PUNTO T-JET - A SAGA DE UM CONSUMIDOR NA REVISÃO DE 15.000KM
 Enviado: Ter Fev 01, 2011 4:00 pm
Enviado: Ter Fev 01, 2011 4:00 pmOlá pessoal,
Tenho um Punto T-Jet (tinha um Stilo Sporting e troquei) e, hoje, mais precisamente há 5 minutos atrás, me dirigi à concessionária SAMAM - FIAT de minha cidade, Aracaju, Sergipe, para deixar meu carro para a revisão de 15.000 KM.
Até, tudo bem ... mas já cheguei com a pulga atrás da orelha pois sou profissional em averiguar os itens que eles tentam "empurrar" e retirá-los.
Dito e feito. Cheguei, deixei o carro, feita a vistoria, me vem o orçamento: R$ 663,98.
Destes R$ 663,98, nada mais nada menos do que R$ 335,26 era de empurrômetro (descarbonização - num carro de 15 mil KM ? - reaperto, revitalização de ar-condicionado - essa é nova pra mim). Solicitei a retirada e o orçamento, então baixou para R$ 328,72. Questionei, então, o porquê de o valor estar algo em torno de R$ 70,00 mais caro do que o custo da mesma revisão programada no site da FIAT. Me disseram é que o valor pago à vista se aproximava do valor do site da FIAT.
Tudo bem. Nessa hora, algo me fez conferir o ÓLEO DO MOTOR que eles iam colocar no meu carro. Verifiquei no orçamento e o óleo era um SINTÉTICO 5W30. Abri o manual. Verifiquei que o óleo indicado para o meu carro era o SEMI-SINTÉTICO 15W40. Questionei a atendente. Pra quê ... ela me veio dizendo: "Olha ... o carro do senhor é TURBO e o óleo indicado é o SINTÉTICO 5W30 ... a escolha é do senhor, mas cuidado, porque qualquer coisa a fábrica não se responsabiliza". Aí eu mostrei a página do manual do veículo onde diz que o óleo a ser utilizado em motores 1.4 TURBO é o SEMI-SINTÉTICO 15W40. Ela me diz: "Olha, a escolha é do senhor e a fábrica não se responsabiliza. O carro do senhor é turbo e o óleo indicado é este. O carro do senhor é TURBO, o motor é diferente ...".
Nessa hora, eu cansei. Olhei pra ela e disse: "Minha senhora. EU COMPREI O CARRO. Eu SEI o carro que eu comprei. Tanto sei que sei olhar o manual e te dizer que o óleo que vocÊs querem colocar é errado".
Pedi pra chamar o gerente e me veio um rapaz. Fui com ele no setor de estoque de vendas e lá descobri o porquê da insistência de colocar o óleo 5W30. Não tinham os 4 litros do óleo 15w40. Só do óleo 5W30. Por isso, irresponsavelmente, tentaram colocar um óleo errado no meu carro. Tudo com o intuito de LUCRO em detrimento de uma irresponsabilidade de um representante da marca do veículo, a concessionária. E o pior foi o tal do "gerente" me dizer que para mim era melhor o sintético, "pois tem maior viscosidade". Olhei pra ele e disse que queria colocar o óleo indicado no manual e que se fosse melhor a FIAT que informasse aos consumidores do PUNTO T-JET isso. Mas iria colocar o óleo que constava no carro.
Revoltado e como eles não tinham o óleo em estoque, informei que iria providenciar os 4 litros necessários. Saí da concessionária e do lado - não é perto não, é DO LADO MESMO da concessionária - fui num posto de gasolina e comprei os 4 litros do óleo 15W40 por R$ 19,90 cada um (na concessionária iriam me cobrar R$ 39,90 pelo único litro que restava do 15w40).
Resultado: no final, a revisão - com o óleo incorreto e contrário ao que determina o manual do veículo elaborado pela própria FIAT - que sairia por R$ 663,00, saiu por R$ 235,00, na concessionária, com o óleo CORRETO e plenamente de acordo com o previsto no manual do veículo, e sem perder a garantia.
Essa reclamação será efetuada FORMALMENTE perante a FIAT pois achei um absurdo que uma concessionária, apenas para visar o LUCRO, tentasse colocar um óleo de motor incorreto no meu veículo de forma irresponsável e ainda se utilizando de pressão psicológica contra o consumidor, mesmo quando eu, o consumidor, estava devidamente lastreado com as informações contidas no MANUAL DO VEÍCULO.
Fica aqui meu desabafo.
Abraços a todos.
			Tenho um Punto T-Jet (tinha um Stilo Sporting e troquei) e, hoje, mais precisamente há 5 minutos atrás, me dirigi à concessionária SAMAM - FIAT de minha cidade, Aracaju, Sergipe, para deixar meu carro para a revisão de 15.000 KM.
Até, tudo bem ... mas já cheguei com a pulga atrás da orelha pois sou profissional em averiguar os itens que eles tentam "empurrar" e retirá-los.
Dito e feito. Cheguei, deixei o carro, feita a vistoria, me vem o orçamento: R$ 663,98.
Destes R$ 663,98, nada mais nada menos do que R$ 335,26 era de empurrômetro (descarbonização - num carro de 15 mil KM ? - reaperto, revitalização de ar-condicionado - essa é nova pra mim). Solicitei a retirada e o orçamento, então baixou para R$ 328,72. Questionei, então, o porquê de o valor estar algo em torno de R$ 70,00 mais caro do que o custo da mesma revisão programada no site da FIAT. Me disseram é que o valor pago à vista se aproximava do valor do site da FIAT.
Tudo bem. Nessa hora, algo me fez conferir o ÓLEO DO MOTOR que eles iam colocar no meu carro. Verifiquei no orçamento e o óleo era um SINTÉTICO 5W30. Abri o manual. Verifiquei que o óleo indicado para o meu carro era o SEMI-SINTÉTICO 15W40. Questionei a atendente. Pra quê ... ela me veio dizendo: "Olha ... o carro do senhor é TURBO e o óleo indicado é o SINTÉTICO 5W30 ... a escolha é do senhor, mas cuidado, porque qualquer coisa a fábrica não se responsabiliza". Aí eu mostrei a página do manual do veículo onde diz que o óleo a ser utilizado em motores 1.4 TURBO é o SEMI-SINTÉTICO 15W40. Ela me diz: "Olha, a escolha é do senhor e a fábrica não se responsabiliza. O carro do senhor é turbo e o óleo indicado é este. O carro do senhor é TURBO, o motor é diferente ...".
Nessa hora, eu cansei. Olhei pra ela e disse: "Minha senhora. EU COMPREI O CARRO. Eu SEI o carro que eu comprei. Tanto sei que sei olhar o manual e te dizer que o óleo que vocÊs querem colocar é errado".
Pedi pra chamar o gerente e me veio um rapaz. Fui com ele no setor de estoque de vendas e lá descobri o porquê da insistência de colocar o óleo 5W30. Não tinham os 4 litros do óleo 15w40. Só do óleo 5W30. Por isso, irresponsavelmente, tentaram colocar um óleo errado no meu carro. Tudo com o intuito de LUCRO em detrimento de uma irresponsabilidade de um representante da marca do veículo, a concessionária. E o pior foi o tal do "gerente" me dizer que para mim era melhor o sintético, "pois tem maior viscosidade". Olhei pra ele e disse que queria colocar o óleo indicado no manual e que se fosse melhor a FIAT que informasse aos consumidores do PUNTO T-JET isso. Mas iria colocar o óleo que constava no carro.
Revoltado e como eles não tinham o óleo em estoque, informei que iria providenciar os 4 litros necessários. Saí da concessionária e do lado - não é perto não, é DO LADO MESMO da concessionária - fui num posto de gasolina e comprei os 4 litros do óleo 15W40 por R$ 19,90 cada um (na concessionária iriam me cobrar R$ 39,90 pelo único litro que restava do 15w40).
Resultado: no final, a revisão - com o óleo incorreto e contrário ao que determina o manual do veículo elaborado pela própria FIAT - que sairia por R$ 663,00, saiu por R$ 235,00, na concessionária, com o óleo CORRETO e plenamente de acordo com o previsto no manual do veículo, e sem perder a garantia.
Essa reclamação será efetuada FORMALMENTE perante a FIAT pois achei um absurdo que uma concessionária, apenas para visar o LUCRO, tentasse colocar um óleo de motor incorreto no meu veículo de forma irresponsável e ainda se utilizando de pressão psicológica contra o consumidor, mesmo quando eu, o consumidor, estava devidamente lastreado com as informações contidas no MANUAL DO VEÍCULO.
Fica aqui meu desabafo.
Abraços a todos.


