Página 1 de 3

PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM

MensagemEnviado: Ter Fev 01, 2011 4:00 pm
por pramse
Olá pessoal,


Tenho um Punto T-Jet (tinha um Stilo Sporting e troquei) e, hoje, mais precisamente há 5 minutos atrás, me dirigi à concessionária SAMAM - FIAT de minha cidade, Aracaju, Sergipe, para deixar meu carro para a revisão de 15.000 KM.

Até, tudo bem ... mas já cheguei com a pulga atrás da orelha pois sou profissional em averiguar os itens que eles tentam "empurrar" e retirá-los.

Dito e feito. Cheguei, deixei o carro, feita a vistoria, me vem o orçamento: R$ 663,98.

Destes R$ 663,98, nada mais nada menos do que R$ 335,26 era de empurrômetro (descarbonização - num carro de 15 mil KM ? - reaperto, revitalização de ar-condicionado - essa é nova pra mim). Solicitei a retirada e o orçamento, então baixou para R$ 328,72. Questionei, então, o porquê de o valor estar algo em torno de R$ 70,00 mais caro do que o custo da mesma revisão programada no site da FIAT. Me disseram é que o valor pago à vista se aproximava do valor do site da FIAT.

Tudo bem. Nessa hora, algo me fez conferir o ÓLEO DO MOTOR que eles iam colocar no meu carro. Verifiquei no orçamento e o óleo era um SINTÉTICO 5W30. Abri o manual. Verifiquei que o óleo indicado para o meu carro era o SEMI-SINTÉTICO 15W40. Questionei a atendente. Pra quê ... ela me veio dizendo: "Olha ... o carro do senhor é TURBO e o óleo indicado é o SINTÉTICO 5W30 ... a escolha é do senhor, mas cuidado, porque qualquer coisa a fábrica não se responsabiliza". Aí eu mostrei a página do manual do veículo onde diz que o óleo a ser utilizado em motores 1.4 TURBO é o SEMI-SINTÉTICO 15W40. Ela me diz: "Olha, a escolha é do senhor e a fábrica não se responsabiliza. O carro do senhor é turbo e o óleo indicado é este. O carro do senhor é TURBO, o motor é diferente ...".

Nessa hora, eu cansei. Olhei pra ela e disse: "Minha senhora. EU COMPREI O CARRO. Eu SEI o carro que eu comprei. Tanto sei que sei olhar o manual e te dizer que o óleo que vocÊs querem colocar é errado".

Pedi pra chamar o gerente e me veio um rapaz. Fui com ele no setor de estoque de vendas e lá descobri o porquê da insistência de colocar o óleo 5W30. Não tinham os 4 litros do óleo 15w40. Só do óleo 5W30. Por isso, irresponsavelmente, tentaram colocar um óleo errado no meu carro. Tudo com o intuito de LUCRO em detrimento de uma irresponsabilidade de um representante da marca do veículo, a concessionária. E o pior foi o tal do "gerente" me dizer que para mim era melhor o sintético, "pois tem maior viscosidade". Olhei pra ele e disse que queria colocar o óleo indicado no manual e que se fosse melhor a FIAT que informasse aos consumidores do PUNTO T-JET isso. Mas iria colocar o óleo que constava no carro.

Revoltado e como eles não tinham o óleo em estoque, informei que iria providenciar os 4 litros necessários. Saí da concessionária e do lado - não é perto não, é DO LADO MESMO da concessionária - fui num posto de gasolina e comprei os 4 litros do óleo 15W40 por R$ 19,90 cada um (na concessionária iriam me cobrar R$ 39,90 pelo único litro que restava do 15w40).

Resultado: no final, a revisão - com o óleo incorreto e contrário ao que determina o manual do veículo elaborado pela própria FIAT - que sairia por R$ 663,00, saiu por R$ 235,00, na concessionária, com o óleo CORRETO e plenamente de acordo com o previsto no manual do veículo, e sem perder a garantia.

Essa reclamação será efetuada FORMALMENTE perante a FIAT pois achei um absurdo que uma concessionária, apenas para visar o LUCRO, tentasse colocar um óleo de motor incorreto no meu veículo de forma irresponsável e ainda se utilizando de pressão psicológica contra o consumidor, mesmo quando eu, o consumidor, estava devidamente lastreado com as informações contidas no MANUAL DO VEÍCULO.

Fica aqui meu desabafo.

Abraços a todos.

Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM

MensagemEnviado: Ter Fev 01, 2011 4:07 pm
por moisesvalbuza
Como diz o cara do VRUM: P I C A R E T A G E M ! ! ! ! (X()

Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM

MensagemEnviado: Ter Fev 01, 2011 4:09 pm
por AraujoJr
Estranho, na propaganda tem até um ursinho de tão apaixonados que e responsáveis que eles são com a manutenção!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por essas e outras que esse é meu primeiro e último Fiat!!

Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM

MensagemEnviado: Ter Fev 01, 2011 4:46 pm
por Willy
É cara, bota o nome da concessionária aí pra que todo mundo saiba!

Comigo aconteceu a mesma coisa na Ventuno da zona Leste
Aliás foram várias mancadas seguidas da Ventuno, fiz um #@%&! de um email e mandei pra FIAT
Aí me ligaram da Ventuno perguntando se estava tudo bem com meu curro e se tudo já havia resolvido

O negócio é este mesmo, reclama pra Fiat que a concessionária toma no rabo!

Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM

MensagemEnviado: Ter Fev 01, 2011 5:12 pm
por Ferranda
O consultor tecnico e o gerente são 2 bananas... (Pra não falar outra coisa) (X()
Dizer que o 5W30 é igual ao 15W40 só pra mamaezinha dele... (com todo respeito)... Se é = pra que ter tantas classificações? Rsrsrsrs
A classificação é 5W (5 winter) é justamente para a turbina receber lubrificação na partida a frio, coisa que seria dificultada pelo oleo 15W.
Relate formalmente a reclamação na Fiat (site) ou pelo 0800.
(>:D<)

Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM

MensagemEnviado: Ter Fev 01, 2011 5:20 pm
por Guilherme Presotto
Meu carro chegou as 15 000 km semana passada e decidi não fazer as revisões, pra mim não vale a pena...

Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM

MensagemEnviado: Ter Fev 01, 2011 5:28 pm
por Ferranda
Guilherme Presotto escreveu:Meu carro chegou as 15 000 km semana passada e decidi não fazer as revisões, pra mim não vale a pena...


Pra se chegar a essa conclusão, tem que se fazer uma analise calculista da situação: :roll: :roll:
Tá na garantia?
Trocou o oleo e filtro com 7500km?
Vce não acha valido fazer a revisão de 15000 pagando proximo a R$300,00 e carimbando o manual da 1º revisão "obrigatoria"?

(>:D<)

Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM

MensagemEnviado: Ter Fev 01, 2011 6:19 pm
por pramse
Num carro como esse (o T-Jet), eu acho importante fazer as revisões programadas na concessionária, tanto na garantia quanto fora. Eu mesmo já fui beneficiado com a extensão de garantia 2 vezes quando tinha um Stilo - trocou o teto-solar as duas vezes ao custo de R$ 8.000,00 assumidos pela FIAT - e uma vez agora no Punto (com umas barras da suspensão ou algo assim).

Por isso, insisti em fazer a revisão na concessionária.

Mas, cada cabeça é um mundo.

Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM

MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 7:32 am
por vinitro
Então concessionária é uma M.
No meu caso também colocaram o sintético uma vez, alegando que era melhor e tal.
Hoje não coloco mais e toda vez que preciso ir à concessíonária me dá uma dor de barriga porque sei que vou me encomodar.
Quem acompanha o fórum sabe o quanto eu já me estressei. Sem falar que o 0800 ao meu ver não ser ve p/ nada.

Re: PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM

MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 9:26 am
por ferbosso
AraujoJr escreveu:Estranho, na propaganda tem até um ursinho de tão apaixonados que e responsáveis que eles são com a manutenção!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por essas e outras que esse é meu primeiro e último Fiat!!


Conhece a lei de murphy aplicada à filas??

"A fila do lado sempre anda mais rápido. Não adianta mudar de fila, a lei é constante."

Acredito que a lei também se aplica a montadoras e CC's.