[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

Mensagempor Humberto Vicente em Dom Nov 08, 2015 11:04

Bom dia Galera !!!!!

Alguém aqui já fez, reprogramação da ECU e colocação de coletor Dimensionado no Punto E-torq 1.8 ???

Valeu,

Humberto

Humberto Vicente
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Humbert Vicent
Punto: Blackmotion 1.8
Cor: Branco Kalahari
Apelido do Punto: O Puto

Mensagempor fblanes em Sex Fev 26, 2016 11:22

Fala pessoal, tudo bem?

Queria aproveitar pra mostrar o projeto do meu carro e trazer algumas coisas pra discutirmos.

Estou no fórum há um tempo apenas como observador e ultimamente venho fazendo algumas modificações mais pesadas no meu punto. Comprei meu punto 1.8 sporting 16v modelo 2010/2011 (logo que saiu o etorq) zero km. Desde lá nunca mexi muito no carro, mas sempre tive um projeto aspirado em mente. Já tive alguns problemas no carro que vou relatar mais pra frente. Mas a princípio hoje estou juntando as manutenções do carro para realizar os upgrades.

História e relatos de alguns problemas:
No meu carro logo que tirei ele zero sempre tive aquele problema de quando esterça o volante e uma curva pesada ele faz um "TEC", mas nunca achei o problema (a princípio foi solucionado pq não tenho mais, vou contando). No começo coloquei um filtro K&N duplo fluxo (com um cano de metal no tico escapes) e nunca gostei muito do resultado, aquele treco esquentava demais e não ficava exatamente na frente do carro pra pegar o ar frio. Coloquei umas molas da H&R quando eles tinham acabo de homologar o modelo aqui (molas traseiras do fiat stilo e não igual a lá de fora). Depois de uma chuva peguei um alagamento relativamente alto tive aquele problema de controlar motor, no final precisei trocar a TBI pq a central do carro + acelerador eletrônico + o componente eletrônico da TBI não estavam se entendendo e reletindo isso na injeção que acusa este problema, além disso a TBI estava com folga na valvula de abertura...foi algo próximo de 900 reais. Outra coisa que é muito comum no carro é trocar braço axial que sempre dá folga (que liga a caixa de direção a roda), acho que com a mola, deve forçar o braço e a liga metálica dele deve ser padrão Brasil, aí ja viu... qualquer dia desse vou tentar mandar fazer um customizado. Enfim... troquei a TBI e voltei com o filtro original, mas nunca aceitei o fato do mecânico (autorizada) ter colocado a culpa no filtro de ar. Por um tempo deixei de lado alguma customização no carro. Não uso muito o carro, então demorei pra voltar a mexer. Outra coisa que é bem comum no carro é ter que trocar cabo seletor de marcha ou as buchas do trambulador e dificilmente se acha ele separado (e quando acha custa uns 300 reais). Fiquei procurando em concessionária (ligando) e achei o conjunto completo (cabo, trambulador, e manopla), ou seja a parte inteira de troca de marcha por 500 reais.

Upgrades
Voltei a mexer no carro quando achei por acaso um conjunto de escape 2" com coletor 4x1 e abafador flowmaster 10. O preço estava bom e resolvi comprar. Coloquei no carro e voltei com o filtro K&N com o mesmo cano. Depois que eu coloquei o escape...ferrou hahaha queria a voltar a mexer no carro, vou colocar a lista de upgrades aqui em baixo e fazer algumas observações:

Projeto Aspirado (junto com manutenção) - Em andamento
Molas H&R
Amortecedores retrabalhados na Fênix
Buchas de Poliuterano traseira da Powerflex Black (racing) - Importada
Buchas de Poliuterano dianteira da AJ Buchas especiais
Filtro K&N Duplo Fluxo
Coletor de escape 4x1 + intermediário JK + Abafador Flowmaster 10
Upgrade de freio dianteiro (pinça; disco e pastilha) para o do Bravo (286mm); Fluído de freio PENTOSIN DOT 5.1; Disco ventilado FREMAX e Pastilha Fras-le.

Obs Amortecedores: Quando se coloca uma mola esportiva (a minha é street) sempre dá final de curso... então quando chegou a hora de trocar os amortecedores, fui na Fênix (recomendo muito) e ajustei a haste do amortecedor e aumentei a carga em 30%. O carro ficou mais confortável do que estava... mesmo com as buchas de PU! E o carro agora está virando absurdos.. Desde toda essa alteração não tive mais o problema do "TEC".

Upgrade de freio dianteiro: Infelizmente aqui no fórum isso não tem, o pessoal tem a tendência de fazer o freio traseiro. É uma pena pq o freio original é muito pequeno e dá fading direto quando você usa ele. Com um disco maior você reduz a temperatura por não sobrecarregar o freio, além disso um fluído de freio decente ajuda... Já cotei um aeroquip (loja de moto mesmo que é bem comum aqui) para os flexíveis de freio, mas só vou fazer isso depois de colocar o carro na pista pra saber se precisa mesmo. Pq com a temperatura do fluído de freio o flexível de borracha tende a expandir perdendo pressão no sistema e fazendo o carro não freiar (deixando o pedal duro). Minha dica é, se vai investir para melhorar a frenagem no carro faça em uma pinça dianteira de bravo (ou de mareia se a sua roda comportar, acho que é 312mm), discos ventilados e uma boa pastilha. Comprei a minha pela internet mesmo de um Bravo batido. Só precisa fazer a revisão direitinha do freio. Outra coisa importante verificar se a distância da furação do freio no cubo de roda, se for diferente vai ter que fazer cavalete... No do Bravo é plug and play. Não comprem discos slotados, perfurados e pastilhas de corrida para uso na rua, só vai fazer você gastar dinheiro e bater o carro pq eles só funcionam quando estão quentes. Esse meu set está planejado para aguentar um track day... só falta testar hehehe.

Pneus: Não está na lista de upgrades, mas é um assunto importante. NADA vai fazer o seu carro virar mais que um bom conjunto de pneus. O P7 que vem no carro é OK (mas um lixo hahaha), só não é pior que o P6000 que tinha um sienna antes. Recomendo o site http://www.tyrereviews.co.uk/ para verificar as avaliações dos usuários, mas principalmente a parte de Summer Tyre Tests que são as avaliações de revistas. Claro...vai ter MUITO pneu que não é comercializado aqui. Atualmente as medidas que eu uso são 205/55. Já usei o Michelin PS3 (Pilot Sport 3) e é o melhor pneu que já usei na minha vida. Atualmente ele está caro, mas sempre dá pra achar uma promoção (R$450-R$500). Quando precisei comprar ele estava na casa de R$650, procurei por outro pneu e achei o Michelin Primacy 3 na black friday por R$299. Ele é um pouco pior (pouco mesmo) do que o PS3, mas infinitamente melhor que os outros. Não comprem o Phantom (me desculpe se alguém usa), acho que é um dos piores pneus que existem... ele pode ser barato e bonito, mas é um lixo. Os chineses tem uns pneus bons, mas precisa saber procurar e não é fácil ainda mais pq ainda os containers estão parados na alfândega.

Reprogramação ECU:
Não fiz a reprogramação da ECU, nem vale a pena... Só quando trocar o comando, pra mim, é jogar dinheiro fora. Só vai fazer real diferença quando trocar comando.

Curiosidades: Em janeiro fiz uma viagem com o meu carro para Argentina, Chile e Uruguai. Andei 8.300km com o carro em 23 dias, vai por mim... um carro bem cuidadinho aguente e bem! Tive problema ZERO com o carro. Só quando estava subindo a cordilhera dos antes a uns 4.500 metros que o carro deu controlar motor, mas foi por causa da falta de oxigênio e a injeção acusou isso, o carro não perdeu potência e ficou por uns 10 segundos com o aviso e depois sumiu. Só andei mais devagar e foi tranquilo.

Próximos passos:
Como grande parte aqui já sabe o nosso motor etorq (tanto o 1.8 e o 1.6) é o motor do mini R50 (tritec) com algumas melhorias para redução de atrito em pistões (Mahle), bielas mais reforçadas (mas não deve aguentar muita pressão por experiência da galera), casquilhos, valvulas e dutos. Então comecei a ver algumas peças do mini lá fora como comando, válvula, molas e etc. Mas sempre estive com o pé atrás por questão de compatibilidade, custo e o fator importação. Por enquanto descartei essa possibilidade...até que essa matéria veio a tona http://www.flatout.com.br/fiat-palio-racing-a-arte-de-derrapar-de-lado-em-interlagos-a-7-500-rpm/.

Esse Dilser fez um trabalho excelente no carro, mas não sei se o cara é acessível. No projeto ele rebaixou o cabeçote (talvez apenas pela junta do cabeçote..não sei), mas manteve as valvulas e dutos por serem pequenos, e trocou o tucho hidráulico por mecânico (não sei pq) e manteve o miolo orginal. O cara taxou o carro e agora vai pegar os pistões do punto argentino para taxar mais, porém sem mexer na geometria do cabeçote. Ele também encomendou um comando da Fiat Corsa italiana. Alguém tem contato com o Dilser ou com o Zezão (preparador)? eles parecem ser do Rio de Janeiro. Outra coisa que ele fez que estava me incomodando no carro é a direção que não é direta (ela tem um delay, isso me incomoda profundamente...) estava pensando em instalar um sistema eletrico hidráulico pra ver se resolvia, mas esse carao veio com a solução! uhuull. Colocar um miolo de doblo... assim que for fazer manutenção eu vejo isso (tive que trocar a minha direção pq ela vazou...)

A minha idéia é quando meu carro chegar a 100k (está com 75k hoje) é fazer a retifica do cabeçote na Paulo Faria para rebaixar o cabeçote apenas pela junta (se der pra rebaixar mais, pois os dutos e válvulas são pequenos) e ver como será essa parte pra trocar o tucho hidráulico pelo mecânico, também ver se dá pra aumentar os dutos do escape da deixar mais livre. Eu sei que ele (Dilser) está fazendo no 1.6, porém tudo é igual, somente aumentaram a litragem. Já vi no reparador fiat e todas as peças idênticas do cabeçote e miolo (com exceção do pistão). E encomendar um comando no Carlini ou similar. Eu sei que tenho que me preocupar com a relação R/L para não subir muito a rotação. Mas talvez dê pra chegar em 7k ~ 7,5k. Atualmente essa é a diferência R/L dos motores:

1.6: 77.0 mm bore and 85.8 mm stroke = 0,897
1.8: 80.5 mm bore and 85.8 mm stroke = 0,938
Curiosidade Civic VTI: 81.0 mm bore and 77.4 mm stroke = 1,046

Para o motor ser extremamente girador esse relação precisa ser maior que 1:1, porém na visão simplista o 1.8 seria mais girador, mas tenho receio disso hehehe...teria que colocar uma bomba de óleo melhor e um radiador de óleo... pra subir o RPM, mas enfim...coisas a se discutir no futuro.

E ai, quais são as suas percepções sobre esse assunto? Essas alterações ainda vão demorar pra fazer, mas estou estudando pra ver a melhor opção.

Me desculpem se passei um pouco do tópico preparação, mas acho que tem tudo a ver contar um pouco a estória pra vocês talvez se identificarem com alguns pontos. Se possível temos que replicar isso pro tópico do motor 1.6 e do clube do pálio... Espero ter ajudado em algo, se quiserem podem me procurar por MP, espero contribuir mais e pegar algumas percepções aqui também.

Abraços,

Blanes.
fblanes
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Punto: Sporting 1.8 16V
Cor: Vermelho Modena

Mensagempor CADRI em Sex Fev 26, 2016 14:44

Boa tarde Humberto, blz?
Curti muito seu projeto! Essas buchas de 'PU' Powerflex Black, como você para importar? Qual o código? Na loja virtual da AJ Buchas, não achei para Punto!?
Meu Punto 1.616v está com: Amortecedores preparados da downworks, molas Eibach, coletor 4x2x1 + escap 2'' + 2 abafadores silenpro da 4DGarge, filtro cônico monofluxo Simota, e disco de freio frisado da Peixoto Freios!...mas não para por ai, pois estou pesando em turbinar, e escolhi o preparador Flavinho da Laos Tech Motors, de Jacareí interior de SP!!!

Passa seu Whats? O meu é 19 98279-1909, vamos trocar mais idéias!!!
ImagemImagemImagemImagem
CADRI
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Nome: Clayton
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Prata Bari

Mensagempor fblanes em Sex Mar 18, 2016 11:38

CADRI escreveu:
Boa tarde Humberto, blz?
Curti muito seu projeto! Essas buchas de 'PU' Powerflex Black, como você para importar? Qual o código? Na loja virtual da AJ Buchas, não achei para Punto!?
Meu Punto 1.616v está com: Amortecedores preparados da downworks, molas Eibach, coletor 4x2x1 + escap 2'' + 2 abafadores silenpro da 4DGarge, filtro cônico monofluxo Simota, e disco de freio frisado da Peixoto Freios!...mas não para por ai, pois estou pesando em turbinar, e escolhi o preparador Flavinho da Laos Tech Motors, de Jacareí interior de SP!!!

Passa seu Whats? O meu é 19 98279-1909, vamos trocar mais idéias!!!

Opa! desculpe a demora.. te mandei MP, mas vou colocar aqui também

Então, peguei o do bravo absolute mesmo. Plug and play.

Ainda nesse fds eu faço a medição dos fixadores pra te passar e vc confere com a peça que vc vai comprar. Pq deve caber o de Marea turbo também (aí vai depender do seu projeto se vc precisa), e também da roda que vc tem (offset menor). Com a roda original (offset 48), fica BEM apertado, mas não bate. 100% seguro.

Sobre as buchas de PU da AJ Buchas é a mesma do Linea e a fins, comprei a que cara falou mesmo e entrou numa boa (melhor ligar lá). A questão da powerflex eu comprei com um amigo que estava vindo pra cá e ele colocou na mala. Mas treco é caro... ainda mais com o dolar em alta. As buchas vc tem que procurar no site de UK do Grande Punto, mas mandei um e-mail pra lá falando que queria comprar dos EUAs e eles falaram que é a mesma do Corsa B (mesmo part number também). Segue os links:

http://powerflexusa.com/vauxhallopelcorsamodelsfrontarmfrontBushing-pff80-1101.aspx

http://powerflexusa.com/vauxhallopelcorsamodelsfrontarmrearBushing-pff80-1102.aspx

http://powerflexusa.com/vauxhallopelcorsamodelsrearbeammountingBushing-pfr80-1110.aspx (comprei a racing dessa, pq era a única que tinha no momento..)

Se você quiser comprar e mandar trazer, pode ser que seja taxado (60% em cima do valor do produto + frete), mas traga pela USPS e não via FEDEX e afins pq será taxado com certeza. O melhor mesmo é comprar somente a traseira pq é onde o carro que tem tendência dianteira mais precisa (foi isso que eu fiz) pra apontar a traseira na curva melhor (e uma barra estabilizadora traseira também). Caso contrário, vai tudo de AJ Buchas mesmo.. são ótimas. Obs: Não tem jeito...vai ficar rangendo.. hahaha
fblanes
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Cor: Vermelho Modena

Mensagempor CADRI em Sex Mar 18, 2016 14:28

Valeu parceiro! Vou seguir suas dicas!

Sucesso!!!
ImagemImagemImagemImagem
CADRI
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Nome: Clayton
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Prata Bari

Mensagempor RonaldoBraga em Dom Jan 14, 2018 00:24

Acho muito bacana esses procedimentos...Com certeza eu iria de Supercharger Eaton M62...Coloquei no meu punto 1.8 (etorq), jogo de velas iridium ngk + filtro inflow + miltec -1 e gasolina podium... O carro ficou muito bom, agora está fazendo 10,2 Km/l com ar condicionado ligado na cidade, e na estrada 14,3 Km/l com ar condicionado ligado... Superou minhas expectativas.
RonaldoBraga
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Cor: Outra

Anterior

Voltar para Manutenção, Mecânica & Preparação