o 5W30 é igual ao 15W40 só pra mamaezinha dele... (com todo respeito)... Se é = pra que ter tantas classificações? Rsrsrsrs
A classificação é 5W (5 winter) é justamente para a turbina receber lubrificação na partida a frio, coisa que seria dificultada pelo oleo 15W.
Relate formalmente a reclamação na Fiat (site) ou pelo 0800.


- Velha Guarda

- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
Meu carro chegou as 15 000 km semana passada e decidi não fazer as revisões, pra mim não vale a pena...
Ajude o PuntoClube MS curtindo nossa pagina oficial no facebook http://www.facebook.com/PuntoClubeMS

Tópico do meu carro: viewtopic.php?f=57&t=13304

Tópico do meu carro: viewtopic.php?f=57&t=13304
Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
Guilherme Presotto escreveu:Meu carro chegou as 15 000 km semana passada e decidi não fazer as revisões, pra mim não vale a pena...
Pra se chegar a essa conclusão, tem que se fazer uma analise calculista da situação:
Tá na garantia?
Trocou o oleo e filtro com 7500km?
Vce não acha valido fazer a revisão de 15000 pagando proximo a R$300,00 e carimbando o manual da 1º revisão "obrigatoria"?


- Velha Guarda

- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
Num carro como esse (o T-Jet), eu acho importante fazer as revisões programadas na concessionária, tanto na garantia quanto fora. Eu mesmo já fui beneficiado com a extensão de garantia 2 vezes quando tinha um Stilo - trocou o teto-solar as duas vezes ao custo de R$ 8.000,00 assumidos pela FIAT - e uma vez agora no Punto (com umas barras da suspensão ou algo assim).
Por isso, insisti em fazer a revisão na concessionária.
Mas, cada cabeça é um mundo.
Por isso, insisti em fazer a revisão na concessionária.
Mas, cada cabeça é um mundo.
- Piloto de Atari

- Mensagens: 17
- Registrado em: Seg Jun 22, 2009 9:52 am
- Localização: Aracaju
Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
Então concessionária é uma M.
No meu caso também colocaram o sintético uma vez, alegando que era melhor e tal.
Hoje não coloco mais e toda vez que preciso ir à concessíonária me dá uma dor de barriga porque sei que vou me encomodar.
Quem acompanha o fórum sabe o quanto eu já me estressei. Sem falar que o 0800 ao meu ver não ser ve p/ nada.
No meu caso também colocaram o sintético uma vez, alegando que era melhor e tal.
Hoje não coloco mais e toda vez que preciso ir à concessíonária me dá uma dor de barriga porque sei que vou me encomodar.
Quem acompanha o fórum sabe o quanto eu já me estressei. Sem falar que o 0800 ao meu ver não ser ve p/ nada.
- Piloto de Autorama

- Mensagens: 165
- Registrado em: Sáb Out 03, 2009 1:21 pm
- Localização: Curitiba
Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
AraujoJr escreveu:Estranho, na propaganda tem até um ursinho de tão apaixonados que e responsáveis que eles são com a manutenção!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por essas e outras que esse é meu primeiro e último Fiat!!
Conhece a lei de murphy aplicada à filas??
"A fila do lado sempre anda mais rápido. Não adianta mudar de fila, a lei é constante."
Acredito que a lei também se aplica a montadoras e CC's.
Attractive 1.4 2010/11 JABULAAAANIIII
Preto "escuro" (vulcano) rsrsrs
G20 + Diamond Vision 5K + Pingos Autocom
Resto Stockão msm, inclusive caloteiro...

Preto "escuro" (vulcano) rsrsrs
G20 + Diamond Vision 5K + Pingos Autocom
Resto Stockão msm, inclusive caloteiro...

- Piloto de Autorama

- Mensagens: 118
- Registrado em: Dom Jul 25, 2010 6:11 pm
- Localização: goiania
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 19 visitantes

